A contribuição da residência pedagógica no aprendizado do magistério
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60553 |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) retoma o relato de experiência no Programa de Residência Pedagógica (PRP) na modalidade do Ensino Fundamental Anos Iniciais realizado como unidade curricular (UC) obrigatória do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp. O objetivo é desenvolver uma reflexão sobre a contribuição do estágio supervisionado, recuperando teorias aprendidas no curso de Pedagogia de forma relacionada às práticas que se observam em uma sala de aula da escola-campo. A Residência Pedagógica (RP) foi concluída em setembro do ano de 2017 e realizada em uma escola-campo pública situada na periferia do município de Guarulhos/SP. Neste trabalho, descrevemos o Programa de Residência Pedagógica (PRP) apresentando sua importância e caracterização, assim como o tema “A identidade dos anos iniciais do ensino fundamental”, como objeto de estudo do relatório final da imersão em 2017. A questão problematizada e desenvolvida neste trabalho de conclusão de curso visa abordar a importância do contato com os alunos como protagonistas e também formadores do futuro professor estudante do curso de Pedagogia e da escola como meio de aprendizado de trabalho para o futuro professor. |
id |
UFSP_cb6b7a262b29fb1da8748d2e23e14567 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/60553 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
A contribuição da residência pedagógica no aprendizado do magistérioThe contribution of the Pedagogical Residence in the teaching of teachingAprendizagemEscolaMagistérioEducaçãoResidênciaPedagogiaO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) retoma o relato de experiência no Programa de Residência Pedagógica (PRP) na modalidade do Ensino Fundamental Anos Iniciais realizado como unidade curricular (UC) obrigatória do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp. O objetivo é desenvolver uma reflexão sobre a contribuição do estágio supervisionado, recuperando teorias aprendidas no curso de Pedagogia de forma relacionada às práticas que se observam em uma sala de aula da escola-campo. A Residência Pedagógica (RP) foi concluída em setembro do ano de 2017 e realizada em uma escola-campo pública situada na periferia do município de Guarulhos/SP. Neste trabalho, descrevemos o Programa de Residência Pedagógica (PRP) apresentando sua importância e caracterização, assim como o tema “A identidade dos anos iniciais do ensino fundamental”, como objeto de estudo do relatório final da imersão em 2017. A questão problematizada e desenvolvida neste trabalho de conclusão de curso visa abordar a importância do contato com os alunos como protagonistas e também formadores do futuro professor estudante do curso de Pedagogia e da escola como meio de aprendizado de trabalho para o futuro professor.This Course Conclusion Paper (TCC) resumes the experience report in the Pedagogical Residency Program (PRP) in the Basic Education Initial Years modality performed as a compulsory curricular unit (UC) of the Pedagogy course at the Federal University of São Paulo - Unifesp . The objective is to develop a reflection on the contribution of the supervised internship, recovering theories learned in the Pedagogy course in a way related to the practices observed in a classroom of the field school. The Pedagogical Residence (RP) was completed in September of 2017 and held in a public field school located on the outskirts of the city of Guarulhos / SP. In this paper, we describe the Pedagogical Residency Program (PRP) presenting its importance and characterization, as well as the theme “The identity of the initial years of elementary school”, as an object of study in the final immersion report in 2017. The question raised and problematized this course conclusion work aims to address the importance of contact with students as protagonists and also trainers of the future teacher student of the Pedagogy course and of the school as a means of learning work for the future teacher.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloCândido, Renata Marcíliohttp://lattes.cnpq.br/9931089607245261http://lattes.cnpq.br/3615106868264237Silva, Denise Moutinho da [UNIFESP]2021-03-18T16:03:29Z2021-03-18T16:03:29Z2021-03-09info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion35 f.application/pdfS, Denise MOUTINHO. A contribuição da Residência Pedagógica no aprendizado do magistério. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia). Orientadora: Renata Marcílio Cândido. – Guarulhos : UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2021. – 35 f.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60553porGuarulhosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-02T22:40:53Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/60553Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-02T22:40:53Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A contribuição da residência pedagógica no aprendizado do magistério The contribution of the Pedagogical Residence in the teaching of teaching |
title |
A contribuição da residência pedagógica no aprendizado do magistério |
spellingShingle |
A contribuição da residência pedagógica no aprendizado do magistério Silva, Denise Moutinho da [UNIFESP] Aprendizagem Escola Magistério Educação Residência Pedagogia |
title_short |
A contribuição da residência pedagógica no aprendizado do magistério |
title_full |
A contribuição da residência pedagógica no aprendizado do magistério |
title_fullStr |
A contribuição da residência pedagógica no aprendizado do magistério |
title_full_unstemmed |
A contribuição da residência pedagógica no aprendizado do magistério |
title_sort |
A contribuição da residência pedagógica no aprendizado do magistério |
author |
Silva, Denise Moutinho da [UNIFESP] |
author_facet |
Silva, Denise Moutinho da [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cândido, Renata Marcílio http://lattes.cnpq.br/9931089607245261 http://lattes.cnpq.br/3615106868264237 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Denise Moutinho da [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Escola Magistério Educação Residência Pedagogia |
topic |
Aprendizagem Escola Magistério Educação Residência Pedagogia |
description |
O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) retoma o relato de experiência no Programa de Residência Pedagógica (PRP) na modalidade do Ensino Fundamental Anos Iniciais realizado como unidade curricular (UC) obrigatória do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp. O objetivo é desenvolver uma reflexão sobre a contribuição do estágio supervisionado, recuperando teorias aprendidas no curso de Pedagogia de forma relacionada às práticas que se observam em uma sala de aula da escola-campo. A Residência Pedagógica (RP) foi concluída em setembro do ano de 2017 e realizada em uma escola-campo pública situada na periferia do município de Guarulhos/SP. Neste trabalho, descrevemos o Programa de Residência Pedagógica (PRP) apresentando sua importância e caracterização, assim como o tema “A identidade dos anos iniciais do ensino fundamental”, como objeto de estudo do relatório final da imersão em 2017. A questão problematizada e desenvolvida neste trabalho de conclusão de curso visa abordar a importância do contato com os alunos como protagonistas e também formadores do futuro professor estudante do curso de Pedagogia e da escola como meio de aprendizado de trabalho para o futuro professor. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-18T16:03:29Z 2021-03-18T16:03:29Z 2021-03-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
S, Denise MOUTINHO. A contribuição da Residência Pedagógica no aprendizado do magistério. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia). Orientadora: Renata Marcílio Cândido. – Guarulhos : UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2021. – 35 f. https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60553 |
identifier_str_mv |
S, Denise MOUTINHO. A contribuição da Residência Pedagógica no aprendizado do magistério. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia). Orientadora: Renata Marcílio Cândido. – Guarulhos : UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2021. – 35 f. |
url |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60553 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
35 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Guarulhos |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268422082527232 |