Educandos em violência autoinfligida: atuação da política pública educacional do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem na Diretoria Regional de Educação de São Mateus – São Paulo (2014 a 2020)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Graziela da Silva [UNIFESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65736
Resumo: A violência deve ser compreendida como uma manifestação histórica, social e cultural de múltiplas e complexas faces, que se interagem impactando o meio educacional. Haja vista que os estudos sobre violência autoinfligida estão concentrados na área da saúde, pouco concatenados com a educação, buscamos apresentar a análise circunscrita no campo das Políticas Públicas Educacionais, vinculada à linha “Inclusão Social e Vulnerabilidade” do Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo. O problema investigativo que buscamos responder foi: no período de 2014 a 2020, a política pública do Núcleo de Apoio e Acompanhamento Para a Aprendizagem – NAAPA respondeu às reais necessidades de apoio às equipes docentes e gestoras e aos educandos em violência autoinfligida das escolas públicas municipais de São Paulo, especificamente, da DRE São Mateus? Nesta pesquisa, o objetivo é analisar a atuação do NAAPA, no período indicado, mais especificamente no que se refere à efetivação do objetivo pelo qual a política foi criada, ou seja, articular e fortalecer a rede de proteção social, apoiar e acompanhar as equipes docentes e gestoras no processo de ensino e aprendizagem dos educandos que apresentam dificuldades no processo de escolarização, decorrentes de suas condições individuais, familiares ou sociais que impliquem em prejuízo significativo no processo de ensino e aprendizagem e realizar avaliação multidisciplinar com os educandos, mediante análise da solicitação da equipe gestora. O estudo concentra-se também na atuação da política do NAAPA no que concerne ao apoio às equipes docentes e gestoras das escolas públicas municipais da prefeitura de São Paulo que atendem educandos em violência autoinfligida. Trata-se de pesquisa documental de abordagem qualitativa que considera como técnica de pesquisa adotada a análise de conteúdo dos documentos disponibilizados pelo NAAPA e do Arquivo Memória Documental, no período estudado. Os principais resultados apontam que: apesar da violência ser considerada um importante problema de saúde pública, a violência autoinfligida ainda requer reconhecimento e estudos na área da educação; a legislação sobre o tema é recente, presumindo-se preocupação com a superação da violência autoinfligida; e que o NAAPA é uma política inovadora, com uma demanda essencial para o apoio das equipes gestoras e docentes das escolas da rede municipal, sendo uma proposta de referência para outras redes de ensino, uma vez que se propõe a articular órgãos de apoio à educação e proteção e ainda contribui com a formação e reflexão dos saberes entre formadores.
id UFSP_cabc448cc6b5dbf94d57c423ff2aa9bc
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/65736
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Educandos em violência autoinfligida: atuação da política pública educacional do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem na Diretoria Regional de Educação de São Mateus – São Paulo (2014 a 2020)Students in self-inflicted violence: performance of the public educational policy of the Support and Follow Core for Learning in the Regional Board of Education of São Mateus – São Paulo (2014 to 2020)Violência Autoinfligida; Política Pública Educacional; NAAPA; Rede Municipal de Educação de São PauloA violência deve ser compreendida como uma manifestação histórica, social e cultural de múltiplas e complexas faces, que se interagem impactando o meio educacional. Haja vista que os estudos sobre violência autoinfligida estão concentrados na área da saúde, pouco concatenados com a educação, buscamos apresentar a análise circunscrita no campo das Políticas Públicas Educacionais, vinculada à linha “Inclusão Social e Vulnerabilidade” do Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo. O problema investigativo que buscamos responder foi: no período de 2014 a 2020, a política pública do Núcleo de Apoio e Acompanhamento Para a Aprendizagem – NAAPA respondeu às reais necessidades de apoio às equipes docentes e gestoras e aos educandos em violência autoinfligida das escolas públicas municipais de São Paulo, especificamente, da DRE São Mateus? Nesta pesquisa, o objetivo é analisar a atuação do NAAPA, no período indicado, mais especificamente no que se refere à efetivação do objetivo pelo qual a política foi criada, ou seja, articular e fortalecer a rede de proteção social, apoiar e acompanhar as equipes docentes e gestoras no processo de ensino e aprendizagem dos educandos que apresentam dificuldades no processo de escolarização, decorrentes de suas condições individuais, familiares ou sociais que impliquem em prejuízo significativo no processo de ensino e aprendizagem e realizar avaliação multidisciplinar com os educandos, mediante análise da solicitação da equipe gestora. O estudo concentra-se também na atuação da política do NAAPA no que concerne ao apoio às equipes docentes e gestoras das escolas públicas municipais da prefeitura de São Paulo que atendem educandos em violência autoinfligida. Trata-se de pesquisa documental de abordagem qualitativa que considera como técnica de pesquisa adotada a análise de conteúdo dos documentos disponibilizados pelo NAAPA e do Arquivo Memória Documental, no período estudado. Os principais resultados apontam que: apesar da violência ser considerada um importante problema de saúde pública, a violência autoinfligida ainda requer reconhecimento e estudos na área da educação; a legislação sobre o tema é recente, presumindo-se preocupação com a superação da violência autoinfligida; e que o NAAPA é uma política inovadora, com uma demanda essencial para o apoio das equipes gestoras e docentes das escolas da rede municipal, sendo uma proposta de referência para outras redes de ensino, uma vez que se propõe a articular órgãos de apoio à educação e proteção e ainda contribui com a formação e reflexão dos saberes entre formadores.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloMenezes, Maria aparecida de [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/5073759192209623http://lattes.cnpq.br/0364291651466658Dias, Graziela da Silva [UNIFESP]2022-10-13T16:58:21Z2022-10-13T16:58:21Z2023-09-15info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion120application/pdfDIAS, Graziela da Silva. Educandos em violência autoinfligida: atuação da política pública educacional do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem na Diretoria Regional de Educação de São Mateus – São Paulo (2014 a 2020)https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65736porGuarulhos-SPinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-12T00:24:42Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/65736Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-12T00:24:42Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educandos em violência autoinfligida: atuação da política pública educacional do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem na Diretoria Regional de Educação de São Mateus – São Paulo (2014 a 2020)
