Avaliação da disciplina observação da prática médica pelos graduandos de medicina da UNIFESP - Escola Paulista de Medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Juliana Augusta Plens de Moura [UNIFESP]
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Rampim, Danielle Bianchini [UNIFESP], Schor, Paulo [UNIFESP], Silva, Julieta Freitas Ramalho da [UNIFESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6051
http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022010000400009
Resumo: Discute-se a necessidade de cuidar, no campo afetivo, das relações estabelecidas entre médicos e pacientes, o que depende de modelos de humanização durante o ensino médico. Em 2003, a UNIFESP iniciou uma unidade curricular (UC) que propôs a Observação das Práticas Médicas (OPM) aos primeiranistas do curso médico. Após a observação, seguia-se uma discussão das experiências de modo expositivo e reflexivo, com professores de diversas subáreas. O objetivo do estudo foi avaliar a influência imediata e ao longo do tempo desta UC sobre 30 graduandos de Medicina do primeiro ao terceiro ano (dez por ano), utilizando um questionário de abordagem quantitativa (cinco questões de múltipla escolha) e qualitativa (três questões abertas, categorizadas após análise e consenso dos dois autores). Concluiu-se que a UC permitiu a apresentação de práticas médicas aos iniciantes, que tinham pouco contato com as mesmas. Ao longo dos anos, observou-se uma modificação na percepção dos alunos sobre a OPM: os alunos das primeiras séries valorizaram o acolhimento emocional, enquanto os de séries mais adiantadas, o conhecimento do seu campo de aprendizado e atuação futura
id UFSP_dff91dc0ac4eb93fb492d8a4e9186ebb
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/6051
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Garcia, Juliana Augusta Plens de Moura [UNIFESP]Rampim, Danielle Bianchini [UNIFESP]Schor, Paulo [UNIFESP]Silva, Julieta Freitas Ramalho da [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)2015-06-14T13:42:00Z2015-06-14T13:42:00Z2010-12-01Revista Brasileira de Educação Médica. Associação Brasileira de Educação Médica, v. 34, n. 4, p. 542-548, 2010.0100-5502http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6051http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022010000400009S0100-55022010000400009.pdfS0100-5502201000040000910.1590/S0100-55022010000400009Discute-se a necessidade de cuidar, no campo afetivo, das relações estabelecidas entre médicos e pacientes, o que depende de modelos de humanização durante o ensino médico. Em 2003, a UNIFESP iniciou uma unidade curricular (UC) que propôs a Observação das Práticas Médicas (OPM) aos primeiranistas do curso médico. Após a observação, seguia-se uma discussão das experiências de modo expositivo e reflexivo, com professores de diversas subáreas. O objetivo do estudo foi avaliar a influência imediata e ao longo do tempo desta UC sobre 30 graduandos de Medicina do primeiro ao terceiro ano (dez por ano), utilizando um questionário de abordagem quantitativa (cinco questões de múltipla escolha) e qualitativa (três questões abertas, categorizadas após análise e consenso dos dois autores). Concluiu-se que a UC permitiu a apresentação de práticas médicas aos iniciantes, que tinham pouco contato com as mesmas. Ao longo dos anos, observou-se uma modificação na percepção dos alunos sobre a OPM: os alunos das primeiras séries valorizaram o acolhimento emocional, enquanto os de séries mais adiantadas, o conhecimento do seu campo de aprendizado e atuação futuraThe article discusses the need to deal with physician-patient relations at the affective level, which requires models for humanization of care during undergraduate medical training. In 2003, the UNI-FESP School of Medicine launched a course on Observation of Medical Practices as part of the regular curriculum for first-year medical students. The observation was followed by discussion of experiences with lectures, reflection, and debate with medical faculty from various specialties. The aim of the study was to assess the immediate and long-term impact of the course on the 30 first to third-year undergraduates (10 students per year), using a quantitative (5 multiple-choice questions) and qualitative questionnaire (3 open questions, categorized after analysis and consensus between the two authors). The authors concluded that the course allowed presentation of medical practices to the early medical undergraduates, who had little previous contact with this reality. Over the course of the years, a change was observed in the students' perception of Observation of Medical Practice: students in the initial years tended to value emotional support for patients, while as the years went by the undergraduates focused more on the knowledge in their field of learning and their future professional workUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)UNIFESP, EPM, São Paulo, BrazilSciELO542-548porAssociação Brasileira de Educação MédicaRevista Brasileira de Educação MédicaRelações Médico-PacienteEstudantes de MedicinaEducação MédicaEnsinoDoctor-Patient RelationshipStudents, MedicalMedical EducationTeachingAvaliação da disciplina observação da prática médica pelos graduandos de medicina da UNIFESP - Escola Paulista de MedicinaMedical students' assessment of the course on observation of medical practice at the UNIFESP School of Medicineinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS0100-55022010000400009.pdfapplication/pdf173969${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6051/1/S0100-55022010000400009.pdf2742208b4321d4df785ac184e9977649MD51open accessTEXTS0100-55022010000400009.pdf.txtS0100-55022010000400009.pdf.txtExtracted texttext/plain32887${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6051/2/S0100-55022010000400009.pdf.txtc91eb290e900af6e1d537949c78ff06fMD52open access11600/60512023-02-15 09:10:18.823open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/6051Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-02-15T12:10:18Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Avaliação da disciplina observação da prática médica pelos graduandos de medicina da UNIFESP - Escola Paulista de Medicina
