A Aceitação do Enunciado Básico: Uma Análise da Ideia de Progresso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado da Silva, Luiz Ben Hassanal
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11600/62469
Resumo: Nossa investigação tem como objeto o problema da base empírica tal como proposto por Popper no capítulo 5 da obra The Logic of Scientific Discovery. Buscamos esclarecer, em especial, os desdobramentos de sua solução convencionalista. Pensamos que o convencionalismo como fundamento do enunciado básico é rico em interessantes consequências para uma concepção de ciência que resiste aos limites formalistas da epistemologia popperiana. Essa investigação nos traz os elementos práticos da pesquisa científica ao centro do debate epistemológico. A prática científica surge como fundamento da aceitação do enunciado básico, de tal maneira que essa aceitação é pensada como um processo concreto que envolve decisões, temporalidade e noções que dizem respeito à organização social da comunidade científica. A dimensão social da atividade científica conduz a limitação do formalismo falseacionista e aponta para elementos políticos, sociais e mesmo ontológicos da atividade científica. Novamente a leitura de Popper se faz relevante. A mobilização de conceitos que apontam para a organização científica, em torno de elementos tais como progresso como crescimento do conhecimento e aproximação da verdade, revela-se de particular interesse para nosso problema. O processo de aceitação do enunciado básico se apresenta como condicionado pela organização social da comunidade científica e assim ele se torna importante para lançar alguma luz nas fronteiras epistemológicas da pesquisa científica.
id UFSP_c6a683784008befe5ff21a4fc4e1646f
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/62469
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling A Aceitação do Enunciado Básico: Uma Análise da Ideia de ProgressoThe Acceptance of Basic Statement: An Analysis of the Idea of ProgressFilosofia da CiênciaEpistemologiaPopperConvencionalismoPositivismoFalseacionismoEmpirismo LógicoNossa investigação tem como objeto o problema da base empírica tal como proposto por Popper no capítulo 5 da obra The Logic of Scientific Discovery. Buscamos esclarecer, em especial, os desdobramentos de sua solução convencionalista. Pensamos que o convencionalismo como fundamento do enunciado básico é rico em interessantes consequências para uma concepção de ciência que resiste aos limites formalistas da epistemologia popperiana. Essa investigação nos traz os elementos práticos da pesquisa científica ao centro do debate epistemológico. A prática científica surge como fundamento da aceitação do enunciado básico, de tal maneira que essa aceitação é pensada como um processo concreto que envolve decisões, temporalidade e noções que dizem respeito à organização social da comunidade científica. A dimensão social da atividade científica conduz a limitação do formalismo falseacionista e aponta para elementos políticos, sociais e mesmo ontológicos da atividade científica. Novamente a leitura de Popper se faz relevante. A mobilização de conceitos que apontam para a organização científica, em torno de elementos tais como progresso como crescimento do conhecimento e aproximação da verdade, revela-se de particular interesse para nosso problema. O processo de aceitação do enunciado básico se apresenta como condicionado pela organização social da comunidade científica e assim ele se torna importante para lançar alguma luz nas fronteiras epistemológicas da pesquisa científica.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloTossato, Claudemir Roquehttp://lattes.cnpq.br/8975233146980191http://lattes.cnpq.br/8256039078838614Machado da Silva, Luiz Ben Hassanal2021-12-22T15:32:52Z2021-12-22T15:32:52Z2021-11-16info:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion211application/pdfhttps://hdl.handle.net/11600/62469porDefesa realizada online pelo aplicativo google meetinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-26T12:20:03Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/62469Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-26T12:20:03Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Aceitação do Enunciado Básico: Uma Análise da Ideia de Progresso
The Acceptance of Basic Statement: An Analysis of the Idea of Progress
title A Aceitação do Enunciado Básico: Uma Análise da Ideia de Progresso
spellingShingle A Aceitação do Enunciado Básico: Uma Análise da Ideia de Progresso
Machado da Silva, Luiz Ben Hassanal
Filosofia da Ciência
Epistemologia
Popper
Convencionalismo
Positivismo
Falseacionismo
Empirismo Lógico
title_short A Aceitação do Enunciado Básico: Uma Análise da Ideia de Progresso
title_full A Aceitação do Enunciado Básico: Uma Análise da Ideia de Progresso
title_fullStr A Aceitação do Enunciado Básico: Uma Análise da Ideia de Progresso
title_full_unstemmed A Aceitação do Enunciado Básico: Uma Análise da Ideia de Progresso
title_sort A Aceitação do Enunciado Básico: Uma Análise da Ideia de Progresso
author Machado da Silva, Luiz Ben Hassanal
author_facet Machado da Silva, Luiz Ben Hassanal
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tossato, Claudemir Roque
http://lattes.cnpq.br/8975233146980191
http://lattes.cnpq.br/8256039078838614
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado da Silva, Luiz Ben Hassanal
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia da Ciência
Epistemologia
Popper
Convencionalismo
Positivismo
Falseacionismo
Empirismo Lógico
topic Filosofia da Ciência
Epistemologia
Popper
Convencionalismo
Positivismo
Falseacionismo
Empirismo Lógico
description Nossa investigação tem como objeto o problema da base empírica tal como proposto por Popper no capítulo 5 da obra The Logic of Scientific Discovery. Buscamos esclarecer, em especial, os desdobramentos de sua solução convencionalista. Pensamos que o convencionalismo como fundamento do enunciado básico é rico em interessantes consequências para uma concepção de ciência que resiste aos limites formalistas da epistemologia popperiana. Essa investigação nos traz os elementos práticos da pesquisa científica ao centro do debate epistemológico. A prática científica surge como fundamento da aceitação do enunciado básico, de tal maneira que essa aceitação é pensada como um processo concreto que envolve decisões, temporalidade e noções que dizem respeito à organização social da comunidade científica. A dimensão social da atividade científica conduz a limitação do formalismo falseacionista e aponta para elementos políticos, sociais e mesmo ontológicos da atividade científica. Novamente a leitura de Popper se faz relevante. A mobilização de conceitos que apontam para a organização científica, em torno de elementos tais como progresso como crescimento do conhecimento e aproximação da verdade, revela-se de particular interesse para nosso problema. O processo de aceitação do enunciado básico se apresenta como condicionado pela organização social da comunidade científica e assim ele se torna importante para lançar alguma luz nas fronteiras epistemológicas da pesquisa científica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-22T15:32:52Z
2021-12-22T15:32:52Z
2021-11-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/11600/62469
url https://hdl.handle.net/11600/62469
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 211
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Defesa realizada online pelo aplicativo google meet
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268436707016704