Função auditiva central e percepção visual de escolares submetidos á estimulação auditiva, visuomotora e neuroauditiva (SENA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viacelli, Sandra Nunes Alves [UNIFESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7692906
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59662
Resumo: Verificar a eficácia de um Programa de Intervenção que consistiu de três tipos de estimulações, apresentadas de forma isolada e combinada: Estimulação NeuroAuditiva (SENA); Estimulação Visuomotora; e, Treinamento Auditivo Acusticamente Controlado (TAAC), na função auditiva central e na percepção visual de escolares. Métodos. Participaram 30 escolares de 8 a 11 anos de idade, sendo 15 meninos. Foram incluídas crianças com limiares auditivos normais e com dificuldades no aprendizado escolar, dentre as atendidas na clínica fonoaudiológica da instituição. Foram excluídas crianças sem disponibilidade para participar deste estudo longitudinal, com evidências de agravos neuropsiquiátricos, com alteração do processamento auditivo em apenas um teste comportamental e percepção visual normal na triagem realizada. Os procedimentos do estudo foram: avaliação do processamento auditivo quanto às habilidades de resolução e ordenação temporal, figura-fundo em escuta monótica e dicótica, questionário respondido pelos pais sobre os comportamentos auditivos na comunicação do dia a dia, escala SAB, avaliação da percepção visual, DTVP 2 e avaliação do potencial evocado de curta latência (FFR) e longa latência (p300). A primeira avaliação realizada com os procedimentos do estudo foi denominada tempo 1. Após o primeiro tipo de estimulação foi realizada a reavaliação, denominada tempo 2. Somente após o término do programa foi realizada a última avaliação denominada tempo 3. Os indivíduos foram submetidos a um programa de intervenção, que consistiu no uso de três tipos de estimulação diferentes, com duração de sete horas e meia cada uma: SENA, TAAC e VISUOMOTOR, apresentadas em sequências variadas. A primeira sequência foi denominada GRUPO 1 (SENA, VISOMOTOR, TAAC), a segunda sequência intitulada GRUPO 2 (VISOMOTOR, SENA E TAAC) e, a terceira sequência, GRUPO 3 (TAAC, SENA E VISOMOTOR). Dentre as estimulações oferecidas, duas foram estimulações auditivas, isto é, TAAC e SENA e a restante, visuomotora (placebo). O TAAC foi realizado conforme o utilizado na prática clínica. O SENA consistiu em uma estimulação auditiva de música e fala intermitente, oferecida via fones de ouvido para a criança enquanto ela realizava uma atividade motora, através de jogos no computador. Utilizou-se um conversor analógico, o qual possibilitou a aplicação do SENA em três crianças ao mesmo tempo. A estimulação visuomotora consistiu em atividades de orientação espacial, equilíbrio, consciência segmentária dos membros e coordenação visuomotora, realizada em grupos de cinco crianças. Os participantes foram distribuídos por conveniência em cada grupo de intervenção. Atentou-se a distribuição da faixa etária por grupo de intervenção, sendo cada um composto por três crianças de 8 anos, três crianças de 9 anos, duas de 10 anos e duas de 11 anos de idade, totalizando 10 participantes por grupo. Resultados. Em uma análise longitudinal, para verificar a eficácia do programa de intervenções, observou-se diferença estatisticamente significante, entre os três momentos, para 95% das variáveis analisadas. Em uma análise transversal, para verificar o desempenho entre os grupos em cada tempo, não ocorreram diferenças estatisticamente significantes no tempo 1. No tempo 2, verificou-se diferença estatisticamente significante para latência da onda E, no FFR, e para o TPD, nas tarefas de imitação e nomeação, para o grupo 3, indicando efeito da sequência de intervenção iniciada pelo TAAC. Além disso, no escore total da escala SAB, verificou-se diferença de desempenho estatisticamente significante para o grupo 1, indicando efeito da sequência de intervenção iniciada pelo SENA. No tempo 3, as significâncias estatísticas ocorreram para a latência p3, na orelha direita e esquerda, no grupo 3, indicando efeito da sequência de intervenção iniciada pelo TAAC. E, ainda no tempo 3, observou-se melhora no TDD do grupo 1, na orelha esquerda, indicando efeito da sequência de intervenção iniciada pelo SENA. Conclusão. Houve eficácia dos procedimentos terapêuticos usados na pesquisa. As melhores opções de tratamento ficaram a cargo do grupo 1 (iniciado pelo SENA) ou grupo 3 (iniciado pelo TAAC). Os resultados deste estudo devem ser interpretados de forma parcial, uma vez que a amostra não permite generalizações, necessitando de pesquisas adicionais para melhor compreensão sobre os achados encontrados para o SENA.
