Topofilia e educação ambiental: estudo das percepções e representações ambientais da comunidade tradicional caiçara da Ilha Diana/Santos-SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rajab, Victor Pinto [UNIFESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64303
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10141216
Resumo: O presente estudo de caso teve como objetivo investigar as percepções e representações ambientais da comunidade tradicional caiçara da Ilha Diana, localizada próxima ao Complexo Portuário do município de Santos/SP, de maneira a compreender a problemática socioambiental ali presente e como isso ameaça ou não a permanência da identidade cultural caiçara. Para conduzir uma análise ambiental integrada da questão, esta pesquisa se alicerçou em três dimensões: 1) Levantamento bibliográfico a respeito de pesquisas já realizadas nessa comunidade; 2) Pesquisa de campo estruturada em estudos de percepção e representação ambiental, por meio da aplicação de questionários às crianças que frequentam a Escola Municipal Rural da Ilha Diana (UME Rural – Ilha Diana) e aos moradores mais velhos da comunidade; 3) Elaboração de uma proposta de Educação Ambiental, baseando-se nos estudos de percepção/representação realizados. A pesquisa contou com 25 participantes ao total, sendo 14 crianças de 4 a 10 anos de idade e 11 adultos com idade média de 52 anos. A abordagem utilizada foi qualitativa e as técnicas de análise dos questionários foram: análise de desenhos, análise de conteúdo e nuvem de palavras. As análises mostraram que os participantes percebem o manguezal como importante provedor de recursos pesqueiros, representação enquadrada como antropocêntrica e naturalista. Ao mesmo tempo, os participantes perceberam a degradação causada pelo processo de expansão portuária o que pressupõe o entendimento sobre a relação conflituosa existente entre o Porto de Santos e o manguezal. Além disso, os participantes relataram intensa relação afetiva à Ilha Diana, fatores que auxiliam a manutenção da identidade cultural e incentivam o sentimento de pertencimento ao lugar. Por fim, a proposta de atividade de Educação Ambiental objetivou conciliar os conhecimentos científicos e tradicionais sobre manguezal, buscando aproximar as crianças e adultos da comunidade com o lugar que vivem e sua história, de maneira a fortalecer a identidade cultural e incentivá-los na luta por seu território tradicional.
id UFSP_c82dc8794c431a2573a15f4e07e7b6ba
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/64303
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Rajab, Victor Pinto [UNIFESP]Universidade Federal de São PauloFarias, Luciana Aparecida [UNIFESP]2022-07-21T16:03:07Z2022-07-21T16:03:07Z2020-05-29https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64303https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10141216O presente estudo de caso teve como objetivo investigar as percepções e representações ambientais da comunidade tradicional caiçara da Ilha Diana, localizada próxima ao Complexo Portuário do município de Santos/SP, de maneira a compreender a problemática socioambiental ali presente e como isso ameaça ou não a permanência da identidade cultural caiçara. Para conduzir uma análise ambiental integrada da questão, esta pesquisa se alicerçou em três dimensões: 1) Levantamento bibliográfico a respeito de pesquisas já realizadas nessa comunidade; 2) Pesquisa de campo estruturada em estudos de percepção e representação ambiental, por meio da aplicação de questionários às crianças que frequentam a Escola Municipal Rural da Ilha Diana (UME Rural – Ilha Diana) e aos moradores mais velhos da comunidade; 3) Elaboração de uma proposta de Educação Ambiental, baseando-se nos estudos de percepção/representação realizados. A pesquisa contou com 25 participantes ao total, sendo 14 crianças de 4 a 10 anos de idade e 11 adultos com idade média de 52 anos. A abordagem utilizada foi qualitativa e as técnicas de análise dos questionários foram: análise de desenhos, análise de conteúdo e nuvem de palavras. As análises mostraram que os participantes percebem o manguezal como importante provedor de recursos pesqueiros, representação enquadrada como antropocêntrica e naturalista. Ao mesmo tempo, os participantes perceberam a degradação causada pelo processo de expansão portuária o que pressupõe o entendimento sobre a relação conflituosa existente entre o Porto de Santos e o manguezal. Além disso, os participantes relataram intensa relação afetiva à Ilha Diana, fatores que auxiliam a manutenção da identidade cultural e incentivam o sentimento de pertencimento ao lugar. Por fim, a proposta de atividade de Educação Ambiental objetivou conciliar os conhecimentos científicos e