Desenvolvimento do programa de educação socioemocional FO-CO família: formar para conviver, para familiares de adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grasso, Juliana Aparecida Pereira [UNIFESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/11600/68958
Resumo: Introdução: Os benefícios da educação socioemocional, como a melhora nos relacionamentos interpessoais e profissionais, são conhecidos, e, apesar disso, no Brasil há uma lacuna na literatura sobre programas de educação socioemocional — desenvolvido para pais e familiares — baseados em evidências. O programa FO-CO Família — Formar para conviver — foi desenvolvido para ensinar habilidades socioemocionais para pais e familiares de adolescentes. Objetivo: desenvolver o programa de educação socioemocional FO-CO Família, com base na metodologia Intervention Research Framework (2016). Métodos: a metodologia foi dividida em duas fases: notificação, que levantou subsídios para o formato do programa e planejamento das experiências de aprendizagem e desenvolvimento do programa em si com a participação de especialistas, em co-design com pais e familiares. Na primeira fase, realizou-se um levantamento de literatura científica, entrevistas e grupos focais com pais e especialistas. Na segunda fase, utilizou-se a pesquisa-ação, com a realização de 5 ciclos compostos por: 1) planejamento de atividades, 2) Implementação do programa, 3) coleta de dados (grupo focal, diário de campo e feedback dos participantes), 4) análise de dados (análise de conteúdo e triangulação por pares). O programa foi baseado em práticas contemplativas, Teoria das emoções, Pedagogia da Cooperação e Comunicação Não Violenta (CNV), e em elementos da Terapia Familiar Sistêmica. Resultados: as fases de notificação e desenvolvimento deram origem ao programa FO-CO Família, composto por 5 encontros semanais online, com duração de 90 minutos, cujos temas foram: Conexão, Escuta, Fato e julgamento, emoções e necessidades, e “tecendo” saberes. Nos 5 ciclos de pesquisa-ação, houve adesão aos encontros de 45,2%, com inscrições das 5 regiões do Brasil (n=180 confirmados) e 66 participantes concluintes. Houve aceitação, engajamento e interesse em relação aos participantes. Por meio da análise de conteúdo, revelaram-se relatos de aprendizados de habilidades socioemocionais como a pausa para perceber como se sentem antes de agir, possibilitando ações mais hábeis, a importância da escuta compassiva de si e dos outros, auxiliando o controle emocional. Além disso, os participantes se sentiram à vontade para se expressarem no ambiente virtual e ficaram surpresos com a possibilidade de conexão humana, intimidade e identificação. Conclusão: a versão do programa FO-CO Família, com cinco encontros semanais online, e duração de 90 minutos teve boa aceitação e interesse pelo público, e demonstrou ter o potencial de ensinar habilidades socioemocionais visando a uma convivência mais respeitosa, consciente e compassiva no contexto familiar. Tais resultados demonstram o potencial de aquisição do aprendizado socioemocional no formato online, com baixo custo para a disseminação nacional.
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O programa FO-CO Família — Formar para conviver — foi desenvolvido para ensinar habilidades socioemocionais para pais e familiares de adolescentes. Objetivo: desenvolver o programa de educação socioemocional FO-CO Família, com base na metodologia Intervention Research Framework (2016). Métodos: a metodologia foi dividida em duas fases: notificação, que levantou subsídios para o formato do programa e planejamento das experiências de aprendizagem e desenvolvimento do programa em si com a participação de especialistas, em co-design com pais e familiares. Na primeira fase, realizou-se um levantamento de literatura científica, entrevistas e grupos focais com pais e especialistas. Na segunda fase, utilizou-se a pesquisa-ação, com a realização de 5 ciclos compostos por: 1) planejamento de atividades, 2) Implementação do programa, 3) coleta de dados (grupo focal, diário de campo e feedback dos participantes), 4) análise de dados (análise de conteúdo e triangulação por pares). O programa foi baseado em práticas contemplativas, Teoria das emoções, Pedagogia da Cooperação e Comunicação Não Violenta (CNV), e em elementos da Terapia Familiar Sistêmica. Resultados: as fases de notificação e desenvolvimento deram origem ao programa FO-CO Família, composto por 5 encontros semanais online, com duração de 90 minutos, cujos temas foram: Conexão, Escuta, Fato e julgamento, emoções e necessidades, e “tecendo” saberes. Nos 5 ciclos de pesquisa-ação, houve adesão aos encontros de 45,2%, com inscrições das 5 regiões do Brasil (n=180 confirmados) e 66 participantes concluintes. Houve aceitação, engajamento e interesse em relação aos participantes. Por meio da análise de conteúdo, revelaram-se relatos de aprendizados de habilidades socioemocionais como a pausa para perceber como se sentem antes de agir, possibilitando ações mais hábeis, a importância da escuta compassiva de si e dos outros, auxiliando o controle emocional. Além disso, os participantes se sentiram à vontade para se expressarem no ambiente virtual e ficaram surpresos com a possibilidade de conexão humana, intimidade e identificação. Conclusão: a versão do programa FO-CO Família, com cinco encontros semanais online, e duração de 90 minutos teve boa aceitação e interesse pelo público, e demonstrou ter o potencial de ensinar habilidades socioemocionais visando a uma convivência mais respeitosa, consciente e compassiva no contexto familiar. Tais resultados demonstram o potencial de aquisição do aprendizado socioemocional no formato online, com baixo custo para a disseminação nacional.Introduction: The benefits of socioemotional education such as the improvement in interpersonal and professional relationships are known, and despite this, in Brazil there is a gap in the literature on evidencebased socioemotional education programs developed for parents and family members. The FOCO Family program — Forming to live together — was developed to teach socioemotional skills to parents and family members of adolescents between 11 and 18 