Letramento Inclusivo: possibilidades em uma experiência formativa na perspectiva histórico-cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Versolato, Marina Savordelli [UNIFESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69242
Resumo: A Educação Inclusiva é baseada em ideias que podem ser efetivadas por meio de um processo de letramento inclusivo, uma vez que este pode reconstruir e problematizar crenças limitantes sobre diferenças, estimular atitudes e práticas favoráveis à inclusão e direcionar ações que qualifiquem o processo de inclusão social e escolar. Compreendemos letramento inclusivo como um conjunto de atitudes e práticas socioculturais favoráveis à inclusão. A partir dessa perspectiva, nossa pesquisa tem como objetivo investigar as contribuições do processo de letramento inclusivo para a formação das graduandas participantes de uma experiência formativa na perspectiva histórico-cultural. Para isso, realizamos um encontro inicial com o intuito de diagnosticar os interesses das nossas participantes no que tange ao tema Educação Inclusiva, bem como para dialogar e alinhar as próximas etapas da pesquisa. A partir dessas informações elaboramos um plano de ação organizado em três etapas: um curso de extensão com 8 encontros síncronos, oficinas e apresentações da Banca da Ciência em uma instituição de ensino especializada, localizada no município de São Bernardo do Campo e uma apresentação da Banca da Ciência em um espaço público (shopping), no mesmo município, onde nossas participantes, em parceria com os alunos com deficiência, apresentaram os experimentos científicos para um público espontâneo. Para avaliar nossa experiência formativa realizamos um grupo de discussão com as participantes buscando constatar, e discutir, as contribuições de toda a experiência formativa no processo de letramento inclusivo das graduandas, que são futuras professoras. Foi elaborado também um diário de campo para registro das observações, por parte da pesquisadora, de todas as etapas da pesquisa e foram respondidos, pelas participantes, questionários ao longo do processo. Foram participantes da nossa pesquisa sete graduandas do curso de Pedagogia de três instituições de ensino superior diferentes. Como resultado teórico estabelecemos o conceito de Letramento Inclusivo que envolve atitudes e práticas socioculturais favoráveis à inclusão, essas ações são consequência da ação da pessoa com a tomada de conhecimento do ambiente social. O letramento inclusivo pode se desenvolver a partir de diversos fatores: por experiências, vivências e por meio de aprendizagens. Consideramos que estes fatores foram proporcionados às nossas participantes ao longo de toda a nossa experiência formativa. Por meio da análise dos dados, verificamos indícios objetivos de que participar da experiência formativa, na perspectiva histórico-cultural, contribuiu com o processo de letramento inclusivo das nossas participantes. Além disso, foi possível identificar os desafios e possibilidades relacionados à formação inicial de professores na perspectiva inclusiva, assim como compreender as percepções das graduandas ao vivenciar a experiência formativa por meio do diálogo no grupo de discussão. Por fim, conseguimos avaliar o papel da educação não formal, representada pela Banca da Ciência, no processo de inclusão dos educandos com deficiência. Todos os registros foram avaliados qualitativamente a partir de nosso referencial bibliográfico que tem como base a teoria histórico-cultural de Vigotski.
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