Práticas Colaborativas De Escrita No Wiki E O Novo Ethos: Os Letramentos Digitais Na Formação Continuada De Professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Adriana Silvia [UNIFESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6381662
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52215
Resumo: Esta Dissertação Tem Como Objetivo Investigar A Construção Do Novo Ethos De Sujeitos Em Práticas Colaborativas De Escrita Com O Uso Da Ferramenta Digital Wiki, Em Formação Continuada De Professores Via Internet. Trata-Se De Uma Pesquisa Qualitativa, Que Tem Como Corpus De Análise Comentários Produzidos No Wiki, Em Uma Atividade De Escrita De Textos Coletivos (Projetos De Letramento),Realizada Por Professores De Língua Portuguesa Participantes Do Curso Online Caminhos Da Escrita, Oferecido Pelo Programa Olimpíada De Língua Portuguesa Escrevendo O Futuro. Analisamos Dados De Dois Grupos " Cada Um Com Três Cursistas E Um Mediador (Formador) ", De Duas Turmas Que Ocorreram Em 2015 E 2014. Nossa Investigação Fundamentou-Se, Principalmente, Nas Concepções Da Análise Do Discurso Francesa (Maingueneau, 2004, 2008a, 2008b, 2010, 2015); Nos Estudos Sobre O Novo Ethos Dos Letramentos Digitais (Knobel; Lankshear, 2007; Moita Lopes, 2012) E Nos Dispositivos Teórico-Analíticos Das Práticas Colaborativas De Escrita (Pce) De
id UFSP_ca5d41684f0d5f39ee274c9e7b15a837
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/52215
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Vieira, Adriana Silvia [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Silva, Sandro Luis Da [UNIFESP]2020-03-25T11:43:33Z2020-03-25T11:43:33Z2018-03-21https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6381662https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/522152018-0129.pdfEsta Dissertação Tem Como Objetivo Investigar A Construção Do Novo Ethos De Sujeitos Em Práticas Colaborativas De Escrita Com O Uso Da Ferramenta Digital Wiki, Em Formação Continuada De Professores Via Internet. Trata-Se De Uma Pesquisa Qualitativa, Que Tem Como Corpus De Análise Comentários Produzidos No Wiki, Em Uma Atividade De Escrita De Textos Coletivos (Projetos De Letramento),Realizada Por Professores De Língua Portuguesa Participantes Do Curso Online Caminhos Da Escrita, Oferecido Pelo Programa Olimpíada De Língua Portuguesa Escrevendo O Futuro. Analisamos Dados De Dois Grupos " Cada Um Com Três Cursistas E Um Mediador (Formador) ", De Duas Turmas Que Ocorreram Em 2015 E 2014. Nossa Investigação Fundamentou-Se, Principalmente, Nas Concepções Da Análise Do Discurso Francesa (Maingueneau, 2004, 2008a, 2008b, 2010, 2015); Nos Estudos Sobre O Novo Ethos Dos Letramentos Digitais (Knobel; Lankshear, 2007; Moita Lopes, 2012) E Nos Dispositivos Teórico-Analíticos Das Práticas Colaborativas De Escrita (Pce) DeThis Dissertation Aims To Investigate The Construction Of The New Ethos Of Subjects In Collaborative Writing Practices With The Use Of The Digital Wiki Tool, In The Continuing Edu-Cation Of Teachers On The Internet. This Is A Qualitative Research, Which Has As Corpus Of Analysis The Comments Produced In The Wiki, In An Activity Of Writing Collective Texts (Literacy Projects), Carried Out By Portuguese Language Teachers Participating In The Online Course Caminhos Da Escrita, Offered By The Portuguese Language Olympics Program Writing The Future. We Analyzed Data From Two Groups " Each Group With Three Students And One Mediator (Trainer) " From Two Classes That Occurred In 2015 And 2014. Our Research Was Based Mainly On The Conceptions Of French Discourse Analysis (Maingueneau, 2004, 2008a, 2008b, 2010, 2015); On The Studies On The New Ethos Of Digital Literacies (Knobel, Lankshear, 2007; Moita Lopes, 2012) And On The Theoretical-Analytical Devices Of Collaborative Writing Practices (Pce) Described By Pi-NheiroDados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2018)porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Letramentos DigitaisNovo EthosWikiFormação Continuadade ProfessoresDigital LiteraciesNew EthosWikiContinuing Education Of TeachersPráticas Colaborativas De Escrita No Wiki E O Novo Ethos: Os Letramentos Digitais Na Formação Continuada De Professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasLetrasLingüística, Letras E ArtesLinguagem Em Novos ContextosORIGINAL2018-0129.pdfapplication/pdf2029236${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52215/1/2018-0129.pdf9d204848e96a8ba21c3d085f04559d5cMD51open accessTEXT2018-0129.pdf.txt2018-0129.pdf.txtExtracted texttext/plain337364${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52215/2/2018-0129.pdf.txt8ab147d37f0e76cd608278404aa74944MD52open accessTHUMBNAIL2018-0129.pdf.jpg2018-0129.