O brincar na relação entre mães ouvintes e filhos surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goldfeld, Marcia [UNIFESP]
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/17026
Resumo: O objetivo do presente estudo foi verificar como ocorre a organizacao da brincadeira entre maes ouvintes e filhos surdos e as mudancas ocorridas no decorrer de um ano. Como objetivos especificos o estudo procurou pesquisar como a brincadeira entre maes ouvintes e filhos surdos pode ser avaliada, se a avaliacao da brincadeira pode ser um bom parametro para analisar o desenvolvimento global da crianca e, por ultimo, como a equipe que atende a crianca surda pode agir em relacao ao brincar e a orientacao aos pais. A amostra foi construida por seis criancas com perda auditiva neurossensorial de moderada a profunda, de I ano e 6 meses a 4 anos e 5 meses e suas maes ouvintes, todos de classe cultural e socio-economica baixa. As duplas foram gravadas em videocassete em tres momentos, com intervalo de seis meses entre cada gravacao. Apos a coleta e observacao dos dados foi elaborada a avaliacao especifica, e como resultado foram determinados os seguintes criterios de analises: - tipo de atividade relacionada ao grau de dificuldade; - atencao e interesse da crianca e os recursos utilizados pelas maes para promover estes itens; - negociacao da orientacao da brincadeira entre mae e filho; - coordenacao do olhar da crianca entre a mae e o brinquedo; - os codigos utilizados pela dupla; - possibilidade de utilizar a linguagem para criar situacoes imaginarias. A analise dos protocolos permitiu concluir que: - as criancas observadas sofrem atraso de linguagem; - as maes ouvintes apresentaram dificuldade para brincar e se comunicar com seus filhos surdos; - algumas criancas surdas nao tiveram iniciativa, ou tiveram pouca, para se comunicar com suas maes ouvintes; - a utilizacao da LEBRAS facilitou a brincadeira e a comunicacao entre maes ouvintes e filhos surdos, a coordenacao do olhar da crianca surda entre o interlocutor e os brinquedos foi essencial para o sucesso da brincadeira e nao foi determinada apenas pelo grau da perda auditiva, mas, principalmente, pela qualidade da interacao; - a principio as maes ouvintes orientaram a brincadeira e, com o desenvolvimento, algumas crianca tambem puderam desempenhar este papel; - a orientacao aos pais permitiu que cinco das seis duplas modificassem sua forma de brincar
id UFSP_d13175798d9eea64715196803ad311bf
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/17026
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Goldfeld, Marcia [UNIFESP]Chiari, Brasilia Maria [UNIFESP]2015-12-06T23:01:12Z2015-12-06T23:01:12Z2000GOLDFELD, Marcia. O brincar na relação entre mães ouvintes e filhos surdos. Tese (Doutorado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2000.http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/17026Tese-17026.pdfO objetivo do presente estudo foi verificar como ocorre a organizacao da brincadeira entre maes ouvintes e filhos surdos e as mudancas ocorridas no decorrer de um ano. Como objetivos especificos o estudo procurou pesquisar como a brincadeira entre maes ouvintes e filhos surdos pode ser avaliada, se a avaliacao da brincadeira pode ser um bom parametro para analisar o desenvolvimento global da crianca e, por ultimo, como a equipe que atende a crianca surda pode agir em relacao ao brincar e a orientacao aos pais. A amostra foi construida por seis criancas com perda auditiva neurossensorial de moderada a profunda, de I ano e 6 meses a 4 anos e 5 meses e suas maes ouvintes, todos de classe cultural e socio-economica baixa. As duplas foram gravadas em videocassete em tres momentos, com intervalo de seis meses entre cada gravacao. Apos a coleta e observacao dos dados foi elaborada a avaliacao especifica, e como resultado foram determinados os seguintes criterios de analises: - tipo de atividade relacionada ao grau de dificuldade; - atencao e interesse da crianca e os recursos utilizados pelas maes para promover estes itens; - negociacao da orientacao da brincadeira entre mae e filho; - coordenacao do olhar da crianca entre a mae e o brinquedo; - os codigos utilizados pela dupla; - possibilidade de utilizar a linguagem para criar situacoes imaginarias. A analise dos protocolos permitiu concluir que: - as criancas observadas sofrem atraso de linguagem; - as maes ouvintes apresentaram