Conhecimento e interesse em ética médica e bioética na graduação médica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Alessandro de Moura
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Bitencourt, Almir Galvão Vieira, Neves, Nedy Maria Branco Cerqueira, Neves, Flávia Branco Cerqueira Serra, Lordelo, Marina Da Rocha [UNIFESP], Lemos, Kleuber Moreira, Nuñez, Geila Ribeiro, Barbetta, Marcelo Campos, Athanazio, Rodrigo Abensur [UNIFESP], Nery-filho, Antônio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4629
http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022008000400005
Resumo: OBJETIVOS: Avaliar o interesse e o conhecimento sobre ética médica e bioética na graduação médica. MÉTODOS: Estudo transversal e descritivo. Foram utilizados dois questionários auto-aplicáveis, um para docentes e outro para discentes, com questões sobre o interesse em ética médica e bioética e conhecimento sobre o Código de Ética Médica (CEM). RESULTADOS: Foram avaliados 101 professores e 331 estudantes. O CEM brasileiro foi lido por 86,2% dos professores e 100% dos alunos. A importância dada à disciplina de ética médica, numa escala de 1 a 5, foi semelhante entre professores e estudantes (4,7 ± 0,7 vs. 4,5 ± 0,8; p = 0,086), enquanto o autoconhecimento sobre o tema foi maior no primeiro grupo (3,4 ± 0,9 vs. 3,2 ± 0,7; p = 0,017). De um total de nove questões avaliadas sobre o conhecimento do CEM, a média de acertos foi de 5,0 ± 1,9 questões para os professores e de 5,9 ± 1,5 para os acadêmicos (p < 0,001), sendo os acertos correlacionados positivamente com a leitura do código. CONCLUSÕES: Este estudo fornece um panorama inédito sobre a percepção de professores e estudantes de Medicina sobre a ética médica e bioética, podendo servir para fundamentar a melhora do ensino dessa disciplina em nossas faculdades.
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