Prevenção do câncer bucal: desenvolvimento e avaliação de um website educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abranches, Denise Caluta [UNIFESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/9974
Resumo: Introdução: No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que haverá 14.120 novos casos de câncer bucal em 2010, sendo 10.330 em homens e 3.790 em mulheres. A maioria dos cânceres de boca infelizmente só é diagnosticada em fase tardia. O autoexame bucal, por representar uma estratégia simples e eficaz na identificação precoce das lesões cancerizáveis e do câncer bucal, deveria ser feito periodicamente, sobretudo por indivíduos do grupo de risco. Objetivo: Desenvolver e avaliar um website educacional no intuito de promover a prevenção e a identificação precoce das lesões cancerizáveis e do câncer bucal. Método: Foram desenvolvidos um website com conteúdo educacional sobre o câncer bucal, um questionário de conhecimento e um vídeo do autoexame bucal. A avaliação do website baseou-se em uma amostra n=100 dividida em dois grupos. O grupo G1 foi avaliado pré e pós navegação no website, e o grupo G2 não teve acesso ao conteúdo do website. Ambos os grupos executaram o autoexame bucal e registraram seus achados clínicos, que foram comparados com os achados clínicos dos dentistas. Resultados: O website desenvolvido foi intitulado “Website Educacional da Prevenção do Câncer Bucal”. A análise estatística mostrou que os grupos G1 e G2 eram homogêneos quanto ao conhecimento prévio sobre o câncer bucal. Entretanto, o G1 mostrou diferença significante (p<0,01) sobre o conhecimento pós navegação no website. Já a análise de concordância entre os grupos versus dentistas apresentou alta concordância para o G1 e fraca concordância para o G2. Conclusões: O website desenvolvido mostrou-se uma eficiente ferramenta educacional quanto ao ganho de conhecimento sobre o câncer bucal e propiciou eficaz reprodutibilidade do autoexame bucal.
id UFSP_b999676c9114923626513784a72a2de5
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/9974
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Abranches, Denise Caluta [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Weckx, Luc Louis Maurice [UNIFESP]2015-07-22T20:50:38Z2015-07-22T20:50:38Z2010-06-30ABRANCHES, Denise Caluta. Prevenção do câncer bucal: desenvolvimento e avaliação de um website educacional. 2010. Tese (Doutorado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2010.http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/9974Publico-172.pdfIntrodução: No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que haverá 14.120 novos casos de câncer bucal em 2010, sendo 10.330 em homens e 3.790 em mulheres. A maioria dos cânceres de boca infelizmente só é diagnosticada em fase tardia. O autoexame bucal, por representar uma estratégia simples e eficaz na identificação precoce das lesões cancerizáveis e do câncer bucal, deveria ser feito periodicamente, sobretudo por indivíduos do grupo de risco. Objetivo: Desenvolver e avaliar um website educacional no intuito de promover a prevenção e a identificação precoce das lesões cancerizáveis e do câncer bucal. Método: Foram desenvolvidos um website com conteúdo educacional sobre o câncer bucal, um questionário de conhecimento e um vídeo do autoexame bucal. A avaliação do website baseou-se em uma amostra n=100 dividida em dois grupos. O grupo G1 foi avaliado pré e pós navegação no website, e o grupo G2 não teve acesso ao conteúdo do website. Ambos os grupos executaram o autoexame bucal e registraram seus achados clínicos, que foram comparados com os achados clínicos dos dentistas. Resultados: O website desenvolvido foi intitulado “Website Educacional da Prevenção do Câncer Bucal”. A análise estatística mostrou que os grupos G1 e G2 eram homogêneos quanto ao conhecimento prévio sobre o câncer bucal. Entretanto, o G1 mostrou diferença significante (p<0,01) sobre o conhecimento pós navegação no website. Já a análise de concordância entre os grupos versus dentistas apresentou alta concordância para o G1 e fraca concordância para o G2. Conclusões: O website desenvolvido mostrou-se uma eficiente ferramenta educacional quanto ao ganho de conhecimento sobre o câncer bucal e propiciou eficaz reprodutibilidade do autoexame bucal.Introduction: In Brazil, the National Cancer Institute (INCA) estimates there will be 14,120 new cases of oral cancer in 2010, with 10,330 men and 3,790 women. Unfortunately, most mouth cancers are only diagnosed in late stage. The oral self-examination represents a simple and effective strategy for early identification of precancerous lesions and oral cancer, and should be done periodically, especially for individuals in risk groups. Objective: To develop and evaluate an educational website aimed at promoting prevention and early detection of cancerous lesions and oral cancer. Method: A website with educational content on oral cancer, a survey of knowledge and a video of oral self-examination have been developed. The website evaluation was based on a sample n = 100, divided into two groups. Group 1(G1) was evaluated before and after browsing the website, and the group 2(G2) did not have access to the website content. Both groups performed the oral self-examination and recorded their clinical findings, which were compared with dentists clinical findings. Results: The developed website was named "Educational Website for Oral Cancer Prevention." Statistical analysis showed that G1 and G2 were homogeneous with respect to prior knowledge about oral cancer. However, G1 showed a significant difference (p <0.01) on knowledge after browsing the website. However, analyzing the agreement between the groups versus dentists, it was found high concordance for G1 and poor agreement for G2. Conclusions: The website proved to be an effective educational tool for gain of knowledge about oral cancer and provided effective reliability of oral self-examination.