id UFSP_da4c01bf17e9109e48ffa48076763318
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/59662
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Viacelli, Sandra Nunes Alves [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)http://lattes.cnpq.br/4417137094868095http://lattes.cnpq.br/0546134611213515Pereira, Liliane Desgualdo [UNIFESP]2021-01-19T16:34:23Z2021-01-19T16:34:23Z2019-06-18https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7692906VIACELLI, S. N. A. Função auditiva central e percepção visual de escolares submetidos á estimulação auditiva, visuomotora e neuroauditiva (SENA). 2019. 101f. Tese (Doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana) – Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de de São Paulo. São Paulo, 2019.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59662Verificar a eficácia de um Programa de Intervenção que consistiu de três tipos de estimulações, apresentadas de forma isolada e combinada: Estimulação NeuroAuditiva (SENA); Estimulação Visuomotora; e, Treinamento Auditivo Acusticamente Controlado (TAAC), na função auditiva central e na percepção visual de escolares. Métodos. Participaram 30 escolares de 8 a 11 anos de idade, sendo 15 meninos. Foram incluídas crianças com limiares auditivos normais e com dificuldades no aprendizado escolar, dentre as atendidas na clínica fonoaudiológica da instituição. Foram excluídas crianças sem disponibilidade para participar deste estudo longitudinal, com evidências de agravos neuropsiquiátricos, com alteração do processamento auditivo em apenas um teste comportamental e percepção visual normal na triagem realizada. Os procedimentos do estudo foram: avaliação do processamento auditivo quanto às habilidades de resolução e ordenação temporal, figura-fundo em escuta monótica e dicótica, questionário respondido pelos pais sobre os comportamentos auditivos na comunicação do dia a dia, escala SAB, avaliação da percepção visual, DTVP 2 e avaliação do potencial evocado de curta latência (FFR) e longa latência (p300). A primeira avaliação realizada com os procedimentos do estudo foi denominada tempo 1. Após o primeiro tipo de estimulação foi realizada a reavaliação, denominada tempo 2. Somente após o término do programa foi realizada a última avaliação denominada tempo 3. Os indivíduos foram submetidos a um programa de intervenção, que consistiu no uso de três tipos de estimulação diferentes, com duração de sete horas e meia cada uma: SENA, TAAC e VISUOMOTOR, apresentadas em sequências variadas. A primeira sequência foi denominada GRUPO 1 (SENA, VISOMOTOR, TAAC), a segunda sequência intitulada GRUPO 2 (VISOMOTOR, SENA E TAAC) e, a terceira sequência, GRUPO 3 (TAAC, SENA E VISOMOTOR). Dentre as estimulações oferecidas, duas foram estimulações auditivas, isto é, TAAC e SENA e a restante, visuomotora (placebo). O TAAC foi realizado conforme o utilizado na prática clínica. O SENA consistiu em uma estimulação auditiva de música e fala intermitente, oferecida via fones de ouvido para a criança enquanto ela realizava uma atividade motora, através de jogos no computador. Utilizou-se um conversor analógico, o qual possibilitou a aplicação do SENA em três crianças ao mesmo tempo. A estimulação visuomotora consistiu em atividades de orientação espacial, equilíbrio, consciência segmentária dos membros e coordenação visuomotora, realizada em grupos de cinco crianças. Os participantes foram distribuídos por conveniência em cada grupo de intervenção. Atentou-se a distribuição da faixa etária por grupo de intervenção, sendo cada um composto por três crianças de 8 anos, três crianças de 9 anos, duas de 10 anos e duas de 11 anos de idade, totalizando 10 participantes por grupo. Resultados. Em uma análise longitudinal, para verificar a eficácia do programa de intervenções, observou-se diferença estatisticamente significante, entre os três momentos, para 95% das variáveis analisadas. Em uma análise transversal, para verificar o desempenho entre os grupos em cada tempo, não ocorreram diferenças estatisticamente significantes no tempo 1. No tempo 2, verificou-se diferença estatisticamente significante para latência da onda E, no FFR, e para o TPD, nas tarefas de imitação e nomeação, para o grupo 3, indicando efeito da sequência de intervenção iniciada pelo TAAC. Além disso, no escore total da escala SAB, verificou-se diferença de desempenho estatisticamente significante para o grupo 1, indicando efeito da sequência de intervenção iniciada pelo SENA. No tempo 3, as significâncias estatísticas ocorreram para a latência p3, na orelha direita e esquerda, no grupo 3, indicando efeito da sequência de intervenção iniciada pelo TAAC. E, ainda no tempo 3, observou-se melhora no TDD do grupo 1, na