Neopirronismo e ceticismo cartesiano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Oscar Moreira dos [UNIFESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/11600/67413
Resumo: Esta dissertação visa a caracterizar duas formas distintas de ceticismo, a saber, o ceticismo neopirrônico e o ceticismo de matriz cartesiana. A descrição do neopirronismo será feita, por assim dizer, numa imagem negativa formada a partir das descrições feitas por Oswaldo Porchat, por Barry Stroud e por Robert Fogelin acerca do ceticismo global que decorre da problematização do conhecimento humano. Esta é a parte negativa da dissertação, cujo foco é investigar os argumentos que os autores formularam sobre o que está por detrás de um veredito negativo a respeito do conhecimento. Ainda que haja especificidades nos argumentos formulados, os diagnósticos dos autores convergem em uma direção: o ceticismo sobre o mundo exterior está fundamentalmente atrelado à concepção, muito difundida, de que a tarefa precípua da filosofia é revisar as crenças que são sustentadas na vida comum e na ciência, com o intuito de conferir-lhes, tanto quanto possível, uma fundamentação sólida. A filosofia é caracterizada nesses termos porque os filósofos têm em mente uma certa concepção de objetividade na qual, dado que a realidade é totalmente independente do sujeito e que, em virtude disso, as crenças que os seres humanos sustentam podem ser todas falsas, é preciso garantir que essa realidade seja, de fato, conhecida. Contudo, uma vez entendido este projeto, é difícil assegurar que haja conhecimento efetivo segundo essa concepção de objetividade, de modo o ceticismo cartesiano parece permanecer como uma questão à qual ainda não se formulou uma resposta satisfatória. A parte positiva da dissertação tratará precisamente de oferecer concepções distintas de filosofia e, por conseguinte, da realidade com a qual os seres humanos interagem e desejam conhecer. Segundo essa concepção neopirrônica da realidade, embora o problema do mundo exterior não seja respondido por meio de um veredito positivo tal qual os filósofos tradicionais ambicionam, tampouco pode ser formulado de maneira inteligível.
id UFSP_dbe2a8dbd6b4af44e6ae5bcb2053a258
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/67413
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Santos, Oscar Moreira dos [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/8437149412713378http://lattes.cnpq.br/7631072455158066Smith, Plínio Junqueira [UNIFESP]Google Meet2023-04-24T16:50:00Z2023-04-24T16:50:00Z2022-10-19MOREIRA, Oscar. Neopirronismo e ceticismo cartesiano, 2022. Dissertação (Mestrado em Filosofia) — Departamento de Filosofia da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, São Paulo, 2022.https://repositorio.unifesp.br/11600/67413Esta dissertação visa a caracterizar duas formas distintas de ceticismo, a saber, o ceticismo neopirrônico e o ceticismo de matriz cartesiana. A descrição do neopirronismo será feita, por assim dizer, numa imagem negativa formada a partir das descrições feitas por Oswaldo Porchat, por Barry Stroud e por Robert Fogelin acerca do ceticismo global que decorre da problematização do conhecimento humano. Esta é a parte negativa da dissertação, cujo foco é investigar os argumentos que os autores formularam sobre o que está por detrás de um veredito negativo a respeito do conhecimento. Ainda que haja especificidades nos argumentos formulados, os diagnósticos dos autores convergem em uma direção: o ceticismo sobre o mundo exterior está fundamentalmente atrelado à concepção, muito difundida, de que a tarefa precípua da filosofia é revisar as crenças que são sustentadas na vida comum e na ciência, com o intuito de conferir-lhes, tanto quanto possível, uma fundamentação sólida. A filosofia é caracterizada nesses termos porque os filósofos têm em mente uma certa concepção de objetividade na qual, dado que a realidade é totalmente independente do sujeito e que, em virtude disso, as crenças que os seres humanos sustentam podem ser todas falsas, é preciso garantir que essa realidade seja, de fato, conhecida. Contudo, uma vez entendido este projeto, é difícil assegurar que haja conhecimento efetivo segundo essa concepção de objetividade, de modo o ceticismo cartesiano parece permanecer como uma questão à qual ainda não se formulou uma resposta satisfatória. A parte positiva da dissertação tratará precisamente de oferecer concepções distintas de filosofia e, por conseguinte, da realidade com a qual os seres humanos