O brincar e a socialização na inclusão escolar: considerações a partir de um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valverde, Bianca Beraldo dos Reis [UNIFESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/54619
Resumo: O ser humano desde a mais tenra idade é um sujeito social. Seu desenvolvimento é baseado na apropriação do desenvolvimento histórico-cultural da sociedade, resultado de uma atividade efetiva em relação aos objetos e fenômenos criados pelas gerações anteriores. Esta apropriação é possibilitada através do contato com o outro e pode ser percebida desde cedo na criança, pela relação com os cuidadores, por meio de atividades como sugar, agarrar e jogar os objetos e pelos momentos de brincadeira que desenvolvem a criança não só pedagogicamente, mas também em sua capacidade de expressão e comunicação com o outro. Esse contexto de socialização continua na educação escolar, porém, geralmente, a escolarização é vista como algo que deve mostrar seriedade, deixando de lado, muitas vezes, as brincadeiras. Sendo assim, quando elas acontecem, podem ter o papel exclusivo de transmissoras de conteúdos ou seguir uma determinação da professora e tornar-se algo sem sentido para a criança, ao invés de estimular situações em que as crianças desenvolvam sua imaginação criadora e se sintam livres para trabalhar entre si, facilitando inclusive a interação entre as diferenças na inclusão escolar. O presente trabalho foi realizado em uma escola pública municipal situada na Zona Noroeste da cidade de Santos e teve como objetivo geral relacionar a socialização promovida por brincadeiras no contexto da inclusão escolar com concepções e práticas de professores, identificando e compreendendo a presença e a função do brincar dentro do contexto escolar. Para isso, foi realizado um estudo de caso de uma sala de aula regular com crianças entre 8 e 10 anos, em escola de rede pública municipal de ensino, onde foram utilizadas observações da sala, bem como entrevistas com o professor regular e o professor de educação física.
id UFSP_c15e0f89996e96f518d023f1ec5d2589
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/54619
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling O brincar e a socialização na inclusão escolar: considerações a partir de um estudo de casoPsicologia EducacionalJogos e BrinquedosCrianças com deficiênciaO ser humano desde a mais tenra idade é um sujeito social. Seu desenvolvimento é baseado na apropriação do desenvolvimento histórico-cultural da sociedade, resultado de uma atividade efetiva em relação aos objetos e fenômenos criados pelas gerações anteriores. Esta apropriação é possibilitada através do contato com o outro e pode ser percebida desde cedo na criança, pela relação com os cuidadores, por meio de atividades como sugar, agarrar e jogar os objetos e pelos momentos de brincadeira que desenvolvem a criança não só pedagogicamente, mas também em sua capacidade de expressão e comunicação com o outro. Esse contexto de socialização continua na educação escolar, porém, geralmente, a escolarização é vista como algo que deve mostrar seriedade, deixando de lado, muitas vezes, as brincadeiras. Sendo assim, quando elas acontecem, podem ter o papel exclusivo de transmissoras de conteúdos ou seguir uma determinação da professora e tornar-se algo sem sentido para a criança, ao invés de estimular situações em que as crianças desenvolvam sua imaginação criadora e se sintam livres para trabalhar entre si, facilitando inclusive a interação entre as diferenças na inclusão escolar. O presente trabalho foi realizado em uma escola pública municipal situada na Zona Noroeste da cidade de Santos e teve como objetivo geral relacionar a socialização promovida por brincadeiras no contexto da inclusão escolar com concepções e práticas de professores, identificando e compreendendo a presença e a função do brincar dentro do contexto escolar. Para isso, foi realizado um estudo de caso de uma sala de aula regular com crianças entre 8 e 10 anos, em escola de rede pública municipal de ensino, onde foram utilizadas observações da sala, bem como entrevistas com o professor regular e o professor de educação física.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Roman, Marcelo Domingues [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/0228792315328026http://lattes.cnpq.br/5923128791562495Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Valverde, Bianca Beraldo dos Reis [UNIFESP]2020-07-14T16:34:58Z2020-07-14T16:34:58Z2011-12-06info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion74 f.application/pdfVALVERDE, Bianca Beraldo dos Reis. O brincar e a socialização na inclusão escolar: considerações a partir de um estudo de caso. 2011. 74 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Psicologia) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2011.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/54619porISSinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-01T19:09:36Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/54619Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-01T19:09:36Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O brincar e a socialização na inclusão escolar: considerações a partir de um estudo de caso
