A percepção dos jovens brasileiros sobre suas aulas de Ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/43612 |
Resumo: | O desencanto dos estudantes pela carreira científica e pelas aulas de ciências tem promovido a necessidade de identificar as percepções dos jovens em relação à ciência, suas aulas de ciências, o papel da ciência na sociedade, dentre outros. Neste sentido, o projeto internacional The Relevance of Science Education (Rose) configura-se como uma das iniciativas que procuram responder à esta questão. Ele já foi implementado em mais de 40 países e é o objeto de estudo do trabalho aqui descrito. A pesquisa encontra-se dentro do campo da avaliação educacional. A amostra brasileira, de representatividade nacional, envolveu 2365 estudantes, oriundos de 84 escolas. Os dados obtidos revelam que o jovem brasileiro considera a ciência escolar interessante, apesar de não ter preferência pela ciência em relação a outras disciplinas. Há uma atitude geral positiva em relação à disciplina, tanto no que se refere à sua importância como à sua utilidade. Apesar disso, tanto meninas quanto meninos tem pouco interesse em ingressar na carreira científica. A lacuna existente entre o interesse pela ciência escolar e o interesse pela carreira nos impõe a necessidade de aprofundar estudos sobre o tema. |
id |
UFPR-4_061ec20b86aaac4c6c42ad400f1ecc31 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/43612 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
A percepção dos jovens brasileiros sobre suas aulas de CiênciasEducação, Multidisciplinar, Ensinointeresse dos estudantes, avaliação educacional, ciência escolarEnsino de CiênciasO desencanto dos estudantes pela carreira científica e pelas aulas de ciências tem promovido a necessidade de identificar as percepções dos jovens em relação à ciência, suas aulas de ciências, o papel da ciência na sociedade, dentre outros. Neste sentido, o projeto internacional The Relevance of Science Education (Rose) configura-se como uma das iniciativas que procuram responder à esta questão. Ele já foi implementado em mais de 40 países e é o objeto de estudo do trabalho aqui descrito. A pesquisa encontra-se dentro do campo da avaliação educacional. A amostra brasileira, de representatividade nacional, envolveu 2365 estudantes, oriundos de 84 escolas. Os dados obtidos revelam que o jovem brasileiro considera a ciência escolar interessante, apesar de não ter preferência pela ciência em relação a outras disciplinas. Há uma atitude geral positiva em relação à disciplina, tanto no que se refere à sua importância como à sua utilidade. Apesar disso, tanto meninas quanto meninos tem pouco interesse em ingressar na carreira científica. A lacuna existente entre o interesse pela ciência escolar e o interesse pela carreira nos impõe a necessidade de aprofundar estudos sobre o tema.UFPRCNPqFaculdade de Educação da Universidade de São PauloSantos Gouw, Ana MariaBizzo, Nelio Marco Vincenzo2016-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/43612Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 277-292Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 277-292Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 277-2921984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/43612/28521https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/43612/30312https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/43612/22509https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/43612/22510https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/43612/22511Direitos autorais 2016 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:04:04Zoai:revistas.ufpr.br:article/43612Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:04:04Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A percepção dos jovens brasileiros sobre suas aulas de Ciências |
title |
A percepção dos jovens brasileiros sobre suas aulas de Ciências |
spellingShingle |
A percepção dos jovens brasileiros sobre suas aulas de Ciências Santos Gouw, Ana Maria Educação, Multidisciplinar, Ensino interesse dos estudantes, avaliação educacional, ciência escolar Ensino de Ciências |
title_short |
A percepção dos jovens brasileiros sobre suas aulas de Ciências |
title_full |
A percepção dos jovens brasileiros sobre suas aulas de Ciências |
title_fullStr |
A percepção dos jovens brasileiros sobre suas aulas de Ciências |
title_full_unstemmed |
A percepção dos jovens brasileiros sobre suas aulas de Ciências |
title_sort |
A percepção dos jovens brasileiros sobre suas aulas de Ciências |
author |
Santos Gouw, Ana Maria |
author_facet |
Santos Gouw, Ana Maria Bizzo, Nelio Marco Vincenzo |
author_role |
author |
author2 |
Bizzo, Nelio Marco Vincenzo |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos Gouw, Ana Maria Bizzo, Nelio Marco Vincenzo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação, Multidisciplinar, Ensino interesse dos estudantes, avaliação educacional, ciência escolar Ensino de Ciências |
topic |
Educação, Multidisciplinar, Ensino interesse dos estudantes, avaliação educacional, ciência escolar Ensino de Ciências |
description |
O desencanto dos estudantes pela carreira científica e pelas aulas de ciências tem promovido a necessidade de identificar as percepções dos jovens em relação à ciência, suas aulas de ciências, o papel da ciência na sociedade, dentre outros. Neste sentido, o projeto internacional The Relevance of Science Education (Rose) configura-se como uma das iniciativas que procuram responder à esta questão. Ele já foi implementado em mais de 40 países e é o objeto de estudo do trabalho aqui descrito. A pesquisa encontra-se dentro do campo da avaliação educacional. A amostra brasileira, de representatividade nacional, envolveu 2365 estudantes, oriundos de 84 escolas. Os dados obtidos revelam que o jovem brasileiro considera a ciência escolar interessante, apesar de não ter preferência pela ciência em relação a outras disciplinas. Há uma atitude geral positiva em relação à disciplina, tanto no que se refere à sua importância como à sua utilidade. Apesar disso, tanto meninas quanto meninos tem pouco interesse em ingressar na carreira científica. A lacuna existente entre o interesse pela ciência escolar e o interesse pela carreira nos impõe a necessidade de aprofundar estudos sobre o tema. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/43612 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/43612 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/43612/28521 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/43612/30312 https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/43612/22509 https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/43612/22510 https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/43612/22511 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 277-292 Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 277-292 Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 277-292 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711895949672448 |