Leitura de representações do novo normal em tiras: humor e sentidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ayres, Adrielle Peres [UNIFESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/11600/67100
Resumo: O objetivo deste trabalho é identificar estratégias de construção de sentidos em tiras surgidas a partir de 2020 no ambiente digital, analisando como a pandemia é representada na produção de humor nesse material. O contexto que elas retratam é de grande necessidade de adaptação e distanciamento social em função do cenário de risco sanitário e de maior disponibilização e uso de tecnologias para lidar com as atividades humanas de forma menos presencial, sendo esse o subtema selecionado. Buscou-se verificar como os elementos de referenciação e inferenciação se fazem presentes em um recorte selecionado de 9 tiras que mostram como essa nova configuração de normal, que impacta campos como a Educação e as relações sociais. A pergunta norteadora da pesquisa procurou responder como a linguagem das histórias em quadrinhos (HQs) foi usada para representar verbovisualmente essa conjuntura, denotando o que está por trás do humor, com o fim de trabalhar temas que seriam socialmente de difícil abordagem, dada a seriedade deste momento histórico, que impactou a vida de bilhões de pessoas em todo o mundo. Analisado sob essa ótica, o humor esconderia um sofrimento. Dentro da leitura proposta, seu mecanismo funcionaria como fator de reflexão social, com potencial de gerar identificação no público consumidor deste conteúdo, sendo que as interpretações dependem de conhecimentos prévios de cada leitor para construção de inferências e produção de sentidos, lembrando que os acontecimentos sociais sempre foram impactados pela linguagem e vice-versa. Estudando um corpus composto por 3 tiras de As Aventuras de Gui&Estopa, 3 tiras de Armandinho e 3 tiras de Escola de Passarinhos, que abordam fortemente o universo educacional e o digital, pretende-se contribuir para uma visão cada vez mais crítica da linguagem retratando o cotidiano e inserida nas ações humanas como constitutiva de sua história e transformação, dada a importância que ela tem para formar o leitor pleno em suas competências linguísticas, que também é um produtor de sentidos por meio dela. Nesse aspecto, os resultados mostram que a referenciação e a inferenciação têm papel de destaque na construção de coerência nos textos que retratam a realidade pandêmica nas tiras. Analisa-se também o papel da interação em uma perspectiva sociocognitiva da linguagem, para compreender os fenômenos de significação nas tiras.
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A pergunta norteadora da pesquisa procurou responder como a linguagem das histórias em quadrinhos (HQs) foi usada para representar verbovisualmente essa conjuntura, denotando o que está por trás do humor, com o fim de trabalhar temas que seriam socialmente de difícil abordagem, dada a seriedade deste momento histórico, que impactou a vida de bilhões de pessoas em todo o mundo. Analisado sob essa ótica, o humor esconderia um sofrimento. Dentro da leitura proposta, seu mecanismo funcionaria como fator de reflexão social, com potencial de gerar identificação no público consumidor deste conteúdo, sendo que as interpretações dependem de conhecimentos prévios de cada leitor para construção de inferências e produção de sentidos, lembrando que os acontecimentos sociais sempre foram impactados pela linguagem e vice-versa. Estudando um corpus composto por 3 tiras de As Aventuras de Gui&Estopa, 3 tiras de Armandinho e 3 tiras de Escola de Passarinhos, que abordam fortemente o universo educacional e o digital, pretende-se contribuir para uma visão cada vez mais crítica da linguagem retratando o cotidiano e inserida nas ações humanas como constitutiva de sua história e transformação, dada a importância que ela tem para formar o leitor pleno em suas competências linguísticas, que também é um produtor de sentidos por meio dela. Nesse aspecto, os resultados mostram que a referenciação e a inferenciação têm papel de destaque na construção de coerência nos textos que retratam a realidade pandêmica nas tiras. Analisa-se também o papel da interação em uma perspectiva sociocognitiva da linguagem, para compreender os fenômenos de significação nas tiras.This research has as objective to identify meanings construction strategies used in new strips emerged from 2020 in the digital environment, analyzing how the pandemic is represented in the production of humor in this material. The context they portray is that where there is great need for adaptation and social distancing because of the health risk scenario and greater availability and use of technologies to deal with human activities in a less presential mode, this being the selected subtopic. It