Práticas Colaborativas De Escrita No Wiki E O Novo Ethos: Os Letramentos Digitais Na Formação Continuada De Professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6381662 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52215 |
Resumo: | Esta Dissertação Tem Como Objetivo Investigar A Construção Do Novo Ethos De Sujeitos Em Práticas Colaborativas De Escrita Com O Uso Da Ferramenta Digital Wiki, Em Formação Continuada De Professores Via Internet. Trata-Se De Uma Pesquisa Qualitativa, Que Tem Como Corpus De Análise Comentários Produzidos No Wiki, Em Uma Atividade De Escrita De Textos Coletivos (Projetos De Letramento),Realizada Por Professores De Língua Portuguesa Participantes Do Curso Online Caminhos Da Escrita, Oferecido Pelo Programa Olimpíada De Língua Portuguesa Escrevendo O Futuro. Analisamos Dados De Dois Grupos " Cada Um Com Três Cursistas E Um Mediador (Formador) ", De Duas Turmas Que Ocorreram Em 2015 E 2014. Nossa Investigação Fundamentou-Se, Principalmente, Nas Concepções Da Análise Do Discurso Francesa (Maingueneau, 2004, 2008a, 2008b, 2010, 2015); Nos Estudos Sobre O Novo Ethos Dos Letramentos Digitais (Knobel; Lankshear, 2007; Moita Lopes, 2012) E Nos Dispositivos Teórico-Analíticos Das Práticas Colaborativas De Escrita (Pce) De |
id |
UFSP_ca5d41684f0d5f39ee274c9e7b15a837 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/52215 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Vieira, Adriana Silvia [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Silva, Sandro Luis Da [UNIFESP]2020-03-25T11:43:33Z2020-03-25T11:43:33Z2018-03-21https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6381662https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/522152018-0129.pdfEsta Dissertação Tem Como Objetivo Investigar A Construção Do Novo Ethos De Sujeitos Em Práticas Colaborativas De Escrita Com O Uso Da Ferramenta Digital Wiki, Em Formação Continuada De Professores Via Internet. Trata-Se De Uma Pesquisa Qualitativa, Que Tem Como Corpus De Análise Comentários Produzidos No Wiki, Em Uma Atividade De Escrita De Textos Coletivos (Projetos De Letramento),Realizada Por Professores De Língua Portuguesa Participantes Do Curso Online Caminhos Da Escrita, Oferecido Pelo Programa Olimpíada De Língua Portuguesa Escrevendo O Futuro. Analisamos Dados De Dois Grupos " Cada Um Com Três Cursistas E Um Mediador (Formador) ", De Duas Turmas Que Ocorreram Em 2015 E 2014. Nossa Investigação Fundamentou-Se, Principalmente, Nas Concepções Da Análise Do Discurso Francesa (Maingueneau, 2004, 2008a, 2008b, 2010, 2015); Nos Estudos Sobre O Novo Ethos Dos Letramentos Digitais (Knobel; Lankshear, 2007; Moita Lopes, 2012) E Nos Dispositivos Teórico-Analíticos Das Práticas Colaborativas De Escrita (Pce) DeThis Dissertation Aims To Investigate The Construction Of The New Ethos Of Subjects In Collaborative Writing Practices With The Use Of The Digital Wiki Tool, In The Continuing Edu-Cation Of Teachers On The Internet. This Is A Qualitative Research, Which Has As Corpus Of Analysis The Comments Produced In The Wiki, In An Activity Of Writing Collective Texts (Literacy Projects), Carried Out By Portuguese Language Teachers Participating In The Online Course Caminhos Da Escrita, Offered By The Portuguese Language Olympics Program Writing The Future. We Analyzed Data From Two Groups " Each Group With Three Students And One Mediator (Trainer) " From Two Classes That Occurred In 2015 And 2014. Our Research Was Based Mainly On The Conceptions Of French Discourse Analysis (Maingueneau, 2004, 2008a, 2008b, 2010, 2015); On The Studies On The New Ethos Of Digital Literacies (Knobel, Lankshear, 2007; Moita Lopes, 2012) And On The Theoretical-Analytical Devices Of Collaborative Writing Practices (Pce) Described By Pi-NheiroDados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2018)porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Letramentos DigitaisNovo EthosWikiFormação Continuadade ProfessoresDigital LiteraciesNew EthosWikiContinuing Education Of TeachersPráticas Colaborativas De Escrita No Wiki E O Novo Ethos: Os Letramentos Digitais Na Formação Continuada De Professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasLetrasLingüística, Letras E ArtesLinguagem Em Novos ContextosORIGINAL2018-0129.pdfapplication/pdf2029236${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52215/1/2018-0129.pdf9d204848e96a8ba21c3d085f04559d5cMD51open accessTEXT2018-0129.pdf.txt2018-0129.pdf.txtExtracted texttext/plain337364${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52215/2/2018-0129.pdf.txt8ab147d37f0e76cd608278404aa74944MD52open accessTHUMBNAIL2018-0129.pdf.jpg2018-0129.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3620${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52215/4/2018-0129.pdf.jpga8bb933df85175663fd477e78cb9a542MD54open access11600/522152023-05-15 09:38:46.564open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/52215Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T12:38:46Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Práticas Colaborativas De Escrita No Wiki E O Novo Ethos: Os Letramentos Digitais Na Formação Continuada De Professores |
