Educandos em violência autoinfligida: atuação da política pública educacional do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem na Diretoria Regional de Educação de São Mateus – São Paulo (2014 a 2020)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65736 |
Resumo: | A violência deve ser compreendida como uma manifestação histórica, social e cultural de múltiplas e complexas faces, que se interagem impactando o meio educacional. Haja vista que os estudos sobre violência autoinfligida estão concentrados na área da saúde, pouco concatenados com a educação, buscamos apresentar a análise circunscrita no campo das Políticas Públicas Educacionais, vinculada à linha “Inclusão Social e Vulnerabilidade” do Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo. O problema investigativo que buscamos responder foi: no período de 2014 a 2020, a política pública do Núcleo de Apoio e Acompanhamento Para a Aprendizagem – NAAPA respondeu às reais necessidades de apoio às equipes docentes e gestoras e aos educandos em violência autoinfligida das escolas públicas municipais de São Paulo, especificamente, da DRE São Mateus? Nesta pesquisa, o objetivo é analisar a atuação do NAAPA, no período indicado, mais especificamente no que se refere à efetivação do objetivo pelo qual a política foi criada, ou seja, articular e fortalecer a rede de proteção social, apoiar e acompanhar as equipes docentes e gestoras no processo de ensino e aprendizagem dos educandos que apresentam dificuldades no processo de escolarização, decorrentes de suas condições individuais, familiares ou sociais que impliquem em prejuízo significativo no processo de ensino e aprendizagem e realizar avaliação multidisciplinar com os educandos, mediante análise da solicitação da equipe gestora. O estudo concentra-se também na atuação da política do NAAPA no que concerne ao apoio às equipes docentes e gestoras das escolas públicas municipais da prefeitura de São Paulo que atendem educandos em violência autoinfligida. Trata-se de pesquisa documental de abordagem qualitativa que considera como técnica de pesquisa adotada a análise de conteúdo dos documentos disponibilizados pelo NAAPA e do Arquivo Memória Documental, no período estudado. Os principais resultados apontam que: apesar da violência ser considerada um importante problema de saúde pública, a violência autoinfligida ainda requer reconhecimento e estudos na área da educação; a legislação sobre o tema é recente, presumindo-se preocupação com a superação da violência autoinfligida; e que o NAAPA é uma política inovadora, com uma demanda essencial para o apoio das equipes gestoras e docentes das escolas da rede municipal, sendo uma proposta de referência para outras redes de ensino, uma vez que se propõe a articular órgãos de apoio à educação e proteção e ainda contribui com a formação e reflexão dos saberes entre formadores. |
id |
UFSP_cabc448cc6b5dbf94d57c423ff2aa9bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/65736 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Educandos em violência autoinfligida: atuação da política pública educacional do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem na Diretoria Regional de Educação de São Mateus – São Paulo (2014 a 2020)Students in self-inflicted violence: performance of the public educational policy of the Support and Follow Core for Learning in the Regional Board of Education of São Mateus – São Paulo (2014 to 2020)Violência Autoinfligida; Política Pública Educacional; NAAPA; Rede Municipal de Educação de São PauloA violência deve ser compreendida como uma manifestação histórica, social e cultural de múltiplas e complexas faces, que se interagem impactando o meio educacional. Haja vista que os estudos sobre violência autoinfligida estão concentrados na área da saúde, pouco concatenados com a educação, buscamos apresentar a análise circunscrita no campo das Políticas Públicas Educacionais, vinculada à linha “Inclusão Social e Vulnerabilidade” do Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo. O problema investigativo que buscamos responder foi: no período de 2014 a 2020, a política pública do Núcleo de Apoio e Acompanhamento Para a Aprendizagem – NAAPA respondeu às reais necessidades de apoio às equipes docentes e gestoras e aos educandos em violência autoinfligida das escolas públicas municipais de São Paulo, especificamente, da DRE São Mateus? Nesta pesquisa, o objetivo é analisar a atuação do NAAPA, no período indicado, mais especificamente no que se refere à efetivação do objetivo pelo qual a política foi criada, ou seja, articular e fortalecer a rede de proteção social, apoiar e acompanhar as equipes docentes e gestoras no processo de ensino e aprendizagem dos educandos que apresentam dificuldades no processo de escolarização, decorrentes de suas condições individuais, familiares ou sociais que impliquem em prejuízo significativo no processo de ensino e aprendizagem e realizar avaliação multidisciplinar com os educandos, mediante análise da solicitação da equipe gestora. O estudo concentra-se também na atuação da política do NAAPA no que concerne ao apoio às equipes docentes e gestoras das escolas públicas municipais da prefeitura de São Paulo que atendem educandos em violência autoinfligida. Trata-se de pesquisa documental de abordagem qualitativa que considera como técnica de pesquisa adotada a análise de conteúdo dos documentos disponibilizados pelo NAAPA e do Arquivo Memória Documental, no período estudado. Os principais resultados apontam que: apesar da violência ser considerada um importante problema de saúde pública, a violência autoinfligida ainda requer reconhecimento e estudos na área da educação; a legislação sobre o tema é recente, presumindo-se preocupação com a superação da violência autoinfligida; e que o NAAPA é uma política inovadora, com uma demanda essencial para o apoio das equipes gestoras e docentes das escolas da rede municipal, sendo uma proposta de referência para outras redes de ensino, uma vez que se propõe a articular órgãos de apoio à educação e proteção e ainda contribui com a formação e reflexão dos saberes entre formadores.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloMenezes, Maria aparecida de [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/5073759192209623http://lattes.cnpq.br/0364291651466658Dias, Graziela da Silva [UNIFESP]2022-10-13T16:58:21Z2022-10-13T16:58:21Z2023-09-15info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion120application/pdfDIAS, Graziela da Silva. Educandos em violência autoinfligida: atuação da política pública educacional do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem na Diretoria Regional de Educação de São Mateus – São Paulo (2014 a 2020)https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65736porGuarulhos-SPinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-12T00:24:42Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/65736Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-12T00:24:42Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educandos em violência autoinfligida: atuação da política pública educacional do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem na Diretoria Regional de Educação de São Mateus – São Paulo (2014 a 2020) Students in self-inflicted violence: performance of the public educational policy of the Support and Follow Core for Learning in the Regional Board of Education of São Mateus – São Paulo (2014 to 2020) |