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Medical students' assessment of the course on observation of medical practice at the UNIFESP School of Medicine
title Avaliação da disciplina observação da prática médica pelos graduandos de medicina da UNIFESP - Escola Paulista de Medicina
spellingShingle Avaliação da disciplina observação da prática médica pelos graduandos de medicina da UNIFESP - Escola Paulista de Medicina
Garcia, Juliana Augusta Plens de Moura [UNIFESP]
Relações Médico-Paciente
Estudantes de Medicina
Educação Médica
Ensino
Doctor-Patient Relationship
Students, Medical
Medical Education
Teaching
title_short Avaliação da disciplina observação da prática médica pelos graduandos de medicina da UNIFESP - Escola Paulista de Medicina
title_full Avaliação da disciplina observação da prática médica pelos graduandos de medicina da UNIFESP - Escola Paulista de Medicina
title_fullStr Avaliação da disciplina observação da prática médica pelos graduandos de medicina da UNIFESP - Escola Paulista de Medicina
title_full_unstemmed Avaliação da disciplina observação da prática médica pelos graduandos de medicina da UNIFESP - Escola Paulista de Medicina
title_sort Avaliação da disciplina observação da prática médica pelos graduandos de medicina da UNIFESP - Escola Paulista de Medicina
author Garcia, Juliana Augusta Plens de Moura [UNIFESP]
author_facet Garcia, Juliana Augusta Plens de Moura [UNIFESP]
Rampim, Danielle Bianchini [UNIFESP]
Schor, Paulo [UNIFESP]
Silva, Julieta Freitas Ramalho da [UNIFESP]
author_role author
author2 Rampim, Danielle Bianchini [UNIFESP]
Schor, Paulo [UNIFESP]
Silva, Julieta Freitas Ramalho da [UNIFESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Juliana Augusta Plens de Moura [UNIFESP]
Rampim, Danielle Bianchini [UNIFESP]
Schor, Paulo [UNIFESP]
Silva, Julieta Freitas Ramalho da [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Relações Médico-Paciente
Estudantes de Medicina
Educação Médica
Ensino
topic Relações Médico-Paciente
Estudantes de Medicina
Educação Médica
Ensino
Doctor-Patient Relationship
Students, Medical
Medical Education
Teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Doctor-Patient Relationship
Students, Medical
Medical Education
Teaching
description Discute-se a necessidade de cuidar, no campo afetivo, das relações estabelecidas entre médicos e pacientes, o que depende de modelos de humanização durante o ensino médico. Em 2003, a UNIFESP iniciou uma unidade curricular (UC) que propôs a Observação das Práticas Médicas (OPM) aos primeiranistas do curso médico. Após a observação, seguia-se uma discussão das experiências de modo expositivo e reflexivo, com professores de diversas subáreas. O objetivo do estudo foi avaliar a influência imediata e ao longo do tempo desta UC sobre 30 graduandos de Medicina do primeiro ao terceiro ano (dez por ano), utilizando um questionário de abordagem quantitativa (cinco questões de múltipla escolha) e qualitativa (três questões abertas, categorizadas após análise e consenso dos dois autores). Concluiu-se que a UC permitiu a apresentação de práticas médicas aos iniciantes, que tinham pouco contato com as mesmas. Ao longo dos anos, observou-se uma modificação na percepção dos alunos sobre a OPM: os alunos das primeiras séries valorizaram o acolhimento emocional, enquanto os de séries mais adiantadas, o conhecimento do seu campo de aprendizado e atuação futura
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-12-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-14T13:42:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-06-14T13:42:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica. Associação Brasileira de Educação Médica, v. 34, n. 4, p. 542-548, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6051
http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022010000400009
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 0100-5502
dc.identifier.file.none.fl_str_mv S0100-55022010000400009.pdf
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv S0100-55022010000400009
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022010000400009
identifier_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica. Associação Brasileira de Educação Médica, v. 34, n. 4, p. 542-548, 2010.
0100-5502
S0100-55022010000400009.pdf
S0100-55022010000400009
10.1590/S0100-55022010000400009
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6051
http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022010000400009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 542-548
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6051/1/S0100-55022010000400009.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6051/2/S0100-55022010000400009.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2742208b4321d4df785ac184e9977649
c91eb290e900af6e1d537949c78ff06f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764191377915904