A contribuição da residência pedagógica no aprendizado do magistério

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Denise Moutinho da [UNIFESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60553
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) retoma o relato de experiência no Programa de Residência Pedagógica (PRP) na modalidade do Ensino Fundamental Anos Iniciais realizado como unidade curricular (UC) obrigatória do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp. O objetivo é desenvolver uma reflexão sobre a contribuição do estágio supervisionado, recuperando teorias aprendidas no curso de Pedagogia de forma relacionada às práticas que se observam em uma sala de aula da escola-campo. A Residência Pedagógica (RP) foi concluída em setembro do ano de 2017 e realizada em uma escola-campo pública situada na periferia do município de Guarulhos/SP. Neste trabalho, descrevemos o Programa de Residência Pedagógica (PRP) apresentando sua importância e caracterização, assim como o tema “A identidade dos anos iniciais do ensino fundamental”, como objeto de estudo do relatório final da imersão em 2017. A questão problematizada e desenvolvida neste trabalho de conclusão de curso visa abordar a importância do contato com os alunos como protagonistas e também formadores do futuro professor estudante do curso de Pedagogia e da escola como meio de aprendizado de trabalho para o futuro professor.
id UFSP_cb6b7a262b29fb1da8748d2e23e14567
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/60553
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling A contribuição da residência pedagógica no aprendizado do magistérioThe contribution of the Pedagogical Residence in the teaching of teachingAprendizagemEscolaMagistérioEducaçãoResidênciaPedagogiaO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) retoma o relato de experiência no Programa de Residência Pedagógica (PRP) na modalidade do Ensino Fundamental Anos Iniciais realizado como unidade curricular (UC) obrigatória do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp. O objetivo é desenvolver uma reflexão sobre a contribuição do estágio supervisionado, recuperando teorias aprendidas no curso de Pedagogia de forma relacionada às práticas que se observam em uma sala de aula da escola-campo. A Residência Pedagógica (RP) foi concluída em setembro do ano de 2017 e realizada em uma escola-campo pública situada na periferia do município de Guarulhos/SP. Neste trabalho, descrevemos o Programa de Residência Pedagógica (PRP) apresentando sua importância e caracterização, assim como o tema “A identidade dos anos iniciais do ensino fundamental”, como objeto de estudo do relatório final da imersão em 2017. A questão problematizada e desenvolvida neste trabalho de conclusão de curso visa abordar a importância do contato com os alunos como protagonistas e também formadores do futuro professor estudante do curso de Pedagogia e da escola como meio de aprendizado de trabalho para o futuro professor.This Course Conclusion Paper (TCC) resumes the experience report in the Pedagogical Residency Program (PRP) in the Basic Education Initial Years modality performed as a compulsory curricular unit (UC) of the Pedagogy course at the Federal University of São Paulo - Unifesp . The objective is to develop a reflection on the contribution of the supervised internship, recovering theories learned in the Pedagogy course in a way related to the practices observed in a classroom of the field school. The Pedagogical Residence (RP) was completed in September of 2017 and held in a public field school located on the outskirts of the city of Guarulhos / SP. In this paper, we describe the Pedagogical Residency Program (PRP) presenting its importance and characterization, as well as the theme “The identity of the initial years of elementary school”, as an object of study in the final immersion report in 2017. The question raised and problematized this course conclusion work aims to address the importance of contact with students as protagonists and also trainers of the future teacher student of the Pedagogy course and of the school as a means of learning work for the future teacher.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloCândido, Renata Marcíliohttp://lattes.cnpq.br/9931089607245261http://lattes.cnpq.br/3615106868264237Silva, Denise Moutinho da [UNIFESP]2021-03-18T16:03:29Z2021-03-18T16:03:29Z2021-03-09info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion35 f.application/pdfS, Denise MOUTINHO. A contribuição da Residência Pedagógica no aprendizado do magistério. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia). Orientadora: Renata Marcílio Cândido. – Guarulhos : UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2021. – 35 f.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60553porGuarulhosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-02T22:40:53Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/60553Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-02T22:40:53Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição da residência pedagógica no aprendizado do magistério
The contribution of the Pedagogical Residence in the teaching of teaching
title A contribuição da residência pedagógica no aprendizado do magistério
spellingShingle A contribuição da residência pedagógica no aprendizado do magistério
Silva, Denise Moutinho da [UNIFESP]
Aprendizagem
Escola
Magistério
Educação
Residência
Pedagogia
title_short A contribuição da residência pedagógica no aprendizado do magistério
title_full A contribuição da residência pedagógica no aprendizado do magistério
title_fullStr A contribuição da residência pedagógica no aprendizado do magistério
title_full_unstemmed A contribuição da residência pedagógica no aprendizado do magistério
title_sort A contribuição da residência pedagógica no aprendizado do magistério
author Silva, Denise Moutinho da [UNIFESP]
author_facet Silva, Denise Moutinho da [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cândido, Renata Marcílio
http://lattes.cnpq.br/9931089607245261
http://lattes.cnpq.br/3615106868264237
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Denise Moutinho da [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Escola
Magistério
Educação
Residência
Pedagogia
topic Aprendizagem
Escola
Magistério
Educação
Residência
Pedagogia
description O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) retoma o relato de experiência no Programa de Residência Pedagógica (PRP) na modalidade do Ensino Fundamental Anos Iniciais realizado como unidade curricular (UC) obrigatória do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp. O objetivo é desenvolver uma reflexão sobre a contribuição do estágio supervisionado, recuperando teorias aprendidas no curso de Pedagogia de forma relacionada às práticas que se observam em uma sala de aula da escola-campo. A Residência Pedagógica (RP) foi concluída em setembro do ano de 2017 e realizada em uma escola-campo pública situada na periferia do município de Guarulhos/SP. Neste trabalho, descrevemos o Programa de Residência Pedagógica (PRP) apresentando sua importância e caracterização, assim como o tema “A identidade dos anos iniciais do ensino fundamental”, como objeto de estudo do relatório final da imersão em 2017. A questão problematizada e desenvolvida neste trabalho de conclusão de curso visa abordar a importância do contato com os alunos como protagonistas e também formadores do futuro professor estudante do curso de Pedagogia e da escola como meio de aprendizado de trabalho para o futuro professor.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-18T16:03:29Z
2021-03-18T16:03:29Z
2021-03-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv S, Denise MOUTINHO. A contribuição da Residência Pedagógica no aprendizado do magistério. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia). Orientadora: Renata Marcílio Cândido. – Guarulhos : UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2021. – 35 f.
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60553
identifier_str_mv S, Denise MOUTINHO. A contribuição da Residência Pedagógica no aprendizado do magistério. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia). Orientadora: Renata Marcílio Cândido. – Guarulhos : UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2021. – 35 f.
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 35 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Guarulhos
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268422082527232