tradicionais sobre manguezal, buscando aproximar as crianças e adultos da comunidade com o lugar que vivem e sua história, de maneira a fortalecer a identidade cultural e incentivá-los na luta por seu território tradicional.The present case study aimed to investigate the perceptions and environmental representations of the traditional Caiçara community from Ilha Diana, located near the Port of Santos (Santos City, Sao Paulo State), in order to understand the problematics of socio-environmental and how it may threaten the permanence of the caiçara cultural identity. In order to conduct an integrated environmental analysis of the issue, this research was based on three dimensions: 1) Literature review on research already carried out about this community; 2) Field research structured in studies of environmental perception and representation, through the application of questionnaires to children who attend the Ilha Diana Municipal Municipal School (UME Rural - Ilha Diana) and to the elder residents of the community; 3) Elaboration of an Environmental Education proposal, based on the perception / representation studies. The survey included 25 participants in total, 14 children of 4 to 10 years old and 11 adults averaging 52 years. The approach used was qualitative and the techniques for analyzing the questionnaires were: drawing analysis, content analysis, and word cloud. The analyzes showed that the participants perceive the mangrove as an important provider of fishing resources, a representation framed as anthropocentric and naturalistic. At the same time, the participants realized the degradation caused by the port expansion process, which presupposes an understanding of the conflicting relationship between the Port of Santos and the mangrove. In addition, the participants reported an intense affective relationship to Ilha Diana, factors that help maintain cultural identity and encourage the feeling of belonging to the place. Finally, the proposed Environmental Education activity aimed to reconcile scientific and traditional knowledge about mangroves, seeking to bring children and adults closer to the community with the place they live and their history, in order to strengthen cultural identity and encourage them in the struggle for their traditional territory.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2020)83 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Comunidades TradicionaisIlha DianaPercepção AmbientalRepresentação SocialTopofiliaTraditional CommunitiesIlha DianaEnvironmental PerceptionSocial RepresentationTopophilTopofilia e educação ambiental: estudo das percepções e representações ambientais da comunidade tradicional caiçara da Ilha Diana/Santos-SPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPDiadema, Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e FarmacêuticasAnálise Ambiental IntegradaAnálise Ambiental IntegradaMonitoramento AmbientalORIGINALDissertação_Victor_Rajab_FINAL (2).pdfDissertação_Victor_Rajab_FINAL (2).pdfapplication/pdf1701357${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64303/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Victor_Rajab_FINAL%20%282%29.pdf038a5f33fdd0b4d62d496afacb372fbfMD51open accessTEXTDissertação_Victor_Rajab_FINAL (2).pdf.txtDissertação_Victor_Rajab_FINAL (2).pdf.txtExtracted texttext/plain170587${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64303/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Victor_Rajab_FINAL%20%282%29.pdf.txtcb01d1889d917643ebe1cda1f643010cMD52open accessTHUMBNAILDissertação_Victor_Rajab_FINAL (2).pdf.jpgDissertação_Victor_Rajab_FINAL (2).pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4464${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64303/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Victor_Rajab_FINAL%20%282%29.pdf.jpg40fdb708baa24ff643abaa0dba4a67fdMD54open access11600/643032023-05-12 01:51:55.58open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/64303Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-12T04:51:55Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Topofilia e educação ambiental: estudo das percepções e representações ambientais da comunidade tradicional caiçara da Ilha Diana/Santos-SP
title Topofilia e educação ambiental: estudo das percepções e representações ambientais da comunidade tradicional caiçara da Ilha Diana/Santos-SP
spellingShingle Topofilia e educação ambiental: estudo das percepções e representações ambientais da comunidade tradicional caiçara da Ilha Diana/Santos-SP
Rajab, Victor Pinto [UNIFESP]
Comunidades Tradicionais
Ilha Diana
Percepção Ambiental
Representação Social
Topofilia
Traditional Communities
Ilha Diana
Environmental Perception
Social Representation
Topophil
