De objeto à sujeita: Zora Neale Hurston e os estudos da raça e da cultura no início do século XX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Vanessa Cândida [UNIFESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/11600/67356
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar e analisar a trajetória e produção da antropóloga e literata afro-americana Zora Neale Hurston (1891-1960). Nascida na cidade de Notasulga no Alabama, Hurston participou do movimento do Renascença do Harlem em meados dos anos 1920, e foi aluna do antropólogo alemão Franz Boas, um dos principais responsáveis pela crítica ao evolucionismo cultural nos EUA. Sua obra, que passou por um período de esquecimento, é “resgatada” em meados dos anos 1970 pela escritora Alice Walker (1944), em um contexto de debate sobre a valorização dos escritos de e por mulheres negras. Inicio com uma breve descrição desse período de resgate da obra da autora no fim do século XX. Utilizo a noção de posicionalidade proposta por Abu-Lughod (2018) para situar o debate que contextualiza o “resgate” da obra de Zora Hurston, e para a promoção da crítica a uma produção antropológica supostamente “objetiva”, entendendo-a ao invés disso enquanto uma produção situada, e utilizo a noção de interseccionalidade (Brah, 2004) na consideração de como a experiência da autora enquanto mulher afro-estadunidense atravessa sua obra e seu reconhecimento (ou a produção de sua ausência). Também mobilizo as noções de Michel Trouillot de “silenciamento” e “evidenciamento” para tratar da ação de intelectuais negras que como Walker se engajaram na valorização e disseminação da obra de escritoras como Zora Hurston. Busco entender como a obra de Hurston é recebida no Brasil, a partir de quem ela chega e a partir de quais perspectivas é lida. Também examino quais as propostas de Hurston em relação ao que chamamos de “representação negra” na literatura negra estadunidense produzida no contexto do movimento de Ranascença do Harlem e comparo a proposta de representação de Hurston com a de outras/os escritoras/es do movimento. Por fim, analiso as contribuições da antropóloga no que se refere às teorizações no campo das discussões sobre raça nos EUA na primeira metade do século XX, tanto nos domínios da antropologia, quanto da literatura, e busco entender, como a autora se posicionava em relação a essas teorizações e os diálogos estabelecidos com suas/seus contemporâneas/os, como o antropólogo estadunidense Melville Herskovits, assim como, os deslocamentos empreendidos por ela em seus escritos.
id UFSP_e0b84e4b78ff75948adceae7001df784
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/67356
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Lourenço, Vanessa Cândida [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/8308009549161024http://lattes.cnpq.br/5724124903757842Araújo, Melvina Afra Mendes de [UNIFESP]São Paulo2023-04-11T19:38:24Z2023-04-11T19:38:24Z2023-02-20LOURENÇO, Vanessa Cândida. De objeto à sujeita: Zora Neale Hurston e os estudos da raça e da cultura no início do século XX. Dissertação de Mestrado – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 125f. 2023.https://repositorio.unifesp.br/11600/67356Este trabalho tem como objetivo investigar e analisar a trajetória e produção da antropóloga e literata afro-americana Zora Neale Hurston (1891-1960). Nascida na cidade de Notasulga no Alabama, Hurston participou do movimento do Renascença do Harlem em meados dos anos 1920, e foi aluna do antropólogo alemão Franz Boas, um dos principais responsáveis pela crítica ao evolucionismo cultural nos EUA. Sua obra, que passou por um período de esquecimento, é “resgatada” em meados dos anos 1970 pela escritora Alice Walker (1944), em um contexto de debate sobre a valorização dos escritos de e por mulheres negras. Inicio com uma breve descrição desse período de resgate da obra da autora no fim do século XX. Utilizo a noção de posicionalidade proposta por Abu-Lughod (2018) para situar o debate que contextualiza o “resgate” da obra de Zora Hurston, e para a promoção da crítica a uma produção antropológica supostamente “objetiva”, entendendo-a ao invés disso enquanto uma produção situada, e utilizo a noção de interseccionalidade (Brah, 2004) na consideração de como a experiência da autora enquanto mulher afro-estadunidense atravessa sua obra e seu reconhecimento (ou a produção de sua ausência). Também mobilizo as noções de Michel Trouillot de “silenciamento” e “evidenciamento” para tratar da ação de intelectuais negras que como Walker se engajaram na valorização e disseminação da obra de escritoras como Zora Hurston. Busco entender como a obra de Hurston é recebida no Brasil, a partir de quem ela chega e a partir de quais perspectivas é lida. Também examino quais as propostas de Hurston