A biblioteca científica e o processo de busca de informação por pacientes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nakayama, Érika Hayashi [UNIFESP]
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/20371
Resumo: Vários momentos marcaram a história da comunicação e da informação. A "era da informação" introduziu uma nova dimensão no âmbito da manutenção do bem-estar e no tratamento das doenças, e também um novo enfoque ao paciente, que passa a ser um cliente/consumidor. Os pacientes desejam mais informações sobre a doença e buscam um maior envolvimento no processo de tomada de decisões. Em conseqüência, ocorreram mudanças nas demandas por informações pelos pacientes, com vistas à qualidade do atendimento. O aumento no número de pesquisas realizadas por clientes no setor de referência da Biblioteca Central, proporcionou a necessidade de conhecer melhor esta demanda de informações Uma busca inicial em alguns hospitais e laboratórios da cidade de São Paulo, observou-se que quase não existem serviços de informações voltados aos pacientes. Assim, o presente estudo tem como objetivo geral conhecer o processo de busca, pelo paciente, por informações científicas em bibliotecas na área da saúde. A pesquisa consiste em um estudo exploratório com enfoque qualitativo, tendo sido entrevistados clientes do setor de referência da Biblioteca Central da UNIFESP e de um hospital particular da cidade de São Paulo que buscam informações sobre sua própria doença ou de seu familiares. Foram também estudados, por meio de um questionário, pacientes com doenças crônicas atendidos no complexo do Hospital São Paulo. Como resultados, observou-se que as demandas dos pacientes por informações científicas voltavam-se para problemas específicos de saúde, sendo motivadas por lacunas nas informações fornecidas pelos médicos assistentes. O "cliente informado" passou a estabelecer um novo tipo de relação com seus médicos, geralmente de competição, mas também ocasionalmente de confronto. Os pacientes preferiram utilizar materiais de consulta com características mais gerais, valorizando a clareza do texto não científico. Pacientes não usuários de bibliotecas também valorizavam informações, mostrando-se dispostos a procurar um serviço, caso existisse. A disponibilização de informações científicas para pacientes é um compromisso social da Universidade, representando um importante recurso de "empowerment" da população que a procura.
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O aumento no número de pesquisas realizadas por clientes no setor de referência da Biblioteca Central, proporcionou a necessidade de conhecer melhor esta demanda de informações Uma busca inicial em alguns hospitais e laboratórios da cidade de São Paulo, observou-se que quase não existem serviços de informações voltados aos pacientes. Assim, o presente estudo tem como objetivo geral conhecer o processo de busca, pelo paciente, por informações científicas em bibliotecas na área da saúde. A pesquisa consiste em um estudo exploratório com enfoque qualitativo, tendo sido entrevistados clientes do setor de referência da Biblioteca Central da UNIFESP e de um hospital particular da cidade de São Paulo que buscam informações sobre sua própria doença ou de seu familiares. Foram também estudados, por meio de um questionário, pacientes com doenças crônicas atendidos no complexo do Hospital São Paulo. Como resultados, observou-se que as demandas dos pacientes por informações científicas voltavam-se para problemas específicos de saúde, sendo motivadas por lacunas nas informações fornecidas pelos médicos assistentes. O "cliente informado" passou a estabelecer um novo tipo de relação com seus médicos, geralmente de competição, mas também ocasionalmente de confronto. Os pacientes preferiram utilizar materiais de consulta com características mais gerais, valorizando a clareza do texto não científico. Pacientes não usuários de bibliotecas também valorizavam informações, mostrando-se dispostos a procurar um serviço, caso existisse. A disponibilização de informações científicas para pacientes é um compromisso social da Universidade, representando um importante recurso de "empowerment" da população que a procura.The history of communication and information has been changed by several important concept changes. The “age of information” has brought modifications of concepts of well-being and in treatment of diseases. The formerly called “patient” now becomes a “customer of health services” and demands more information about his disease, in order to participate in decision-making processes. The increase in search for scientific information by patients at the Universidade Federal de Sao Paulo’s academic library has driven attention to this problem. A search made some Sao Paulo’s hospitals resulted in only one service of information for consumers. This study aims at knowing the process of search for scientific information by health customers in academic libraries. The research strategy consists of a exploratory qualitative study. Patients that asked for scientific material in two libraries were interviewed. We also studied, by means of a written questionnaire, patients with chronic diseases from Sao Paulo’s Hospital. We observed that library customers had very specific needs for information, generally of diseases, about themselves or about relatives. As a rule, the information needed had not been sufficiently delivered by attending physicians. The “informed consumers” have much more demands on information and tend to cooperate with their doctors, but occasionally would use information to confront them. Patients preferred to use general information materials, such as books and folders. They valued language easy to understand. Disposing scientific information to citizens is a social commitment of the public University and may increase empowerment of individuals and society as a whole.BV UNIFESP: Teses e dissertações115 f.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Acesso à informaçãoPacientesParticipação do pacienteBibliotecasA biblioteca científica e o processo de busca de informação por pacientesScientific library and information search by patientsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Enfermagem (EPE)Ensino em ciências da saúde – São PauloORIGINALPublico-20371.pdfPublico-20371.pdfapplication/pdf916652${dspace.ui.url}/bitstream/11600/20371/1/Publico-20371.pdf5292ad9244c5a7713ec20ead6da203f1MD51open accessTEXTPublico-20371.pdf.txtPublico-20371.pdf.txtExtracted texttext/plain133674${dspace.ui.url}/bitstream/11600/20371/3/Publico-20371.pdf.txt82fad5941df6dda108f3130cb4c13826MD53open accessTHUMBNAILPublico-20371.pdf.jpgPublico-20371.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3726${dspace.ui.url}/bitstream/11600/20371/5/Publico-20371.pdf.jpg151d685c429bc4c78a0c608bdb15b936MD55open access11600/203712023-05-15 01:17:47.529open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/20371Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T04:17:47Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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