years of age enrolled in public schools. Objective: to develop the FOCO Family socioemotional education program, based on the methodology Intervention Research Framework (2016). Methods: the methodology was divided into two phases: notification, which raised subsidies for the format of the program and creation of the first version of the learning experiences and development of the program itself with the participation of specialists and in codesign with parents and family members. In the first phase, a survey of the scientific literature, interviews and focus groups with parents and specialists were carried out. In the second phase, action research was used, with the completion of 5 cycles consisting of: 1) Planning of activities 2) Implementation of the program 3) Data collection (focus group, field diary and feedback from participants) 4) Analysis data (qualitative content analysis). The program was based on contemplative practices, Theory of emotions, Pedagogy of Cooperation and Nonviolent Communication (NVC). Results: the notification and development phases gave rise to the FOCO Family program, consisting of 5 weekly online meetings lasting 90 minutes, whose themes were: Connection, Listening, Fact and judgment, Emotions and needs and “Weaving” knowledge. The program was well accepted, generated engagement and interest from the participants. Adherence to the meetings was 45.17%. National dissemination brought registrations from the 5 regions of Brazil (n=180) with 66 final participants. The results of the content analysis showed that the participants learned socioemotional skills, such as stopping to understand how they feel before acting, enabling more skillful actions, the importance of compassionate listening to themselves and others, helping with emotional control. Analyzes indicate that participants felt comfortable expressing themselves in the virtual environment and were also surprised by the possibility of human connection, intimacy and identification. Final considerations: qualitative analysis indicate that the FOCO Family program version of five weekly online meetings lasting 90 minutes was well accepted and interested by the public, and demonstrated to have the potential to teach socioemotional skills aiming at a more respectful, conscious and respectful coexistence. compassionate within the family, as revealed in the qualitative analyses. Such results demonstrate the potential for acquiring socioemotional learning in the online format, with low cost for national dissemination.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES)Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa (AFIP)2015/19472-5187 f.porUniversidade Federal de São PauloAdolescentes, jovens, família, educação emocionalDesenvolvimento do programa de educação socioemocional FO-CO família: formar para conviver, para familiares de adolescentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola Paulista de Medicina (EPM)PsicobiologiaMedicina e Sociologia do abuso de drogasORIGINALTese Juliana Grasso julho 2023 rep.pdfTese Juliana Grasso julho 2023 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Grasso, Juliana Aparecida Pereira [UNIFESP]
Adolescentes, jovens, família, educação emocional
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description Introdução: Os benefícios da educação socioemocional, como a melhora nos relacionamentos interpessoais e profissionais, são conhecidos, e, apesar disso, no Brasil há uma lacuna na literatura sobre programas de educação socioemocional — desenvolvido para pais e familiares — baseados em evidências. O programa FO-CO Família — Formar para conviver — foi desenvolvido para ensinar habilidades socioemocionais para pais e familiares de adolescentes. Objetivo: desenvolver o programa de educação socioemocional FO-CO Família, com base na metodologia Intervention Research Framework (2016). Métodos: a metodologia foi dividida em duas fases: notificação, que levantou subsídios para o formato do programa e planejamento das experiências de aprendizagem e desenvolvimento do programa em si com a participação de especialistas, em co-design com pais e familiares. Na primeira fase, realizou-se um levantamento de literatura científica, entrevistas e grupos focais com pais e especialistas. Na segunda fase, utilizou-se a pesquisa-ação, com a realização de 5 ciclos compostos por: 1) planejamento de atividades, 2) Implementação do programa, 3) coleta de dados (grupo focal, diário de campo e feedback dos participantes), 4) análise de dados (análise de conteúdo e triangulação por pares). O programa foi baseado em práticas contemplativas, Teoria das emoções, Pedagogia da Cooperação e Comunicação Não Violenta (CNV), e em elementos da Terapia Familiar Sistêmica. Resultados: as fases de notificação e desenvolvimento deram origem ao programa FO-CO Família, composto por 5 encontros semanais online, com duração de 90 minutos, cujos temas foram: Conexão, Escuta, Fato e julgamento, emoções e necessidades, e “tecendo” saberes. Nos 5 ciclos de pesquisa-ação, houve adesão aos encontros de 45,2%, com inscrições das 5 regiões do Brasil (n=180 confirmados) e 66 participantes concluintes. Houve aceitação, engajamento e interesse em relação aos participantes. Por meio da análise de conteúdo, revelaram-se relatos de aprendizados de habilidades socioemocionais como a pausa para perceber como se sentem antes de agir, possibilitando ações mais hábeis, a importância da escuta compassiva de si e dos outros, auxiliando o controle emocional. Além disso, os participantes se sentiram à vontade para se expressarem no ambiente virtual e ficaram surpresos com a possibilidade de conexão humana, intimidade e identificação. Conclusão: a versão do programa FO-CO Família, com cinco encontros semanais online, e duração de 90 minutos teve boa aceitação e interesse pelo público, e demonstrou ter o potencial de ensinar habilidades socioemocionais visando a uma convivência mais respeitosa, consciente e compassiva no contexto familiar. Tais resultados demonstram o potencial de aquisição do aprendizado socioemocional no formato online, com baixo custo para a disseminação nacional.
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