Multimodalidade e intermidialidade no ensino de línguas estrangeiras: uma análise crítica de métodos e materiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Carolina Soares [UNIFESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11600/63621
Resumo: Esta pesquisa tem como principal objetivo analisar como os elementos multimodais presentes em livros utilizados no ensino de língua estrangeira auxiliam na elaboração da construção de sentido nas unidades didáticas e podem facilitar o processo de ensino-aprendizagem para a aquisição dessa língua. Para isso, serão analisados e, posteriormente, comparados, os elementos multimodais em atividades das unidades iniciais em três métodos de Francês Língua Estrangeira (FLE): Alter Ego Plus 1 (2012), Saison 1 (2014) e Défi 1 (2018) a partir dos estudos da Intermidialidade. Busca-se examinar as formas pelas quais esses elementos contribuem para fazer avançar o processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, são utilizados os conceitos de multimodalidade e de semiótica social de Hodge e Kress (1995), da Gramática do Design Visual de Kress e Van Leeuwen (2001, 2006); o conceito de combinação de mídias de Clüver (2006, 2012) e o conceito de modalidades das mídias propostos por Elleström (2017). A pesquisa dialoga com o Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas (QECR) e com as metodologias de ensino de língua estrangeira que encontram entre seus principais autores Germain (1993) e Puren (1988). A partir dos conceitos e autores citados, será verificado o modo como esses materiais são estruturados e observado de que maneira a composição multimodal das unidades facilita a aprendizagem da língua estrangeira. Ao eleger por objeto materiais de FLE, a pesquisa, além de contribuir para os estudos de multimodalidade e intermidialidade, busca contribuir também para os estudos de didáticas de Língua Estrangeira (LE) que utilizam os métodos baseados no QECR como forma de ensino.
id UFSP_cf8ff5c9d2f80f0a907d8203712249ca
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/63621
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Multimodalidade e intermidialidade no ensino de línguas estrangeiras: uma análise crítica de métodos e materiaisMultimodality and intermidiality and Foreign Language Teaching: a critical analysis of methods and materialsMultimodalidade.Intermidialidade.Ensino de língua estrangeira.Livros didáticosEsta pesquisa tem como principal objetivo analisar como os elementos multimodais presentes em livros utilizados no ensino de língua estrangeira auxiliam na elaboração da construção de sentido nas unidades didáticas e podem facilitar o processo de ensino-aprendizagem para a aquisição dessa língua. Para isso, serão analisados e, posteriormente, comparados, os elementos multimodais em atividades das unidades iniciais em três métodos de Francês Língua Estrangeira (FLE): Alter Ego Plus 1 (2012), Saison 1 (2014) e Défi 1 (2018) a partir dos estudos da Intermidialidade. Busca-se examinar as formas pelas quais esses elementos contribuem para fazer avançar o processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, são utilizados os conceitos de multimodalidade e de semiótica social de Hodge e Kress (1995), da Gramática do Design Visual de Kress e Van Leeuwen (2001, 2006); o conceito de combinação de mídias de Clüver (2006, 2012) e o conceito de modalidades das mídias propostos por Elleström (2017). A pesquisa dialoga com o Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas (QECR) e com as metodologias de ensino de língua estrangeira que encontram entre seus principais autores Germain (1993) e Puren (1988). A partir dos conceitos e autores citados, será verificado o modo como esses materiais são estruturados e observado de que maneira a composição multimodal das unidades facilita a aprendizagem da língua estrangeira. Ao eleger por objeto materiais de FLE, a pesquisa, além de contribuir para os estudos de multimodalidade e intermidialidade, busca contribuir também para os estudos de didáticas de Língua Estrangeira (LE) que utilizam os métodos baseados no QECR como forma de ensino.This research aims to analyze the way multimodal elements present in course books for foreign language teaching contribute to the teaching-learning process, as well as to the building up of meaning within teaching units and to the acquisition of the target language. To this end, it examines, and subsequently compares, multimodal elements in the activities of the initial units in three French Foreign Language (FFL) course books : Alter Ego Plus 1 (2012), Saison 1 (2014) and Défi 1 (2018). The theoretical framework is provided by the concepts of multimodality and social Semiotics (Hodge and Kress,1995); ,of grammar of visual design (Kress and Van Leeuwen, 2001, 2006); of media combination (Clüver, 2006, 2012) and of modalities of media (Elleström, 2017). The research takes into account the Common European Framework of Reference for Languages (CEFR) and foreign language teaching methodologies, mainly those proposed by Germain (1993) and Puren (1988). Having as a starting point the concepts and authors cited, the research examines the ways these materials are structured and discusses the manner by which the multimodal composition of the units functions as an effective teaching-learning support. By focusing on FFL materials, the research, in addition to contributing to the studies on Multimodality and Intermediality, also aims to contribute to the studies on Foreign Language (FL) didactics that use the methods based on CEFR as a form of teaching.