interagem e desejam conhecer. Segundo essa concepção neopirrônica da realidade, embora o problema do mundo exterior não seja respondido por meio de um veredito positivo tal qual os filósofos tradicionais ambicionam, tampouco pode ser formulado de maneira inteligível.The aim of this dissertation is to characterise two distinct forms of scepticism, namely, neo-Pyrrhonian scepticism and Cartesian matrix scepticism. I will describe Neo-Pyrrhonism negatively through the descriptions made by Oswaldo Porchat, by Barry Stroud and by Robert Fogelin about the global scepticism, according to which global scepticism arises from the problematisation of human knowledge. The focus of the negative part of the dissertation is to investigate the arguments given by the Neo-Pyrrhonists about what lies behind a negative verdict of knowledge. The authors' diagnoses converge in one conclusion despite the differences in their argumentation: scepticism about the external world is fundamentally tied to the widespread conception that the primary task of philosophy is to review the justification of the beliefs that are held in ordinary life and science, to find out if they have a solid foundation and to give them one if they do not have such foundation. Philosophy is characterised in these terms because philosophers have in mind a specific conception of objectivity, according to which reality is entirely independent of human beings. If the possibility that the beliefs human beings hold may all be false is combined with such conception of objectivity, then it is possible to have beliefs which do not correspond at all to reality. It is thereby necessary to guarantee that this reality is known. However, once one understands this project, it is difficult to ensure that there is effective knowledge according to this conception of objectivity, so Cartesian scepticism still is a question to which there is no satisfactory answer. The positive part of the dissertation will deal precisely with offering distinctive conceptions of philosophy and, so, of the reality with which human beings interact and wish to know. According to this neo-Pyrrhonian conception of reality, the positive verdict that traditional philosophers aspire to does not answer the problem of the external world, nor can one formulate such a problem in an intelligible way.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)88887.489643/2020-0069 f.porUniversidade Federal de São PauloOswaldo PorchatBarry StroudRobert FogelinNeopirronismoCeticismo CartesianoFilosofia TradicionalNeopirronismo e ceticismo cartesianoNeo-Pyrrhonism and cartesian scepticisminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)FilosofiaEpistemologiaMetafísica, Ciência e LinguagemORIGINAL(Depósito) Neopirronismo e ceticismo cartesiano.pdf(Depósito) Neopirronismo e ceticismo cartesiano.pdfDissertação de Mestradoapplication/pdf740953${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67413/1/%28Dep%c3%b3sito%29%20Neopirronismo%20e%20ceticismo%20cartesiano.pdf39196c196b9962737968bf73c882a826MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85787${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67413/2/license.txtaee0c120ca23e5ca4299433bac76a6c8MD52open accessTEXT(Depósito) Neopirronismo e ceticismo cartesiano.pdf.txt(Depósito) Neopirronismo e ceticismo cartesiano.pdf.txtExtracted texttext/plain326066${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67413/12/%28Dep%c3%b3sito%29%20Neopirronismo%20e%20ceticismo%20cartesiano.pdf.txt1486059464deb7ef985288f3691118c2MD512open accessTHUMBNAIL(Depósito) Neopirronismo e ceticismo cartesiano.pdf.jpg(Depósito) Neopirronismo e ceticismo cartesiano.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3608${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67413/14/%28Dep%c3%b3sito%29%20Neopirronismo%20e%20ceticismo%20cartesiano.pdf.jpgc2d9ff963cf8a97f94369425e5163cedMD514open access11600/674132023-10-12 01:01:18.559metadata only accessoai:repositorio.unifesp.br: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ório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-10-12T04:01:18Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Neopirronismo e ceticismo cartesiano
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Neo-Pyrrhonism and cartesian scepticism
title Neopirronismo e ceticismo cartesiano
spellingShingle Neopirronismo e ceticismo cartesiano
Santos, Oscar Moreira dos [UNIFESP]
Oswaldo Porchat
Barry Stroud
Robert Fogelin
Neopirronismo
Ceticismo Cartesiano
Filosofia Tradicional
