Avaliação da disciplina observação da prática médica pelos graduandos de medicina da UNIFESP - Escola Paulista de Medicina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6051 http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022010000400009 |
Resumo: | Discute-se a necessidade de cuidar, no campo afetivo, das relações estabelecidas entre médicos e pacientes, o que depende de modelos de humanização durante o ensino médico. Em 2003, a UNIFESP iniciou uma unidade curricular (UC) que propôs a Observação das Práticas Médicas (OPM) aos primeiranistas do curso médico. Após a observação, seguia-se uma discussão das experiências de modo expositivo e reflexivo, com professores de diversas subáreas. O objetivo do estudo foi avaliar a influência imediata e ao longo do tempo desta UC sobre 30 graduandos de Medicina do primeiro ao terceiro ano (dez por ano), utilizando um questionário de abordagem quantitativa (cinco questões de múltipla escolha) e qualitativa (três questões abertas, categorizadas após análise e consenso dos dois autores). Concluiu-se que a UC permitiu a apresentação de práticas médicas aos iniciantes, que tinham pouco contato com as mesmas. Ao longo dos anos, observou-se uma modificação na percepção dos alunos sobre a OPM: os alunos das primeiras séries valorizaram o acolhimento emocional, enquanto os de séries mais adiantadas, o conhecimento do seu campo de aprendizado e atuação futura |
id |
UFSP_dff91dc0ac4eb93fb492d8a4e9186ebb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/6051 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Garcia, Juliana Augusta Plens de Moura [UNIFESP]Rampim, Danielle Bianchini [UNIFESP]Schor, Paulo [UNIFESP]Silva, Julieta Freitas Ramalho da [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)2015-06-14T13:42:00Z2015-06-14T13:42:00Z2010-12-01Revista Brasileira de Educação Médica. Associação Brasileira de Educação Médica, v. 34, n. 4, p. 542-548, 2010.0100-5502http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6051http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022010000400009S0100-55022010000400009.pdfS0100-5502201000040000910.1590/S0100-55022010000400009Discute-se a necessidade de cuidar, no campo afetivo, das relações estabelecidas entre médicos e pacientes, o que depende de modelos de humanização durante o ensino médico. Em 2003, a UNIFESP iniciou uma unidade curricular (UC) que propôs a Observação das Práticas Médicas (OPM) aos primeiranistas do curso médico. Após a observação, seguia-se uma discussão das experiências de modo expositivo e reflexivo, com professores de diversas subáreas. O objetivo do estudo foi avaliar a influência imediata e ao longo do tempo desta UC sobre 30 graduandos de Medicina do primeiro ao terceiro ano (dez por ano), utilizando um questionário de abordagem quantitativa (cinco questões de múltipla escolha) e qualitativa (três questões abertas, categorizadas após análise e consenso dos dois autores). Concluiu-se que a UC permitiu a apresentação de práticas médicas aos iniciantes, que tinham pouco contato com as mesmas. Ao longo dos anos, observou-se uma modificação na percepção dos alunos sobre a OPM: os alunos das primeiras séries valorizaram o acolhimento emocional, enquanto os de séries mais adiantadas, o conhecimento do seu campo de aprendizado e atuação futuraThe article discusses the need to deal with physician-patient relations at the affective level, which requires models for humanization of care during undergraduate medical training. In 2003, the UNI-FESP School of Medicine launched a course on Observation of Medical Practices as part of the regular curriculum for first-year medical students. The observation was followed by discussion of experiences with lectures, reflection, and debate with medical faculty from various specialties. The aim of the study was to assess the immediate and long-term impact of the course on the 30 first to third-year undergraduates (10 students per year), using a quantitative (5 multiple-choice questions) and qualitative questionnaire (3 open questions, categorized after analysis and consensus between the two authors). The authors concluded that the course allowed presentation of medical practices to the early medical undergraduates, who had little previous contact with this reality. Over the course of the years, a change was observed in the students' perception of Observation of Medical Practice: students in the initial years tended to value emotional support for patients, while as the years went by the undergraduates focused more on the knowledge in their field of learning and their future professional workUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)UNIFESP, EPM, São Paulo, BrazilSciELO542-548porAssociação Brasileira de Educação MédicaRevista Brasileira de Educação MédicaRelações Médico-PacienteEstudantes de MedicinaEducação MédicaEnsinoDoctor-Patient RelationshipStudents, MedicalMedical EducationTeachingAvaliação da disciplina observação da prática médica pelos graduandos de medicina da UNIFESP - Escola Paulista de MedicinaMedical students' assessment of the course on observation of medical practice at the UNIFESP School of Medicineinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS0100-55022010000400009.pdfapplication/pdf173969${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6051/1/S0100-55022010000400009.pdf2742208b4321d4df785ac184e9977649MD51open accessTEXTS0100-55022010000400009.pdf.txtS0100-55022010000400009.pdf.txtExtracted texttext/plain32887${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6051/2/S0100-55022010000400009.pdf.txtc91eb290e900af6e1d537949c78ff06fMD52open access11600/60512023-02-15 09:10:18.823open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/6051Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-02-15T12:10:18Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Avaliação da disciplina observação da prática médica pelos graduandos de medicina da UNIFESP - Escola Paulista de Medicina |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Medical students' assessment of the course on observation of medical practice at the UNIFESP School of Medicine |
