Aprendizado em Construção: as vozes da primeira turma da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de São Carlos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adler, Maristela Schiabel [UNIFESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3799119
http://repositorio.unifesp.br/11600/41853
Resumo: Introdução: O ensino médico no Brasil passa por reformas curriculares que objetivam integrar dimensões intelectivas, afetivas e relacionais e que valorizam o pensamento crítico-reflexivo, o autogerenciamento do estudo e a formação prática integrada ao SUS. Em busca de um modelo pedagógico que contemplasse essas tendências atuais, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) implantou, em 2006, a Faculdade de Medicina da UFSCar, cujo currículo construtivista, baseado em competências, molda um aprendizado baseado na prática e integrado ao SUS. Objetivo: Este estudo teve como objetivo analisar as percepções de docentes e alunos da Primeira Turma (Turma de 2011) sobre os primeiros anos da Faculdade de Medicina da UFSCar. Métodos: A metodologia empregada foi a História Oral de Vida, com a produção de narrativas de docentes e estudantes do curso, para a coleta e análise qualitativa dos dados. Resultados: as narrativas sugerem que o currículo favoreceu o desenvolvimento de competências como capacidade de busca, pensamento crítico-reflexivo e autogerenciamento do aprendizado, apesar de relatos de resistência à implementação do currículo, deficiências em infraestrutura e planejamento insuficiente. A prática integrada ao SUS, especialmente nas Unidades de Saúde da Família (apesar das limitações técnicas e conflitos políticos), aprimorou as dimensões intelectivas, relacionais e afetivas do cuidado dos pacientes, favorecendo a autonomia profissional. As habilidades éticas e humanísticas, assim como os conflitos e desafios, permearam todas as atividades pedagógicas, convergindo para uma prática médica humanista e humanizada.
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Em busca de um modelo pedagógico que contemplasse essas tendências atuais, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) implantou, em 2006, a Faculdade de Medicina da UFSCar, cujo currículo construtivista, baseado em competências, molda um aprendizado baseado na prática e integrado ao SUS. Objetivo: Este estudo teve como objetivo analisar as percepções de docentes e alunos da Primeira Turma (Turma de 2011) sobre os primeiros anos da Faculdade de Medicina da UFSCar. Métodos: A metodologia empregada foi a História Oral de Vida, com a produção de narrativas de docentes e estudantes do curso, para a coleta e análise qualitativa dos dados. Resultados: as narrativas sugerem que o currículo favoreceu o desenvolvimento de competências como capacidade de busca, pensamento crítico-reflexivo e autogerenciamento do aprendizado, apesar de relatos de resistência à implementação do currículo, deficiências em infraestrutura e planejamento insuficiente. A prática integrada ao SUS, especialmente nas Unidades de Saúde da Família (apesar das limitações técnicas e conflitos políticos), aprimorou as dimensões intelectivas, relacionais e afetivas do cuidado dos pacientes, favorecendo a autonomia profissional. As habilidades éticas e humanísticas, assim como os conflitos e desafios, permearam todas as atividades pedagógicas, convergindo para uma prática médica humanista e humanizada.Background: Medical education in Brazil undergoes curricula reforms aiming at integrating intellectual, affective and relational dimensions and valorizing critical and reflective thinking, self-management and practical training integrated with the Brazilian health system (SUS). In search of a pedagogical model that could address those current trends, the Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) established in 2006 the UFSCar Medical School, whose constructivist, competency based curriculum frames a practice based learning integrated into the SUS. Objective: The objective of this study was to analyze the perceptions of teachers and students from the first Class of graduates (Class of 2011) about the first six years of the UFSCar Medical School. Methods: The methodology used was the Life Oral History producing narratives from docents and students for qualitative data collection and analysis. Results: Despite reports of resistance to curriculum implementation, infrastructure deficiencies and insufficient planning, the narratives suggest that the curriculum favored the developement of competencies such as search capability, critical and reflective thinking self-manadged learning. The practice integrated into the SUS, especially within the Family Health Unities, (besides technical limitations and political conflicts) improved intellective, relational and affective dimensions of patient care, favoring professional autonomy. Ethical and humanistic skills, as well as conflicts and challenges permeated all pedagogical activities, converging to a humanistic and humanized medical practice.BV UNIFESP: Teses e dissertações154 f.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Saúde ColetivaEducação de graduação em medicinaAprendizagem baseada em competênciasAprendizagem baseada em problemasSistema Único de SaúdeHumanização da assistênciaAprendizado em Construção: as vozes da primeira turma da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de São CarlosKnowledge under construction: the voices of the first class of graduates from the Universidade Federal de São Carlos Medical Schoolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola Paulista de Medicina (EPM)Saúde Coletiva – EPMPolítica, Planejamento e Gestão em SaúdeProcesso e gestão do trabalho e(m) saúdeORIGINALMaristela Schiabel Adler - PDF A.pdfMaristela Schiabel Adler - PDF A.pdfTese doutoradoapplication/pdf1669952${dspace.ui.url}/bitstream/11600/41853/2/Maristela%20Schiabel%20Adler%20-%20PDF%20A.pdfdaf34e2c3902ee166d7a43a7c71dd945MD52open access11600/418532023-03-22 16:05:13.351open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/41853Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-03-22T19:05:13Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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