Formação inicial e continuada docente e a formação da consciência ambiental nas crianças da educação infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61526 |
Resumo: | A Educação precisa ampliar os conhecimentos e as reflexões sobre o Homem e sua relação com o meio em que vive, levando em consideração os aspectos sociais, históricos, éticos, científicos e tecnológicos dentro desse modelo de desenvolvimento econômico. O educador, em muitos casos, não passou por esse processo na sua formação, por isso tem dificuldades em trabalhar essas questões. A Educação ambiental, assim como outros temas contemporâneos, tem sido tratada, na formação de professores, de forma superficial. Muitas vezes, os conhecimentos se reduzem a informações, opiniões, conteúdos e valores divulgados pelos meios de comunicação. A formação docente se apresenta com relevância nesta pesquisa pois o professor exerce um papel fundamental perante o trabalho de conscientização ambiental. Ao passo que compreendemos esta importância docente, nosso objetivo se torna analisar como ocorre a abordagem feita pelos professores com relação a temas ambientais. A metodologia utilizada neste trabalho é de base qualitativa e teve como primeiro passo um levantamento bibliográfico de pesquisas acadêmico-científicas onde foi possível construir uma linha teórica para posterior análise. Com esta análise teórica foi possível comprovar as hipóteses iniciais deste trabalho que se pautam na ideia de que o quanto antes o trabalho de Educação Ambiental começa com as crianças ainda bem pequenas têm mais chance de se construir cidadãos críticos e conscientes de seus atos para com o planeta. Foi realizado um questionário e aplicado em três professoras de Educação Infantil da região Metropolitana de Campinas, no qual se evidenciou uma formação docente que visa preparar de forma crítica o professor para trabalhar a realidade que estará inserido faz a diferença na sua atuação em sala. Analisando os resultados obtidos na pesquisa é nítido que precisamos de uma mudança urgente de mentalidade em tudo o que concerne ao meio ambiente e a sua conservação. Ao escolhermos a Educação Infantil como recorte constatamos quão relevante é tratar sobre a relação homemnatureza com os pequenos e ao nos aprofundar notamos que este tema não é tão abordado quanto deveria com relação às pesquisas acadêmico-científicas. Por fim, a superação de problemas na formação docente é primordial, mas caminha junto com um trabalho de desenvolvimento conjunto com toda comunidade, alunos, pais, direção, funcionários da escola. Quanto mais comprometidos esses agentes forem com a formação ambiental das crianças, melhor ela será. |
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Formação inicial e continuada docente e a formação da consciência ambiental nas crianças da educação infantilInitial and continuing teacher training and the formation of environmental awareness in early childhood education childrenEducação InfantilEducação AmbientalConsciência AmbientalA Educação precisa ampliar os conhecimentos e as reflexões sobre o Homem e sua relação com o meio em que vive, levando em consideração os aspectos sociais, históricos, éticos, científicos e tecnológicos dentro desse modelo de desenvolvimento econômico. O educador, em muitos casos, não passou por esse processo na sua formação, por isso tem dificuldades em trabalhar essas questões. A Educação ambiental, assim como outros temas contemporâneos, tem sido tratada, na formação de professores, de forma superficial. Muitas vezes, os conhecimentos se reduzem a informações, opiniões, conteúdos e valores divulgados pelos meios de comunicação. A formação docente se apresenta com relevância nesta pesquisa pois o professor exerce um papel fundamental perante o trabalho de conscientização ambiental. Ao passo que compreendemos esta importância docente, nosso objetivo se torna analisar como ocorre a abordagem feita pelos professores com relação a temas ambientais. A metodologia utilizada neste trabalho é de base qualitativa e teve como primeiro passo um levantamento bibliográfico de pesquisas acadêmico-científicas onde foi possível construir uma linha teórica para posterior análise. Com esta análise teórica foi possível comprovar as hipóteses iniciais deste trabalho que se pautam na ideia de que o quanto antes o trabalho de Educação Ambiental começa com as crianças ainda bem pequenas têm mais chance de se construir cidadãos críticos e conscientes de seus atos para com o planeta. Foi realizado um questionário e aplicado em três professoras de Educação Infantil da região Metropolitana de Campinas, no qual se evidenciou uma formação docente que visa preparar de forma crítica o professor para trabalhar a realidade que estará inserido faz a diferença na sua atuação em sala. Analisando os resultados obtidos na pesquisa é nítido que precisamos de uma mudança urgente de mentalidade em tudo o que concerne ao meio ambiente e a sua conservação. Ao escolhermos a Educação Infantil como recorte constatamos quão relevante é tratar sobre a relação homemnatureza com os pequenos e ao nos aprofundar notamos que este tema não é tão abordado quanto deveria com relação às pesquisas acadêmico-científicas. Por fim, a superação de problemas na formação docente é primordial, mas caminha junto com um trabalho de desenvolvimento conjunto com toda comunidade, alunos, pais, direção, funcionários da escola. Quanto mais comprometidos esses agentes forem com a formação ambiental das crianças, melhor ela será.Education needs to expand knowledge and reflections on Man and his relationship with the environment in which he lives, taking into account the social, historical, ethical, scientific and technological aspects within this model of economic development. The educator, in many cases, did not go through this process in his training, so he has difficulties working on these issues. Environmental education, as well as other contemporary themes, has been treated superficially in the training of teachers. Often, knowledge is reduced to information, opinions, content and values disseminated by the media. Teacher education is relevant in this research because the teacher plays a fundamental role in the work of environmental awareness. As we understand this teaching importance, our objective becomes to analyze how the approach taken by teachers in relation to environmental issues occurs. The methodology used in this work is of qualitative basis and had as a first step a bibliographic survey of academicscientific researches where it was possible to build a theoretical line for further analysis. With this theoretical analysis it was possible to prove the initial hypotheses of this work that are based on the idea that as soon as the work of Environmental Education starts with very young children, they are more likely to build critical citizens and aware of their actions towards the planet. A questionnaire was carried out and applied to three teachers of Early Childhood Education in the municipal network of Campinas, in which a teacher training was evidenced that aims to critically prepare the teacher to work with the reality that will be inserted makes a difference in their performance in the classroom. Analyzing the results obtained in the research, it is clear that we need an urgent change of mentality in everything that concerns the environment and its conservation. When choosing Early Childhood Education as an excerpt, we realized how relevant it is to deal with the relationship between man and nature with the little ones and when we went deeper we noticed that this topic is not as addressed as it should be in relation to academic-scientific research. Finally, overcoming problems in teacher training is paramount, but it goes hand in hand with joint development work with the whole community, students, parents, management, school staff. The more committed these agents are to children’s environmental education, the better it will be.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloBraga, Adriana Reginahttp://lattes.cnpq.br/3465256917218630Queichada, Giovanna Oliveira2021-08-16T18:22:03Z2021-08-16T18:22:03Z2021-07-27info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion73 f.application/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61526porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-03T14:11:07Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/61526Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-03T14:11:07Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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