A percepção dos jovens brasileiros sobre suas aulas de Ciências
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/56077 http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.43612 |
Resumo: | O desencanto dos estudantes pela carreira científica e pelas aulas de Ciências tem promovido a necessidade de identificar as percepções dos jovens em relação à ciência, suas aulas de Ciências, o papel da ciência na sociedade, dentre outros. Neste sentido, o projeto internacional The Relevance of Science Education (Rose) configura-se como uma das iniciativas que procuram responder a esta questão. Ele já foi implementado em mais de 40 países e é o objeto de estudo do trabalho aqui descrito. A pesquisa encontra-se dentro do campo da avaliação educacional. A amostra brasileira, de representatividade nacional, envolveu 2.365 estudantes, oriundos de 84 escolas. Os dados obtidos revelam que o jovem brasileiro considera a ciência escolar interessante, apesar de não ter preferência pela ciência em relação a outras disciplinas. Há uma atitude geral positiva em relação à disciplina, tanto no que se refere à sua importância como à sua utilidade. Apesar disso, tanto meninas quanto meninos têm pouco interesse em ingressar na carreira científica. A lacuna existente entre o interesse pela ciência escolar e o interesse pela carreira nos impõe a necessidade de aprofundar estudos sobre o tema. |
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Gouw, Ana Maria Santos [UNIFESP]Vincenzo Bizzo, Nelio Marco2020-07-22T13:23:11Z2020-07-22T13:23:11Z2016Educar Em Revista. Parana, v. , n. 60, p. 277-292, 2016.0104-4060https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/56077http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.43612S0104-40602016000200277.pdfS0104-4060201600020027710.1590/0104-4060.43612WOS:000381709800016O desencanto dos estudantes pela carreira científica e pelas aulas de Ciências tem promovido a necessidade de identificar as percepções dos jovens em relação à ciência, suas aulas de Ciências, o papel da ciência na sociedade, dentre outros. Neste sentido, o projeto internacional The Relevance of Science Education (Rose) configura-se como uma das iniciativas que procuram responder a esta questão. Ele já foi implementado em mais de 40 países e é o objeto de estudo do trabalho aqui descrito. A pesquisa encontra-se dentro do campo da avaliação educacional. A amostra brasileira, de representatividade nacional, envolveu 2.365 estudantes, oriundos de 84 escolas. Os dados obtidos revelam que o jovem brasileiro considera a ciência escolar interessante, apesar de não ter preferência pela ciência em relação a outras disciplinas. Há uma atitude geral positiva em relação à disciplina, tanto no que se refere à sua importância como à sua utilidade. Apesar disso, tanto meninas quanto meninos têm pouco interesse em ingressar na carreira científica. A lacuna existente entre o interesse pela ciência escolar e o interesse pela carreira nos impõe a necessidade de aprofundar estudos sobre o tema.The disenchantment of students for scientific careers and in Science classes has promoted the need to identify the perceptions of youngsters towards science, their Science classes, the role of science in society, among others. In this sense, the international project The Relevance of Science Education (Rose) appears as one of the initiatives that seek to respond to this issue. It has already been implemented in over 40 countries and it is the subject matter of the work described herein. The research is within the educational evaluation field. The nationwide representative Brazilian sample involved 2,365 students, from 84 schools. The data reveals that young Brazilians consider school science interesting, despite having no preference for science in relation to other disciplines. There is a general positive attitude towards the subject, both with respect to its importance and its usefulness. Nevertheless, both girls and boys have little interest in joining scientific careers. The gap between the interest in school science and the interest in career imposes the need for further studies on the subject.Univ Fed Sao Paulo, Ctr, Campus Diadema,Av Conceicao 329, BR-09920000 Diadema, SP, BrazilUniv Sao Paulo, Fac Educ, Av Univ 308, BR-05508040 Sao Paulo, SP, BrazilUniv Fed Sao Paulo, Ctr, Campus Diadema,Av Conceicao 329, BR-09920000 Diadema, SP, BrazilWeb of Science277-292porEditora Univ Federal Parana, Centro PolitecnicoEducar Em Revistainteresse dos estudantesavaliação educacionalciência escolarstudents' interestseducational evaluationeducational scienceA percepção dos jovens brasileiros sobre suas aulas de CiênciasPerceptions of young Brazilians about their Science classesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleParana60info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS0104-40602016000200277.pdfapplication/pdf962180${dspace.ui.url}/bitstream/11600/56077/1/S0104-40602016000200277.pdf0effd2ba65984d57be7b47ed699e4496MD51open accessTEXTS0104-40602016000200277.pdf.txtS0104-40602016000200277.pdf.txtExtracted texttext/plain38939${dspace.ui.url}/bitstream/11600/56077/8/S0104-40602016000200277.pdf.txt850659c0e5929ceb9a70ac9b9ca8b6fdMD58open accessTHUMBNAILS0104-40602016000200277.pdf.jpgS0104-40602016000200277.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5870${dspace.ui.url}/bitstream/11600/56077/10/S0104-40602016000200277.pdf.jpg45f512357cdcc22963ed709bcd81328dMD510open access11600/560772023-06-05 19:31:33.108open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/56077Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-05T22:31:33Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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