title_short Neopirronismo e ceticismo cartesiano
title_full Neopirronismo e ceticismo cartesiano
title_fullStr Neopirronismo e ceticismo cartesiano
title_full_unstemmed Neopirronismo e ceticismo cartesiano
title_sort Neopirronismo e ceticismo cartesiano
author Santos, Oscar Moreira dos [UNIFESP]
author_facet Santos, Oscar Moreira dos [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8437149412713378
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7631072455158066
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Oscar Moreira dos [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Smith, Plínio Junqueira [UNIFESP]
contributor_str_mv Smith, Plínio Junqueira [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Oswaldo Porchat
Barry Stroud
Robert Fogelin
Neopirronismo
Ceticismo Cartesiano
Filosofia Tradicional
topic Oswaldo Porchat
Barry Stroud
Robert Fogelin
Neopirronismo
Ceticismo Cartesiano
Filosofia Tradicional
description Esta dissertação visa a caracterizar duas formas distintas de ceticismo, a saber, o ceticismo neopirrônico e o ceticismo de matriz cartesiana. A descrição do neopirronismo será feita, por assim dizer, numa imagem negativa formada a partir das descrições feitas por Oswaldo Porchat, por Barry Stroud e por Robert Fogelin acerca do ceticismo global que decorre da problematização do conhecimento humano. Esta é a parte negativa da dissertação, cujo foco é investigar os argumentos que os autores formularam sobre o que está por detrás de um veredito negativo a respeito do conhecimento. Ainda que haja especificidades nos argumentos formulados, os diagnósticos dos autores convergem em uma direção: o ceticismo sobre o mundo exterior está fundamentalmente atrelado à concepção, muito difundida, de que a tarefa precípua da filosofia é revisar as crenças que são sustentadas na vida comum e na ciência, com o intuito de conferir-lhes, tanto quanto possível, uma fundamentação sólida. A filosofia é caracterizada nesses termos porque os filósofos têm em mente uma certa concepção de objetividade na qual, dado que a realidade é totalmente independente do sujeito e que, em virtude disso, as crenças que os seres humanos sustentam podem ser todas falsas, é preciso garantir que essa realidade seja, de fato, conhecida. Contudo, uma vez entendido este projeto, é difícil assegurar que haja conhecimento efetivo segundo essa concepção de objetividade, de modo o ceticismo cartesiano parece permanecer como uma questão à qual ainda não se formulou uma resposta satisfatória. A parte positiva da dissertação tratará precisamente de oferecer concepções distintas de filosofia e, por conseguinte, da realidade com a qual os seres humanos interagem e desejam conhecer. Segundo essa concepção neopirrônica da realidade, embora o problema do mundo exterior não seja respondido por meio de um veredito positivo tal qual os filósofos tradicionais ambicionam, tampouco pode ser formulado de maneira inteligível.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-10-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-24T16:50:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-04-24T16:50:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MOREIRA, Oscar. Neopirronismo e ceticismo cartesiano, 2022. Dissertação (Mestrado em Filosofia) — Departamento de Filosofia da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, São Paulo, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/11600/67413
identifier_str_mv MOREIRA, Oscar. Neopirronismo e ceticismo cartesiano, 2022. Dissertação (Mestrado em Filosofia) — Departamento de Filosofia da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, São Paulo, 2022.
url https://repositorio.unifesp.br/11600/67413
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 69 f.
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv Google Meet
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67413/1/%28Dep%c3%b3sito%29%20Neopirronismo%20e%20ceticismo%20cartesiano.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67413/2/license.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67413/12/%28Dep%c3%b3sito%29%20Neopirronismo%20e%20ceticismo%20cartesiano.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67413/14/%28Dep%c3%b3sito%29%20Neopirronismo%20e%20ceticismo%20cartesiano.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 39196c196b9962737968bf73c882a826
aee0c120ca23e5ca4299433bac76a6c8
1486059464deb7ef985288f3691118c2
c2d9ff963cf8a97f94369425e5163ced
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764152824922112