title |
Avaliação da disciplina observação da prática médica pelos graduandos de medicina da UNIFESP - Escola Paulista de Medicina |
spellingShingle |
Avaliação da disciplina observação da prática médica pelos graduandos de medicina da UNIFESP - Escola Paulista de Medicina Garcia, Juliana Augusta Plens de Moura [UNIFESP] Relações Médico-Paciente Estudantes de Medicina Educação Médica Ensino Doctor-Patient Relationship Students, Medical Medical Education Teaching |
title_short |
Avaliação da disciplina observação da prática médica pelos graduandos de medicina da UNIFESP - Escola Paulista de Medicina |
title_full |
Avaliação da disciplina observação da prática médica pelos graduandos de medicina da UNIFESP - Escola Paulista de Medicina |
title_fullStr |
Avaliação da disciplina observação da prática médica pelos graduandos de medicina da UNIFESP - Escola Paulista de Medicina |
title_full_unstemmed |
Avaliação da disciplina observação da prática médica pelos graduandos de medicina da UNIFESP - Escola Paulista de Medicina |
title_sort |
Avaliação da disciplina observação da prática médica pelos graduandos de medicina da UNIFESP - Escola Paulista de Medicina |
author |
Garcia, Juliana Augusta Plens de Moura [UNIFESP] |
author_facet |
Garcia, Juliana Augusta Plens de Moura [UNIFESP] Rampim, Danielle Bianchini [UNIFESP] Schor, Paulo [UNIFESP] Silva, Julieta Freitas Ramalho da [UNIFESP] |
author_role |
author |
author2 |
Rampim, Danielle Bianchini [UNIFESP] Schor, Paulo [UNIFESP] Silva, Julieta Freitas Ramalho da [UNIFESP] |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Juliana Augusta Plens de Moura [UNIFESP] Rampim, Danielle Bianchini [UNIFESP] Schor, Paulo [UNIFESP] Silva, Julieta Freitas Ramalho da [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações Médico-Paciente Estudantes de Medicina Educação Médica Ensino |
topic |
Relações Médico-Paciente Estudantes de Medicina Educação Médica Ensino Doctor-Patient Relationship Students, Medical Medical Education Teaching |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Doctor-Patient Relationship Students, Medical Medical Education Teaching |
description |
Discute-se a necessidade de cuidar, no campo afetivo, das relações estabelecidas entre médicos e pacientes, o que depende de modelos de humanização durante o ensino médico. Em 2003, a UNIFESP iniciou uma unidade curricular (UC) que propôs a Observação das Práticas Médicas (OPM) aos primeiranistas do curso médico. Após a observação, seguia-se uma discussão das experiências de modo expositivo e reflexivo, com professores de diversas subáreas. O objetivo do estudo foi avaliar a influência imediata e ao longo do tempo desta UC sobre 30 graduandos de Medicina do primeiro ao terceiro ano (dez por ano), utilizando um questionário de abordagem quantitativa (cinco questões de múltipla escolha) e qualitativa (três questões abertas, categorizadas após análise e consenso dos dois autores). Concluiu-se que a UC permitiu a apresentação de práticas médicas aos iniciantes, que tinham pouco contato com as mesmas. Ao longo dos anos, observou-se uma modificação na percepção dos alunos sobre a OPM: os alunos das primeiras séries valorizaram o acolhimento emocional, enquanto os de séries mais adiantadas, o conhecimento do seu campo de aprendizado e atuação futura |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-12-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-06-14T13:42:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-06-14T13:42:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica. Associação Brasileira de Educação Médica, v. 34, n. 4, p. 542-548, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6051 http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022010000400009 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
0100-5502 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
S0100-55022010000400009.pdf |
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv |
S0100-55022010000400009 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/S0100-55022010000400009 |
identifier_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica. Associação Brasileira de Educação Médica, v. 34, n. 4, p. 542-548, 2010. 0100-5502 S0100-55022010000400009.pdf S0100-55022010000400009 10.1590/S0100-55022010000400009 |
url |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6051 http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022010000400009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
542-548 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6051/1/S0100-55022010000400009.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6051/2/S0100-55022010000400009.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2742208b4321d4df785ac184e9977649 c91eb290e900af6e1d537949c78ff06f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764191377915904 |