dificuldade para brincar e se comunicar com seus filhos surdos; - algumas criancas surdas nao tiveram iniciativa, ou tiveram pouca, para se comunicar com suas maes ouvintes; - a utilizacao da LEBRAS facilitou a brincadeira e a comunicacao entre maes ouvintes e filhos surdos, a coordenacao do olhar da crianca surda entre o interlocutor e os brinquedos foi essencial para o sucesso da brincadeira e nao foi determinada apenas pelo grau da perda auditiva, mas, principalmente, pela qualidade da interacao; - a principio as maes ouvintes orientaram a brincadeira e, com o desenvolvimento, algumas crianca tambem puderam desempenhar este papel; - a orientacao aos pais permitiu que cinco das seis duplas modificassem sua forma de brincarThe objective of the present study was verify how the organization of playing between hearing mothers and deaf children and the changes that occur throughout one year. In order to obtain specific objectives, the study attempted to research how the playing between hearing mothers and their deaf children can be evaluated, if the evaluation of playing can be a good parameter to analise the child's global development, and finally, how the team that deals with the deaf child can deal in guiding parents in relation to playing. The sample was constructed by six children that presented moderate to deep neurosensorial auditive loss, of low social economic and cultural class, and their mothers. The pairs were recorded in video tape in three moments, with intervals of six months between each recording. Afther the collecting and observation of data, the specific evaluation was performed. As result, the following criteria analyses were estabilished: Type of activity related to the degree of difficulties; Child interest and attention and the resources employed by their mother to promote these items; Negotiation of how to orientate playing between mother and child; Coordination of the child's look between the mother and the toy; Codes performed by the pair; - Possibility of using language to create imaginary situations. The analysis of the protocols allowed the following conclusions: • The observed children suffered from language delay; The hearing mothers showed difficulties in playing and communicating with their deaf children; - Some deaf children did not present initiative, while others demonstrated little initiative in communication with their hearing mothers; The use of LIBRAS (Brazilian Sign Language) made the playing easier and improved the communication between hearing mothers and their deaf children; The coordination between the deaf child's look betwen the speaker and the toys was essential for the playing's success and wasn't determined only by the level of the hearing loss but mainly by the quality intteraction; At first, the hearing mothers guided the playing and throughout the develpment some children were also able to perform this role, The orientation given to the parents allowed that five of six pairs modified their manner of behavior.BV UNIFESP: Teses e dissertações163 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)SurdezLinguagemJogos e BrinquedosRelações Mãe-FilhoO brincar na relação entre mães ouvintes e filhos surdosThe playing around in relationship between hearing mothers and dead childreninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Medicina (EPM)Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) - EPMORIGINALTese-17026.pdfTese-17026.pdfapplication/pdf11389514${dspace.ui.url}/bitstream/11600/17026/1/Tese-17026.pdf87235a4ac1753b6ade494dc0ddf591dbMD51open accessTEXTTese-17026.pdf.txtTese-17026.pdf.txtExtracted texttext/plain233706${dspace.ui.url}/bitstream/11600/17026/2/Tese-17026.pdf.txt7ac00ac0830e4ec0edbb2aee046793e9MD52open accessTHUMBNAILTese-17026.pdf.jpgTese-17026.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4270${dspace.ui.url}/bitstream/11600/17026/4/Tese-17026.pdf.jpg10dd5d3975d8e46df6ba8f12b836473bMD54open access11600/170262022-07-29 19:24:46.797open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/17026Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652022-07-29T22:24:46Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv O brincar na relação entre mães ouvintes e filhos surdos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The playing around in relationship between hearing mothers and dead children
title O brincar na relação entre mães ouvintes e filhos surdos