em relação ao que chamamos de “representação negra” na literatura negra estadunidense produzida no contexto do movimento de Ranascença do Harlem e comparo a proposta de representação de Hurston com a de outras/os escritoras/es do movimento. Por fim, analiso as contribuições da antropóloga no que se refere às teorizações no campo das discussões sobre raça nos EUA na primeira metade do século XX, tanto nos domínios da antropologia, quanto da literatura, e busco entender, como a autora se posicionava em relação a essas teorizações e os diálogos estabelecidos com suas/seus contemporâneas/os, como o antropólogo estadunidense Melville Herskovits, assim como, os deslocamentos empreendidos por ela em seus escritos.This paper aims to investigate and analyze the trajectory and production of African American anthropologist and literate Zora Neale Hurston (1891-1960). Born in Notasulga, Alabama, Hurston participated in the Harlem Renaissance movement in the mid-1920s, and was a student of the German anthropologist Franz Boas, one of the main authors of the critique of cultural evolutionism in the USA. Her work, which went through a period of oblivion, was "rescued" in the mid-1970s by the writer Alice Walker (1944), in a context of debate about the valorization of the writings of and by black women. I begin with a brief description of this period of rescue of the author's work at the end of the twentieth century. I use the notion of positionality proposed by Abu-Lughod (2018) to situate the debate that contextualizes the "rescue" of Zora Hurston's work, and to further the critique of a supposedly "objective" anthropological production, understanding it instead as a situated production, and I use the notion of intersectionality (Brah, 2004) in considering how the author's experience as an African-American woman runs through her work and its recognition (or the production of its absence). I also mobilize Michel Trouillot's notions of "silencing" and "evidencing" to address the actions of black intellectuals who, like Walker, have engaged in the valorization and dissemination of the work of women writers like Zora Hurston. I seek to understand how Hurston's work is received in Brazil, from whom it comes, and from what perspectives it is read. I also examine Hurston's proposals in relation to what we call "black representation" in American black literature produced in the context of the Harlem Renaissance movement and compare Hurston's proposal for representation with that of other writers of the movement. Finally, I analyze the anthropologist's contributions to the theorization of race in the US in the first half of the twentieth century, both in the fields of anthropology and literature. I seek to understand how the author positioned herself in relation to these theorizations and the dialogues established with her contemporaries, such as the American anthropologist Melville Herskovits, as well as the displacements she undertook in her writings.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)125porUniversidade Federal de São PauloLiteratura negraRaçaCultura negraOralidadeAntropólogas negrasDe objeto à sujeita: Zora Neale Hurston e os estudos da raça e da cultura no início do século XXFrom object to subject: Zora Neale Hurston and race and culture studies in the early 20th centuryinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)Ciências SociaisAntropologiaTEXTDE OBJETO À SUJEITA ZORA NEALE HURSTON E OS ESTUDOS DA RAÇA E DA CULTURA NO INÍCIO DO SÉCULO XX_VANESSA_CANDIDA_LOURENÇO.pdf.txtDE OBJETO À SUJEITA ZORA NEALE HURSTON E OS ESTUDOS DA RAÇA E DA CULTURA NO INÍCIO DO SÉCULO XX_VANESSA_CANDIDA_LOURENÇO.pdf.txtExtracted texttext/plain301312${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67356/12/DE%20OBJETO%20%c3%80%20SUJEITA%20ZORA%20NEALE%20HURSTON%20E%20OS%20ESTUDOS%20DA%20RA%c3%87A%20E%20DA%20CULTURA%20NO%20IN%c3%8dCIO%20DO%20S%c3%89CULO%20XX_VANESSA_CANDIDA_LOUREN%c3%87O.pdf.txt675f295d20da98f5eaf3e25fb897c600MD512open accessTHUMBNAILDE OBJETO À SUJEITA ZORA NEALE HURSTON E OS ESTUDOS DA RAÇA E DA CULTURA NO INÍCIO DO SÉCULO XX_VANESSA_CANDIDA_LOURENÇO.pdf.jpgDE OBJETO À SUJEITA ZORA NEALE HURSTON E OS ESTUDOS DA RAÇA E DA CULTURA NO INÍCIO DO SÉCULO XX_VANESSA_CANDIDA_LOURENÇO.