Indagação dialógico problematizadora na formação didático pedagógica em Saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/21947 |
Resumo: | Este estudo de investigacao sobre formacao docente na area da Saúde foi realizado no Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (CEDESS) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O contexto teorico-metodologico refeiu-se ao uso de estrategias de ensino-aprendizagem segundo a estrategia didatica da Indagacao Dialogica Problematizadora (IDP). Objetivo: Elaborar e analisar uma proposta educativa com uso de IDP no modulo de avaliacao da Disciplina de Formacao Didatico-Pedagogica, formato bimodal. Metodologia: adotou-se uma abordagem qualitativa, na qual os sujeitos participantes foram os pos-graduandos da Disciplina oFormacao Didatico-pedagogica em Saúdeo oferecida pelo CEDESS/UNIFESP. A coleta de dados foi realizada a partir de producoes dos alunos em ambientes presencial e virtual (Moodle). A analise foi realizada pela tecnica da Analise Tematica e orientada pelos seguintes: nucleos de sentido: concepcao de ensinar, aprender e avaliar, pressupostos pedagogicos subjacentes; papel do docente; papel do aluno; construcao de conhecimento; reflexoes, tomada de decisoes, comunicacao e relacao com as Diretrizes Curriculares Nacionais. Os alunos assimilaram os textos indicados pelo corpo docente e eles foram capazes de aplicar os conhecimentos adquiridos nos foruns de discussao. No modulo de avaliacao, com duracao de duas semanas, tanto em aulas presenciais como no ambiente virtual, os pos-graduandos adquiriram novos conceitos em relacao as unidades de sentido e apresentaram uma nova forma de compreensao devido a literatura proposta |
id |
UFSP_ca35de0ec9ddd00a20492fcff0d40be5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/21947 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Ajzen, Claudia [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Ruiz-Moreno, Lidia [UNIFESP]2015-12-06T23:45:14Z2015-12-06T23:45:14Z2011AJZEN, Claudia. Indagação dialógico problematizadora na formação didático pedagógica em saúde. 2011. 180 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2011.http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/21947Tese-13128.pdfEste estudo de investigacao sobre formacao docente na area da Saúde foi realizado no Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (CEDESS) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O contexto teorico-metodologico refeiu-se ao uso de estrategias de ensino-aprendizagem segundo a estrategia didatica da Indagacao Dialogica Problematizadora (IDP). Objetivo: Elaborar e analisar uma proposta educativa com uso de IDP no modulo de avaliacao da Disciplina de Formacao Didatico-Pedagogica, formato bimodal. Metodologia: adotou-se uma abordagem qualitativa, na qual os sujeitos participantes foram os pos-graduandos da Disciplina oFormacao Didatico-pedagogica em Saúdeo oferecida pelo CEDESS/UNIFESP. A coleta de dados foi realizada a partir de producoes dos alunos em ambientes presencial e virtual (Moodle). A analise foi realizada pela tecnica da Analise Tematica e orientada pelos seguintes: nucleos de sentido: concepcao de ensinar, aprender e avaliar, pressupostos pedagogicos subjacentes; papel do docente; papel do aluno; construcao de conhecimento; reflexoes, tomada de decisoes, comunicacao e relacao com as Diretrizes Curriculares Nacionais. Os alunos assimilaram os textos indicados pelo corpo docente e eles foram capazes de aplicar os conhecimentos adquiridos nos foruns de discussao. No modulo de avaliacao, com duracao de duas semanas, tanto em aulas presenciais como no ambiente virtual, os pos-graduandos adquiriram novos conceitos em relacao as unidades de sentido e apresentaram uma nova forma de compreensao devido a literatura propostaBV UNIFESP: Teses e dissertações180 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)HumanosHumanosEducação SuperiorDesenvolvimento de PessoalEducação a DistânciaTecnologia EducacionalPessoal de Saúde/educaçãoIndagação dialógico problematizadora na formação didático pedagógica em SaúdeInquiry dialogic problem in the pedagogical-didactic formation disciplineinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Enfermagem (EPE)Ensino em Ciências da Saúde – São PauloORIGINALTese-13128.pdfTese-13128.pdfapplication/pdf3131924${dspace.ui.url}/bitstream/11600/21947/1/Tese-13128.pdfaa1ef9e07a8ca9d02759fc0bff722c1eMD51open accessTEXTTese-13128.pdf.txtTese-13128.pdf.txtExtracted texttext/plain310656${dspace.ui.url}/bitstream/11600/21947/2/Tese-13128.pdf.txt3bc41f4a065cfef76c6a1a224da3bd54MD52open accessTHUMBNAILTese-13128.pdf.jpgTese-13128.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3743${dspace.ui.url}/bitstream/11600/21947/4/Tese-13128.pdf.jpg8d3b75d2d6911916b86aad4a59d94ea9MD54open access11600/219472023-05-15 01:27:52.363open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/21947Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T04:27:52Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Indagação dialógico problematizadora na formação didático pedagógica em Saúde |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Inquiry dialogic problem in the pedagogical-didactic formation discipline |