spellingShingle O brincar na relação entre mães ouvintes e filhos surdos
Goldfeld, Marcia [UNIFESP]
Surdez
Linguagem
Jogos e Brinquedos
Relações Mãe-Filho
title_short O brincar na relação entre mães ouvintes e filhos surdos
title_full O brincar na relação entre mães ouvintes e filhos surdos
title_fullStr O brincar na relação entre mães ouvintes e filhos surdos
title_full_unstemmed O brincar na relação entre mães ouvintes e filhos surdos
title_sort O brincar na relação entre mães ouvintes e filhos surdos
author Goldfeld, Marcia [UNIFESP]
author_facet Goldfeld, Marcia [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Goldfeld, Marcia [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Chiari, Brasilia Maria [UNIFESP]
contributor_str_mv Chiari, Brasilia Maria [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Surdez
Linguagem
Jogos e Brinquedos
Relações Mãe-Filho
topic Surdez
Linguagem
Jogos e Brinquedos
Relações Mãe-Filho
description O objetivo do presente estudo foi verificar como ocorre a organizacao da brincadeira entre maes ouvintes e filhos surdos e as mudancas ocorridas no decorrer de um ano. Como objetivos especificos o estudo procurou pesquisar como a brincadeira entre maes ouvintes e filhos surdos pode ser avaliada, se a avaliacao da brincadeira pode ser um bom parametro para analisar o desenvolvimento global da crianca e, por ultimo, como a equipe que atende a crianca surda pode agir em relacao ao brincar e a orientacao aos pais. A amostra foi construida por seis criancas com perda auditiva neurossensorial de moderada a profunda, de I ano e 6 meses a 4 anos e 5 meses e suas maes ouvintes, todos de classe cultural e socio-economica baixa. As duplas foram gravadas em videocassete em tres momentos, com intervalo de seis meses entre cada gravacao. Apos a coleta e observacao dos dados foi elaborada a avaliacao especifica, e como resultado foram determinados os seguintes criterios de analises: - tipo de atividade relacionada ao grau de dificuldade; - atencao e interesse da crianca e os recursos utilizados pelas maes para promover estes itens; - negociacao da orientacao da brincadeira entre mae e filho; - coordenacao do olhar da crianca entre a mae e o brinquedo; - os codigos utilizados pela dupla; - possibilidade de utilizar a linguagem para criar situacoes imaginarias. A analise dos protocolos permitiu concluir que: - as criancas observadas sofrem atraso de linguagem; - as maes ouvintes apresentaram dificuldade para brincar e se comunicar com seus filhos surdos; - algumas criancas surdas nao tiveram iniciativa, ou tiveram pouca, para se comunicar com suas maes ouvintes; - a utilizacao da LEBRAS facilitou a brincadeira e a comunicacao entre maes ouvintes e filhos surdos, a coordenacao do olhar da crianca surda entre o interlocutor e os brinquedos foi essencial para o sucesso da brincadeira e nao foi determinada apenas pelo grau da perda auditiva, mas, principalmente, pela qualidade da interacao; - a principio as maes ouvintes orientaram a brincadeira e, com o desenvolvimento, algumas crianca tambem puderam desempenhar este papel; - a orientacao aos pais permitiu que cinco das seis duplas modificassem sua forma de brincar
publishDate 2000
dc.date.issued.fl_str_mv 2000
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-12-06T23:01:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-12-06T23:01:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GOLDFELD, Marcia. O brincar na relação entre mães ouvintes e filhos surdos. Tese (Doutorado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2000.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/17026
dc.identifier.file.none.fl_str_mv Tese-17026.pdf
identifier_str_mv GOLDFELD, Marcia. O brincar na relação entre mães ouvintes e filhos surdos. Tese (Doutorado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2000.
Tese-17026.pdf
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/17026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 163 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/17026/1/Tese-17026.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/17026/2/Tese-17026.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/17026/4/Tese-17026.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 87235a4ac1753b6ade494dc0ddf591db
7ac00ac0830e4ec0edbb2aee046793e9
10dd5d3975d8e46df6ba8f12b836473b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764105906388992