A Rotina Familiar de Crianças com Paralisia Cerebral – sob a perspectiva da abordagem centrada na família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Júlia do Prado [UNIFESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60173
Resumo: Introdução: Sabe-se da importância de intervenção precoce, pois os primeiros anos de vida são cruciais para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e emocional da criança. Para que haja uma melhor responsividade e progressão no desenvolvimento da criança, é necessário que haja uma intervenção que priorize as competências das famílias e suas comunidades para com suas crianças. Nesta perspectiva tem-se a Intervenção Precoce na Infância (IPI), em que o foco da intervenção não é mais apenas o déficit da criança, mas sim ela inserida em seu contexto, imersa em diversas relações, centrada na família. Objetivo: Compreender o funcionamento das rotinas das famílias e crianças que são atendidas no Centro de Reabilitação de Paralisia Infantil e Cerebral de Guarujá (CRPI); identificar como a rotina da família faz parte do processo terapêutico realizado pelos profissionais. Metodologia: O presente estudo é caracterizado enquanto um estudo qualitativo e exploratório. Foram entrevistadas três terapeutas ocupacionais que trabalham no CRPI e, em concomitância, foi aplicado o instrumento Entrevista Baseada em Rotinas (EBR) e o ECOMAPA com as famílias de crianças de até 6 anos que são diagnosticadas com Paralisia Cerebral. Resultados e Discussões: O presente estudo identificou que, apesar da intervenção precoce centrada na família não ser praticada no serviço, há uma preocupação das terapeutas ocupacionais na participação da família no desenvolvimento da criança. Conclusão: Para prática da IPI no Brasil, é necessária uma reflexão da importância da família no processo de desenvolvimento das crianças para reestruturar o exercício clínico.
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spelling A Rotina Familiar de Crianças com Paralisia Cerebral – sob a perspectiva da abordagem centrada na famíliaThe Family Routine of Children with Cerebral Palsy - from the perspective of the family-centered approachIntervenção Precoce Centrada na FamíliaEntrevista Baseada em RotinasECOMAPATerapia OcupacionalParalisia CerebralEarly Childhood InterventionRoutine Based InterviewECOMAPOccupational TherapyCerebral PalsyIntrodução: Sabe-se da importância de intervenção precoce, pois os primeiros anos de vida são cruciais para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e emocional da criança. Para que haja uma melhor responsividade e progressão no desenvolvimento da criança, é necessário que haja uma intervenção que priorize as competências das famílias e suas comunidades para com suas crianças. Nesta perspectiva tem-se a Intervenção Precoce na Infância (IPI), em que o foco da intervenção não é mais apenas o déficit da criança, mas sim ela inserida em seu contexto, imersa em diversas relações, centrada na família. Objetivo: Compreender o funcionamento das rotinas das famílias e crianças que são atendidas no Centro de Reabilitação de Paralisia Infantil e Cerebral de Guarujá (CRPI); identificar como a rotina da família faz parte do processo terapêutico realizado pelos profissionais. Metodologia: O presente estudo é caracterizado enquanto um estudo qualitativo e exploratório. Foram entrevistadas três terapeutas ocupacionais que trabalham no CRPI e, em concomitância, foi aplicado o instrumento Entrevista Baseada em Rotinas (EBR) e o ECOMAPA com as famílias de crianças de até 6 anos que são diagnosticadas com Paralisia Cerebral. Resultados e Discussões: O presente estudo identificou que, apesar da intervenção precoce centrada na família não ser praticada no serviço, há uma preocupação das terapeutas ocupacionais na participação da família no desenvolvimento da criança. Conclusão: Para prática da IPI no Brasil, é necessária uma reflexão da importância da família no processo de desenvolvimento das crianças para reestruturar o exercício clínico.Introduction: The importance of early intervention is known, because the first years of life are crucial for the child's cognitive, affective and emotional development. For a better responsiveness and progression in the child's development, it is necessary to have an intervention that prioritizes the skills of families and their communities towards their children. In this perspective, there is the Early Childhood Intervention (ECI), in which the focus of the intervention is no longer just the child's deficit, but rather inserted in their context, immersed in several relationships, centered on the family. Objective: To understand how the routines of families and children who are assisted at the Centro de Reabilitação de Paralisia Infantil e Cerebral de Guarujá (CRPI) work; identify how the family routine is part of the therapeutic process carried out by professionals. Methodology: The present study is characterized as a qualitative and exploratory study. Three occupational therapists who work at CRPI were interviewed and, in concomitance, the Routine Based Interview (RBI) method and ECOMAP were applied to the families of children up to 6 years old who are diagnosed with Cerebral Palsy. Results and Discussions: The present study identified that, although early intervention centered on the family is not practiced at the CRPI, there is a concern of the occupational therapists in the family's participation in child's development. Conclusion: For the practice of ECI in Brazil, it is necessary to reflect on the importance of the family in the children's development process to restructure clinical practiceUniversidade Federal de São PauloJurdi, Andrea Perosa Saigh [UNIFESP]Silva, Carla Cilene Baptista da [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/7118155019861351http://lattes.cnpq.br/4140547211703368http://lattes.cnpq.br/7311639033112705Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Souza, Júlia do Prado [UNIFESP]2021-03-01T17:42:07Z2021-03-01T17:42:07Z2021-02-11info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion65 fapplication/pdfSOUZA, Júlia do Prado. A Rotina Familiar de Crianças com Paralisia Cerebral – sob a perspectiva da abordagem centrada na família. 2021. 65f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Terapia Ocupacional) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2021.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60173porISSinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-09T14:22:55Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/60173Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-09T14:22:55Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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