A formação médica em currículo com metodologia ativa - PBL: concepções docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Enedina Gonçalves [UNIFESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8823
Resumo: O PBL como prática educacional tem se expandido em escolas médicas em todo o mundo e vem sendo acompanhado de extensa discussão e suscitado inúmeras pesquisas a cerca de seus resultados na formação. Este estudo investigou a aprendizagem e currículo com metodologia ativa, PBL, e sua relação com a formação médica, especialmente, as concepções docentes sobre a vivência na aprendizagem ativa e currículo PBL, o papel dos docentes e estudantes nesse processo, os enfrentamentos e repercussões na formação médica. Docentes do 1º, 7º e 11º período do curso médico, tutores, construtores de módulo, coordenadores de módulo, instrutores e preceptores, foram os sujeitos da pesquisa, realizada na Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, com a participação de 38 docentes. Utilizou-se a complementaridade das abordagens qualitativa e quantitativa, através de um questionário que permitiu o mapeamento do objeto e em seqüência uma entrevista semi-estruturada que aprofundou nos significados. Os dados do questionário foram analisados quanto à concordância e discordância, tabulados e expressos em gráficos e percentis. A entrevista foi submetida à análise temática. Os principais achados evidenciaram que a aprendizagem ativa foi reconhecida pelos docentes como base para atuação profissional futura, destacou-se o desenvolvimento de habilidades para educação permanente, resolução de problemas, trabalho em equipe, raciocínio clínico e para prática médica propriamente dita, embasadas na capacidade do estudante para construção ativa do conhecimento, estudo auto-dirigido, auto-regulação e colaboração na aprendizagem. O currículo revelou-se desafiante pelo compromisso, envolvimento e capacitação docente em alcançar a potencialidade de uma atuação diversificada, facilitadora da aprendizagem e multidisciplinar. Demonstrou também ser um processo de caráter evolutivo e permanente, permissivo a lacunas cognitivas, estruturais e de integração curricular. A avaliação, percebida como norteadora, demonstrou fragilidades indicativas de desgaste na implementação do currículo. Em conclusão, a pesquisa revelou a potencialidade da metodologia em favorecer o desenvolvimento de habilidades profissionais diferenciadas e de ser utilizada como estratégia orientadora de currículos. Restam maiores estudos sobre o impacto que essa estratégia educacional e esses diferenciais de formação possam representar na prática médica no dia a dia, nas academias, nos serviços, nas relações e nas necessidades de saúde das pessoas. e.
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Este estudo investigou a aprendizagem e currículo com metodologia ativa, PBL, e sua relação com a formação médica, especialmente, as concepções docentes sobre a vivência na aprendizagem ativa e currículo PBL, o papel dos docentes e estudantes nesse processo, os enfrentamentos e repercussões na formação médica. Docentes do 1º, 7º e 11º período do curso médico, tutores, construtores de módulo, coordenadores de módulo, instrutores e preceptores, foram os sujeitos da pesquisa, realizada na Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, com a participação de 38 docentes. Utilizou-se a complementaridade das abordagens qualitativa e quantitativa, através de um questionário que permitiu o mapeamento do objeto e em seqüência uma entrevista semi-estruturada que aprofundou nos significados. Os dados do questionário foram analisados quanto à concordância e discordância, tabulados e expressos em gráficos e percentis. A entrevista foi submetida à análise temática. Os principais achados evidenciaram que a aprendizagem ativa foi reconhecida pelos docentes como base para atuação profissional futura, destacou-se o desenvolvimento de habilidades para educação permanente, resolução de problemas, trabalho em equipe, raciocínio clínico e para prática médica propriamente dita, embasadas na capacidade do estudante para construção ativa do conhecimento, estudo auto-dirigido, auto-regulação e colaboração na aprendizagem. O currículo revelou-se desafiante pelo compromisso, envolvimento e capacitação docente em alcançar a potencialidade de uma atuação diversificada, facilitadora da aprendizagem e multidisciplinar. Demonstrou também ser um processo de caráter evolutivo e permanente, permissivo a lacunas cognitivas, estruturais e de integração curricular. A avaliação, percebida como norteadora, demonstrou fragilidades indicativas de desgaste na implementação do currículo. Em conclusão, a pesquisa revelou a potencialidade