Students in self-inflicted violence: performance of the public educational policy of the Support and Follow Core for Learning in the Regional Board of Education of São Mateus – São Paulo (2014 to 2020)
title Educandos em violência autoinfligida: atuação da política pública educacional do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem na Diretoria Regional de Educação de São Mateus – São Paulo (2014 a 2020)
spellingShingle Educandos em violência autoinfligida: atuação da política pública educacional do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem na Diretoria Regional de Educação de São Mateus – São Paulo (2014 a 2020)
Dias, Graziela da Silva [UNIFESP]
Violência Autoinfligida; Política Pública Educacional; NAAPA; Rede Municipal de Educação de São Paulo
title_short Educandos em violência autoinfligida: atuação da política pública educacional do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem na Diretoria Regional de Educação de São Mateus – São Paulo (2014 a 2020)
title_full Educandos em violência autoinfligida: atuação da política pública educacional do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem na Diretoria Regional de Educação de São Mateus – São Paulo (2014 a 2020)
title_fullStr Educandos em violência autoinfligida: atuação da política pública educacional do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem na Diretoria Regional de Educação de São Mateus – São Paulo (2014 a 2020)
title_full_unstemmed Educandos em violência autoinfligida: atuação da política pública educacional do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem na Diretoria Regional de Educação de São Mateus – São Paulo (2014 a 2020)
title_sort Educandos em violência autoinfligida: atuação da política pública educacional do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem na Diretoria Regional de Educação de São Mateus – São Paulo (2014 a 2020)
author Dias, Graziela da Silva [UNIFESP]
author_facet Dias, Graziela da Silva [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Menezes, Maria aparecida de [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/5073759192209623
http://lattes.cnpq.br/0364291651466658
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Graziela da Silva [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Violência Autoinfligida; Política Pública Educacional; NAAPA; Rede Municipal de Educação de São Paulo
topic Violência Autoinfligida; Política Pública Educacional; NAAPA; Rede Municipal de Educação de São Paulo
description A violência deve ser compreendida como uma manifestação histórica, social e cultural de múltiplas e complexas faces, que se interagem impactando o meio educacional. Haja vista que os estudos sobre violência autoinfligida estão concentrados na área da saúde, pouco concatenados com a educação, buscamos apresentar a análise circunscrita no campo das Políticas Públicas Educacionais, vinculada à linha “Inclusão Social e Vulnerabilidade” do Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo. O problema investigativo que buscamos responder foi: no período de 2014 a 2020, a política pública do Núcleo de Apoio e Acompanhamento Para a Aprendizagem – NAAPA respondeu às reais necessidades de apoio às equipes docentes e gestoras e aos educandos em violência autoinfligida das escolas públicas municipais de São Paulo, especificamente, da DRE São Mateus? Nesta pesquisa, o objetivo é analisar a atuação do NAAPA, no período indicado, mais especificamente no que se refere à efetivação do objetivo pelo qual a política foi criada, ou seja, articular e fortalecer a rede de proteção social, apoiar e acompanhar as equipes docentes e gestoras no processo de ensino e aprendizagem dos educandos que apresentam dificuldades no processo de escolarização, decorrentes de suas condições individuais, familiares ou sociais que impliquem em prejuízo significativo no processo de ensino e aprendizagem e realizar avaliação multidisciplinar com os educandos, mediante análise da solicitação da equipe gestora. O estudo concentra-se também na atuação da política do NAAPA no que concerne ao apoio às equipes docentes e gestoras das escolas públicas municipais da prefeitura de São Paulo que atendem educandos em violência autoinfligida. Trata-se de pesquisa documental de abordagem qualitativa que considera como técnica de pesquisa adotada a análise de conteúdo dos documentos disponibilizados pelo NAAPA e do Arquivo Memória Documental, no período estudado. Os principais resultados apontam que: apesar da violência ser considerada um importante problema de saúde pública, a violência autoinfligida ainda requer reconhecimento e estudos na área da educação; a legislação sobre o tema é recente, presumindo-se preocupação com a superação da violência autoinfligida; e que o NAAPA é uma política inovadora, com uma demanda essencial para o apoio das equipes gestoras e docentes das escolas da rede municipal, sendo uma proposta de referência para outras redes de ensino, uma vez que se propõe a articular órgãos de apoio à educação e proteção e ainda contribui com a formação e reflexão dos saberes entre formadores.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-13T16:58:21Z
2022-10-13T16:58:21Z
2023-09-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DIAS, Graziela da Silva. Educandos em violência autoinfligida: atuação da política pública educacional do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem na Diretoria Regional de Educação de São Mateus – São Paulo (2014 a 2020)
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65736
identifier_str_mv DIAS, Graziela da Silva. Educandos em violência autoinfligida: atuação da política pública educacional do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem na Diretoria Regional de Educação de São Mateus – São Paulo (2014 a 2020)
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65736
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 120
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Guarulhos-SP
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268344240439296