Compositoras Brasileiras: O Discurso Sobre O Universo Feminino Na Canção Popular Do Século Xxi Em Diálogo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6369359 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52269 |
Resumo: | Área De Criação Historicamente Vinculada À Participação Majoritariamente Dos Homens, A Canção Popular Brasileira Registra A Predominância Do Ponto De Vista Masculino Nos Temas De Seus Discursos. Entretanto A Luta Pelo Direito À Participação Igualitária Tem Permitido Às Mulheres Atuarem Mais Como Protagonistas Dos Discursos Sociais, Inclusive Na Música Popular. Nesse Contexto, Esta Dissertação Apresenta Um Estudo Sobre O Discurso Da Representação Do Universo Feminino Construído Por Compositoras De Música Popular Brasileira No Início Do Século Xxi. A Fim De Verificar Como Ocorrem As Relações Dialógicas Na Constituição Desses Discursos, Adotamos Os Estudos Do Círculo De Bakhtin (Volóchinov, 2017 [1929], Bakhtin, 1997, 2016 [1952-1953]) Como Fundamentação Teórica, Privilegiando Dessa Corrente As Noções De Enunciado, Gênero Discursivo E Dialogismo. Consideramos Ainda A Proposta De Caretta (2013) Quanto Ao Gênero Discursivo Canção Popular, Na Qual A Canção É Constituída A Partir Da Amplificação De Um Ato De Fala, C |
id |
UFSP_e0924b3a8db388f66e32429db4790058 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/52269 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Barros, Sandra De [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Caretta, Alvaro Antonio [UNIFESP]2020-03-25T11:43:38Z2020-03-25T11:43:38Z2018-07-26https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6369359https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/522692018-0196.pdfÁrea De Criação Historicamente Vinculada À Participação Majoritariamente Dos Homens, A Canção Popular Brasileira Registra A Predominância Do Ponto De Vista Masculino Nos Temas De Seus Discursos. Entretanto A Luta Pelo Direito À Participação Igualitária Tem Permitido Às Mulheres Atuarem Mais Como Protagonistas Dos Discursos Sociais, Inclusive Na Música Popular. Nesse Contexto, Esta Dissertação Apresenta Um Estudo Sobre O Discurso Da Representação Do Universo Feminino Construído Por Compositoras De Música Popular Brasileira No Início Do Século Xxi. A Fim De Verificar Como Ocorrem As Relações Dialógicas Na Constituição Desses Discursos, Adotamos Os Estudos Do Círculo De Bakhtin (Volóchinov, 2017 [1929], Bakhtin, 1997, 2016 [1952-1953]) Como Fundamentação Teórica, Privilegiando Dessa Corrente As Noções De Enunciado, Gênero Discursivo E Dialogismo. Consideramos Ainda A Proposta De Caretta (2013) Quanto Ao Gênero Discursivo Canção Popular, Na Qual A Canção É Constituída A Partir Da Amplificação De Um Ato De Fala, CEspace De Création Historiquement Lié À La Participation Majoritaire Des Hommes, La Chanson Brésilienne Enregistre La Prédominance Du Point De Vue Masculin Dans Les Thèmes De Ses Discours. Cependant, La Lutte Pour Le Droit À Une Participation Égale A Permis Aux Femmes D'agir Plus En Tant Que Protagonistes Du Discours Social, Y Compris Dans La Musique Populaire. Dans Ce Contexte, Ce Travail Présente Une Étude Du Discours De La Représentation De L'univers Féminin Construit Par Les Compositrices De La Chanson Brésilienne Au Début Du Xxie Siècle. Afin De Vérifier Comment Les Relations Dialogiques Se Déroulent Dans La Constitution De Ces Discours, Nous Avons Adopté Les Études Bakhtine Et Le Cercle (Volochinov, 2017 [1929], Bakhtine, 1997, 2016 [1952-1953]) En Tant Que Fondement Théorique, Privilégiant De Cette Courant De Pensée Les Notions De Énonciation, Genre Discursif Et Dialogisme. Considèrent Encore Le Projet De Caretta (2013) Sur Le Genre Discursif Chanson Brésilienne, Dans Lequel La Chanson Est Faite À PartDados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2018)porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Canção Popular BrasileiraCompositorasAnálise Do DiscursoRelações DialógicasCírculo De BakhtinChanson BrésilienneCompositricesAnalyse Du DiscoursRelations DialogiquesDialogismeCercle De BakhtineCompositoras Brasileiras: O Discurso Sobre O Universo Feminino Na Canção Popular Do Século Xxi Em Diálogoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasLetrasLingüística, Letras E ArtesLinguagem Em Novos ContextosORIGINAL2018-0196.pdfapplication/pdf1132675${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52269/1/2018-0196.pdf10d4ff5335426a7439422f3ceb060078MD51open accessTEXT2018-0196.pdf.txt2018-0196.pdf.txtExtracted texttext/plain318135${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52269/2/2018-0196.pdf.txt8f991362d63a22b62cef3e7eee04f799MD52open accessTHUMBNAIL2018-0196.pdf.jpg2018-0196.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3456${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52269/4/2018-0196.pdf.jpgf3219968c2314835f56a42eba83f21f4MD54open access11600/522692023-05-15 09:49:52.684open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/52269Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T12:49:52Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Compositoras Brasileiras: O Discurso Sobre O Universo Feminino Na Canção Popular Do Século Xxi Em Diálogo |
