Conhecimento e interesse em ética médica e bioética na graduação médica
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4629 http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022008000400005 |
Resumo: | OBJETIVOS: Avaliar o interesse e o conhecimento sobre ética médica e bioética na graduação médica. MÉTODOS: Estudo transversal e descritivo. Foram utilizados dois questionários auto-aplicáveis, um para docentes e outro para discentes, com questões sobre o interesse em ética médica e bioética e conhecimento sobre o Código de Ética Médica (CEM). RESULTADOS: Foram avaliados 101 professores e 331 estudantes. O CEM brasileiro foi lido por 86,2% dos professores e 100% dos alunos. A importância dada à disciplina de ética médica, numa escala de 1 a 5, foi semelhante entre professores e estudantes (4,7 ± 0,7 vs. 4,5 ± 0,8; p = 0,086), enquanto o autoconhecimento sobre o tema foi maior no primeiro grupo (3,4 ± 0,9 vs. 3,2 ± 0,7; p = 0,017). De um total de nove questões avaliadas sobre o conhecimento do CEM, a média de acertos foi de 5,0 ± 1,9 questões para os professores e de 5,9 ± 1,5 para os acadêmicos (p < 0,001), sendo os acertos correlacionados positivamente com a leitura do código. CONCLUSÕES: Este estudo fornece um panorama inédito sobre a percepção de professores e estudantes de Medicina sobre a ética médica e bioética, podendo servir para fundamentar a melhora do ensino dessa disciplina em nossas faculdades. |
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Almeida, Alessandro de MouraBitencourt, Almir Galvão VieiraNeves, Nedy Maria Branco CerqueiraNeves, Flávia Branco Cerqueira SerraLordelo, Marina Da Rocha [UNIFESP]Lemos, Kleuber MoreiraNuñez, Geila RibeiroBarbetta, Marcelo CamposAthanazio, Rodrigo Abensur [UNIFESP]Nery-filho, AntônioUniversidade Federal da BahiaEscola Bahiana de Medicina e Saúde PúblicaUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Instituto do coração da Bahia Hospital Ana NeryUniversidade Federal da Bahia Hospital Universitário Professor Edgar Santos2015-06-14T13:38:48Z2015-06-14T13:38:48Z2008-12-01Revista Brasileira de Educação Médica. Associação Brasileira de Educação Médica, v. 32, n. 4, p. 437-444, 2008.0100-5502http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4629http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022008000400005S0100-55022008000400005.pdfS0100-5502200800040000510.1590/S0100-55022008000400005OBJETIVOS: Avaliar o interesse e o conhecimento sobre ética médica e bioética na graduação médica. MÉTODOS: Estudo transversal e descritivo. Foram utilizados dois questionários auto-aplicáveis, um para docentes e outro para discentes, com questões sobre o interesse em ética médica e bioética e conhecimento sobre o Código de Ética Médica (CEM). RESULTADOS: Foram avaliados 101 professores e 331 estudantes. O CEM brasileiro foi lido por 86,2% dos professores e 100% dos alunos. A importância dada à disciplina de ética médica, numa escala de 1 a 5, foi semelhante entre professores e estudantes (4,7 ± 0,7 vs. 4,5 ± 0,8; p = 0,086), enquanto o autoconhecimento sobre o tema foi maior no primeiro grupo (3,4 ± 0,9 vs. 3,2 ± 0,7; p = 0,017). De um total de nove questões avaliadas sobre o conhecimento do CEM, a média de acertos foi de 5,0 ± 1,9 questões para os professores e de 5,9 ± 1,5 para os acadêmicos (p < 0,001), sendo os acertos correlacionados positivamente com a leitura do código. CONCLUSÕES: Este estudo fornece um panorama inédito sobre a percepção de professores e estudantes de Medicina sobre a ética médica e bioética, podendo servir para fundamentar a melhora do ensino dessa disciplina em nossas faculdades.OBJECTIVES: To evaluate the interest and knowledge about Medical Ethics and Bioethics in medical graduation. METHODS: Transversal and descriptive study. Two different questionnaires were applied with questions about the interest in Medical Ethics and Bioethics and the knowledge about the Brazilian Code of Medical Ethics (CME), one to professors and the other to students. RESULTS: One hundred and one professors and 331 students answered the questionnaires. The Brazilian CME had been read by 86.2% of the teachers and by 100% of the students. The importance given to the discipline Medical Ethics, on a scale from 1 to 5, was similar among teachers and students (4.7 ± 0.7 vs. 4.5 ± 0.8; p = 0.086); however the self-evaluation on knowledge about this subject was higher in the first group (3.4 ± 0.9 vs. 3.2 ± 0.7; p = 0.017). In a block with 9 questions, the right answer was given by 5,0 ± 1.9 of teachers and 5.9 ± 1.5 of students (p < 0,001); the mean of correct answers were related to the reading of the CME. CONCLUSIONS: The present study presents unpublished data about the perception of medical teachers and students about medical ethics and bioethics and can be useful for improving the teaching of these disciplines in our medical schools.Universidade Federal da BahiaEscola Bahiana de Medicina e Saúde PúblicaUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Escola Paulista de Medicina Hospital São PauloInstituto do coração da Bahia Hospital Ana NeryUniversidade Federal da Bahia Hospital Universitário Professor Edgar SantosUNIFESP, EPM, Hospital São PauloSciELO437-444porAssociação Brasileira de Educação MédicaRevista Brasileira de Educação MédicaÉtica MédicaBioéticaEducação MédicaEnsinoMedical EthicsBioethicsMedical EducationLearningConhecimento e interesse em ética médica e bioética na graduação médicaKnowledge and interest in medical ethics and bioethics in medical graduationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS0100-55022008000400005.pdfapplication/pdf185600${dspace.ui.url}/bitstream/11600/4629/1/S0100-55022008000400005.pdf3b616df4c19de9c88ac3dfad5d009a3dMD51open accessTEXTS0100-55022008000400005.pdf.txtS0100-55022008000400005.pdf.txtExtracted texttext/plain38767${dspace.ui.url}/bitstream/11600/4629/2/S0100-55022008000400005.pdf.txt8f280d24ad94cc2fdc3eea45a8710c2dMD52open access11600/46292022-07-08 10:40:21.397open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/4629Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-25T12:19:27.883766Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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