Detecção automática de discurso de ódio em redes sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Almeida, Maíra
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60754
Resumo: As redes sociais trouxeram uma mudança de paradigma em relação à maneira que as pessoas se comunicam. Elas permitem que usuários expressem suas opiniões “livremente”, sem nenhum tipo de contato humano direto. Isso abre brechas para o surgimento de discurso de ódio na internet. Discurso de ódio se refere a qualquer comentário que ataque um indivíduo/grupo com relação a sua raça, gênero, etnia, nacionalidade, religião, orientação sexual ou outro aspecto passível de discriminação. Em redes sociais que permitem um certo grau de anonimidade, como o Twitter, este problema pode ser exacerbado. Notou-se que poucas contribuições científicas têm sido feitas para contra-atacar este problema em línguas diferentes do inglês. Este trabalho tem como objetivo empregar técnicas de processamento de texto e aprendizado de máquina para fazer a classificação de dados de discurso de ódio. Objetivou-se explorar diferentes algoritmos de classificação em um conjunto de dados formado por tweets em português. Os resultados foram avaliados por meio de métricas estatísticas, e através delas, foram feitas comparações entre os resultados obtidos e as principais abordagens consideradas como estado-da-arte. O método obtido foi uma combinação do classificador Support Vector Machines, com vetorização através da técnica de TF-IDF. Além das técnicas de pré-processamento e vetorização, quatro novas características foram geradas para cada exemplo do conjunto de dados, tendo como base, a contagem de palavras. Este método obteve um F1-score de 0.94.
id UFSP_cbb9df0fa70033b5157d9524a988e118
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/60754
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Detecção automática de discurso de ódio em redes sociaisClassificação automáticaAprendizado de máquina.Processamento de textoDiscurso de ódioAs redes sociais trouxeram uma mudança de paradigma em relação à maneira que as pessoas se comunicam. Elas permitem que usuários expressem suas opiniões “livremente”, sem nenhum tipo de contato humano direto. Isso abre brechas para o surgimento de discurso de ódio na internet. Discurso de ódio se refere a qualquer comentário que ataque um indivíduo/grupo com relação a sua raça, gênero, etnia, nacionalidade, religião, orientação sexual ou outro aspecto passível de discriminação. Em redes sociais que permitem um certo grau de anonimidade, como o Twitter, este problema pode ser exacerbado. Notou-se que poucas contribuições científicas têm sido feitas para contra-atacar este problema em línguas diferentes do inglês. Este trabalho tem como objetivo empregar técnicas de processamento de texto e aprendizado de máquina para fazer a classificação de dados de discurso de ódio. Objetivou-se explorar diferentes algoritmos de classificação em um conjunto de dados formado por tweets em português. Os resultados foram avaliados por meio de métricas estatísticas, e através delas, foram feitas comparações entre os resultados obtidos e as principais abordagens consideradas como estado-da-arte. O método obtido foi uma combinação do classificador Support Vector Machines, com vetorização através da técnica de TF-IDF. Além das técnicas de pré-processamento e vetorização, quatro novas características foram geradas para cada exemplo do conjunto de dados, tendo como base, a contagem de palavras. Este método obteve um F1-score de 0.94.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloBerton, Lilianhttp://lattes.cnpq.br/9064767888093340http://lattes.cnpq.br/2317906488741286de Almeida, Maíra2021-03-25T20:18:40Z2021-03-25T20:18:40Z2020-10-07info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion66 fapplication/pdfDE ALMEIDA, M. e BERTON, L., 2020. Detecção Automática de Discurso de Ódio em Redes Sociais. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal de São Paulo.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60754porSão José dos Camposinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-02T23:26:16Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/60754Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-02T23:26:16Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Detecção automática de discurso de ódio em redes sociais
title Detecção automática de discurso de ódio em redes sociais
spellingShingle Detecção automática de discurso de ódio em redes sociais
de Almeida, Maíra
Classificação automática
Aprendizado de máquina.
Processamento de texto
Discurso de ódio
title_short Detecção automática de discurso de ódio em redes sociais
title_full Detecção automática de discurso de ódio em redes sociais
title_fullStr Detecção automática de discurso de ódio em redes sociais
title_full_unstemmed Detecção automática de discurso de ódio em redes sociais
title_sort Detecção automática de discurso de ódio em redes sociais
author de Almeida, Maíra
author_facet de Almeida, Maíra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Berton, Lilian
http://lattes.cnpq.br/9064767888093340
http://lattes.cnpq.br/2317906488741286
dc.contributor.author.fl_str_mv de Almeida, Maíra
dc.subject.por.fl_str_mv Classificação automática
Aprendizado de máquina.
Processamento de texto
Discurso de ódio
topic Classificação automática
Aprendizado de máquina.
Processamento de texto
Discurso de ódio
description As redes sociais trouxeram uma mudança de paradigma em relação à maneira que as pessoas se comunicam. Elas permitem que usuários expressem suas opiniões “livremente”, sem nenhum tipo de contato humano direto. Isso abre brechas para o surgimento de discurso de ódio na internet. Discurso de ódio se refere a qualquer comentário que ataque um indivíduo/grupo com relação a sua raça, gênero, etnia, nacionalidade, religião, orientação sexual ou outro aspecto passível de discriminação. Em redes sociais que permitem um certo grau de anonimidade, como o Twitter, este problema pode ser exacerbado. Notou-se que poucas contribuições científicas têm sido feitas para contra-atacar este problema em línguas diferentes do inglês. Este trabalho tem como objetivo empregar técnicas de processamento de texto e aprendizado de máquina para fazer a classificação de dados de discurso de ódio. Objetivou-se explorar diferentes algoritmos de classificação em um conjunto de dados formado por tweets em português. Os resultados foram avaliados por meio de métricas estatísticas, e através delas, foram feitas comparações entre os resultados obtidos e as principais abordagens consideradas como estado-da-arte. O método obtido foi uma combinação do classificador Support Vector Machines, com vetorização através da técnica de TF-IDF. Além das técnicas de pré-processamento e vetorização, quatro novas características foram geradas para cada exemplo do conjunto de dados, tendo como base, a contagem de palavras. Este método obteve um F1-score de 0.94.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-07
2021-03-25T20:18:40Z
2021-03-25T20:18:40Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DE ALMEIDA, M. e BERTON, L., 2020. Detecção Automática de Discurso de Ódio em Redes Sociais. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal de São Paulo.
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60754
identifier_str_mv DE ALMEIDA, M. e BERTON, L., 2020. Detecção Automática de Discurso de Ódio em Redes Sociais. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal de São Paulo.
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60754
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 66 f
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São José dos Campos
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268423763394560