Síndrome de Burnout e nível de atividade física habitual em professores universitários
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51577 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo investigar a relação do nível de atividade física habitual e a Síndrome de Burnout em professores universitários, uma vez que tal síndrome pode afetar os mesmos no âmbito profissional, psicosocial e até mesmo físico, sendo assim de muita importância saber se a prática de atividade física pode ou não amenizar tais situações. Para a realização do mesmo foram avaliados 10 docentes universitários de ambos os gêneros, sendo 7 femininos e 3 masculinos, através de questionários que abordaram aspectos como o nível de atividade física habitual, burnout, humor, padrão de sono, aspectos relacionados ao ambiente de trabalho e ao trabalho propriamente dito e qualidade de vida. Como resultado, não encontramos diferenças entre os gêneros nas variáveis estudadas, mas encontramos correlações negativas significativas que apontam que quanto maior o nível de atividade física habitual, menor a despersonalização no trabalho, menor a ansiedade traço e estado, menor a tensão e depressão. Mesmo nosso que nosso estudo tenha sido realizado com uma amostra pequena, os resultados permitem concluir que o nível de atividade física habitual é importante para proteger o professor universitário contra alterações psicobiológicas. |
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Síndrome de Burnout e nível de atividade física habitual em professores universitáriosSíndrome de BurnoutNível de atividade físicaHumorProfessores UniversitáriosBurnout SyndromePhysical activityMoodUniversity ProfessorsO presente estudo teve como objetivo investigar a relação do nível de atividade física habitual e a Síndrome de Burnout em professores universitários, uma vez que tal síndrome pode afetar os mesmos no âmbito profissional, psicosocial e até mesmo físico, sendo assim de muita importância saber se a prática de atividade física pode ou não amenizar tais situações. Para a realização do mesmo foram avaliados 10 docentes universitários de ambos os gêneros, sendo 7 femininos e 3 masculinos, através de questionários que abordaram aspectos como o nível de atividade física habitual, burnout, humor, padrão de sono, aspectos relacionados ao ambiente de trabalho e ao trabalho propriamente dito e qualidade de vida. Como resultado, não encontramos diferenças entre os gêneros nas variáveis estudadas, mas encontramos correlações negativas significativas que apontam que quanto maior o nível de atividade física habitual, menor a despersonalização no trabalho, menor a ansiedade traço e estado, menor a tensão e depressão. Mesmo nosso que nosso estudo tenha sido realizado com uma amostra pequena, os resultados permitem concluir que o nível de atividade física habitual é importante para proteger o professor universitário contra alterações psicobiológicas.The present study was to investigate the relationship of the usual level of physical activity and Burnout syndrome in professors, since this syndrome may affect the same under professional psychosocial and even physical, thus very important to know whether the practice of physical activity may or may not mitigate such situations. To achieve the same were evaluated 10 lecturers of both genres, with 7 women and 3 men, through questionnaires that have addressed aspects such as the usual physical activity level, burnout, mood, sleep pattern, aspects related to the working environment and the work itself and quality of life. As a result, we cannot find differences between genres in the variables studied, but we found significant negative correlations suggest that the greater the usual physical activity level, the smaller the depersonalizationat work, less anxiety dash and State, lower stress and depression. Even our our study has been carried out with a small sample, the results indicate that the level of physical activity is important to protect against psychobiological changes University ProfessorUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Antunes, Hanna Karen Moreira [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/1464519773053362http://lattes.cnpq.br/2929357551054953Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Pires, Danilo Padovani [UNIFESP]2019-11-13T16:00:26Z2014-12-152019-11-13T16:00:26Z2009-12-15info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion24 f.application/pdfPIRES, Danilo Padovani. Síndrome de Burnout e nível de atividade física habitual em professores universitários. 2009.24 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Educação Física) - Instituto de Saúde e Sociedade (ISS), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Santos, 2009.http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51577porISSinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-06T20:16:24Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/51577Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-06T20:16:24Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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