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)TEDEBV UNIFESP: Teses e dissertações74 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)AutoexameEducação em saúde bucalInternetNeoplasias bucais/prevenção e controleMouth neoplasms/prevention & controlOral self-examinationDental health educationWebsitePrevenção do câncer bucal: desenvolvimento e avaliação de um website educacionalPrevention of oral cancer: development and evaluation of an educational websiteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Medicina (EPM)Medicina (Otorrinolaringologia) - EPMORIGINALPublico-172.pdfPublico-172.pdfapplication/pdf1685925${dspace.ui.url}/bitstream/11600/9974/1/Publico-172.pdfe5a091bbb3277b1d4b72889c8f4636c0MD51open accessTEXTPublico-172.pdf.txtPublico-172.pdf.txtExtracted texttext/plain83865${dspace.ui.url}/bitstream/11600/9974/3/Publico-172.pdf.txt97b92082698c06fb9658575da2768363MD53open accessTHUMBNAILPublico-172.pdf.jpgPublico-172.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3549${dspace.ui.url}/bitstream/11600/9974/5/Publico-172.pdf.jpg4823cb295893068f90488a20c87da7d3MD55open access11600/99742022-07-29 19:04:45.606open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/9974Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652022-07-29T22:04:45Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Prevenção do câncer bucal: desenvolvimento e avaliação de um website educacional
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Prevention of oral cancer: development and evaluation of an educational website
title Prevenção do câncer bucal: desenvolvimento e avaliação de um website educacional
spellingShingle Prevenção do câncer bucal: desenvolvimento e avaliação de um website educacional
Abranches, Denise Caluta [UNIFESP]
Autoexame
Educação em saúde bucal
Internet
Neoplasias bucais/prevenção e controle
Mouth neoplasms/prevention & control
Oral self-examination
Dental health education
Website
title_short Prevenção do câncer bucal: desenvolvimento e avaliação de um website educacional
title_full Prevenção do câncer bucal: desenvolvimento e avaliação de um website educacional
title_fullStr Prevenção do câncer bucal: desenvolvimento e avaliação de um website educacional
title_full_unstemmed Prevenção do câncer bucal: desenvolvimento e avaliação de um website educacional
title_sort Prevenção do câncer bucal: desenvolvimento e avaliação de um website educacional
author Abranches, Denise Caluta [UNIFESP]
author_facet Abranches, Denise Caluta [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Abranches, Denise Caluta [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Weckx, Luc Louis Maurice [UNIFESP]
contributor_str_mv Weckx, Luc Louis Maurice [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Autoexame
Educação em saúde bucal
Internet
Neoplasias bucais/prevenção e controle
Mouth neoplasms/prevention & control
topic Autoexame
Educação em saúde bucal
Internet
Neoplasias bucais/prevenção e controle
Mouth neoplasms/prevention & control
Oral self-examination
Dental health education
Website
dc.subject.eng.fl_str_mv Oral self-examination
Dental health education
Website
description Introdução: No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que haverá 14.120 novos casos de câncer bucal em 2010, sendo 10.330 em homens e 3.790 em mulheres. A maioria dos cânceres de boca infelizmente só é diagnosticada em fase tardia. O autoexame bucal, por representar uma estratégia simples e eficaz na identificação precoce das lesões cancerizáveis e do câncer bucal, deveria ser feito periodicamente, sobretudo por indivíduos do grupo de risco. Objetivo: Desenvolver e avaliar um website educacional no intuito de promover a prevenção e a identificação precoce das lesões cancerizáveis e do câncer bucal. Método: Foram desenvolvidos um website com conteúdo educacional sobre o câncer bucal, um questionário de conhecimento e um vídeo do autoexame bucal. A avaliação do website baseou-se em uma amostra n=100 dividida em dois grupos. O grupo G1 foi avaliado pré e pós navegação no website, e o grupo G2 não teve acesso ao conteúdo do website. Ambos os grupos executaram o autoexame bucal e registraram seus achados clínicos, que foram comparados com os achados clínicos dos dentistas. Resultados: O website desenvolvido foi intitulado “Website Educacional da Prevenção do Câncer Bucal”. A análise estatística mostrou que os grupos G1 e G2 eram homogêneos quanto ao conhecimento prévio sobre o câncer bucal. Entretanto, o G1 mostrou diferença significante (p<0,01) sobre o conhecimento pós navegação no website. Já a análise de concordância entre os grupos versus dentistas apresentou alta concordância para o G1 e fraca concordância para o G2. Conclusões: O website desenvolvido mostrou-se uma eficiente ferramenta educacional quanto ao ganho de conhecimento sobre o câncer bucal e propiciou eficaz reprodutibilidade do autoexame bucal.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-06-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-07-22T20:50:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-07-22T20:50:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ABRANCHES, Denise Caluta. Prevenção do câncer bucal: desenvolvimento e avaliação de um website educacional. 2010. Tese (Doutorado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/9974
dc.identifier.file.none.fl_str_mv Publico-172.pdf
identifier_str_mv ABRANCHES, Denise Caluta. Prevenção do câncer bucal: desenvolvimento e avaliação de um website educacional. 2010. Tese (Doutorado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2010.
Publico-172.pdf
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/9974
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 74 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/9974/1/Publico-172.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/9974/3/Publico-172.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/9974/5/Publico-172.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e5a091bbb3277b1d4b72889c8f4636c0
97b92082698c06fb9658575da2768363
4823cb295893068f90488a20c87da7d3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764121824821248