A brincadeira na escola: relações entre significações de crianças e professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albertin, Paola Carmelo [UNIFESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/54647
Resumo: O brincar é a ação lúdica por excelência, que ensina e desenvolve a criança, mas também encanta os olhos do adulto que a observa, pois, sendo algo inerente à infância, possui múltiplas dimensões. Esta pesquisa parte do brincar visto como “natural” para serem levantados questionamentos a fim de entender a complexidade do que frequentemente é visto como simples, trazendo o mundo da brincadeira infantil para dentro da escola e estabelecendo, assim, uma relação entre o brincar e o aprendizado escolar. Segundo Vygotsky, o brincar potencializa tanto o aprendizado como o desenvolvimento e, portanto, deveria ser bem utilizado pelos professores na escola como dispositivo de aprendizagem. Entretanto, não é isso o que geralmente ocorre. A partir dos resultados da iniciação científica “A brincadeira no desenvolvimento e na aprendizagem infantil: Uma análise a partir do olhar do professor”, notou-se que não só a expressão lúdica como também a fala das crianças são pouco valorizadas, menosprezando-se a apropriação delas sobre o processo de aprendizagem. Com base nesses resultados, na presente pesquisa realizou-se uma entrevista grupal com dez crianças para que se tivesse contato com suas concepções sobre o brincar e as atividades realizadas pelas professoras. Esta entrevista foi analisada relacionando-a com a entrevista da professora dos mesmos alunos realizada no ano anterior, buscando uma proximidade entre diferentes perspectivas e entre estas e as observações da pesquisadora. A definição e os limites sobre o que é a brincadeira são muito amplos e, por vezes, até subjetivos. Elencou-se, portanto, a visão que os alunos têm destes limites, assim como a da professora para se aproximar de suas concepções e entender melhor como eles vêem o brincar na escola. Também foram ressaltados alguns dos papéis exercidos pela brincadeira na escola, principalmente aqueles que permeiam a relação entre a professora e os alunos. A valorização tanto da fala das crianças quanto a dos professores, relacionando suas significações sobre a brincadeira, mostrou que as atividades desenvolvidas na escola devem ser construídas na relação, proporcionando um sentido e propriedade sobre o processo de aprendizagem para ambos.
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