O brincar e a socialização na inclusão escolar: considerações a partir de um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/54619 |
Resumo: | O ser humano desde a mais tenra idade é um sujeito social. Seu desenvolvimento é baseado na apropriação do desenvolvimento histórico-cultural da sociedade, resultado de uma atividade efetiva em relação aos objetos e fenômenos criados pelas gerações anteriores. Esta apropriação é possibilitada através do contato com o outro e pode ser percebida desde cedo na criança, pela relação com os cuidadores, por meio de atividades como sugar, agarrar e jogar os objetos e pelos momentos de brincadeira que desenvolvem a criança não só pedagogicamente, mas também em sua capacidade de expressão e comunicação com o outro. Esse contexto de socialização continua na educação escolar, porém, geralmente, a escolarização é vista como algo que deve mostrar seriedade, deixando de lado, muitas vezes, as brincadeiras. Sendo assim, quando elas acontecem, podem ter o papel exclusivo de transmissoras de conteúdos ou seguir uma determinação da professora e tornar-se algo sem sentido para a criança, ao invés de estimular situações em que as crianças desenvolvam sua imaginação criadora e se sintam livres para trabalhar entre si, facilitando inclusive a interação entre as diferenças na inclusão escolar. O presente trabalho foi realizado em uma escola pública municipal situada na Zona Noroeste da cidade de Santos e teve como objetivo geral relacionar a socialização promovida por brincadeiras no contexto da inclusão escolar com concepções e práticas de professores, identificando e compreendendo a presença e a função do brincar dentro do contexto escolar. Para isso, foi realizado um estudo de caso de uma sala de aula regular com crianças entre 8 e 10 anos, em escola de rede pública municipal de ensino, onde foram utilizadas observações da sala, bem como entrevistas com o professor regular e o professor de educação física. |
id |
UFSP_c15e0f89996e96f518d023f1ec5d2589 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/54619 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
O brincar e a socialização na inclusão escolar: considerações a partir de um estudo de casoPsicologia EducacionalJogos e BrinquedosCrianças com deficiênciaO ser humano desde a mais tenra idade é um sujeito social. Seu desenvolvimento é baseado na apropriação do desenvolvimento histórico-cultural da sociedade, resultado de uma atividade efetiva em relação aos objetos e fenômenos criados pelas gerações anteriores. Esta apropriação é possibilitada através do contato com o outro e pode ser percebida desde cedo na criança, pela relação com os cuidadores, por meio de atividades como sugar, agarrar e jogar os objetos e pelos momentos de brincadeira que desenvolvem a criança não só pedagogicamente, mas também em sua capacidade de expressão e comunicação com o outro. Esse contexto de socialização continua na educação escolar, porém, geralmente, a escolarização é vista como algo que deve mostrar seriedade, deixando de lado, muitas vezes, as brincadeiras. Sendo assim, quando elas acontecem, podem ter o papel exclusivo de transmissoras de conteúdos ou seguir uma determinação da professora e tornar-se algo sem sentido para a criança, ao invés de estimular situações em que as crianças desenvolvam sua imaginação criadora e se sintam livres para trabalhar entre si, facilitando inclusive a interação entre as diferenças na inclusão escolar. O presente trabalho foi realizado em uma escola pública municipal situada na Zona Noroeste da cidade de Santos e teve como objetivo geral relacionar a socialização promovida por brincadeiras no contexto da inclusão escolar com concepções e práticas de professores, identificando e compreendendo a presença e a função do brincar dentro do contexto escolar. Para isso, foi realizado um estudo de caso de uma sala de aula regular com crianças entre 8 e 10 anos, em escola de rede pública municipal de ensino, onde foram utilizadas observações da sala, bem como entrevistas com o professor regular e o professor de educação física.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Roman, Marcelo Domingues [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/0228792315328026http://lattes.cnpq.br/5923128791562495Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Valverde, Bianca Beraldo dos Reis [UNIFESP]2020-07-14T16:34:58Z2020-07-14T16:34:58Z2011-12-06info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion74 f.application/pdfVALVERDE, Bianca Beraldo dos Reis. O brincar e a socialização na inclusão escolar: considerações a partir de um estudo de caso. 2011. 74 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Psicologia) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2011.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/54619porISSinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-01T19:09:36Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/54619Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-01T19:09:36Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O brincar e a socialização na inclusão escolar: considerações a partir de um estudo de caso |
