A experimentação em neurociências da aprendizagem mediada por smartphones: uma revisão de escopo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinho, Aline Carlos [UNIFESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68471
Resumo: Em neurociências da aprendizagem procura-se entender os processos fisiológicos relacionados aos processos pelos quais se adquirem conhecimento e memória, e, assim, fornecer evidências para promover adequações nos métodos educacionais. No entanto, o custo dos equipamentos necessários para a obtenção desses dados é alto, restringindo, assim, a capacidade de realização de determinados experimentos científicos ou educacionais em muitas instituições de ensino e pesquisa. Os smartphones têm sido utilizados como método alternativo, mais acessível e de menor custo, para experimentação na área. Então, este estudo compreende uma revisão de escopo, visando caracterizar o conhecimento científico disponível sobre métodos de coleta de dados científicos por meio de smartphones. Os artigos foram recuperados a partir dos repositórios: ERIC, PubMed e SCOPUS, e triados no software Rayyan. Foram identificados 1657 estudos, mas apenas 59 artigos científicos foram incluídos nesta revisão por abordarem métodos de coleta de variáveis por meio de smartphones capazes de serem utilizados na pesquisa ou ensino de neurociência da aprendizagem em contexto educacional. O método de experimentação mais realizado por meio de smartphone foi a eletrocardiografia, devido à sua aplicação na área da saúde. A categoria MobLeLabs (Mobile Learning Laboratories) de aplicativo mais presente foi plug-in e o sensor do smartphone mais utilizado foi a câmera. Os métodos de experimentação não foram aplicados em situações de aprendizagem, mas ampliam as possibilidades para que essa aplicação seja possível. Este estudo tem o potencial de facilitar a implementação de linhas de pesquisa em neurociências mediada por experimentação de baixo custo e ampliar o repertório de aulas práticas em cursos de ciências com conteúdo programático de neurofisiologia e cursos de licenciatura.
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