Pontos de possível diálogo entre aprendizado multimodal e ensino-aprendizado de línguas estrangeiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias,Miguel Angel
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Obilinovic,Katica, Orrego,Roxana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132011000100008
Resumo: Este artigo é uma resenha bibliográfica derivada de um projeto de pesquisa focando na multimodalidade e seu possível impacto na aprendizagem de línguas estrangeiras, com especial atenção aos desenhos de textos (KRESS & VAN LEEUWEN, 2001) de acordo com o informado pelos modelos de aprendizado multimodal (SCHNOTZ, 2005; MAYER, 2001). Em primeiro lugar, o artigo resgata estes modelos e os relaciona ao campo da aquisição de um segundo idioma. Em continuação, descreve-se alguns pontos de possível encontro e diálogos entre estes dois campos de pesquisa. Finalmente, apresenta alguns estudos que se realizaram em torno ao aprendizado multimodal de línguas como exemplos deste diálogo.
id UNICAMP-12_a0066ad5dfc043d235f9894c2d0c5be9
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-18132011000100008
network_acronym_str UNICAMP-12
network_name_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Pontos de possível diálogo entre aprendizado multimodal e ensino-aprendizado de línguas estrangeirasaprendizado multimodalmodelos sócio-semióticosensino-aprendizado multimodal de línguas estrangeirasEste artigo é uma resenha bibliográfica derivada de um projeto de pesquisa focando na multimodalidade e seu possível impacto na aprendizagem de línguas estrangeiras, com especial atenção aos desenhos de textos (KRESS & VAN LEEUWEN, 2001) de acordo com o informado pelos modelos de aprendizado multimodal (SCHNOTZ, 2005; MAYER, 2001). Em primeiro lugar, o artigo resgata estes modelos e os relaciona ao campo da aquisição de um segundo idioma. Em continuação, descreve-se alguns pontos de possível encontro e diálogos entre estes dois campos de pesquisa. Finalmente, apresenta alguns estudos que se realizaram em torno ao aprendizado multimodal de línguas como exemplos deste diálogo.UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132011000100008Trabalhos em Linguística Aplicada v.50 n.1 2011reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/S0103-18132011000100008info:eu-repo/semantics/openAccessFarias,Miguel AngelObilinovic,KaticaOrrego,Roxanapor2011-08-22T00:00:00Zoai:scielo:S0103-18132011000100008Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2022-11-08T14:23:27.807035Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pontos de possível diálogo entre aprendizado multimodal e ensino-aprendizado de línguas estrangeiras
title Pontos de possível diálogo entre aprendizado multimodal e ensino-aprendizado de línguas estrangeiras
spellingShingle Pontos de possível diálogo entre aprendizado multimodal e ensino-aprendizado de línguas estrangeiras
Farias,Miguel Angel
aprendizado multimodal
modelos sócio-semióticos
ensino-aprendizado multimodal de línguas estrangeiras
title_short Pontos de possível diálogo entre aprendizado multimodal e ensino-aprendizado de línguas estrangeiras
title_full Pontos de possível diálogo entre aprendizado multimodal e ensino-aprendizado de línguas estrangeiras
title_fullStr Pontos de possível diálogo entre aprendizado multimodal e ensino-aprendizado de línguas estrangeiras
title_full_unstemmed Pontos de possível diálogo entre aprendizado multimodal e ensino-aprendizado de línguas estrangeiras
title_sort Pontos de possível diálogo entre aprendizado multimodal e ensino-aprendizado de línguas estrangeiras
author Farias,Miguel Angel
author_facet Farias,Miguel Angel
Obilinovic,Katica
Orrego,Roxana
author_role author
author2 Obilinovic,Katica
Orrego,Roxana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias,Miguel Angel
Obilinovic,Katica
Orrego,Roxana
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizado multimodal
modelos sócio-semióticos
ensino-aprendizado multimodal de línguas estrangeiras
topic aprendizado multimodal
modelos sócio-semióticos
ensino-aprendizado multimodal de línguas estrangeiras
description Este artigo é uma resenha bibliográfica derivada de um projeto de pesquisa focando na multimodalidade e seu possível impacto na aprendizagem de línguas estrangeiras, com especial atenção aos desenhos de textos (KRESS & VAN LEEUWEN, 2001) de acordo com o informado pelos modelos de aprendizado multimodal (SCHNOTZ, 2005; MAYER, 2001). Em primeiro lugar, o artigo resgata estes modelos e os relaciona ao campo da aquisição de um segundo idioma. Em continuação, descreve-se alguns pontos de possível encontro e diálogos entre estes dois campos de pesquisa. Finalmente, apresenta alguns estudos que se realizaram em torno ao aprendizado multimodal de línguas como exemplos deste diálogo.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132011000100008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132011000100008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-18132011000100008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
dc.source.none.fl_str_mv Trabalhos em Linguística Aplicada v.50 n.1 2011
reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
collection Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv spublic@iel.unicamp.br
_version_ 1800216524602998784