O Movimento Do Pensamento Teórico De Professores Sobre O Conceito De Fração E O Sentido Atribuído Aos Materiais Didáticos Na Atividade De Ensino
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5071550 http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/50253 |
Resumo: | A presente pesquisa investigou como o desenvolvimento do pensamento teórico de professores de matemática em atividade de ensino sobre o conceito de fração impacta na escolha, utilização e adequação dos materiais didáticos, em particular, os materiais que compõem o Currículo Oficial do Estado de São Paulo. Os referenciais teóricos adotados envolvem a perspectiva Histórico-Cultural, a Teoria da Atividade e a Teoria do Ensino Desenvolvimental. Nesta perspectiva, os materiais didáticos são compreendidos como instrumentos mediadores da prática e organização do ensino pelos professores. Para que o movimento de desenvolvimento do pensamento teórico pudesse ser observado, adotamos como método de investigação o materialismo histórico dialético, por meio de um experimento formativo que se objetivou em um curso de formação contínua para um grupo singular de professores de matemática. Para que os professores compreendessem o conceito de fração na sua gênese, foram propostas situações desencadeadoras de aprendizagem, pautadas no conceito de Atividade Orientadora de Ensino, de modo que os professores, na coletividade, pudessem se deparar com o contexto lógico-histórico de frações e com isso apropriarem-se de elementos do conhecimento teórico do conceito. Para a análise dos dados utilizamos o conceito de isolados e a organizamos em dois deles: “Movimento do pensamento teórico sobre frações” e “Material didático como mediador da ação do professor”. Estes dois isolados encontram-se em relação dialética nesta pesquisa e são sistematizados por episódios. Na análise dos dados, oriundos das falas e ações dos professores no experimento formativo, buscou-se evidenciar o movimento de desenvolvimento do pensamento teórico e superação do pensamento empírico em busca de uma concepção teórica e como esta superação impactou nos sentidos atribuídos aos instrumentos mediadores. Os resultados da pesquisa apontam que a partir do desenvolvimento do pensamento teórico os professores buscam os melhores instrumentos mediadores para materializar seu objetivo na atividade de ensino. Em particular, ao desenvolverem o pensamento teórico sobre o conceito de fração, atribuíram ao material didático oficial que compõe o Currículo Oficial do Estado de São Paulo um novo sentido, reconhecendo-o como um mediador na organização do ensino que demanda a busca de outros instrumentos que envolvam todos os elementos que favorecem o desenvolvimento do pensamento teórico sobre frações. Nesse sentido, o material didático oficial passou a estar a serviço do professor como mediador da sua atividade de ensino e não o contrário. Assim, o desenvolvimento do pensamento teórico, a organização consciente e intencional do ensino e a escolha dos instrumentos mediadores que estejam a serviço da atividade de ensino, distancia o professor de um profissional somente executor das políticas públicas o caracterizando como um profissional mais autônomo e criativo. |
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Romeiro, Iraji De Oliveira [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Moretti, Vanessa Dias [UNIFESP]2019-06-19T14:57:39Z2019-06-19T14:57:39Z2017-08-31https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5071550http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/502532017-0405.pdf22 - Iraji de Oliveira Romeiro.pdfA presente pesquisa investigou como o desenvolvimento do pensamento teórico de professores de matemática em atividade de ensino sobre o conceito de fração impacta na escolha, utilização e adequação dos materiais didáticos, em particular, os materiais que compõem o Currículo Oficial do Estado de São Paulo. Os referenciais teóricos adotados envolvem a perspectiva Histórico-Cultural, a Teoria da Atividade e a Teoria do Ensino Desenvolvimental. Nesta perspectiva, os materiais didáticos são compreendidos como instrumentos mediadores da prática e organização do ensino pelos professores. Para que o movimento de desenvolvimento do pensamento teórico pudesse ser observado, adotamos como método de investigação o materialismo histórico dialético, por meio de um experimento formativo que se objetivou em um curso de formação contínua para um grupo singular de professores de matemática. Para que os professores compreendessem o conceito de fração na sua gênese, foram propostas situações desencadeadoras de aprendizagem, pautadas no conceito de Atividade Orientadora de Ensino, de modo que