title |
Indagação dialógico problematizadora na formação didático pedagógica em Saúde |
spellingShingle |
Indagação dialógico problematizadora na formação didático pedagógica em Saúde Ajzen, Claudia [UNIFESP] Humanos Educação Superior Desenvolvimento de Pessoal Educação a Distância Tecnologia Educacional Pessoal de Saúde/educação Humanos |
title_short |
Indagação dialógico problematizadora na formação didático pedagógica em Saúde |
title_full |
Indagação dialógico problematizadora na formação didático pedagógica em Saúde |
title_fullStr |
Indagação dialógico problematizadora na formação didático pedagógica em Saúde |
title_full_unstemmed |
Indagação dialógico problematizadora na formação didático pedagógica em Saúde |
title_sort |
Indagação dialógico problematizadora na formação didático pedagógica em Saúde |
author |
Ajzen, Claudia [UNIFESP] |
author_facet |
Ajzen, Claudia [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ajzen, Claudia [UNIFESP] |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ruiz-Moreno, Lidia [UNIFESP] |
contributor_str_mv |
Ruiz-Moreno, Lidia [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Humanos Educação Superior Desenvolvimento de Pessoal Educação a Distância Tecnologia Educacional Pessoal de Saúde/educação |
topic |
Humanos Educação Superior Desenvolvimento de Pessoal Educação a Distância Tecnologia Educacional Pessoal de Saúde/educação Humanos |
dc.subject.decs.pt.fl_str_mv |
Humanos |
description |
Este estudo de investigacao sobre formacao docente na area da Saúde foi realizado no Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (CEDESS) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O contexto teorico-metodologico refeiu-se ao uso de estrategias de ensino-aprendizagem segundo a estrategia didatica da Indagacao Dialogica Problematizadora (IDP). Objetivo: Elaborar e analisar uma proposta educativa com uso de IDP no modulo de avaliacao da Disciplina de Formacao Didatico-Pedagogica, formato bimodal. Metodologia: adotou-se uma abordagem qualitativa, na qual os sujeitos participantes foram os pos-graduandos da Disciplina oFormacao Didatico-pedagogica em Saúdeo oferecida pelo CEDESS/UNIFESP. A coleta de dados foi realizada a partir de producoes dos alunos em ambientes presencial e virtual (Moodle). A analise foi realizada pela tecnica da Analise Tematica e orientada pelos seguintes: nucleos de sentido: concepcao de ensinar, aprender e avaliar, pressupostos pedagogicos subjacentes; papel do docente; papel do aluno; construcao de conhecimento; reflexoes, tomada de decisoes, comunicacao e relacao com as Diretrizes Curriculares Nacionais. Os alunos assimilaram os textos indicados pelo corpo docente e eles foram capazes de aplicar os conhecimentos adquiridos nos foruns de discussao. No modulo de avaliacao, com duracao de duas semanas, tanto em aulas presenciais como no ambiente virtual, os pos-graduandos adquiriram novos conceitos em relacao as unidades de sentido e apresentaram uma nova forma de compreensao devido a literatura proposta |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-12-06T23:45:14Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-12-06T23:45:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
AJZEN, Claudia. Indagação dialógico problematizadora na formação didático pedagógica em saúde. 2011. 180 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/21947 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
Tese-13128.pdf |
identifier_str_mv |
AJZEN, Claudia. Indagação dialógico problematizadora na formação didático pedagógica em saúde. 2011. 180 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2011. Tese-13128.pdf |
url |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/21947 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
180 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/21947/1/Tese-13128.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/21947/2/Tese-13128.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/21947/4/Tese-13128.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
aa1ef9e07a8ca9d02759fc0bff722c1e 3bc41f4a065cfef76c6a1a224da3bd54 8d3b75d2d6911916b86aad4a59d94ea9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764231395770368 |