orelha esquerda, indicando efeito da sequência de intervenção iniciada pelo SENA. Conclusão. Houve eficácia dos procedimentos terapêuticos usados na pesquisa. As melhores opções de tratamento ficaram a cargo do grupo 1 (iniciado pelo SENA) ou grupo 3 (iniciado pelo TAAC). Os resultados deste estudo devem ser interpretados de forma parcial, uma vez que a amostra não permite generalizações, necessitando de pesquisas adicionais para melhor compreensão sobre os achados encontrados para o SENA.To verify the efficacy of an Intervention Program with three types of stimulation, performed in isolated and combined ways: NeuroAudiotive Stimulation (SENA); Visuomotor Stimulation; and, Acoustically Controlled Auditory Training (TAAC), in students‟ central auditory function and visual perception. Methods. Thirty students from 8 to 11 years old participated (15 boys). Children with normal auditory thresholds and difficulties in school learning were included, among those attended at the speech and language clinic of the institution. Children who were not willing to participate of the study, with evidence of neuropsychiatric disorders, altered auditory processing in one behavioral test only and normal visual perception during screening were excluded. The procedures were: evaluation of auditory processing (resolution and temporal ordering skills, figure-background in monotonic and dichotic listening and a questionnaire answered by parents about auditory behaviors in daily communication); SAB scale; visual perception evaluation (DTVP 2); and, evaluation of short evoked potential (FFR) and long latency (p300). The first evaluation performed was called time 1. After the first type of stimulation, the reevaluation was performed (time 2). After the program ended, last evaluation were performed (time 3). Children were submitted to a intervention program, with three different types of stimulation (seven and a half hours each): SENA, TAAC and VISUOMOTOR, presented in different sequences. First sequence was named GROUP 1 (SENA, VISOMOTOR, TAAC), the second one GROUP 2 (VISOMOTOR, SENA, and TAAC) and the third one, GROUP 3 (TAAC, SENA, and VISOMOTOR). Among the stimulations, two of them offered auditory stimulation, ie, TAAC and SENA, and the remaining one, visuomotor (placebo). TAAC was performed as used in clinical practice. SENA consisted of intermittent speech and music auditory stimulation, provided by headphones to the child while performing a motor activity through computer games. An analog converter was used, which allowed SENA application in three children at the same time. Visuomotor stimulation consisted of spatial orientation, balance, segmental limb awareness and visuomotor coordination activities, in groups of five children. Participants were distributed by convenience into each intervention group. The intervention groups age distribution was carefully xvi structured, being three children of 8 years, three children of 9 years, two of 10 years and two of 11 years of age, totalizing 10 participants per group. Results. A longitudinal analysis to verify the intervention program effectiveness showed a statistically significant difference between the three moments, for 95% of the analyzed variables. In a cross-sectional analysis to verify performance between groups at each time point, it was observed that at time 1 there were no statistically significant differences. At time 2 there was a statistically significant difference in E-wave latency in FFR and TPD in imitation and naming tasks for group 3, indicating effect of the intervention sequence that began with acoustically controlled auditory training. In addition, in SAB total score, we verified a statistically significant difference in performance for group 1, indicating the effect of intervention sequence that began with SENA. At time 3, statistical significance occurred for p3 latency in right and left ear in group 3, indicating effect of intervention sequence that began with acoustically controlled auditory training. Also in time 3, the improvement in TDD in group 1 left ear indicating effect of intervention sequence that began with SENA. Conclusion. There was efficacy of the therapeutic procedures used in the research. The best treatment options were group 1 (started by SENA) or group 3 (started by TAAC). The sequence should be defined by the diagnostic evaluation before the therapeutic course. We emphasize the results of this study should be interpreted in a partial way, since the sample does not allow generalizations, requiring additional research to better understand the findings for SENA.