os professores, na coletividade, pudessem se deparar com o contexto lógico-histórico de frações e com isso apropriarem-se de elementos do conhecimento teórico do conceito. Para a análise dos dados utilizamos o conceito de isolados e a organizamos em dois deles: “Movimento do pensamento teórico sobre frações” e “Material didático como mediador da ação do professor”. Estes dois isolados encontram-se em relação dialética nesta pesquisa e são sistematizados por episódios. Na análise dos dados, oriundos das falas e ações dos professores no experimento formativo, buscou-se evidenciar o movimento de desenvolvimento do pensamento teórico e superação do pensamento empírico em busca de uma concepção teórica e como esta superação impactou nos sentidos atribuídos aos instrumentos mediadores. Os resultados da pesquisa apontam que a partir do desenvolvimento do pensamento teórico os professores buscam os melhores instrumentos mediadores para materializar seu objetivo na atividade de ensino. Em particular, ao desenvolverem o pensamento teórico sobre o conceito de fração, atribuíram ao material didático oficial que compõe o Currículo Oficial do Estado de São Paulo um novo sentido, reconhecendo-o como um mediador na organização do ensino que demanda a busca de outros instrumentos que envolvam todos os elementos que favorecem o desenvolvimento do pensamento teórico sobre frações. Nesse sentido, o material didático oficial passou a estar a serviço do professor como mediador da sua atividade de ensino e não o contrário. Assim, o desenvolvimento do pensamento teórico, a organização consciente e intencional do ensino e a escolha dos instrumentos mediadores que estejam a serviço da atividade de ensino, distancia o professor de um profissional somente executor das políticas públicas o caracterizando como um profissional mais autônomo e criativo.The present research investigated how the development of the theoretical thinking of teachers of mathematics in teaching activity on the concept of fraction impacts on the choice, use and adequacy of didactic materials, in particular, the materials that make up the Official Curriculum of the State of São Paulo. The theoretical references adopted involve the historical-cultural perspective, the Theory of Activity and the Theory of Developmental Teaching. From this perspective, didactic materials are understood as instruments mediating the practice and organization of teaching by teachers. In order for the development of theoretical thought to be observed, we adopted the dialectical historical materialism as a method of investigation through a formative experiment that was objectified in a continuous formation course for a singular group of mathematical teachers. In order for teachers to understand the concept of a fraction in its genesis, it was proposed the learning-triggering situations, based on the concept of Teaching Guidance Activity, so that teachers in the community could come across the logicalhistorical context of fractions and with this appropriation of elements of the theoretical knowledge of the concept. For the analysis of the data we used the concept of isolated and organized in two of them: "Movement of theoretical thinking about fractions" and "Didactic material as mediator of teacher action". These two isolates are dialectically related in this research and are systematized by episodes. In the analysis of the data, from the speeches and actions of the teachers in the formative experiment, we sought to evidence the movement of development of theoretical thinking and overcoming of empirical thought in search of a theoretical conception and how this overcoming impacted on the meanings attributed to mediating instruments. The results of the research point out that from the development of theoretical thinking teachers seek the best mediating instruments to materialize their objective in teaching activity. In particular, in developing the theoretical thinking about the concept of fraction, they attributed to the official didactic material that composes the Official Curriculum of the State of São Paulo a new meaning, recognizing it as a mediator in the organization of education that demands the search for other instruments Involving all elements that favor the development of theoretical thinking about fractions. In this sense, the official didactic material came to be at the service of the teacher as mediator of his teaching activity and not the opposite. Thus, the development of theoretical thinking, the conscious and intentional organization of teaching and the choice of mediating instruments that serve the teaching activity, distances the teacher from a professional who only performs public policies, characterizing him as a more autonomous and creative professional.