Espiritualidade em crianças e adolescentes com comportamento suicida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69200 |
Resumo: | Introdução. Espiritualidade é um conceito amplo, cuja definição abrange componentes conceituais relacionados às conexões consigo mesmo, com os outros, com a natureza e com o transcendental. Refere-se a recurso que pode trazer equilíbrio a emoções que também emergem durante a experiência de sofrimento decorrente de comportamento suicida em crianças e adolescentes. Objetivo. Explorar a experiência da espiritualidade para crianças e adolescentes com comportamento suicida. Método. Pesquisa qualitativa, realizada nos ambulatórios Conversas de Vida (Centro de Promoção de Esperança e Prevenção de Suicídio) e de Desenvolvimento Integral da Criança e do Adolescente (DICA), junto a crianças e adolescentes com comportamento suicida, com idade entre sete e dezoito anos incompletos. Os dados foram coletados mediante parecer favorável do Comitê de Ética e Pesquisa, por meio de fotoelicitação e entrevistas abertas, audiogravadas e submetidos à análise de acordo com os passos metodológicos da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados. A análise das entrevistas permitiu a definição de expressões chave (EC), agrupadas em 17 ideias centrais representativas da experiência de espiritualidade na vida de crianças e adolescentes com comportamento suicida. Sendo elas: natureza, Deus e natureza, animais, acreditando em Deus, Deus e música, conversando com Deus, crenças sobre Deus, religião, agradecendo a Deus, bruxaria, amizade, conexão com outros, conexão consigo mesmo, se sentindo conectado, diagnóstico, pensamentos de morte e fatores de melhora. As ideias centrais identificadas foram organizadas em quatro temas: A - Relação com a natureza, B - Relação com religiosidade, C - Relação com os outros e D - relação consigo mesmo. |
id |
UFSP_b07b9368da0a5a25ceae795b96dadfb9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/69200 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Espiritualidade em crianças e adolescentes com comportamento suicidaSpirituality in children and adolescents with suicidal behaviorEspiritualidadeSuicidioCriançaAdolescenteIntrodução. Espiritualidade é um conceito amplo, cuja definição abrange componentes conceituais relacionados às conexões consigo mesmo, com os outros, com a natureza e com o transcendental. Refere-se a recurso que pode trazer equilíbrio a emoções que também emergem durante a experiência de sofrimento decorrente de comportamento suicida em crianças e adolescentes. Objetivo. Explorar a experiência da espiritualidade para crianças e adolescentes com comportamento suicida. Método. Pesquisa qualitativa, realizada nos ambulatórios Conversas de Vida (Centro de Promoção de Esperança e Prevenção de Suicídio) e de Desenvolvimento Integral da Criança e do Adolescente (DICA), junto a crianças e adolescentes com comportamento suicida, com idade entre sete e dezoito anos incompletos. Os dados foram coletados mediante parecer favorável do Comitê de Ética e Pesquisa, por meio de fotoelicitação e entrevistas abertas, audiogravadas e submetidos à análise de acordo com os passos metodológicos da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados. A análise das entrevistas permitiu a definição de expressões chave (EC), agrupadas em 17 ideias centrais representativas da experiência de espiritualidade na vida de crianças e adolescentes com comportamento suicida. Sendo elas: natureza, Deus e natureza, animais, acreditando em Deus, Deus e música, conversando com Deus, crenças sobre Deus, religião, agradecendo a Deus, bruxaria, amizade, conexão com outros, conexão consigo mesmo, se sentindo conectado, diagnóstico, pensamentos de morte e fatores de melhora. As ideias centrais identificadas foram organizadas em quatro temas: A - Relação com a natureza, B - Relação com religiosidade, C - Relação com os outros e D - relação consigo mesmo.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)2022/03414-0Universidade Federal de São PauloSilva, Lucia [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/5757806649763551http://lattes.cnpq.br/7373226320234860Astorino, Isabella Placido [UNIFESP]2023-09-27T15:14:54Z2023-09-27T15:14:54Z2023-11-30info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion27 f.application/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69200porSão Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-13T05:37:59Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/69200Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-13T05:37:59Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Espiritualidade em crianças e adolescentes com comportamento suicida Spirituality in children and adolescents with suicidal behavior |
title |
Espiritualidade em crianças e adolescentes com comportamento suicida |
spellingShingle |
Espiritualidade em crianças e adolescentes com comportamento suicida Astorino, Isabella Placido [UNIFESP] Espiritualidade Suicidio Criança Adolescente |
title_short |
Espiritualidade em crianças e adolescentes com comportamento suicida |
title_full |
Espiritualidade em crianças e adolescentes com comportamento suicida |
title_fullStr |
Espiritualidade em crianças e adolescentes com comportamento suicida |
title_full_unstemmed |
Espiritualidade em crianças e adolescentes com comportamento suicida |
title_sort |
Espiritualidade em crianças e adolescentes com comportamento suicida |
author |
Astorino, Isabella Placido [UNIFESP] |
author_facet |
Astorino, Isabella Placido [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Lucia [UNIFESP] http://lattes.cnpq.br/5757806649763551 http://lattes.cnpq.br/7373226320234860 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Astorino, Isabella Placido [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Espiritualidade Suicidio Criança Adolescente |
topic |
Espiritualidade Suicidio Criança Adolescente |
description |
Introdução. Espiritualidade é um conceito amplo, cuja definição abrange componentes conceituais relacionados às conexões consigo mesmo, com os outros, com a natureza e com o transcendental. Refere-se a recurso que pode trazer equilíbrio a emoções que também emergem durante a experiência de sofrimento decorrente de comportamento suicida em crianças e adolescentes. Objetivo. Explorar a experiência da espiritualidade para crianças e adolescentes com comportamento suicida. Método. Pesquisa qualitativa, realizada nos ambulatórios Conversas de Vida (Centro de Promoção de Esperança e Prevenção de Suicídio) e de Desenvolvimento Integral da Criança e do Adolescente (DICA), junto a crianças e adolescentes com comportamento suicida, com idade entre sete e dezoito anos incompletos. Os dados foram coletados mediante parecer favorável do Comitê de Ética e Pesquisa, por meio de fotoelicitação e entrevistas abertas, audiogravadas e submetidos à análise de acordo com os passos metodológicos da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados. A análise das entrevistas permitiu a definição de expressões chave (EC), agrupadas em 17 ideias centrais representativas da experiência de espiritualidade na vida de crianças e adolescentes com comportamento suicida. Sendo elas: natureza, Deus e natureza, animais, acreditando em Deus, Deus e música, conversando com Deus, crenças sobre Deus, religião, agradecendo a Deus, bruxaria, amizade, conexão com outros, conexão consigo mesmo, se sentindo conectado, diagnóstico, pensamentos de morte e fatores de melhora. As ideias centrais identificadas foram organizadas em quatro temas: A - Relação com a natureza, B - Relação com religiosidade, C - Relação com os outros e D - relação consigo mesmo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-27T15:14:54Z 2023-09-27T15:14:54Z 2023-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69200 |
url |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69200 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
27 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
São Paulo |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268455967260672 |