O papel da mídia nas eleições de 2016 nos EUA e 2018 no Brasil: como a imprensa ajudou a criar os fenômenos Donald Trump e Jair Bolsonaro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbaresco, Maria Claudia Ferreira [UNIFESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61811
Resumo: A última década foi marcada por uma crise de representatividade e pelo surgimento de uma nova extrema direita nas democracias ocidentais. Partidos de extrema direita ganharam cadeiras nos parlamentos europeus e personalidades autoritárias foram eleitas em diversos países. As eleições de 2016 nos Estados Unidos e de 2018 no Brasil foram emblemáticas nesse sentido. Mesmo nesse cenário, as vitórias de Donald Trump e Jair Bolsonaro surpreenderam grande parte do eleitorado e da imprensa. Este artigo tem como objetivo analisar o papel que a mídia teve na vitória desses candidatos e como a cobertura feita pela imprensa pode ter influenciado o eleitor a tomar sua decisão. A análise teórica será feita a partir do estudo de teorias de comunicação, da forma como a imprensa se relaciona com o ambiente político e como as estratégias tomadas pelos meios de comunicação podem influenciar o voto dos eleitores e até mesmo a decisão de ir ou não votar e, posteriormente, os estudos de caso das eleições de 2016 nos Estados Unidos e 2018 no Brasil, considerando quantidade de citações de cada um dos candidatos, assim como a qualificação feita pela imprensa de cada um deles durante a cobertura eleitoral.
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