Estratégia dos Negócios: a pertinência do método falseonista nas redes de relacionamento das organizações contemporâneas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BAZANINI, Roberto
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: MIKLOS, Jorge, DONAIRE, Denis, BITANTE, Alessandra Preto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da USCS
Texto Completo: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/893
Resumo: O presente artigo discute criticamente o emprego do método do falseacionismo aplicado à rede de relacionamentos das organizações contemporâneas. Por meio de pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, com base nos pressupostos do método falseacionista, o objetivo central da pesquisa está em investigar a pertinência dessa metodologia em ambientes culturais específicos e, em decorrência, verificar a hipótese dominante nas publicações sobre a atuação dos profissionais de comunicação como determinantes em todos os setores produtivos. Os resultados da pesquisa, na perspectiva do referencial teórico do Salience Model, não confirmam essa hipótese nas práticas de comunicação estratégica da indústria de frango halal. A contribuição da pesquisa aponta que, contrariamente à confirmação das hipóteses propostas em publicações recentes sobre a relevância da atuação dos profissionais da comunicação empresarial nos mais diferentes setores de atividade, esse estudo de caso se constitui em caso ilustrativo no qual, as hipóteses generalistas podem ser falsificáveis em ambientes culturais específicos.
id USCS-1_1b4e446022be68d46b0cb4aa84455851
oai_identifier_str oai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/893
network_acronym_str USCS-1
network_name_str Repositório Institucional da USCS
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEstratégia dos Negócios: a pertinência do método falseonista nas redes de relacionamento das organizações contemporâneas2016-012016-09-29T21:11:48Z2016-09-29T21:11:48ZO presente artigo discute criticamente o emprego do método do falseacionismo aplicado à rede de relacionamentos das organizações contemporâneas. Por meio de pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, com base nos pressupostos do método falseacionista, o objetivo central da pesquisa está em investigar a pertinência dessa metodologia em ambientes culturais específicos e, em decorrência, verificar a hipótese dominante nas publicações sobre a atuação dos profissionais de comunicação como determinantes em todos os setores produtivos. Os resultados da pesquisa, na perspectiva do referencial teórico do Salience Model, não confirmam essa hipótese nas práticas de comunicação estratégica da indústria de frango halal. A contribuição da pesquisa aponta que, contrariamente à confirmação das hipóteses propostas em publicações recentes sobre a relevância da atuação dos profissionais da comunicação empresarial nos mais diferentes setores de atividade, esse estudo de caso se constitui em caso ilustrativo no qual, as hipóteses generalistas podem ser falsificáveis em ambientes culturais específicos.Submitted by TAIS ANDREOLI (tais_pa@hotmail.com) on 2016-09-20T12:22:36Z No. of bitstreams: 1 23662-63753-1-PB (1).pdf: 635489 bytes, checksum: 0263f449709c8695b95a2c2ba986c2a1 (MD5)Approved for entry into archive by Raquel Pereira(raquelspereira@uscs.edu.br) on 2016-09-20T14:03:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 23662-63753-1-PB (1).pdf: 635489 bytes, checksum: 0263f449709c8695b95a2c2ba986c2a1 (MD5)Approved for entry into archive by João Ribeiro(joao.ribeiro@uscs.edu.br) on 2016-09-29T21:11:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 23662-63753-1-PB (1).pdf: 635489 bytes, checksum: 0263f449709c8695b95a2c2ba986c2a1 (MD5)Made available in DSpace on 2016-09-29T21:11:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 23662-63753-1-PB (1).pdf: 635489 bytes, checksum: 0263f449709c8695b95a2c2ba986c2a1 (MD5) Previous issue date: 2016-01EstratégiaOrganizações contemporâneasCultura organizacionalFalseacionismohttp://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/893DMD_hdl_123456789/893BAZANINI, Roberto; MIKLOS, Jorge; DONAIRE, Denis; BITANTE, Alessandra Preto; BAZANINI, Homero Leoni. Estratégia dos Negócios: a pertinência do método falseonista nas redes de relacionamento das organizações contemporâneas. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 6, n. 1, p. 53-71, Jan./Jun., 2016.BAZANINI, RobertoMIKLOS, JorgeDONAIRE, DenisBITANTE, Alessandra Pretoporreponame:Repositório Institucional da USCSinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSinfo:eu-repo/semantics/openAccess23662-63753-1-PB%20%281%29.pdfhttp://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/893/2/23662-63753-1-PB%20%281%29.pdfapplication/pdf635489http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/893/2/23662-63753-1-PB%20%281%29.pdf0263f449709c8695b95a2c2ba986c2a1MD5123456789_893_22020-07-22T15:45:25Zoai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/893Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.uscs.edu.br/oai/requestopendoar:null2020-07-22 15:45:30.466Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégia dos Negócios: a pertinência do método falseonista nas redes de relacionamento das organizações contemporâneas
