“Imperioso é o dever de prendar a todo o cidadão com a instrução primária”: as escolas de Primeiras Letras de São Bernardo (1830-1889)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Adriana Santiago [UNIFESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/62984
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo realizar um estudo acerca da História da Educação da Freguesia de São Bernardo, atual município de São Bernardo do Campo, localizado na região metropolitana do estado de São Paulo. Tomou-se por objeto de estudo as escolas de Primeiras Letras a partir da criação da primeira escola pública no ano de 1830, se estendendo até 1889, ano em que se finda o período imperial e que é proclamada a República, acenando-se para uma nova proposição educacional no cenário brasileiro. Trata-se de uma pesquisa documental, vinculada à linha “História da Educação: sujeitos, objetos e práticas”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo. A pesquisa elucida como se deu o processo de criação da primeira escola pública na primeira metade do século XIX, assim como a ampliação e organização das demais instituições estabelecidas a partir da segunda metade do século, no período delimitado. Tomou-se como fontes de pesquisa documentos redigidos pela Instrução Pública são-bernardense, sendo eles relatórios, ofícios, atas e mapas de frequência de alunos, os quais encontram-se sob a guarda do Arquivo do Estado de São Paulo; documentos legais e normativos do período estudado; registros fotográficos localizados no Centro de Memória de São Bernardo do Campo. Buscou-se em Ginzburg (1990) e Levi (1998) o aporte teórico-metodológico com vistas a verificar as condições de funcionamento das escolas públicas são-bernardenses entre os anos de 1830 a 1889 e quais foram os avanços e desafios enfrentados por elas. A análise das fontes foi realizada com base na fundamentação teórica de Sharpe (2011), por meio da categoria denominada pessoas comuns, cujos resultados apontam que condicionantes socioeconômicos, assim como a falta de investimento em políticas públicas por parte da Província de São Paulo foram determinantes para que a infrequência e abandono escolar fossem pauta constante da Instrução Pública de São Bernardo no período oitocentista. Verificou-se, ainda, que a maior parte das crianças sequer chegou a frequentar as escolas de Primeiras Letras na Freguesia de São Bernardo.
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Trata-se de uma pesquisa documental, vinculada à linha “História da Educação: sujeitos, objetos e práticas”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo. A pesquisa elucida como se deu o processo de criação da primeira escola pública na primeira metade do século XIX, assim como a ampliação e organização das demais instituições estabelecidas a partir da segunda metade do século, no período delimitado. Tomou-se como fontes de pesquisa documentos redigidos pela Instrução Pública são-bernardense, sendo eles relatórios, ofícios, atas e mapas de frequência de alunos, os quais encontram-se sob a guarda do Arquivo do Estado de São Paulo; documentos legais e normativos do período estudado; registros fotográficos localizados no Centro de Memória de São Bernardo do Campo. Buscou-se em Ginzburg (1990) e Levi (1998) o aporte teórico-metodológico com vistas a verificar as condições de funcionamento das escolas públicas são-bernardenses entre os anos de 1830 a 1889 e quais foram os avanços e desafios enfrentados por elas. A análise das fontes foi realizada com base na fundamentação teórica de Sharpe (2011), por meio da categoria denominada pessoas comuns, cujos resultados apontam que condicionantes socioeconômicos, assim como a falta de investimento em políticas públicas por parte da Província de São Paulo foram determinantes para que a infrequência e abandono escolar fossem pauta constante da Instrução Pública de São Bernardo no período oitocentista. Verificou-se, ainda, que a maior parte das crianças sequer chegou a frequentar as escolas de Primeiras Letras na Freguesia de São Bernardo.This research aims to conduct a study on the History of Education of the Parish of São Bernardo, current municipality of São Bernardo do Campo, located in the metropolitan region of the state of São Paulo. The object of study was the schools of First Letters from the creation of the first public school in the year 1830, extending until 1889, the year in which the imperial period ends and the Republic is proclaimed, beckoning to a new educational proposition in the Brazilian scenario. It is a documentary research, linked