Percepção auditiva, musical e de fala em escolares com transtorno de leitura: estudo de série de casos
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11600/62368 |
Resumo: | Objetivo: Apresentar, por meio do relato de uma série de casos, características da percepção auditiva, musical, e de fala de crianças em idade escolar, com diagnóstico de transtorno de aprendizagem da leitura, associados ou não a transtorno dos sons da fala, contribuindo, assim com o conhecimento sobre condições de habilidades básicas de escuta nessas crianças. Método: O projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa / UNIFESP e teve início após sua aprovação. Dez crianças matriculadas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental das redes pública e particular, foram selecionadas por conveniência, no Ambulatório do Departamento de Fonoaudiologia - EPM/HSP atendidas no Núcleo de Ensino, Assistência e Pesquisa em Escrita e Leitura - UNIFESP. Todas haviam recebido diagnóstico fonoaudiológico de Transtorno específico de Leitura (F81.0 – CID 10) e de Escrita (F81.1 – CID 10). Cinco delas também apresentavam Transtorno específico da articulação da fala (F80.0 – CID 10). Para este estudo foram avaliadas quanto: (a) ao Processamento Auditivo - ASPAC; (b) à Percepção de Fala - Tarefa de Discriminação de Fala com pseudopalavras; (c) à percepção musical - Bateria MP com 80 pares de estímulos que avaliam 7 subdomínios da percepção musical: contorno, timbre, métrica, pitch, escala, duração e sonoridade; (d) à habilidade Processamento Temporal - RGDT (Random Gap Detection Test). Para comparar os desempenhos entre os participantes e traçar perfis de correlação, foi realizada análise descritiva dos dados obtidos nos testes aplicados. Resultados: indivíduos com transtorno dos sons da fala apresentaram pontuações mais altas nos testes de Percepção Musical e Percepção de Fala. Não houve diferenças quanto ao RGDT. Na habilidade de Localizaçao Sonora, indíviduos sem alterações de fala mostraram melhores resultados. O desempenho mais alto dos teste de percepção musical e de fala foi do participante que apresentou o único resultado normal na ASPAC. Conclusão: Como característica do conjunto de habilidades básicas de escuta, observaram-se resultados heterogêneos, consideradas todas as provas de percepção auditiva, musical, e de fala que foram aplicadas. Os resultados variaram por sujeito, mas de uma maneira geral, as crianças sem transtorno de fala mostraram escore mais altos de acertos nas diferentes provas e seus itens de teste. Mais baixos escores de percepção musical foram observados para Contorno e Escala e os mais altos para Timbre e Duração em toda a amostra. |
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Percepção auditiva, musical e de fala em escolares com transtorno de leitura: estudo de série de casosAuditory, musical, and speech perception in schoolchildren with reading disabilities: case series studyPercepção auditivaPercepção da falaFalaLinguagemTranstornos da percepção auditivaTranstorno da produção dos sons da falaObjetivo: Apresentar, por meio do relato de uma série de casos, características da percepção auditiva, musical, e de fala de crianças em idade escolar, com diagnóstico de transtorno de aprendizagem da leitura, associados ou não a transtorno dos sons da fala, contribuindo, assim com o conhecimento sobre condições de habilidades básicas de escuta nessas crianças. Método: O projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa / UNIFESP e teve início após sua aprovação. Dez crianças matriculadas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental das redes pública e particular, foram selecionadas por conveniência, no Ambulatório do Departamento de Fonoaudiologia - EPM/HSP atendidas no Núcleo de Ensino, Assistência e Pesquisa em Escrita e Leitura - UNIFESP. Todas haviam recebido diagnóstico fonoaudiológico de Transtorno específico de Leitura (F81.0 – CID 10) e de Escrita (F81.1 – CID 10). Cinco delas também apresentavam Transtorno específico da articulação da fala (F80.0 – CID 10). Para este estudo foram avaliadas quanto: (a) ao Processamento Auditivo - ASPAC; (b) à Percepção de Fala - Tarefa de Discriminação de Fala com pseudopalavras; (c) à percepção musical - Bateria MP com 80 pares de estímulos que avaliam 7 subdomínios da percepção musical: contorno, timbre, métrica, pitch, escala, duração e sonoridade; (d) à habilidade Processamento Temporal - RGDT (Random Gap Detection Test). Para comparar os desempenhos entre os participantes e traçar perfis de correlação, foi realizada análise descritiva dos dados obtidos nos testes aplicados. Resultados: indivíduos com transtorno dos sons da fala apresentaram pontuações mais altas nos testes de Percepção Musical e Percepção de Fala. Não houve diferenças quanto ao RGDT. Na habilidade de Localizaçao Sonora, indíviduos sem alterações de fala mostraram melhores resultados. O desempenho mais alto dos teste de percepção musical e de fala foi do participante que apresentou o único resultado normal na ASPAC. Conclusão: Como característica do conjunto de habilidades básicas de escuta, observaram-se resultados heterogêneos, consideradas todas as provas de percepção auditiva, musical, e de fala que foram aplicadas. Os resultados variaram por sujeito, mas de uma maneira geral, as crianças sem transtorno de fala mostraram escore mais altos de acertos nas diferentes provas e seus itens de teste. Mais baixos escores de percepção musical foram observados para Contorno e Escala e os mais altos para Timbre e Duração em toda a amostra.Universidade Federal de São PauloÁvila, Clara Regina Brandão de [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/4265004102490366http://lattes.cnpq.br/3178821512309266Santos, Débora Cavalcante [UNIFESP]2021-11-30T17:24:39Z2021-11-30T17:24:39Z2021-12-03info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion60 f.application/pdfSANTOS, Débora Cavalcante. Percepção auditiva, musical e de fala em escolares com transtorno de leitura: estudo de série de casos. São Paulo, 2021. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) – Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2021.https://hdl.handle.net/11600/62368porSão Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-26T11:42:12Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/62368Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-26T11:42:12Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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