title Estratégia dos Negócios: a pertinência do método falseonista nas redes de relacionamento das organizações contemporâneas
spellingShingle Estratégia dos Negócios: a pertinência do método falseonista nas redes de relacionamento das organizações contemporâneas
BAZANINI, Roberto
Estratégia
Organizações contemporâneas
Cultura organizacional
Falseacionismo
title_short Estratégia dos Negócios: a pertinência do método falseonista nas redes de relacionamento das organizações contemporâneas
title_full Estratégia dos Negócios: a pertinência do método falseonista nas redes de relacionamento das organizações contemporâneas
title_fullStr Estratégia dos Negócios: a pertinência do método falseonista nas redes de relacionamento das organizações contemporâneas
title_full_unstemmed Estratégia dos Negócios: a pertinência do método falseonista nas redes de relacionamento das organizações contemporâneas
title_sort Estratégia dos Negócios: a pertinência do método falseonista nas redes de relacionamento das organizações contemporâneas
author BAZANINI, Roberto
author_facet BAZANINI, Roberto
MIKLOS, Jorge
DONAIRE, Denis
BITANTE, Alessandra Preto
author_role author
author2 MIKLOS, Jorge
DONAIRE, Denis
BITANTE, Alessandra Preto
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BAZANINI, Roberto
MIKLOS, Jorge
DONAIRE, Denis
BITANTE, Alessandra Preto
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia
Organizações contemporâneas
Cultura organizacional
Falseacionismo
topic Estratégia
Organizações contemporâneas
Cultura organizacional
Falseacionismo
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O presente artigo discute criticamente o emprego do método do falseacionismo aplicado à rede de relacionamentos das organizações contemporâneas. Por meio de pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, com base nos pressupostos do método falseacionista, o objetivo central da pesquisa está em investigar a pertinência dessa metodologia em ambientes culturais específicos e, em decorrência, verificar a hipótese dominante nas publicações sobre a atuação dos profissionais de comunicação como determinantes em todos os setores produtivos. Os resultados da pesquisa, na perspectiva do referencial teórico do Salience Model, não confirmam essa hipótese nas práticas de comunicação estratégica da indústria de frango halal. A contribuição da pesquisa aponta que, contrariamente à confirmação das hipóteses propostas em publicações recentes sobre a relevância da atuação dos profissionais da comunicação empresarial nos mais diferentes setores de atividade, esse estudo de caso se constitui em caso ilustrativo no qual, as hipóteses generalistas podem ser falsificáveis em ambientes culturais específicos.
description O presente artigo discute criticamente o emprego do método do falseacionismo aplicado à rede de relacionamentos das organizações contemporâneas. Por meio de pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, com base nos pressupostos do método falseacionista, o objetivo central da pesquisa está em investigar a pertinência dessa metodologia em ambientes culturais específicos e, em decorrência, verificar a hipótese dominante nas publicações sobre a atuação dos profissionais de comunicação como determinantes em todos os setores produtivos. Os resultados da pesquisa, na perspectiva do referencial teórico do Salience Model, não confirmam essa hipótese nas práticas de comunicação estratégica da indústria de frango halal. A contribuição da pesquisa aponta que, contrariamente à confirmação das hipóteses propostas em publicações recentes sobre a relevância da atuação dos profissionais da comunicação empresarial nos mais diferentes setores de atividade, esse estudo de caso se constitui em caso ilustrativo no qual, as hipóteses generalistas podem ser falsificáveis em ambientes culturais específicos.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-01
dc.date.available.fl_str_mv 2016-09-29T21:11:48Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-29T21:11:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/893
DMD_hdl_123456789/893
dc.identifier.citation.fl_str_mv BAZANINI, Roberto; MIKLOS, Jorge; DONAIRE, Denis; BITANTE, Alessandra Preto; BAZANINI, Homero Leoni. Estratégia dos Negócios: a pertinência do método falseonista nas redes de relacionamento das organizações contemporâneas. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 6, n. 1, p. 53-71, Jan./Jun., 2016.
url http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/893
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/893
BAZANINI, Roberto; MIKLOS, Jorge; DONAIRE, Denis; BITANTE, Alessandra Preto; BAZANINI, Homero Leoni. Estratégia dos Negócios: a pertinência do método falseonista nas redes de relacionamento das organizações contemporâneas. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 6, n. 1, p. 53-71, Jan./Jun., 2016.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da USCS
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
reponame_str Repositório Institucional da USCS
collection Repositório Institucional da USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1672951114984587264