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2019)142 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Auditory Evoked PotentialsPotenciais Evocados AuditivosProcessamento Espacial VisualPercepção AuditivaAtividade MotoraReabilitaçãoVisual-Spatial ProcessingAuditory PerceptionMotor ActivityRehabilitationFunção auditiva central e percepção visual de escolares submetidos á estimulação auditiva, visuomotora e neuroauditiva (SENA)Central auditory function and visual perception of school children submitted to hearing, visuo-motor and neuroauditive stimulation (SENA)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisDoutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de MedicinaDistúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia)Comunicação Humana: Normalidade, Transtornos E RepercussõesDiagnóstico, Prevenção E Intervenção Nos Distúrbios Da Audição E Do EquilibrioORIGINALSandra Nunes Alves Viacelli A.pdfSandra Nunes Alves Viacelli A.pdfapplication/pdf3289861${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59662/2/Sandra%20Nunes%20Alves%20Viacelli%20A.pdf2f768c4c1049812df0a0114ed964f65cMD52open access11600/596622023-03-14 10:08:07.632open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/59662Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-03-14T13:08:07Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Função auditiva central e percepção visual de escolares submetidos á estimulação auditiva, visuomotora e neuroauditiva (SENA)
dc.title.alternative.EN.fl_str_mv Central auditory function and visual perception of school children submitted to hearing, visuo-motor and neuroauditive stimulation (SENA)
title Função auditiva central e percepção visual de escolares submetidos á estimulação auditiva, visuomotora e neuroauditiva (SENA)
spellingShingle Função auditiva central e percepção visual de escolares submetidos á estimulação auditiva, visuomotora e neuroauditiva (SENA)
Viacelli, Sandra Nunes Alves [UNIFESP]
Auditory Evoked Potentials
Potenciais Evocados Auditivos
Processamento Espacial Visual
Percepção Auditiva
Atividade Motora
Reabilitação
Visual-Spatial Processing
Auditory Perception
Motor Activity
Rehabilitation
title_short Função auditiva central e percepção visual de escolares submetidos á estimulação auditiva, visuomotora e neuroauditiva (SENA)
title_full Função auditiva central e percepção visual de escolares submetidos á estimulação auditiva, visuomotora e neuroauditiva (SENA)
title_fullStr Função auditiva central e percepção visual de escolares submetidos á estimulação auditiva, visuomotora e neuroauditiva (SENA)
title_full_unstemmed Função auditiva central e percepção visual de escolares submetidos á estimulação auditiva, visuomotora e neuroauditiva (SENA)
title_sort Função auditiva central e percepção visual de escolares submetidos á estimulação auditiva, visuomotora e neuroauditiva (SENA)
author Viacelli, Sandra Nunes Alves [UNIFESP]
author_facet Viacelli, Sandra Nunes Alves [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4417137094868095
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0546134611213515
dc.contributor.author.fl_str_mv Viacelli, Sandra Nunes Alves [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Liliane Desgualdo [UNIFESP]
contributor_str_mv Pereira, Liliane Desgualdo [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Auditory Evoked Potentials
Potenciais Evocados Auditivos
Processamento Espacial Visual
Percepção Auditiva
Atividade Motora
Reabilitação
topic Auditory Evoked Potentials
Potenciais Evocados Auditivos
Processamento Espacial Visual
Percepção Auditiva
Atividade Motora
Reabilitação
Visual-Spatial Processing
Auditory Perception
Motor Activity
Rehabilitation
dc.subject.eng.fl_str_mv Visual-Spatial Processing
Auditory Perception
Motor Activity
Rehabilitation
description Verificar a eficácia de um Programa de Intervenção que consistiu de três tipos de estimulações, apresentadas de forma isolada e combinada: Estimulação NeuroAuditiva (SENA); Estimulação Visuomotora; e, Treinamento Auditivo Acusticamente Controlado (TAAC), na função auditiva central e na percepção visual de escolares. Métodos. Participaram 30 escolares de 8 a 11 anos de idade, sendo 15 meninos. Foram incluídas crianças com limiares auditivos normais e com dificuldades no aprendizado escolar, dentre as atendidas na clínica fonoaudiológica da instituição. Foram excluídas crianças sem disponibilidade para participar deste estudo longitudinal, com evidências de agravos neuropsiquiátricos, com alteração do processamento auditivo em apenas um teste comportamental e percepção visual normal na triagem realizada. Os procedimentos do estudo foram: avaliação do processamento auditivo quanto às habilidades de resolução e ordenação temporal, figura-fundo em escuta monótica e dicótica, questionário respondido pelos pais sobre os comportamentos auditivos na comunicação