A importância das cotas raciais e sociais no Brasil: uma reparação histórica necessária. Relatório Técnico..

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/62422
https://souciencia.unifesp.br/
Resumo: O presente relatório técnico apresenta os resultados obtidos pelo grupo de pesquisadoras/es vinculadas/os ao Tema 1 do Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência - o SoU_Ciência, na Linha de Pesquisa 2: Perfil e Trajetória Estudantil na Educação Superior e apresentados no evento virtual realizado no dia 2 de dezembro de 2021 “A importância das cotas raciais e sociais no Brasil: uma reparação histórica necessária”. O debate foi transmitido pelo canal do YouTube do Centro e continua disponível para as pessoas interessadas (Youtube.com/SOUCIENCIA). Foram apresentados dados preliminares inéditos, produzidos pelo grupo sobre a mudança de perfil de estudantes do ensino superior da área da saúde, que participaram das provas do Enade em 2013 e em 2019. Para este trabalho foram utilizados os microdados do Enade de 2013 e 2019, referentes aos ciclos de avaliação da área da Saúde. O objetivo foi comparar a evolução do perfil dos estudantes e o desempenho das instituições com presença válida de uma seleção de cursos e instituições de ensino superior públicas federais e privadas, no Brasil. Dentre as instituições públicas federais, selecionamos 15 no total, sendo 12 pelo critério de maior número de matrículas no ano de 2019, segundo os dados do Censo da Educação Superior. Adotamos o mesmo critério para a seleção das universidades privadas: maior número de matrículas, em 2019, por região do país. As análises demonstraram que ocorreu uma importante alteração no perfil de estudantes que acessam o ensino superior, alteração que vem ganhando corpo e teve um fortalecimento a partir da Lei de Cotas. O aumento do número de estudantes provenientes da escola pública não alterou o desempenho das universidades, ao contrário, a maior parte delas teve um ganho na nota média da prova de conhecimentos específicos se comparadas as provas de 2013 e de 2019 do Enade.
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