Art Déco no Brasil: o caso do Jockey Club de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11600/72044 |
Resumo: | Apenas cinco anos após sua inauguração em 1941, o Jockey Club de São Paulo (ou Hipódromo Cidade Jardim), projetado originalmente pelo arquiteto Elisário Bahiana (Rio de Janeiro, 1891 - São Paulo, 1980), foi submetido a uma reforma quase total sob os trabalhos do arquiteto francês Henri Paul Pierre Sajous (Bordeaux, 1897 - Nice, 1975), que o transformou em um grande complexo de tendência Art Déco. Aplicando elementos requintados e classicizantes, buscava-se uma ampliação moderna, que equalizasse esteticamente esse espaço de sociabilidade com o status de seus frequentadores, membros da elite de São Paulo da primeira metade do século XX. A reforma foi pensada na lógica da Gesamtkunstwerk (do alemão, “obra de arte completa”), característica encontrada em um de seus últimos momentos na historiografia, onde não somente a estrutura dos diversos edifícios é levada em consideração, mas também os diversos detalhes de seu interior. Deste modo, nos doze anos em que Henri Sajous se dedicou às obras do Jockey Club de São Paulo, foram realizadas diversas intervenções ornamentais, incluindo o desenho de peças de mobiliário exclusivas para o local. Esta monografia dedica-se a compreender de maneira abrangente a importação do Art Déco no Brasil a partir do conjunto arquitetônico do Jockey Club de São Paulo e seus elementos interiores, incluindo seu mobiliário, como as poltronas projetadas para os salões nobres. Com tapeçarias de Aubusson, França, esse conjunto apresenta influências diretas do mobiliário projetado para o transatlântico de luxo Normandie, projetado como uma versão flutuante da Exposition Internationale des Arts Décoratifs et Industriels Modernes, de 1925, em Paris. |
id |
UFSP_d83ec3bb9ba0e97fcf82df318a3b293f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/72044 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Art Déco no Brasil: o caso do Jockey Club de São PauloArt DécoHenri Paul Pierre SajousJockey Club de São PauloApenas cinco anos após sua inauguração em 1941, o Jockey Club de São Paulo (ou Hipódromo Cidade Jardim), projetado originalmente pelo arquiteto Elisário Bahiana (Rio de Janeiro, 1891 - São Paulo, 1980), foi submetido a uma reforma quase total sob os trabalhos do arquiteto francês Henri Paul Pierre Sajous (Bordeaux, 1897 - Nice, 1975), que o transformou em um grande complexo de tendência Art Déco. Aplicando elementos requintados e classicizantes, buscava-se uma ampliação moderna, que equalizasse esteticamente esse espaço de sociabilidade com o status de seus frequentadores, membros da elite de São Paulo da primeira metade do século XX. A reforma foi pensada na lógica da Gesamtkunstwerk (do alemão, “obra de arte completa”), característica encontrada em um de seus últimos momentos na historiografia, onde não somente a estrutura dos diversos edifícios é levada em consideração, mas também os diversos detalhes de seu interior. Deste modo, nos doze anos em que Henri Sajous se dedicou às obras do Jockey Club de São Paulo, foram realizadas diversas intervenções ornamentais, incluindo o desenho de peças de mobiliário exclusivas para o local. Esta monografia dedica-se a compreender de maneira abrangente a importação do Art Déco no Brasil a partir do conjunto arquitetônico do Jockey Club de São Paulo e seus elementos interiores, incluindo seu mobiliário, como as poltronas projetadas para os salões nobres. Com tapeçarias de Aubusson, França, esse conjunto apresenta influências diretas do mobiliário projetado para o transatlântico de luxo Normandie, projetado como uma versão flutuante da Exposition Internationale des Arts Décoratifs et Industriels Modernes, de 1925, em Paris.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloBrandão, Angelahttp://lattes.cnpq.br/6843594697945779http://lattes.cnpq.br/9344325986799934Santana Filho, Luiz Henrique Otto de2024-09-27T20:20:03Z2024-09-27T20:20:03Z2024-09-18info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion62 f.application/pdfhttps://hdl.handle.net/11600/72044porGuarulhosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-09-28T04:06:21Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/72044Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-09-28T04:06:21Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Art Déco no Brasil: o caso do Jockey Club de São Paulo |
title |
Art Déco no Brasil: o caso do Jockey Club de São Paulo |
spellingShingle |
Art Déco no Brasil: o caso do Jockey Club de São Paulo Santana Filho, Luiz Henrique Otto de Art Déco Henri Paul Pierre Sajous Jockey Club de São Paulo |
title_short |
Art Déco no Brasil: o caso do Jockey Club de São Paulo |
title_full |
Art Déco no Brasil: o caso do Jockey Club de São Paulo |
title_fullStr |
Art Déco no Brasil: o caso do Jockey Club de São Paulo |
title_full_unstemmed |
Art Déco no Brasil: o caso do Jockey Club de São Paulo |
title_sort |
Art Déco no Brasil: o caso do Jockey Club de São Paulo |
author |
Santana Filho, Luiz Henrique Otto de |
author_facet |
Santana Filho, Luiz Henrique Otto de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Brandão, Angela http://lattes.cnpq.br/6843594697945779 http://lattes.cnpq.br/9344325986799934 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana Filho, Luiz Henrique Otto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Art Déco Henri Paul Pierre Sajous Jockey Club de São Paulo |
topic |
Art Déco Henri Paul Pierre Sajous Jockey Club de São Paulo |
description |
Apenas cinco anos após sua inauguração em 1941, o Jockey Club de São Paulo (ou Hipódromo Cidade Jardim), projetado originalmente pelo arquiteto Elisário Bahiana (Rio de Janeiro, 1891 - São Paulo, 1980), foi submetido a uma reforma quase total sob os trabalhos do arquiteto francês Henri Paul Pierre Sajous (Bordeaux, 1897 - Nice, 1975), que o transformou em um grande complexo de tendência Art Déco. Aplicando elementos requintados e classicizantes, buscava-se uma ampliação moderna, que equalizasse esteticamente esse espaço de sociabilidade com o status de seus frequentadores, membros da elite de São Paulo da primeira metade do século XX. A reforma foi pensada na lógica da Gesamtkunstwerk (do alemão, “obra de arte completa”), característica encontrada em um de seus últimos momentos na historiografia, onde não somente a estrutura dos diversos edifícios é levada em consideração, mas também os diversos detalhes de seu interior. Deste modo, nos doze anos em que Henri Sajous se dedicou às obras do Jockey Club de São Paulo, foram realizadas diversas intervenções ornamentais, incluindo o desenho de peças de mobiliário exclusivas para o local. Esta monografia dedica-se a compreender de maneira abrangente a importação do Art Déco no Brasil a partir do conjunto arquitetônico do Jockey Club de São Paulo e seus elementos interiores, incluindo seu mobiliário, como as poltronas projetadas para os salões nobres. Com tapeçarias de Aubusson, França, esse conjunto apresenta influências diretas do mobiliário projetado para o transatlântico de luxo Normandie, projetado como uma versão flutuante da Exposition Internationale des Arts Décoratifs et Industriels Modernes, de 1925, em Paris. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-09-27T20:20:03Z 2024-09-27T20:20:03Z 2024-09-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/11600/72044 |
url |
https://hdl.handle.net/11600/72044 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
62 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Guarulhos |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268275566051328 |