do dia a dia, escala SAB, avaliação da percepção visual, DTVP 2 e avaliação do potencial evocado de curta latência (FFR) e longa latência (p300). A primeira avaliação realizada com os procedimentos do estudo foi denominada tempo 1. Após o primeiro tipo de estimulação foi realizada a reavaliação, denominada tempo 2. Somente após o término do programa foi realizada a última avaliação denominada tempo 3. Os indivíduos foram submetidos a um programa de intervenção, que consistiu no uso de três tipos de estimulação diferentes, com duração de sete horas e meia cada uma: SENA, TAAC e VISUOMOTOR, apresentadas em sequências variadas. A primeira sequência foi denominada GRUPO 1 (SENA, VISOMOTOR, TAAC), a segunda sequência intitulada GRUPO 2 (VISOMOTOR, SENA E TAAC) e, a terceira sequência, GRUPO 3 (TAAC, SENA E VISOMOTOR). Dentre as estimulações oferecidas, duas foram estimulações auditivas, isto é, TAAC e SENA e a restante, visuomotora (placebo). O TAAC foi realizado conforme o utilizado na prática clínica. O SENA consistiu em uma estimulação auditiva de música e fala intermitente, oferecida via fones de ouvido para a criança enquanto ela realizava uma atividade motora, através de jogos no computador. Utilizou-se um conversor analógico, o qual possibilitou a aplicação do SENA em três crianças ao mesmo tempo. A estimulação visuomotora consistiu em atividades de orientação espacial, equilíbrio, consciência segmentária dos membros e coordenação visuomotora, realizada em grupos de cinco crianças. Os participantes foram distribuídos por conveniência em cada grupo de intervenção. Atentou-se a distribuição da faixa etária por grupo de intervenção, sendo cada um composto por três crianças de 8 anos, três crianças de 9 anos, duas de 10 anos e duas de 11 anos de idade, totalizando 10 participantes por grupo. Resultados. Em uma análise longitudinal, para verificar a eficácia do programa de intervenções, observou-se diferença estatisticamente significante, entre os três momentos, para 95% das variáveis analisadas. Em uma análise transversal, para verificar o desempenho entre os grupos em cada tempo, não ocorreram diferenças estatisticamente significantes no tempo 1. No tempo 2, verificou-se diferença estatisticamente significante para latência da onda E, no FFR, e para o TPD, nas tarefas de imitação e nomeação, para o grupo 3, indicando efeito da sequência de intervenção iniciada pelo TAAC. Além disso, no escore total da escala SAB, verificou-se diferença de desempenho estatisticamente significante para o grupo 1, indicando efeito da sequência de intervenção iniciada pelo SENA. No tempo 3, as significâncias estatísticas ocorreram para a latência p3, na orelha direita e esquerda, no grupo 3, indicando efeito da sequência de intervenção iniciada pelo TAAC. E, ainda no tempo 3, observou-se melhora no TDD do grupo 1, na orelha esquerda, indicando efeito da sequência de intervenção iniciada pelo SENA. Conclusão. Houve eficácia dos procedimentos terapêuticos usados na pesquisa. As melhores opções de tratamento ficaram a cargo do grupo 1 (iniciado pelo SENA) ou grupo 3 (iniciado pelo TAAC). Os resultados deste estudo devem ser interpretados de forma parcial, uma vez que a amostra não permite generalizações, necessitando de pesquisas adicionais para melhor compreensão sobre os achados encontrados para o SENA.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-06-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-19T16:34:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-19T16:34:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7692906
dc.identifier.citation.fl_str_mv VIACELLI, S. N. A. Função auditiva central e percepção visual de escolares submetidos á estimulação auditiva, visuomotora e neuroauditiva (SENA). 2019. 101f. Tese (Doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana) – Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de de São Paulo. São Paulo, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59662
url https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7692906
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59662
identifier_str_mv VIACELLI, S. N. A. Função auditiva central e percepção visual de escolares submetidos á estimulação auditiva, visuomotora e neuroauditiva (SENA). 2019. 101f. Tese (Doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana) – Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de de São Paulo. São Paulo, 2019.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 142 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59662/2/Sandra%20Nunes%20Alves%20Viacelli%20A.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2f768c4c1049812df0a0114ed964f65c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764121774489600