O que ou quem eu sou, afinal de contas? Sou brasileiro ou uruguaio, professor?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Regina Maria De
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Carvalho, Alexandre Filordi de [UNIFESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6113
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072010000300007
Resumo: O presente trabalho terá como objetivo transformar em tema de reflexão as inquietações de duas crianças, Alicia e João, a respeito de sua nacionalidade; quer dizer, trazer em cena o sentimento ambíguo de pertença que possuem em relação a suas identidades. Diálogos com o pensamento filosófico serão realizados a respeito da fronteira, como lugar onde a naturalização da igualdade é posta por terra; naturalização na qual o conceito de identidade aparece como uma peça monolítica coesa e impenetrável. Defendemos o contrário: que a identidade é efeito de um processo constante, e sempre inacabado, de transformação subjetiva, pela mescla, pela angústia de não ser UM consigo mesmo e nem em relação aos outros. Apostamos, portanto, no universo múltiplo e incalculável do processo identitário, que torna único cada sujeito em seus dilemas.
id UFSP_e04f963efe274db410c851d45a3ec244
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/6113
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Souza, Regina Maria DeCarvalho, Alexandre Filordi de [UNIFESP]Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)2015-06-14T13:42:41Z2015-06-14T13:42:41Z2010-12-01Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 21, n. 3, p. 97-115, 2010.0103-7307http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6113http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072010000300007S0103-73072010000300007.pdfS0103-7307201000030000710.1590/S0103-73072010000300007O presente trabalho terá como objetivo transformar em tema de reflexão as inquietações de duas crianças, Alicia e João, a respeito de sua nacionalidade; quer dizer, trazer em cena o sentimento ambíguo de pertença que possuem em relação a suas identidades. Diálogos com o pensamento filosófico serão realizados a respeito da fronteira, como lugar onde a naturalização da igualdade é posta por terra; naturalização na qual o conceito de identidade aparece como uma peça monolítica coesa e impenetrável. Defendemos o contrário: que a identidade é efeito de um processo constante, e sempre inacabado, de transformação subjetiva, pela mescla, pela angústia de não ser UM consigo mesmo e nem em relação aos outros. Apostamos, portanto, no universo múltiplo e incalculável do processo identitário, que torna único cada sujeito em seus dilemas.The aim of the present paper is to bring about a reflection on the uneasiness of two children, Alicia and João, regarding their nationalities, that is, on their ambiguous feeling of belonging regarding their own identities. Dialogues based on philosophical thinking will be carried out about the frontier as a place where the naturalization of equality is extinguished, and naturalization, in which identity is perceived as a cohesive and impenetrable monolithic piece. The opposite is actually what we stand up for: identity is the effect of a never-ending, always unfinished process of subjective transformation, through miscellany, through anguish for not being ONE with oneself or with others. In short, we believe in the multiple and immeasurable universe of the identity process, which makes every subject unique concerning his or her dilemmas.Unicamp Faculdade de Educação Departamento de Psicologia da EducaçãoUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)UNIFESP, EFLCH, Guarulhos, BrazilSciELO97-115porUNICAMP - Faculdade de EducaçãoPro-Posiçõesidentidadelínguafronteirapolítica linguísticaeducaçãoidentitylanguagefrontierlinguistic politicseducationO que ou quem eu sou, afinal de contas? Sou brasileiro ou uruguaio, professor?What or who am I, after all? Am I Brazilian or Uruguayan, teacher?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS0103-73072010000300007.pdfapplication/pdf1407026${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6113/1/S0103-73072010000300007.pdf7805898eae4f5eecdc0b8948c29c282eMD51open accessTEXTS0103-73072010000300007.pdf.txtS0103-73072010000300007.pdf.txtExtracted texttext/plain47952${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6113/24/S0103-73072010000300007.pdf.txt2955af9263d94c03371915b5c45d05c1MD524open accessTHUMBNAILS0103-73072010000300007.pdf.jpgS0103-73072010000300007.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3514${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6113/26/S0103-73072010000300007.pdf.jpg439018cbfeae1450824718efd32cd5adMD526open access11600/61132023-06-03 01:48:41.675open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/6113Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-03T04:48:41Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv O que ou quem eu sou, afinal de contas? Sou brasileiro ou uruguaio, professor?
dc.title.alternative.en.fl_str_mv What or who am I, after all? Am I Brazilian or Uruguayan, teacher?
title O que ou quem eu sou, afinal de contas? Sou brasileiro ou uruguaio, professor?
spellingShingle O que ou quem eu sou, afinal de contas? Sou brasileiro ou uruguaio, professor?
Souza, Regina Maria De
identidade
língua
fronteira
política linguística
educação
identity
language
frontier
linguistic politics
education
title_short O que ou quem eu sou, afinal de contas? Sou brasileiro ou uruguaio, professor?
title_full O que ou quem eu sou, afinal de contas? Sou brasileiro ou uruguaio, professor?
title_fullStr O que ou quem eu sou, afinal de contas? Sou brasileiro ou uruguaio, professor?
title_full_unstemmed O que ou quem eu sou, afinal de contas? Sou brasileiro ou uruguaio, professor?
title_sort O que ou quem eu sou, afinal de contas? Sou brasileiro ou uruguaio, professor?
author Souza, Regina Maria De
author_facet Souza, Regina Maria De
Carvalho, Alexandre Filordi de [UNIFESP]
author_role author
author2 Carvalho, Alexandre Filordi de [UNIFESP]
author2_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Regina Maria De
Carvalho, Alexandre Filordi de [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv identidade
língua
fronteira
política linguística
educação
topic identidade
língua
fronteira
política linguística
educação
identity
language
frontier
linguistic politics
education
dc.subject.eng.fl_str_mv identity
language
frontier
linguistic politics
education
description O presente trabalho terá como objetivo transformar em tema de reflexão as inquietações de duas crianças, Alicia e João, a respeito de sua nacionalidade; quer dizer, trazer em cena o sentimento ambíguo de pertença que possuem em relação a suas identidades. Diálogos com o pensamento filosófico serão realizados a respeito da fronteira, como lugar onde a naturalização da igualdade é posta por terra; naturalização na qual o conceito de identidade aparece como uma peça monolítica coesa e impenetrável. Defendemos o contrário: que a identidade é efeito de um processo constante, e sempre inacabado, de transformação subjetiva, pela mescla, pela angústia de não ser UM consigo mesmo e nem em relação aos outros. Apostamos, portanto, no universo múltiplo e incalculável do processo identitário, que torna único cada sujeito em seus dilemas.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-12-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-14T13:42:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-06-14T13:42:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 21, n. 3, p. 97-115, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6113
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072010000300007
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 0103-7307
dc.identifier.file.none.fl_str_mv S0103-73072010000300007.pdf
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv S0103-73072010000300007
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-73072010000300007
identifier_str_mv Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 21, n. 3, p. 97-115, 2010.
0103-7307
S0103-73072010000300007.pdf
S0103-73072010000300007
10.1590/S0103-73072010000300007
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6113
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072010000300007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv Pro-Posições
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 97-115
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICAMP - Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv UNICAMP - Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6113/1/S0103-73072010000300007.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6113/24/S0103-73072010000300007.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6113/26/S0103-73072010000300007.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7805898eae4f5eecdc0b8948c29c282e
2955af9263d94c03371915b5c45d05c1
439018cbfeae1450824718efd32cd5ad
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1783460338284363776