title O brincar e a socialização na inclusão escolar: considerações a partir de um estudo de caso
spellingShingle O brincar e a socialização na inclusão escolar: considerações a partir de um estudo de caso
Valverde, Bianca Beraldo dos Reis [UNIFESP]
Psicologia Educacional
Jogos e Brinquedos
Crianças com deficiência
title_short O brincar e a socialização na inclusão escolar: considerações a partir de um estudo de caso
title_full O brincar e a socialização na inclusão escolar: considerações a partir de um estudo de caso
title_fullStr O brincar e a socialização na inclusão escolar: considerações a partir de um estudo de caso
title_full_unstemmed O brincar e a socialização na inclusão escolar: considerações a partir de um estudo de caso
title_sort O brincar e a socialização na inclusão escolar: considerações a partir de um estudo de caso
author Valverde, Bianca Beraldo dos Reis [UNIFESP]
author_facet Valverde, Bianca Beraldo dos Reis [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Roman, Marcelo Domingues [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/0228792315328026
http://lattes.cnpq.br/5923128791562495
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Valverde, Bianca Beraldo dos Reis [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia Educacional
Jogos e Brinquedos
Crianças com deficiência
topic Psicologia Educacional
Jogos e Brinquedos
Crianças com deficiência
description O ser humano desde a mais tenra idade é um sujeito social. Seu desenvolvimento é baseado na apropriação do desenvolvimento histórico-cultural da sociedade, resultado de uma atividade efetiva em relação aos objetos e fenômenos criados pelas gerações anteriores. Esta apropriação é possibilitada através do contato com o outro e pode ser percebida desde cedo na criança, pela relação com os cuidadores, por meio de atividades como sugar, agarrar e jogar os objetos e pelos momentos de brincadeira que desenvolvem a criança não só pedagogicamente, mas também em sua capacidade de expressão e comunicação com o outro. Esse contexto de socialização continua na educação escolar, porém, geralmente, a escolarização é vista como algo que deve mostrar seriedade, deixando de lado, muitas vezes, as brincadeiras. Sendo assim, quando elas acontecem, podem ter o papel exclusivo de transmissoras de conteúdos ou seguir uma determinação da professora e tornar-se algo sem sentido para a criança, ao invés de estimular situações em que as crianças desenvolvam sua imaginação criadora e se sintam livres para trabalhar entre si, facilitando inclusive a interação entre as diferenças na inclusão escolar. O presente trabalho foi realizado em uma escola pública municipal situada na Zona Noroeste da cidade de Santos e teve como objetivo geral relacionar a socialização promovida por brincadeiras no contexto da inclusão escolar com concepções e práticas de professores, identificando e compreendendo a presença e a função do brincar dentro do contexto escolar. Para isso, foi realizado um estudo de caso de uma sala de aula regular com crianças entre 8 e 10 anos, em escola de rede pública municipal de ensino, onde foram utilizadas observações da sala, bem como entrevistas com o professor regular e o professor de educação física.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-06
2020-07-14T16:34:58Z
2020-07-14T16:34:58Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VALVERDE, Bianca Beraldo dos Reis. O brincar e a socialização na inclusão escolar: considerações a partir de um estudo de caso. 2011. 74 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Psicologia) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2011.
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/54619
identifier_str_mv VALVERDE, Bianca Beraldo dos Reis. O brincar e a socialização na inclusão escolar: considerações a partir de um estudo de caso. 2011. 74 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Psicologia) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2011.
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/54619
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 74 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv ISS
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268447751667712