seeked to verify how the elements of referencing and inferencing are present in a selected section of 9 strips that show this new normal configuration, which impacts areas such as Education and social relations. The guiding question of the research sought to answer how the language of comics was used to verbally represent this situation, denoting what is behind the humor, in order to work on themes that would be socially difficult to approach, because of the seriousness of the historical moment, which impacted the lives of billions of people around the world. From this perspective, humor would hide a suffering. Within the proposed reading, its mechanism would work as a social awareness factor, with potential to generate identification in the consumer public of this content, and the interpretations depend on prior knowledge of each reader for the construction of inferences and productions of meanings, remembering that social events have always been impacted by language and vice versa. Studying a corpus composed by strips of As Aventuras de Gui&Estopa, Armandinho and Escola de Passarinhos, which strongly addresses the educational universe and the digital, it intend to contribute to an increasingly critical view of language inserted in human actions as a constitutive element of its history and transformation, given the importance it have for train the full reader in their language skills, which is a meaning constructor through it too. In this regard, the results show that referencing and inferencing play a prominent role in the coherence construction in the texts that portray the pandemic reality in the strips. It is also analyzed the contribution and role of interaction in a sociocognitive perspective of language, to understand the phenomena of meaning construction in these strips.Não recebi financiamento141 f.porUniversidade Federal de São PauloPandemiaHumorSentidosMultimodalidadeTirasLeitura de representações do novo normal em tiras: humor e sentidosReading of new normal´s representations in strips: humor and meaningsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)LetrasEstudos LinguísticosLinguagem em Novos ContextosTEXTDissertação final para depósito - ADRIELLE PERES AYRES.pdf.txtDissertação final para depósito - ADRIELLE PERES AYRES.pdf.txtExtracted 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Multimodalidade
Tiras
description O objetivo deste trabalho é identificar estratégias de construção de sentidos em tiras surgidas a partir de 2020 no ambiente digital, analisando como a pandemia é representada na produção de humor nesse material. O contexto que elas retratam é de grande necessidade de adaptação e distanciamento social em função do cenário de risco sanitário e de maior disponibilização e uso de tecnologias para lidar com as atividades humanas de forma menos presencial, sendo esse o subtema selecionado. Buscou-se verificar como os elementos de referenciação e inferenciação se fazem presentes em um recorte selecionado de 9 tiras que mostram como essa nova configuração de normal, que impacta campos como a Educação e as relações sociais. A pergunta norteadora da pesquisa procurou responder como a linguagem das histórias em quadrinhos (HQs) foi usada para representar verbovisualmente essa conjuntura, denotando o que está por trás do humor, com o fim de trabalhar temas que seriam socialmente de difícil abordagem, dada a seriedade deste momento histórico, que impactou a vida de bilhões de pessoas em todo o mundo. Analisado sob essa ótica, o humor esconderia um sofrimento. Dentro da leitura proposta, seu mecanismo funcionaria como fator de reflexão social, com potencial de gerar identificação no público consumidor deste conteúdo, sendo que as interpretações dependem de conhecimentos prévios de cada leitor para construção de inferências e produção de sentidos, lembrando que os acontecimentos sociais sempre foram impactados pela linguagem e vice-versa. Estudando um corpus composto por 3 tiras de As Aventuras de Gui&Estopa, 3 tiras de Armandinho e 3 tiras de Escola de Passarinhos, que abordam fortemente o universo educacional e o digital, pretende-se contribuir para uma visão cada vez mais crítica da linguagem retratando o cotidiano e inserida nas ações humanas como constitutiva de sua história e transformação, dada a importância que ela tem para formar o leitor pleno em suas competências linguísticas, que também é um produtor de sentidos por meio dela. Nesse aspecto, os resultados mostram que a referenciação e a inferenciação têm papel de destaque na construção de coerência nos textos que retratam a realidade pandêmica nas tiras. Analisa-se também o papel da interação em uma perspectiva sociocognitiva da linguagem, para compreender os fenômenos de significação nas tiras.
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