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloGhirardi, Ana Luiza Ramazzinahttp://lattes.cnpq.br/7481586427673190http://lattes.cnpq.br/4590850909487053Moreira, Carolina Soares [UNIFESP]2022-03-23T17:34:14Z2022-03-23T17:34:14Z2021-12-13info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion135 f.application/pdfMOREIRA, C.S.https://hdl.handle.net/11600/63621porUniversidade Federal de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-26T20:12:25Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/63621Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-26T20:12:25Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Multimodalidade e intermidialidade no ensino de línguas estrangeiras: uma análise crítica de métodos e materiais
Multimodality and intermidiality and Foreign Language Teaching: a critical analysis of methods and materials
title Multimodalidade e intermidialidade no ensino de línguas estrangeiras: uma análise crítica de métodos e materiais
spellingShingle Multimodalidade e intermidialidade no ensino de línguas estrangeiras: uma análise crítica de métodos e materiais
Moreira, Carolina Soares [UNIFESP]
Multimodalidade.
Intermidialidade.
Ensino de língua estrangeira.
Livros didáticos
title_short Multimodalidade e intermidialidade no ensino de línguas estrangeiras: uma análise crítica de métodos e materiais
title_full Multimodalidade e intermidialidade no ensino de línguas estrangeiras: uma análise crítica de métodos e materiais
title_fullStr Multimodalidade e intermidialidade no ensino de línguas estrangeiras: uma análise crítica de métodos e materiais
title_full_unstemmed Multimodalidade e intermidialidade no ensino de línguas estrangeiras: uma análise crítica de métodos e materiais
title_sort Multimodalidade e intermidialidade no ensino de línguas estrangeiras: uma análise crítica de métodos e materiais
author Moreira, Carolina Soares [UNIFESP]
author_facet Moreira, Carolina Soares [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ghirardi, Ana Luiza Ramazzina
http://lattes.cnpq.br/7481586427673190
http://lattes.cnpq.br/4590850909487053
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Carolina Soares [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Multimodalidade.
Intermidialidade.
Ensino de língua estrangeira.
Livros didáticos
topic Multimodalidade.
Intermidialidade.
Ensino de língua estrangeira.
Livros didáticos
description Esta pesquisa tem como principal objetivo analisar como os elementos multimodais presentes em livros utilizados no ensino de língua estrangeira auxiliam na elaboração da construção de sentido nas unidades didáticas e podem facilitar o processo de ensino-aprendizagem para a aquisição dessa língua. Para isso, serão analisados e, posteriormente, comparados, os elementos multimodais em atividades das unidades iniciais em três métodos de Francês Língua Estrangeira (FLE): Alter Ego Plus 1 (2012), Saison 1 (2014) e Défi 1 (2018) a partir dos estudos da Intermidialidade. Busca-se examinar as formas pelas quais esses elementos contribuem para fazer avançar o processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, são utilizados os conceitos de multimodalidade e de semiótica social de Hodge e Kress (1995), da Gramática do Design Visual de Kress e Van Leeuwen (2001, 2006); o conceito de combinação de mídias de Clüver (2006, 2012) e o conceito de modalidades das mídias propostos por Elleström (2017). A pesquisa dialoga com o Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas (QECR) e com as metodologias de ensino de língua estrangeira que encontram entre seus principais autores Germain (1993) e Puren (1988). A partir dos conceitos e autores citados, será verificado o modo como esses materiais são estruturados e observado de que maneira a composição multimodal das unidades facilita a aprendizagem da língua estrangeira. Ao eleger por objeto materiais de FLE, a pesquisa, além de contribuir para os estudos de multimodalidade e intermidialidade, busca contribuir também para os estudos de didáticas de Língua Estrangeira (LE) que utilizam os métodos baseados no QECR como forma de ensino.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-13
2022-03-23T17:34:14Z
2022-03-23T17:34:14Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOREIRA, C.S.
https://hdl.handle.net/11600/63621
identifier_str_mv MOREIRA, C.S.
url https://hdl.handle.net/11600/63621
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 135 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268348040478720