A apropriação do conceito de “letramento” no PNLD-2010: do edital às coleções aprovadas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/11600/67919 |
Resumo: | O livro didático de alfabetização (cartilhas, livros de alfabetização, coleções de alfabetização), muitas vezes, é um dos poucos recursos que o professor tem em sala se aula. Apesar de ele, atualmente, passar por uma rigorosa avaliação pelo Programa Nacional do Livro Didático, encontramos ainda muitos impasses para sua utilização em sala de aula. Por meio de análises de alguns manuais do professor, que acompanham as coleções de alfabetização aprovadas pelo PNLD 2010, identificaremos como quatro coleções têm mobilizado o conceito de letramento e exposto isso para os professores. |
id |
UFSP_d76f1ca3e77841665f00edc71d705707 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/67919 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Costa, Talita Ingrid [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)http://lattes.cnpq.br/0616468173718583http://lattes.cnpq.br/3757050031013762Bunzen Júnior, Clecio dos Santos [UNIFESP]2023-06-07T14:12:23Z2023-06-07T14:12:23Z2010-11-30COSTA, Talita Ingrid. A apropriação do conceito de “letramento” no PNLD-2010: do edital às coleções aprovadas. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2010.https://repositorio.unifesp.br/11600/67919impressão TCC versão final_Talita.pdfO livro didático de alfabetização (cartilhas, livros de alfabetização, coleções de alfabetização), muitas vezes, é um dos poucos recursos que o professor tem em sala se aula. Apesar de ele, atualmente, passar por uma rigorosa avaliação pelo Programa Nacional do Livro Didático, encontramos ainda muitos impasses para sua utilização em sala de aula. Por meio de análises de alguns manuais do professor, que acompanham as coleções de alfabetização aprovadas pelo PNLD 2010, identificaremos como quatro coleções têm mobilizado o conceito de letramento e exposto isso para os professores.The alphabetization textbook (booklets, alphabetization books, alphabetization collections) is often, one of the few resources that the teachers has in the classroom. Although it is currently undergoing a rigorous evaluation by the National Textbook Program, we still found some difficulties for their use in the classroom. Through analysis of some teacher´s guide, that accompanies the approved textbooks from NTP 2010, we will identify how four alphabetization collections understood and exposed the concept of literacy to the teachers.118 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Livro didáticoAlfabetização e letramentoManual do professorTextbookAlphabetization and literacyTeacher´s guideA apropriação do conceito de “letramento” no PNLD-2010: do edital às coleções aprovadasOwnership of the concept of "literacy" in PNLD 2010: of the edict of the collections approvedinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)Pedagogia11600/679192023-06-07 11:12:23.514metadata only accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/67919Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-07T14:12:23Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
A apropriação do conceito de “letramento” no PNLD-2010: do edital às coleções aprovadas |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Ownership of the concept of "literacy" in PNLD 2010: of the edict of the collections approved |
title |
A apropriação do conceito de “letramento” no PNLD-2010: do edital às coleções aprovadas |
spellingShingle |
A apropriação do conceito de “letramento” no PNLD-2010: do edital às coleções aprovadas Costa, Talita Ingrid [UNIFESP] Livro didático Alfabetização e letramento Manual do professor Textbook Alphabetization and literacy Teacher´s guide |
title_short |
A apropriação do conceito de “letramento” no PNLD-2010: do edital às coleções aprovadas |
title_full |
A apropriação do conceito de “letramento” no PNLD-2010: do edital às coleções aprovadas |
title_fullStr |
A apropriação do conceito de “letramento” no PNLD-2010: do edital às coleções aprovadas |
title_full_unstemmed |
A apropriação do conceito de “letramento” no PNLD-2010: do edital às coleções aprovadas |
title_sort |
A apropriação do conceito de “letramento” no PNLD-2010: do edital às coleções aprovadas |
author |
Costa, Talita Ingrid [UNIFESP] |
author_facet |
Costa, Talita Ingrid [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0616468173718583 |
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3757050031013762 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Talita Ingrid [UNIFESP] |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bunzen Júnior, Clecio dos Santos [UNIFESP] |
contributor_str_mv |
Bunzen Júnior, Clecio dos Santos [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro didático Alfabetização e letramento Manual do professor |
topic |
Livro didático Alfabetização e letramento Manual do professor Textbook Alphabetization and literacy Teacher´s guide |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Textbook Alphabetization and literacy Teacher´s guide |
description |
O livro didático de alfabetização (cartilhas, livros de alfabetização, coleções de alfabetização), muitas vezes, é um dos poucos recursos que o professor tem em sala se aula. Apesar de ele, atualmente, passar por uma rigorosa avaliação pelo Programa Nacional do Livro Didático, encontramos ainda muitos impasses para sua utilização em sala de aula. Por meio de análises de alguns manuais do professor, que acompanham as coleções de alfabetização aprovadas pelo PNLD 2010, identificaremos como quatro coleções têm mobilizado o conceito de letramento e exposto isso para os professores. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-11-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-07T14:12:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-06-07T14:12:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
COSTA, Talita Ingrid. A apropriação do conceito de “letramento” no PNLD-2010: do edital às coleções aprovadas. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/11600/67919 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
impressão TCC versão final_Talita.pdf |
identifier_str_mv |
COSTA, Talita Ingrid. A apropriação do conceito de “letramento” no PNLD-2010: do edital às coleções aprovadas. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2010. impressão TCC versão final_Talita.pdf |
url |
https://repositorio.unifesp.br/11600/67919 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
118 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764186680295424 |