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2017)132p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Pensamento TeóricoAtividade De EnsinoMateriais DidáticosFormação De ProfessoresConceito De FraçãoTheoretical ThinkingTeaching ActivityTeaching MaterialsTeacher TrainingFractions ConceptO Movimento Do Pensamento Teórico De Professores Sobre O Conceito De Fração E O Sentido Atribuído Aos Materiais Didáticos Na Atividade De Ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasEducaçãoEducaçãoPolíticas Educacionais E Formação De EducadoresORIGINAL22 - Iraji de Oliveira Romeiro.pdf22 - Iraji de Oliveira Romeiro.pdfapplication/pdf4190460${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50253/1/22%20-%20Iraji%20de%20Oliveira%20Romeiro.pdf95540d4983ef3e0f86a207813b6d173cMD51open accessTEXT22 - Iraji de Oliveira Romeiro.pdf.txt22 - Iraji de Oliveira Romeiro.pdf.txtExtracted texttext/plain419775${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50253/5/22%20-%20Iraji%20de%20Oliveira%20Romeiro.pdf.txt99802528da2f4b9dfa6c89c65b1922b7MD55open accessTHUMBNAIL22 - Iraji de Oliveira Romeiro.pdf.jpg22 - Iraji de Oliveira Romeiro.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3940${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50253/7/22%20-%20Iraji%20de%20Oliveira%20Romeiro.pdf.jpg7fb11f37210ad3693bc5859267741582MD57open access11600/502532023-05-15 10:40:43.58open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/50253Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T13:40:43Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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A presente pesquisa investigou como o desenvolvimento do pensamento teórico de professores de matemática em atividade de ensino sobre o conceito de fração impacta na escolha, utilização e adequação dos materiais didáticos, em particular, os materiais que compõem o Currículo Oficial do Estado de São Paulo. Os referenciais teóricos adotados envolvem a perspectiva Histórico-Cultural, a Teoria da Atividade e a Teoria do Ensino Desenvolvimental. Nesta perspectiva, os materiais didáticos são compreendidos como instrumentos mediadores da prática e organização do ensino pelos professores. Para que o movimento de desenvolvimento do pensamento teórico pudesse ser observado, adotamos como método de investigação o materialismo histórico dialético, por meio de um experimento formativo que se objetivou em um curso de formação contínua para um grupo singular de professores de matemática. Para que os professores compreendessem o conceito de fração na sua gênese, foram propostas situações desencadeadoras de aprendizagem, pautadas no conceito de Atividade Orientadora de Ensino, de modo que os professores, na coletividade, pudessem se deparar com o contexto lógico-histórico de frações e com isso apropriarem-se de elementos do conhecimento teórico do conceito. Para a análise dos dados utilizamos o conceito de isolados e a organizamos em dois deles: “Movimento do pensamento teórico sobre frações” e “Material didático como mediador da ação do professor”. Estes dois isolados encontram-se em relação dialética nesta pesquisa e são sistematizados por episódios. Na análise dos dados, oriundos das falas e ações dos professores no experimento formativo, buscou-se evidenciar o movimento de desenvolvimento do pensamento teórico e superação do pensamento empírico em busca de uma concepção teórica e como esta superação impactou nos sentidos atribuídos aos instrumentos mediadores. Os resultados da pesquisa apontam que a partir do desenvolvimento do pensamento teórico os professores buscam os melhores instrumentos mediadores para materializar seu objetivo na atividade de ensino. Em particular, ao desenvolverem o pensamento teórico sobre o conceito de fração, atribuíram ao material didático oficial que compõe o Currículo Oficial do Estado de São Paulo um novo sentido, reconhecendo-o como um mediador na organização do ensino que demanda a busca de outros instrumentos que envolvam todos os elementos que favorecem o desenvolvimento do pensamento teórico sobre frações. Nesse sentido, o material didático oficial passou a estar a serviço do professor como mediador da sua atividade de ensino e não o contrário. Assim, o desenvolvimento do pensamento teórico, a organização consciente e intencional do ensino e a escolha dos instrumentos mediadores que estejam a serviço da atividade de ensino, distancia o professor de um profissional somente executor das políticas públicas o caracterizando como um profissional mais autônomo e criativo. |
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