title |
Educandos em violência autoinfligida: atuação da política pública educacional do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem na Diretoria Regional de Educação de São Mateus – São Paulo (2014 a 2020) |
spellingShingle |
Educandos em violência autoinfligida: atuação da política pública educacional do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem na Diretoria Regional de Educação de São Mateus – São Paulo (2014 a 2020) Dias, Graziela da Silva [UNIFESP] Violência Autoinfligida; Política Pública Educacional; NAAPA; Rede Municipal de Educação de São Paulo |
title_short |
Educandos em violência autoinfligida: atuação da política pública educacional do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem na Diretoria Regional de Educação de São Mateus – São Paulo (2014 a 2020) |
title_full |
Educandos em violência autoinfligida: atuação da política pública educacional do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem na Diretoria Regional de Educação de São Mateus – São Paulo (2014 a 2020) |
title_fullStr |
Educandos em violência autoinfligida: atuação da política pública educacional do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem na Diretoria Regional de Educação de São Mateus – São Paulo (2014 a 2020) |
title_full_unstemmed |
Educandos em violência autoinfligida: atuação da política pública educacional do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem na Diretoria Regional de Educação de São Mateus – São Paulo (2014 a 2020) |
title_sort |
Educandos em violência autoinfligida: atuação da política pública educacional do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem na Diretoria Regional de Educação de São Mateus – São Paulo (2014 a 2020) |
author |
Dias, Graziela da Silva [UNIFESP] |
author_facet |
Dias, Graziela da Silva [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Menezes, Maria aparecida de [UNIFESP] http://lattes.cnpq.br/5073759192209623 http://lattes.cnpq.br/0364291651466658 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Graziela da Silva [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Violência Autoinfligida; Política Pública Educacional; NAAPA; Rede Municipal de Educação de São Paulo |
topic |
Violência Autoinfligida; Política Pública Educacional; NAAPA; Rede Municipal de Educação de São Paulo |
description |
A violência deve ser compreendida como uma manifestação histórica, social e cultural de múltiplas e complexas faces, que se interagem impactando o meio educacional. Haja vista que os estudos sobre violência autoinfligida estão concentrados na área da saúde, pouco concatenados com a educação, buscamos apresentar a análise circunscrita no campo das Políticas Públicas Educacionais, vinculada à linha “Inclusão Social e Vulnerabilidade” do Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo. O problema investigativo que buscamos responder foi: no período de 2014 a 2020, a política pública do Núcleo de Apoio e Acompanhamento Para a Aprendizagem – NAAPA respondeu às reais necessidades de apoio às equipes docentes e gestoras e aos educandos em violência autoinfligida das escolas públicas municipais de São Paulo, especificamente, da DRE São Mateus? Nesta pesquisa, o objetivo é analisar a atuação do NAAPA, no período indicado, mais especificamente no que se refere à efetivação do objetivo pelo qual a política foi criada, ou seja, articular e fortalecer a rede de proteção social, apoiar e acompanhar as equipes docentes e gestoras no processo de ensino e aprendizagem dos educandos que apresentam dificuldades no processo de escolarização, decorrentes de suas condições individuais, familiares ou sociais que impliquem em prejuízo significativo no processo de ensino e aprendizagem e realizar avaliação multidisciplinar com os educandos, mediante análise da solicitação da equipe gestora. O estudo concentra-se também na atuação da política do NAAPA no que concerne ao apoio às equipes docentes e gestoras das escolas públicas municipais da prefeitura de São Paulo que atendem educandos em violência autoinfligida. Trata-se de pesquisa documental de abordagem qualitativa que considera como técnica de pesquisa adotada a análise de conteúdo dos documentos disponibilizados pelo NAAPA e do Arquivo Memória Documental, no período estudado. Os principais resultados apontam que: apesar da violência ser considerada um importante problema de saúde pública, a violência autoinfligida ainda requer reconhecimento e estudos na área da educação; a legislação sobre o tema é recente, presumindo-se preocupação com a superação da violência autoinfligida; e que o NAAPA é uma política inovadora, com uma demanda essencial para o apoio das equipes gestoras e docentes das escolas da rede municipal, sendo uma proposta de referência para outras redes de ensino, uma vez que se propõe a articular órgãos de apoio à educação e proteção e ainda contribui com a formação e reflexão dos saberes entre formadores. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-13T16:58:21Z 2022-10-13T16:58:21Z 2023-09-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DIAS, Graziela da Silva. Educandos em violência autoinfligida: atuação da política pública educacional do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem na Diretoria Regional de Educação de São Mateus – São Paulo (2014 a 2020) https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65736 |
identifier_str_mv |
DIAS, Graziela da Silva. Educandos em violência autoinfligida: atuação da política pública educacional do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem na Diretoria Regional de Educação de São Mateus – São Paulo (2014 a 2020) |
url |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65736 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
120 application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Guarulhos-SP |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268344240439296 |