A família no desenvolvimento socioemocional na infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERREIRA, Victor Vaz de Miranda
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/60507
Resumo: Este trabalho aborda o assunto da família frente ao desenvolvimento socioemocional infantil. Tem como objetivo geral compreender de que forma a família contribui para o desenvolvimento socioemocional da criança. Os objetivos específicos são: (1) entender o processo de desenvolvimento socioemocional; (2) apontar as capacidades relacionadas com a competência emocional; (3) descrever a influência da família no desenvolvimento emocional e social da criança. A fundamentação teórica deste trabalho se baseia nos seguintes autores: Abe e Izard (1999), Bronfenbrenner (2001), Denham (1998), Goleman (1995), Jones; Gebelt e Stapley (1999), Macana (2014), Saarni (1999), Silva (2019). A metodologia da pesquisa é revisão bibliográfica qualitativa e descritiva. Pode-se compreender o desenvolvimento socioemocional infantil como um processo de interdependência entre as competências emocionais e as competências sociais. É durante os primeiros anos de vida que se alicerçam as competências socioemocionais manifestadas em empatia, regulação emocional e resolução de problemas. A família ocupa um papel de destaque como agentes ativos na promoção do desenvolvimento socioemocional infantil.
id Krot_adda10869933e150185deafd3f3223fe
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/60507
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling A família no desenvolvimento socioemocional na infânciaDesenvolvimento socioemocionalCriançasFamíliaCompetência emocionalRelaçõesRegulação emocionalEste trabalho aborda o assunto da família frente ao desenvolvimento socioemocional infantil. Tem como objetivo geral compreender de que forma a família contribui para o desenvolvimento socioemocional da criança. Os objetivos específicos são: (1) entender o processo de desenvolvimento socioemocional; (2) apontar as capacidades relacionadas com a competência emocional; (3) descrever a influência da família no desenvolvimento emocional e social da criança. A fundamentação teórica deste trabalho se baseia nos seguintes autores: Abe e Izard (1999), Bronfenbrenner (2001), Denham (1998), Goleman (1995), Jones; Gebelt e Stapley (1999), Macana (2014), Saarni (1999), Silva (2019). A metodologia da pesquisa é revisão bibliográfica qualitativa e descritiva. Pode-se compreender o desenvolvimento socioemocional infantil como um processo de interdependência entre as competências emocionais e as competências sociais. É durante os primeiros anos de vida que se alicerçam as competências socioemocionais manifestadas em empatia, regulação emocional e resolução de problemas. A família ocupa um papel de destaque como agentes ativos na promoção do desenvolvimento socioemocional infantil.2023-08-10T16:05:27Z2023-08-10T16:05:27Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/60507FERREIRA, Victor Vaz de Mirandaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-18T11:13:32Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/60507Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-08-18T11:13:32falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-08-18T11:13:32Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv A família no desenvolvimento socioemocional na infância
title A família no desenvolvimento socioemocional na infância
spellingShingle A família no desenvolvimento socioemocional na infância
FERREIRA, Victor Vaz de Miranda
Desenvolvimento socioemocional
Crianças
Família
Competência emocional
Relações
Regulação emocional
title_short A família no desenvolvimento socioemocional na infância
title_full A família no desenvolvimento socioemocional na infância
title_fullStr A família no desenvolvimento socioemocional na infância
title_full_unstemmed A família no desenvolvimento socioemocional na infância
title_sort A família no desenvolvimento socioemocional na infância
author FERREIRA, Victor Vaz de Miranda
author_facet FERREIRA, Victor Vaz de Miranda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FERREIRA, Victor Vaz de Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento socioemocional
Crianças
Família
Competência emocional
Relações
Regulação emocional
topic Desenvolvimento socioemocional
Crianças
Família
Competência emocional
Relações
Regulação emocional
description Este trabalho aborda o assunto da família frente ao desenvolvimento socioemocional infantil. Tem como objetivo geral compreender de que forma a família contribui para o desenvolvimento socioemocional da criança. Os objetivos específicos são: (1) entender o processo de desenvolvimento socioemocional; (2) apontar as capacidades relacionadas com a competência emocional; (3) descrever a influência da família no desenvolvimento emocional e social da criança. A fundamentação teórica deste trabalho se baseia nos seguintes autores: Abe e Izard (1999), Bronfenbrenner (2001), Denham (1998), Goleman (1995), Jones; Gebelt e Stapley (1999), Macana (2014), Saarni (1999), Silva (2019). A metodologia da pesquisa é revisão bibliográfica qualitativa e descritiva. Pode-se compreender o desenvolvimento socioemocional infantil como um processo de interdependência entre as competências emocionais e as competências sociais. É durante os primeiros anos de vida que se alicerçam as competências socioemocionais manifestadas em empatia, regulação emocional e resolução de problemas. A família ocupa um papel de destaque como agentes ativos na promoção do desenvolvimento socioemocional infantil.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-08-10T16:05:27Z
2023-08-10T16:05:27Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/60507
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/60507
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672925891461120