to the “History of Education: subjects, objects and practices” line, of the Graduate Program in Education at the Federal University of São Paulo. The research elucidates how the process of creation of the first public school took place in the first half of the 19th century, as well as the expansion and organization of the other institutions established from the second half of the century, in the defined period. Documents written by the São Bernardo Public Instruction were used as research sources, including official letters, minutes and student attendance rosters, which are under the custody of the São Paulo State Archive; legal and regulatory documents from the period studied; photographic records located at the São Bernardo do Campo Memory Center. It was sought in Ginzburg (1990) and Levi (1998) the theoretical-methodological contribution in order to verify the operating conditions of public schools in São Bernardo between the years 1830 and 1889, as well as what were the advances and challenges faced. The analysis of the sources was carried out based on the theoretical foundation of Sharpe (2011), through the category named “common people”, whose results show that socioeconomic conditions, as well as the lack of investment in public policies by the Province of São Paulo were decisive to make school truency and permanent withdrawal were a constant agenda of Public Instruction of São Bernardo in the nineteenth century. Additionally, it was found that most children did not even attend the First Letters schools in the Administrative District of São Bernardo.Não recebi financiamento207 f.porUniversidade Federal de São PauloEducaçãoHistóriaSão BernardoPrimeiras Letras“Imperioso é o dever de prendar a todo o cidadão com a instrução primária”: as escolas de Primeiras Letras de São Bernardo (1830-1889)Imperious is the duty to favor every citizen with primary instruction”: The first Letter Schools of São Bernardo (1830-1889)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)EducaçãoHistória da EducaçãoSujeitos, Objetos e PráticasLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85899${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62984/2/license.txtb9867ae937381e921aeb01b854f531fbMD52open 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São Bernardo
Primeiras Letras
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São Bernardo
Primeiras Letras
description A presente pesquisa tem como objetivo realizar um estudo acerca da História da Educação da Freguesia de São Bernardo, atual município de São Bernardo do Campo, localizado na região metropolitana do estado de São Paulo. Tomou-se por objeto de estudo as escolas de Primeiras Letras a partir da criação da primeira escola pública no ano de 1830, se estendendo até 1889, ano em que se finda o período imperial e que é proclamada a República, acenando-se para uma nova proposição educacional no cenário brasileiro. Trata-se de uma pesquisa documental, vinculada à linha “História da Educação: sujeitos, objetos e práticas”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo. A pesquisa elucida como se deu o processo de criação da primeira escola pública na primeira metade do século XIX, assim como a ampliação e organização das demais instituições estabelecidas a partir da segunda metade do século, no período delimitado. Tomou-se como fontes de pesquisa documentos redigidos pela Instrução Pública são-bernardense, sendo eles relatórios, ofícios, atas e mapas de frequência de alunos, os quais encontram-se sob a guarda do Arquivo do Estado de São Paulo; documentos legais e normativos do período estudado; registros fotográficos localizados no Centro de Memória de São Bernardo do Campo. Buscou-se em Ginzburg (1990) e Levi (1998) o aporte teórico-metodológico com vistas a verificar as condições de funcionamento das escolas públicas são-bernardenses entre os anos de 1830 a 1889 e quais foram os avanços e desafios enfrentados por elas. A análise das fontes foi realizada com base na fundamentação teórica de Sharpe (2011), por meio da categoria denominada pessoas comuns, cujos resultados apontam que condicionantes socioeconômicos, assim como a falta de investimento em políticas públicas por parte da Província de São Paulo foram determinantes para que a infrequência e abandono escolar fossem pauta constante da Instrução Pública de São Bernardo no período oitocentista. Verificou-se, ainda, que a maior parte das crianças sequer chegou a frequentar as escolas de Primeiras Letras na Freguesia de São Bernardo.
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