title |
Compositoras Brasileiras: O Discurso Sobre O Universo Feminino Na Canção Popular Do Século Xxi Em Diálogo |
spellingShingle |
Compositoras Brasileiras: O Discurso Sobre O Universo Feminino Na Canção Popular Do Século Xxi Em Diálogo Barros, Sandra De [UNIFESP] Canção Popular Brasileira Compositoras Análise Do Discurso Relações Dialógicas Círculo De Bakhtin Chanson Brésilienne Compositrices Analyse Du Discours Relations Dialogiques Dialogisme Cercle De Bakhtine |
title_short |
Compositoras Brasileiras: O Discurso Sobre O Universo Feminino Na Canção Popular Do Século Xxi Em Diálogo |
title_full |
Compositoras Brasileiras: O Discurso Sobre O Universo Feminino Na Canção Popular Do Século Xxi Em Diálogo |
title_fullStr |
Compositoras Brasileiras: O Discurso Sobre O Universo Feminino Na Canção Popular Do Século Xxi Em Diálogo |
title_full_unstemmed |
Compositoras Brasileiras: O Discurso Sobre O Universo Feminino Na Canção Popular Do Século Xxi Em Diálogo |
title_sort |
Compositoras Brasileiras: O Discurso Sobre O Universo Feminino Na Canção Popular Do Século Xxi Em Diálogo |
author |
Barros, Sandra De [UNIFESP] |
author_facet |
Barros, Sandra De [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Sandra De [UNIFESP] |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Caretta, Alvaro Antonio [UNIFESP] |
contributor_str_mv |
Caretta, Alvaro Antonio [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Canção Popular Brasileira Compositoras Análise Do Discurso Relações Dialógicas Círculo De Bakhtin |
topic |
Canção Popular Brasileira Compositoras Análise Do Discurso Relações Dialógicas Círculo De Bakhtin Chanson Brésilienne Compositrices Analyse Du Discours Relations Dialogiques Dialogisme Cercle De Bakhtine |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Chanson Brésilienne Compositrices Analyse Du Discours Relations Dialogiques Dialogisme Cercle De Bakhtine |
description |
Área De Criação Historicamente Vinculada À Participação Majoritariamente Dos Homens, A Canção Popular Brasileira Registra A Predominância Do Ponto De Vista Masculino Nos Temas De Seus Discursos. Entretanto A Luta Pelo Direito À Participação Igualitária Tem Permitido Às Mulheres Atuarem Mais Como Protagonistas Dos Discursos Sociais, Inclusive Na Música Popular. Nesse Contexto, Esta Dissertação Apresenta Um Estudo Sobre O Discurso Da Representação Do Universo Feminino Construído Por Compositoras De Música Popular Brasileira No Início Do Século Xxi. A Fim De Verificar Como Ocorrem As Relações Dialógicas Na Constituição Desses Discursos, Adotamos Os Estudos Do Círculo De Bakhtin (Volóchinov, 2017 [1929], Bakhtin, 1997, 2016 [1952-1953]) Como Fundamentação Teórica, Privilegiando Dessa Corrente As Noções De Enunciado, Gênero Discursivo E Dialogismo. Consideramos Ainda A Proposta De Caretta (2013) Quanto Ao Gênero Discursivo Canção Popular, Na Qual A Canção É Constituída A Partir Da Amplificação De Um Ato De Fala, C |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-07-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-25T11:43:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-03-25T11:43:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt.fl_str_mv |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6369359 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52269 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
2018-0196.pdf |
url |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6369359 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52269 |
identifier_str_mv |
2018-0196.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52269/1/2018-0196.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52269/2/2018-0196.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52269/4/2018-0196.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
10d4ff5335426a7439422f3ceb060078 8f991362d63a22b62cef3e7eee04f799 f3219968c2314835f56a42eba83f21f4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764253558472704 |