Representações sobre a profissão docente em áreas urbanas periféricas
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/11600/67940 |
Resumo: | Este trabalho trata das representações das boas práticas docentes e das condições para que o sucesso escolar se realize de professoras da rede pública de ensino que lecionam em áreas urbanas periféricas. Este tema vincula-se principalmente a três fatores: a percepção das condições de trabalho (o que inclui o momento na carreira), dos fatores do sucesso escolar e das condições institucionais para tanto. As peculiaridades históricas e sociais destas questões foram analisadas com base no modelo de vida profissional proposto por Huberman (1995) e, a partir deste, supomos que as professoras se organizam e atribuem significados em relação às suas práticas diferentemente nos distintos momentos de sua vida profissional. Para isto, foram realizadas entrevistas com professoras em diferentes momentos suas carreiras profissionais. A questão central de interesse é da compreensão que as professoras possuem de sua ação numa região metropolitana com caráter periférico, marcada por profundas diferenças sócio-econômicas e grandes demandas por melhores condições habitacionais, empregos, serviços de qualidade em educação, saúde, saneamento básico, entre outros. Em relação ao sucesso escolar, as professoras acreditam que a participação dos pais nas atividades escolares possui um papel fundamental. Embora o trabalho destas professoras seja extremamente regulado pelo sistema educacional e pelas escolas em que trabalham, percebe-se que as características pessoais influenciam grandemente o processo educativo. Embora as práticas docentes pareçam constituir-se por decisões individuais, contribuem para a sua formação diferentes agentes da construção das representações sociais sobre o trabalho docente, que influenciam as professoras entrevistadas como, por exemplo, a mídia, principalmente a direcionada para o processo educativo, as regulamentações organizacionais que ordenam o sistema educativo, as ideologias de cada professora, a cultura institucional do local de trabalho dessas professoras. |
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Este tema vincula-se principalmente a três fatores: a percepção das condições de trabalho (o que inclui o momento na carreira), dos fatores do sucesso escolar e das condições institucionais para tanto. As peculiaridades históricas e sociais destas questões foram analisadas com base no modelo de vida profissional proposto por Huberman (1995) e, a partir deste, supomos que as professoras se organizam e atribuem significados em relação às suas práticas diferentemente nos distintos momentos de sua vida profissional. Para isto, foram realizadas entrevistas com professoras em diferentes momentos suas carreiras profissionais. A questão central de interesse é da compreensão que as professoras possuem de sua ação numa região metropolitana com caráter periférico, marcada por profundas diferenças sócio-econômicas e grandes demandas por melhores condições habitacionais, empregos, serviços de qualidade em educação, saúde, saneamento básico, entre outros. Em relação ao sucesso escolar, as professoras acreditam que a participação dos pais nas atividades escolares possui um papel fundamental. Embora o trabalho destas professoras seja extremamente regulado pelo sistema educacional e pelas escolas em que trabalham, percebe-se que as características pessoais influenciam grandemente o processo educativo. Embora as práticas docentes pareçam constituir-se por decisões individuais, contribuem para a sua formação diferentes agentes da construção das representações sociais sobre o trabalho docente, que influenciam as professoras entrevistadas como, por exemplo, a mídia, principalmente a direcionada para o processo educativo, as regulamentações organizacionais que ordenam o sistema educativo, as ideologias de cada professora, a cultura institucional do local de trabalho dessas professoras.This study analyses teachers’ representations of good teaching practices and of the conditions to academic achievement. Particularly the representations of public teachers who work in the urban periphery. This theme relates mainly with three factors: the perception of work conditions (which includes the moment in the career), the causes of academic achievement and the structure of the institution. The historical and social characteristics of these questions were analysed taking the model of professional life proposed by Huberman (1995). From that point of view, we assume that teachers organize themselves and give meaning to their work differently in each moment of their professional lives. Interviews were made with teachers in different moments of their professional careers to register their understanding of their own action in such a poor region, with profound economic and social inequalities and extense demands for better living conditions, jobs, education, health and so on. In respect to academic achievement, teachers believe that the participation of the families in school activities is crucial. Although the work of these teachers is extremely regulated by the educational system, their individual characteristics have strong influence in their practices. Teachers’ practices seem to be constituted by individual decisions, but they are conformed by several sources of social representations, as the media, the rules that organize the educational system, personal or group ideologies and the institutional culture of the workplace.70 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Representações sociaisTrabalho docenteSucesso escolarSocial representationsTeachers’ workAcademic achievementRepresentações sobre a profissão docente em áreas urbanas periféricasTeaching profession in Brazil: representations of good practices in the urban peripheryinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)Pedagogia11600/679402023-06-07 11:12:33.046metadata only accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/67940Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-07T14:12:33Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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