title |
Práticas Colaborativas De Escrita No Wiki E O Novo Ethos: Os Letramentos Digitais Na Formação Continuada De Professores |
spellingShingle |
Práticas Colaborativas De Escrita No Wiki E O Novo Ethos: Os Letramentos Digitais Na Formação Continuada De Professores Vieira, Adriana Silvia [UNIFESP] Letramentos Digitais Novo Ethos Wiki Formação Continuadade Professores Digital Literacies New Ethos Wiki Continuing Education Of Teachers |
title_short |
Práticas Colaborativas De Escrita No Wiki E O Novo Ethos: Os Letramentos Digitais Na Formação Continuada De Professores |
title_full |
Práticas Colaborativas De Escrita No Wiki E O Novo Ethos: Os Letramentos Digitais Na Formação Continuada De Professores |
title_fullStr |
Práticas Colaborativas De Escrita No Wiki E O Novo Ethos: Os Letramentos Digitais Na Formação Continuada De Professores |
title_full_unstemmed |
Práticas Colaborativas De Escrita No Wiki E O Novo Ethos: Os Letramentos Digitais Na Formação Continuada De Professores |
title_sort |
Práticas Colaborativas De Escrita No Wiki E O Novo Ethos: Os Letramentos Digitais Na Formação Continuada De Professores |
author |
Vieira, Adriana Silvia [UNIFESP] |
author_facet |
Vieira, Adriana Silvia [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Adriana Silvia [UNIFESP] |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Sandro Luis Da [UNIFESP] |
contributor_str_mv |
Silva, Sandro Luis Da [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramentos Digitais Novo Ethos Wiki Formação Continuadade Professores |
topic |
Letramentos Digitais Novo Ethos Wiki Formação Continuadade Professores Digital Literacies New Ethos Wiki Continuing Education Of Teachers |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Digital Literacies New Ethos Wiki Continuing Education Of Teachers |
description |
Esta Dissertação Tem Como Objetivo Investigar A Construção Do Novo Ethos De Sujeitos Em Práticas Colaborativas De Escrita Com O Uso Da Ferramenta Digital Wiki, Em Formação Continuada De Professores Via Internet. Trata-Se De Uma Pesquisa Qualitativa, Que Tem Como Corpus De Análise Comentários Produzidos No Wiki, Em Uma Atividade De Escrita De Textos Coletivos (Projetos De Letramento),Realizada Por Professores De Língua Portuguesa Participantes Do Curso Online Caminhos Da Escrita, Oferecido Pelo Programa Olimpíada De Língua Portuguesa Escrevendo O Futuro. Analisamos Dados De Dois Grupos " Cada Um Com Três Cursistas E Um Mediador (Formador) ", De Duas Turmas Que Ocorreram Em 2015 E 2014. Nossa Investigação Fundamentou-Se, Principalmente, Nas Concepções Da Análise Do Discurso Francesa (Maingueneau, 2004, 2008a, 2008b, 2010, 2015); Nos Estudos Sobre O Novo Ethos Dos Letramentos Digitais (Knobel; Lankshear, 2007; Moita Lopes, 2012) E Nos Dispositivos Teórico-Analíticos Das Práticas Colaborativas De Escrita (Pce) De |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-03-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-25T11:43:33Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-03-25T11:43:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt.fl_str_mv |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6381662 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52215 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
2018-0129.pdf |
url |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6381662 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52215 |
identifier_str_mv |
2018-0129.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52215/1/2018-0129.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52215/2/2018-0129.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52215/4/2018-0129.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9d204848e96a8ba21c3d085f04559d5c 8ab147d37f0e76cd608278404aa74944 a8bb933df85175663fd477e78cb9a542 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764175025373184 |