da metodologia em favorecer o desenvolvimento de habilidades profissionais diferenciadas e de ser utilizada como estratégia orientadora de currículos. Restam maiores estudos sobre o impacto que essa estratégia educacional e esses diferenciais de formação possam representar na prática médica no dia a dia, nas academias, nos serviços, nas relações e nas necessidades de saúde das pessoas. e.The PBL as educational practice has expanded into medical schools around the world and has been accompanied by extensive discussion and raised a number of surveys about their results in the formation. This study investigated the learning and curriculum wit h active methodology, PBL, and its relation to medical formation, e specially, the teachers' conceptions about the experience in active learning and PBL curriculum, the roles of teaching and students in this process, their clashes and effects on medical for mation. Teachers of the 1º, 7º and 11º period of the medical course, tutors, modules builders, modules coordinators, instructors and preceptors, were the research subjects , conducted at the State University of Montes Claros – Unimontes, involving 38 teache rs . Used the complementarity of qualitative and quantitative approaches, through a questionnaire that allowed object mapping and sequencing a semi - structure interview that deepened in meaning. The questionnaire data were analyzed for the agreement and disagreement, tabulated and expressed in charts and percentiles. The interview was submitted to thematic analysis. The main findings showed that active learning has been recognized by teachers as a basis for future professional activities, highlighted the development of skills for lifelong learning, problem - solving, teamwork, clinical reasoning and medical practice itself, based in the ability the student for the active construction of knowledge, st udy self - directed, self - regulation and collaborative learning. The curriculum proved to be challenging for the commitment, involvement and teacher training to reach the potential of a diverse performance, facilitator of learning and multidisciplinary. It a lso demonstrated to be a process of evolutionary and permanent character, permissive to cognitive deficiencies, structural and with curricular integration. The evaluation, perceived as guide, showed weaknesses indicative of wear in curriculum implementatio n. In conclusion, the research revealed the potential of this methodology to encourage the development of differentiated professional skills and be used as a guiding strategy of curriculum. There remain further studies on the impact that this educational strategy and these differential training may represent in medical practice in daily life, in the academies , in services, relationships and health needs of people .TEDE169 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)AprendizagemCurrículoFormação MédicaEducação MédicaTeaching conceptionsMedical formationA formação médica em currículo com metodologia ativa - PBL: concepções docentesThe medical formation curriculum in the active methodology - PBL: teaching conceptionsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Enfermagem (EPE)Ensino em Ciências da Saúde – São PauloORIGINALPublico-12603a.pdfapplication/pdf992388${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8823/1/Publico-12603a.pdf861480d6555c05e4b8286e1e4c525c53MD51open accessPublico-12603b.pdfapplication/pdf1245841${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8823/2/Publico-12603b.pdf99483a75f0ab11df02c3b5b688b2e8afMD52open accessTEXTPublico-12603a.pdf.txtPublico-12603a.pdf.txtExtracted texttext/plain198276${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8823/5/Publico-12603a.pdf.txtb81bc6e9958e26828a77c7624c2a37eaMD55open accessPublico-12603b.pdf.txtPublico-12603b.pdf.txtExtracted texttext/plain160590${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8823/8/Publico-12603b.pdf.txtec64f6fdf02751b579f5a57ef5054982MD58open accessTHUMBNAILPublico-12603a.pdf.jpgPublico-12603a.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3505${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8823/7/Publico-12603a.pdf.jpgad8142be79f220de228a4a3656a49888MD57open accessPublico-12603b.pdf.jpgPublico-12603b.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5526${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8823/10/Publico-12603b.pdf.jpge161855784b786cea0845981b3df9d31MD510open access11600/88232023-05-15 01:24:30.458open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/8823Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T04:24:30Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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