A família no desenvolvimento socioemocional na infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/60507 |
Resumo: | Este trabalho aborda o assunto da família frente ao desenvolvimento socioemocional infantil. Tem como objetivo geral compreender de que forma a família contribui para o desenvolvimento socioemocional da criança. Os objetivos específicos são: (1) entender o processo de desenvolvimento socioemocional; (2) apontar as capacidades relacionadas com a competência emocional; (3) descrever a influência da família no desenvolvimento emocional e social da criança. A fundamentação teórica deste trabalho se baseia nos seguintes autores: Abe e Izard (1999), Bronfenbrenner (2001), Denham (1998), Goleman (1995), Jones; Gebelt e Stapley (1999), Macana (2014), Saarni (1999), Silva (2019). A metodologia da pesquisa é revisão bibliográfica qualitativa e descritiva. Pode-se compreender o desenvolvimento socioemocional infantil como um processo de interdependência entre as competências emocionais e as competências sociais. É durante os primeiros anos de vida que se alicerçam as competências socioemocionais manifestadas em empatia, regulação emocional e resolução de problemas. A família ocupa um papel de destaque como agentes ativos na promoção do desenvolvimento socioemocional infantil. |
id |
Krot_adda10869933e150185deafd3f3223fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/60507 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
A família no desenvolvimento socioemocional na infânciaDesenvolvimento socioemocionalCriançasFamíliaCompetência emocionalRelaçõesRegulação emocionalEste trabalho aborda o assunto da família frente ao desenvolvimento socioemocional infantil. Tem como objetivo geral compreender de que forma a família contribui para o desenvolvimento socioemocional da criança. Os objetivos específicos são: (1) entender o processo de desenvolvimento socioemocional; (2) apontar as capacidades relacionadas com a competência emocional; (3) descrever a influência da família no desenvolvimento emocional e social da criança. A fundamentação teórica deste trabalho se baseia nos seguintes autores: Abe e Izard (1999), Bronfenbrenner (2001), Denham (1998), Goleman (1995), Jones; Gebelt e Stapley (1999), Macana (2014), Saarni (1999), Silva (2019). A metodologia da pesquisa é revisão bibliográfica qualitativa e descritiva. Pode-se compreender o desenvolvimento socioemocional infantil como um processo de interdependência entre as competências emocionais e as competências sociais. É durante os primeiros anos de vida que se alicerçam as competências socioemocionais manifestadas em empatia, regulação emocional e resolução de problemas. A família ocupa um papel de destaque como agentes ativos na promoção do desenvolvimento socioemocional infantil.2023-08-10T16:05:27Z2023-08-10T16:05:27Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/60507FERREIRA, Victor Vaz de Mirandaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-18T11:13:32Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/60507Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-08-18T11:13:32falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-08-18T11:13:32Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A família no desenvolvimento socioemocional na infância |
title |
A família no desenvolvimento socioemocional na infância |
spellingShingle |
A família no desenvolvimento socioemocional na infância FERREIRA, Victor Vaz de Miranda Desenvolvimento socioemocional Crianças Família Competência emocional Relações Regulação emocional |
title_short |
A família no desenvolvimento socioemocional na infância |
title_full |
A família no desenvolvimento socioemocional na infância |
title_fullStr |
A família no desenvolvimento socioemocional na infância |
title_full_unstemmed |
A família no desenvolvimento socioemocional na infância |
title_sort |
A família no desenvolvimento socioemocional na infância |
author |
FERREIRA, Victor Vaz de Miranda |
author_facet |
FERREIRA, Victor Vaz de Miranda |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FERREIRA, Victor Vaz de Miranda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento socioemocional Crianças Família Competência emocional Relações Regulação emocional |
topic |
Desenvolvimento socioemocional Crianças Família Competência emocional Relações Regulação emocional |
description |
Este trabalho aborda o assunto da família frente ao desenvolvimento socioemocional infantil. Tem como objetivo geral compreender de que forma a família contribui para o desenvolvimento socioemocional da criança. Os objetivos específicos são: (1) entender o processo de desenvolvimento socioemocional; (2) apontar as capacidades relacionadas com a competência emocional; (3) descrever a influência da família no desenvolvimento emocional e social da criança. A fundamentação teórica deste trabalho se baseia nos seguintes autores: Abe e Izard (1999), Bronfenbrenner (2001), Denham (1998), Goleman (1995), Jones; Gebelt e Stapley (1999), Macana (2014), Saarni (1999), Silva (2019). A metodologia da pesquisa é revisão bibliográfica qualitativa e descritiva. Pode-se compreender o desenvolvimento socioemocional infantil como um processo de interdependência entre as competências emocionais e as competências sociais. É durante os primeiros anos de vida que se alicerçam as competências socioemocionais manifestadas em empatia, regulação emocional e resolução de problemas. A família ocupa um papel de destaque como agentes ativos na promoção do desenvolvimento socioemocional infantil. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2023-08-10T16:05:27Z 2023-08-10T16:05:27Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/60507 |
url |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/60507 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803672925891461120 |