Contra a institucionalização da loucura: O papel do Teatro do Oprimido no resgate da cidadania do usuário da saúde mental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Donzalisky, Rafaelle Reis [UNIFESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
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Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51549
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso é resultado de pesquisa bibliográfica,baseada em literaturasobre a saúde mental, em livros e artigos científicos provenientes de bibliotecas convencionais e virtuais, bem como no conhecimento empírico da autora sobre o uso do Teatro do Oprimido contra a institucionalização no campo da saúde mental. Objetiva-se conhecer a evolução histórica da política de saúde mental noBrasil, abordar alguns elementos inerentes da sociedade capitalista que contribuem para o adoecimento mental, bem como apreender a relevância da arte como prática terapêutica e ferramenta potencializadora no resgate da cidadania do usuário da saúde mental. Vimos que o teatro do oprimido tem caráter pedagógico, sua base teórica é a pedagogia do oprimido de Paulo Freire, na qual a premissa principal é o aprendizado do sujeito a partir da sua realidade, estimulando a sua reflexão crítica que possibilita uma ação transformadora, e por esse motivo é um elemento importante contra a institucionalização. Esta pesquisa tem uma abordagem voltada também para atuação do (a) assistente social na sua prática profissional, destacando a dimensão pedagógica da profissão e a possibilidade de construir, junto aos usuários, estratégias contra hegemônicas dentro dos espaços. Por fim, pretende-se apresentar o Teatro do Oprimido como estratégia de enfrentamento à lógicainstitucionalizante da loucura, por meio do fortalecimento das potencialidades humanas dos próprios usuários
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