Síndrome de Burnout e nível de atividade física habitual em professores universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Danilo Padovani [UNIFESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51577
Resumo: O presente estudo teve como objetivo investigar a relação do nível de atividade física habitual e a Síndrome de Burnout em professores universitários, uma vez que tal síndrome pode afetar os mesmos no âmbito profissional, psicosocial e até mesmo físico, sendo assim de muita importância saber se a prática de atividade física pode ou não amenizar tais situações. Para a realização do mesmo foram avaliados 10 docentes universitários de ambos os gêneros, sendo 7 femininos e 3 masculinos, através de questionários que abordaram aspectos como o nível de atividade física habitual, burnout, humor, padrão de sono, aspectos relacionados ao ambiente de trabalho e ao trabalho propriamente dito e qualidade de vida. Como resultado, não encontramos diferenças entre os gêneros nas variáveis estudadas, mas encontramos correlações negativas significativas que apontam que quanto maior o nível de atividade física habitual, menor a despersonalização no trabalho, menor a ansiedade traço e estado, menor a tensão e depressão. Mesmo nosso que nosso estudo tenha sido realizado com uma amostra pequena, os resultados permitem concluir que o nível de atividade física habitual é importante para proteger o professor universitário contra alterações psicobiológicas.
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