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3620${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52215/4/2018-0129.pdf.jpga8bb933df85175663fd477e78cb9a542MD54open access11600/522152023-05-15 09:38:46.564open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/52215Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T12:38:46Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Práticas Colaborativas De Escrita No Wiki E O Novo Ethos: Os Letramentos Digitais Na Formação Continuada De Professores
title Práticas Colaborativas De Escrita No Wiki E O Novo Ethos: Os Letramentos Digitais Na Formação Continuada De Professores
spellingShingle Práticas Colaborativas De Escrita No Wiki E O Novo Ethos: Os Letramentos Digitais Na Formação Continuada De Professores
Vieira, Adriana Silvia [UNIFESP]
Letramentos Digitais
Novo Ethos
Wiki
Formação Continuadade Professores
Digital Literacies
New Ethos
Wiki
Continuing Education Of Teachers
title_short Práticas Colaborativas De Escrita No Wiki E O Novo Ethos: Os Letramentos Digitais Na Formação Continuada De Professores
title_full Práticas Colaborativas De Escrita No Wiki E O Novo Ethos: Os Letramentos Digitais Na Formação Continuada De Professores
title_fullStr Práticas Colaborativas De Escrita No Wiki E O Novo Ethos: Os Letramentos Digitais Na Formação Continuada De Professores
title_full_unstemmed Práticas Colaborativas De Escrita No Wiki E O Novo Ethos: Os Letramentos Digitais Na Formação Continuada De Professores
title_sort Práticas Colaborativas De Escrita No Wiki E O Novo Ethos: Os Letramentos Digitais Na Formação Continuada De Professores
author Vieira, Adriana Silvia [UNIFESP]
author_facet Vieira, Adriana Silvia [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Adriana Silvia [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Sandro Luis Da [UNIFESP]
contributor_str_mv Silva, Sandro Luis Da [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Letramentos Digitais
Novo Ethos
Wiki
Formação Continuadade Professores
topic Letramentos Digitais
Novo Ethos
Wiki
Formação Continuadade Professores
Digital Literacies
New Ethos
Wiki
Continuing Education Of Teachers
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital Literacies
New Ethos
Wiki
Continuing Education Of Teachers
description Esta Dissertação Tem Como Objetivo Investigar A Construção Do Novo Ethos De Sujeitos Em Práticas Colaborativas De Escrita Com O Uso Da Ferramenta Digital Wiki, Em Formação Continuada De Professores Via Internet. Trata-Se De Uma Pesquisa Qualitativa, Que Tem Como Corpus De Análise Comentários Produzidos No Wiki, Em Uma Atividade De Escrita De Textos Coletivos (Projetos De Letramento),Realizada Por Professores De Língua Portuguesa Participantes Do Curso Online Caminhos Da Escrita, Oferecido Pelo Programa Olimpíada De Língua Portuguesa Escrevendo O Futuro. Analisamos Dados De Dois Grupos " Cada Um Com Três Cursistas E Um Mediador (Formador) ", De Duas Turmas Que Ocorreram Em 2015 E 2014. Nossa Investigação Fundamentou-Se, Principalmente, Nas Concepções Da Análise Do Discurso Francesa (Maingueneau, 2004, 2008a, 2008b, 2010, 2015); Nos Estudos Sobre O Novo Ethos Dos Letramentos Digitais (Knobel; Lankshear, 2007; Moita Lopes, 2012) E Nos Dispositivos Teórico-Analíticos Das Práticas Colaborativas De Escrita (Pce) De
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-03-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-25T11:43:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-25T11:43:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt.fl_str_mv https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6381662
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52215
dc.identifier.file.none.fl_str_mv 2018-0129.pdf
url https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6381662
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52215
identifier_str_mv 2018-0129.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52215/1/2018-0129.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52215/2/2018-0129.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52215/4/2018-0129.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9d204848e96a8ba21c3d085f04559d5c
8ab147d37f0e76cd608278404aa74944
a8bb933df85175663fd477e78cb9a542
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764175025373184