title |
O brincar e a socialização na inclusão escolar: considerações a partir de um estudo de caso |
spellingShingle |
O brincar e a socialização na inclusão escolar: considerações a partir de um estudo de caso Valverde, Bianca Beraldo dos Reis [UNIFESP] Psicologia Educacional Jogos e Brinquedos Crianças com deficiência |
title_short |
O brincar e a socialização na inclusão escolar: considerações a partir de um estudo de caso |
title_full |
O brincar e a socialização na inclusão escolar: considerações a partir de um estudo de caso |
title_fullStr |
O brincar e a socialização na inclusão escolar: considerações a partir de um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
O brincar e a socialização na inclusão escolar: considerações a partir de um estudo de caso |
title_sort |
O brincar e a socialização na inclusão escolar: considerações a partir de um estudo de caso |
author |
Valverde, Bianca Beraldo dos Reis [UNIFESP] |
author_facet |
Valverde, Bianca Beraldo dos Reis [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Roman, Marcelo Domingues [UNIFESP] http://lattes.cnpq.br/0228792315328026 http://lattes.cnpq.br/5923128791562495 Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valverde, Bianca Beraldo dos Reis [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Educacional Jogos e Brinquedos Crianças com deficiência |
topic |
Psicologia Educacional Jogos e Brinquedos Crianças com deficiência |
description |
O ser humano desde a mais tenra idade é um sujeito social. Seu desenvolvimento é baseado na apropriação do desenvolvimento histórico-cultural da sociedade, resultado de uma atividade efetiva em relação aos objetos e fenômenos criados pelas gerações anteriores. Esta apropriação é possibilitada através do contato com o outro e pode ser percebida desde cedo na criança, pela relação com os cuidadores, por meio de atividades como sugar, agarrar e jogar os objetos e pelos momentos de brincadeira que desenvolvem a criança não só pedagogicamente, mas também em sua capacidade de expressão e comunicação com o outro. Esse contexto de socialização continua na educação escolar, porém, geralmente, a escolarização é vista como algo que deve mostrar seriedade, deixando de lado, muitas vezes, as brincadeiras. Sendo assim, quando elas acontecem, podem ter o papel exclusivo de transmissoras de conteúdos ou seguir uma determinação da professora e tornar-se algo sem sentido para a criança, ao invés de estimular situações em que as crianças desenvolvam sua imaginação criadora e se sintam livres para trabalhar entre si, facilitando inclusive a interação entre as diferenças na inclusão escolar. O presente trabalho foi realizado em uma escola pública municipal situada na Zona Noroeste da cidade de Santos e teve como objetivo geral relacionar a socialização promovida por brincadeiras no contexto da inclusão escolar com concepções e práticas de professores, identificando e compreendendo a presença e a função do brincar dentro do contexto escolar. Para isso, foi realizado um estudo de caso de uma sala de aula regular com crianças entre 8 e 10 anos, em escola de rede pública municipal de ensino, onde foram utilizadas observações da sala, bem como entrevistas com o professor regular e o professor de educação física. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-06 2020-07-14T16:34:58Z 2020-07-14T16:34:58Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VALVERDE, Bianca Beraldo dos Reis. O brincar e a socialização na inclusão escolar: considerações a partir de um estudo de caso. 2011. 74 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Psicologia) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2011. https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/54619 |
identifier_str_mv |
VALVERDE, Bianca Beraldo dos Reis. O brincar e a socialização na inclusão escolar: considerações a partir de um estudo de caso. 2011. 74 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Psicologia) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2011. |
url |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/54619 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
74 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
ISS |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268447751667712 |