O papel da mídia nas eleições de 2016 nos EUA e 2018 no Brasil: como a imprensa ajudou a criar os fenômenos Donald Trump e Jair Bolsonaro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61811 |
Resumo: | A última década foi marcada por uma crise de representatividade e pelo surgimento de uma nova extrema direita nas democracias ocidentais. Partidos de extrema direita ganharam cadeiras nos parlamentos europeus e personalidades autoritárias foram eleitas em diversos países. As eleições de 2016 nos Estados Unidos e de 2018 no Brasil foram emblemáticas nesse sentido. Mesmo nesse cenário, as vitórias de Donald Trump e Jair Bolsonaro surpreenderam grande parte do eleitorado e da imprensa. Este artigo tem como objetivo analisar o papel que a mídia teve na vitória desses candidatos e como a cobertura feita pela imprensa pode ter influenciado o eleitor a tomar sua decisão. A análise teórica será feita a partir do estudo de teorias de comunicação, da forma como a imprensa se relaciona com o ambiente político e como as estratégias tomadas pelos meios de comunicação podem influenciar o voto dos eleitores e até mesmo a decisão de ir ou não votar e, posteriormente, os estudos de caso das eleições de 2016 nos Estados Unidos e 2018 no Brasil, considerando quantidade de citações de cada um dos candidatos, assim como a qualificação feita pela imprensa de cada um deles durante a cobertura eleitoral. |
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O papel da mídia nas eleições de 2016 nos EUA e 2018 no Brasil: como a imprensa ajudou a criar os fenômenos Donald Trump e Jair BolsonaroMídiaEleiçõesDemocraciaOpinião públicaJair BolsonaroDonald TrumpA última década foi marcada por uma crise de representatividade e pelo surgimento de uma nova extrema direita nas democracias ocidentais. Partidos de extrema direita ganharam cadeiras nos parlamentos europeus e personalidades autoritárias foram eleitas em diversos países. As eleições de 2016 nos Estados Unidos e de 2018 no Brasil foram emblemáticas nesse sentido. Mesmo nesse cenário, as vitórias de Donald Trump e Jair Bolsonaro surpreenderam grande parte do eleitorado e da imprensa. Este artigo tem como objetivo analisar o papel que a mídia teve na vitória desses candidatos e como a cobertura feita pela imprensa pode ter influenciado o eleitor a tomar sua decisão. A análise teórica será feita a partir do estudo de teorias de comunicação, da forma como a imprensa se relaciona com o ambiente político e como as estratégias tomadas pelos meios de comunicação podem influenciar o voto dos eleitores e até mesmo a decisão de ir ou não votar e, posteriormente, os estudos de caso das eleições de 2016 nos Estados Unidos e 2018 no Brasil, considerando quantidade de citações de cada um dos candidatos, assim como a qualificação feita pela imprensa de cada um deles durante a cobertura eleitoral.The last decade has been marked by a crisis of representation and the emergence of a new extreme right in Western democracies. Far-right parties won seats in European parliaments and authoritarian figures were elected in several countries. The 2016 elections in the United States and 2018 in Brazil were emblematic in this regard. Even in this scenario, the victories of Donald Trump and Jair Bolsonaro surprised a large part of the electorate and the press. This article aims to analyze the role that the media played in the victory of these candidates and how press coverage may have influenced voters to make their decision. The theoretical analysis will be based on the study of communication theories, how the press relates to the political environment and how the strategies taken by the media can influence votes and even the decision to vote or not to vote. Later, the case studies of the 2016 elections in the United States and 2018 in Brazil, considering the number of citations of each candidate, as well as the qualification made by the press of each one of them during electoral coverage.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloGallego, Esther Solano [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/2371993297389684http://lattes.cnpq.br/9942845122748030Barbaresco, Maria Claudia Ferreira [UNIFESP]2021-09-02T19:53:31Z2021-09-02T19:53:31Z2-08-21info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion29 f.application/pdfBarbaresco, Maria Claudia Ferreira. O papel da mídia nas eleições de 2016 nos EUA e 2018 no Brasil: como a imprensa ajudou a criar os fenômenos Donald Trump e Jair Bolsonaro. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) - Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Política, Economia e Negócios, Osasco, 2021.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61811porOsascoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-02T10:35:57Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/61811Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-02T10:35:57Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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