title_short Topofilia e educação ambiental: estudo das percepções e representações ambientais da comunidade tradicional caiçara da Ilha Diana/Santos-SP
title_full Topofilia e educação ambiental: estudo das percepções e representações ambientais da comunidade tradicional caiçara da Ilha Diana/Santos-SP
title_fullStr Topofilia e educação ambiental: estudo das percepções e representações ambientais da comunidade tradicional caiçara da Ilha Diana/Santos-SP
title_full_unstemmed Topofilia e educação ambiental: estudo das percepções e representações ambientais da comunidade tradicional caiçara da Ilha Diana/Santos-SP
title_sort Topofilia e educação ambiental: estudo das percepções e representações ambientais da comunidade tradicional caiçara da Ilha Diana/Santos-SP
author Rajab, Victor Pinto [UNIFESP]
author_facet Rajab, Victor Pinto [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.contributor.author.fl_str_mv Rajab, Victor Pinto [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Farias, Luciana Aparecida [UNIFESP]
contributor_str_mv Farias, Luciana Aparecida [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Comunidades Tradicionais
Ilha Diana
Percepção Ambiental
Representação Social
Topofilia
topic Comunidades Tradicionais
Ilha Diana
Percepção Ambiental
Representação Social
Topofilia
Traditional Communities
Ilha Diana
Environmental Perception
Social Representation
Topophil
dc.subject.eng.fl_str_mv Traditional Communities
Ilha Diana
Environmental Perception
Social Representation
Topophil
description O presente estudo de caso teve como objetivo investigar as percepções e representações ambientais da comunidade tradicional caiçara da Ilha Diana, localizada próxima ao Complexo Portuário do município de Santos/SP, de maneira a compreender a problemática socioambiental ali presente e como isso ameaça ou não a permanência da identidade cultural caiçara. Para conduzir uma análise ambiental integrada da questão, esta pesquisa se alicerçou em três dimensões: 1) Levantamento bibliográfico a respeito de pesquisas já realizadas nessa comunidade; 2) Pesquisa de campo estruturada em estudos de percepção e representação ambiental, por meio da aplicação de questionários às crianças que frequentam a Escola Municipal Rural da Ilha Diana (UME Rural – Ilha Diana) e aos moradores mais velhos da comunidade; 3) Elaboração de uma proposta de Educação Ambiental, baseando-se nos estudos de percepção/representação realizados. A pesquisa contou com 25 participantes ao total, sendo 14 crianças de 4 a 10 anos de idade e 11 adultos com idade média de 52 anos. A abordagem utilizada foi qualitativa e as técnicas de análise dos questionários foram: análise de desenhos, análise de conteúdo e nuvem de palavras. As análises mostraram que os participantes percebem o manguezal como importante provedor de recursos pesqueiros, representação enquadrada como antropocêntrica e naturalista. Ao mesmo tempo, os participantes perceberam a degradação causada pelo processo de expansão portuária o que pressupõe o entendimento sobre a relação conflituosa existente entre o Porto de Santos e o manguezal. Além disso, os participantes relataram intensa relação afetiva à Ilha Diana, fatores que auxiliam a manutenção da identidade cultural e incentivam o sentimento de pertencimento ao lugar. Por fim, a proposta de atividade de Educação Ambiental objetivou conciliar os conhecimentos científicos e tradicionais sobre manguezal, buscando aproximar as crianças e adultos da comunidade com o lugar que vivem e sua história, de maneira a fortalecer a identidade cultural e incentivá-los na luta por seu território tradicional.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-05-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-21T16:03:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-21T16:03:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64303
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10141216
url https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64303
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10141216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 83 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64303/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Victor_Rajab_FINAL%20%282%29.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64303/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Victor_Rajab_FINAL%20%282%29.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64303/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Victor_Rajab_FINAL%20%282%29.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 038a5f33fdd0b4d62d496afacb372fbf
cb01d1889d917643ebe1cda1f643010c
40fdb708baa24ff643abaa0dba4a67fd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764134544048128