ASTRONOMIA NA INFÂNCIA: UMA ANÁLISE DE INTERVENÇÕES LÚDICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL BASEADAS NA OBRA DE ZIRALDO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valverde Magalhães, Thuane Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11600/62247
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo investigar, por meio de um estudo de campo, como as intervenções didáticas contribuíram para o desenvolvimento da imaginação, criação e curiosidade das crianças – da educação infantil – acerca da temática Sistema Solar. As intervenções didáticas foram realizadas em uma escola da rede pública de Guarulhos com crianças de cinco e seis anos de idade, visto que acreditamos na importância da divulgação científica, e suas interconexões com os processos educativos, desde a infância. Essas intervenções tiveram como base, de elaboração, a coleção de livros de Ziraldo denominada Os meninos dos planetas. Isso porque queríamos dispor de uma ferramenta que, de alguma forma, já fizesse parte do cotidiano das crianças – como os livros infantis. Para elaborar as intervenções realizamos a análise de cada livro da coleção com base nas estratégias da intervenção didática, ou seja, práticas que conjugam processos investigativos e que favorecem a aquisição de conhecimento por meio de ações. Na perspectiva da sociologia da infância compreendemos as crianças como atores sociais, com ação e voz ativas. Dessa forma procuramos elaborar intervenções que dessem espaço ao protagonismo e à participação infantis. E, por isso, as intervenções partiram de escolhas realizadas pelas crianças. Para a coleta de dados utilizamos um formato de ficha de intervenção – registro de planejamento da intervenção – fotografias e gravações de vídeo. As atividades da pesquisa foram planejadas e desenvolvidas enquanto parte do programa Banca da Ciência, em sua vertente para a educação infantil, denominada projeto J.O.A.N.I.N.H.A e no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID da Unifesp, em subprojeto vinculado ao curso de Pedagogia. Adotamos, como metodologia, a pesquisa-ação (TRIPP, 2005). Esta é, principalmente, uma estratégia para o desenvolvimento de professores e pesquisadores para que possam utilizar suas pesquisas para aprimorar seu ensino e o aprendizado de seus alunos e sujeitos de pesquisa. Para análise dos dados valemo-nos de uma ferramenta metodológica proposta por Shier (2001) que explora diferentes aspectos do processo de participação infantil. Com base nela, propomos um quadro de níveis para avaliação da participação infantil. O quadro indica duas propostas de análise, uma ligada ao planejamento e a outra com foco no processo de desenvolvimento da intervenção. Mediante esse quadro queremos analisar o nível de participação infantil, potencial e efetivo, de cada intervenção e o potencial de imaginação, criação e curiosidade das crianças estimulado/desenvolvido durante as intervenções. Consideramos que nossa pesquisa proporcionou, por meio das intervenções didáticas, experiências científicas que contribuíram com o processo de pré-alfabetização científica e, por sua vez, despertou a curiosidade e interesse pela astronomia, colaborando com o desenvolvimento do processo de imaginação e criação das crianças.
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Isso porque queríamos dispor de uma ferramenta que, de alguma forma, já fizesse parte do cotidiano das crianças – como os livros infantis. Para elaborar as intervenções realizamos a análise de cada livro da coleção com base nas estratégias da intervenção didática, ou seja, práticas que conjugam processos investigativos e que favorecem a aquisição de conhecimento por meio de ações. Na perspectiva da sociologia da infância compreendemos as crianças como atores sociais, com ação e voz ativas. Dessa forma procuramos elaborar intervenções que dessem espaço ao protagonismo e à participação infantis. E, por isso, as intervenções partiram de escolhas realizadas pelas crianças. Para a coleta de dados utilizamos um formato de ficha de intervenção – registro de planejamento da intervenção – fotografias e gravações de vídeo. As atividades da pesquisa foram planejadas e desenvolvidas enquanto parte do programa Banca da Ciência, em sua vertente para a educação infantil, denominada projeto J.O.A.N.I.N.H.A e no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID da Unifesp, em subprojeto vinculado ao curso de Pedagogia. Adotamos, como metodologia, a pesquisa-ação (TRIPP, 2005). Esta é, principalmente, uma estratégia para o desenvolvimento de professores e pesquisadores para que possam utilizar suas pesquisas para aprimorar seu ensino e o aprendizado de seus alunos e sujeitos de pesquisa. Para análise dos dados valemo-nos de uma ferramenta metodológica proposta por Shier (2001) que explora diferentes aspectos do processo de participação infantil. Com base nela, propomos um quadro de níveis para avaliação da participação infantil. O quadro indica duas propostas de análise, uma ligada ao planejamento e a outra com foco no processo de desenvolvimento da intervenção. Mediante esse quadro queremos analisar o nível de participação infantil, potencial e efetivo, de cada intervenção e o potencial de imaginação, criação e curiosidade das crianças estimulado/desenvolvido durante as intervenções. Consideramos que nossa pesquisa proporcionou, por meio das intervenções didáticas, experiências científicas que contribuíram com o processo de pré-alfabetização científica e, por sua vez, despertou a curiosidade e interesse pela astronomia, colaborando com o desenvolvimento do processo de imaginação e criação das crianças.This research aims to investigate, through a field study, how the didactic interventions contributed to the development of imagination, creation and curiosity of children – from kindergarten – about the Solar System theme. The didactic interventions were carried out in a public school in Guarulhos with children aged five and six years old, as we believe in the importance of scientific dissemination, and its interconnections with educational processes, from childhood. These interventions were based on Ziraldo's collection of books called Os Meninos dos Planetas. That's because we wanted to have a tool that, in some way, was already part of children's daily lives – like children's books. In order to elaborate the interventions, we analyzed each book in the collection based on the didactic intervention strategies, that is, practices that combine investigative processes and that favor the acquisition of knowledge through actions. From the perspective of childhood sociology, we understand children as social actors, with active action and voice. In this way, we sought to elaborate interventions that gave space to children's protagonism and participation. And, therefore, the interventions were based on choices made by the children. For data collection we used an intervention form – intervention planning record – photographs and video recordings. The research activities were planned and developed as part of the Science Banking program, in its aspect for early childhood education, called the JOANINHA project and in the context of the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships - PIBID at Unifesp, in a subproject linked to the course of Pedagogy. We adopted, as a methodology, action research (TRIPP, 2005). This is, mainly, a strategy for the development of professors and researchers so that they can use their research to improve their teaching and the learning of their students and research subjects. For data analysis, we used a methodological tool proposed by Shier (2001) that explores different aspects of the child participation process. Based on it, we propose a framework of levels for assessing child participation. The frame indicates two analysis proposals, one related to planning and the other focused on the intervention development process. Through this framework we want to analyze the level of child participation, potential and effective, of each intervention and the potential of imagination, creation and curiosity of children stimulated/developed during the interventions. We believe that our research provided, through didactic interventions, scientific experiences that contributed to the scientific pre-literacy process and, in turn, aroused curiosity and interest in astronomy, collaborating with the development of children's imagination and creation process.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Federal de São PauloSantos, Emerson Izidoro doshttp://lattes.cnpq.br/5505969975499859http://lattes.cnpq.br/4324131102464072Valverde Magalhães, Thuane Santos2021-11-17T15:49:50Z2021-11-17T15:49:50Z2021-08-23info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion169application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://hdl.handle.net/11600/62247porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-26T10:50:01Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/62247Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-26T10:50:01Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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