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5910${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67356/14/DE%20OBJETO%20%c3%80%20SUJEITA%20ZORA%20NEALE%20HURSTON%20E%20OS%20ESTUDOS%20DA%20RA%c3%87A%20E%20DA%20CULTURA%20NO%20IN%c3%8dCIO%20DO%20S%c3%89CULO%20XX_VANESSA_CANDIDA_LOUREN%c3%87O.pdf.jpg382885c27cdd03c1adb3973c88dc9139MD514open accessORIGINALDE OBJETO À SUJEITA ZORA NEALE HURSTON E OS ESTUDOS DA RAÇA E DA CULTURA NO INÍCIO DO SÉCULO XX_VANESSA_CANDIDA_LOURENÇO.pdfDE OBJETO À SUJEITA ZORA NEALE HURSTON E OS ESTUDOS DA RAÇA E DA CULTURA NO INÍCIO DO SÉCULO XX_VANESSA_CANDIDA_LOURENÇO.pdfDissertação de Mestradoapplication/pdf2232209${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67356/1/DE%20OBJETO%20%c3%80%20SUJEITA%20ZORA%20NEALE%20HURSTON%20E%20OS%20ESTUDOS%20DA%20RA%c3%87A%20E%20DA%20CULTURA%20NO%20IN%c3%8dCIO%20DO%20S%c3%89CULO%20XX_VANESSA_CANDIDA_LOUREN%c3%87O.pdf3a9e77d8a1597e5299a227bbd9107074MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85857${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67356/2/license.txt52b84a07dc93f5530488b022acba7a91MD52open access11600/673562023-10-18 01:02:15.29open accessoai:repositorio.unifesp.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-10-18T04:02:15Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv De objeto à sujeita: Zora Neale Hurston e os estudos da raça e da cultura no início do século XX
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv From object to subject: Zora Neale Hurston and race and culture studies in the early 20th century
title De objeto à sujeita: Zora Neale Hurston e os estudos da raça e da cultura no início do século XX
spellingShingle De objeto à sujeita: Zora Neale Hurston e os estudos da raça e da cultura no início do século XX
Lourenço, Vanessa Cândida [UNIFESP]
Literatura negra
Raça
Cultura negra
Oralidade
Antropólogas negras
title_short De objeto à sujeita: Zora Neale Hurston e os estudos da raça e da cultura no início do século XX
title_full De objeto à sujeita: Zora Neale Hurston e os estudos da raça e da cultura no início do século XX
title_fullStr De objeto à sujeita: Zora Neale Hurston e os estudos da raça e da cultura no início do século XX
title_full_unstemmed De objeto à sujeita: Zora Neale Hurston e os estudos da raça e da cultura no início do século XX
title_sort De objeto à sujeita: Zora Neale Hurston e os estudos da raça e da cultura no início do século XX
author Lourenço, Vanessa Cândida [UNIFESP]
author_facet Lourenço, Vanessa Cândida [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8308009549161024
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5724124903757842
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço, Vanessa Cândida [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araújo, Melvina Afra Mendes de [UNIFESP]
contributor_str_mv Araújo, Melvina Afra Mendes de [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura negra
Raça
Cultura negra
Oralidade
Antropólogas negras
topic Literatura negra
Raça
Cultura negra
Oralidade
Antropólogas negras
description Este trabalho tem como objetivo investigar e analisar a trajetória e produção da antropóloga e literata afro-americana Zora Neale Hurston (1891-1960). Nascida na cidade de Notasulga no Alabama, Hurston participou do movimento do Renascença do Harlem em meados dos anos 1920, e foi aluna do antropólogo alemão Franz Boas, um dos principais responsáveis pela crítica ao evolucionismo cultural nos EUA. Sua obra, que passou por um período de esquecimento, é “resgatada” em meados dos anos 1970 pela escritora Alice Walker (1944), em um contexto de debate sobre a valorização dos escritos de e por mulheres negras. Inicio com uma breve descrição desse período de resgate da obra da autora no fim do século XX. Utilizo a noção de posicionalidade proposta por Abu-Lughod (2018) para situar o debate que contextualiza o “resgate” da obra de Zora Hurston, e para a promoção da crítica a uma produção antropológica supostamente “objetiva”, entendendo-a ao invés disso enquanto uma produção situada, e utilizo a noção de interseccionalidade (Brah, 2004) na consideração de como a experiência da autora enquanto mulher afro-estadunidense atravessa sua obra e seu reconhecimento (ou a produção de sua ausência). Também mobilizo as noções de Michel Trouillot de “silenciamento” e “evidenciamento” para tratar da ação de intelectuais negras que como Walker se engajaram na valorização e disseminação da obra de escritoras como Zora Hurston. Busco entender como a obra de Hurston é recebida no Brasil, a partir de quem ela chega e a partir de quais perspectivas é lida. Também examino quais as propostas de Hurston em relação ao que chamamos de “representação negra” na literatura negra estadunidense produzida no contexto do movimento de Ranascença do Harlem e comparo a proposta de representação de Hurston com a de outras/os escritoras/es do movimento. Por fim, analiso as contribuições da antropóloga no que se refere às teorizações no campo das discussões sobre raça nos EUA na primeira metade do século XX, tanto nos domínios da antropologia, quanto da literatura, e busco entender, como a autora se posicionava em relação a essas teorizações e os diálogos estabelecidos com suas/seus contemporâneas/os, como o antropólogo estadunidense Melville Herskovits, assim como, os deslocamentos empreendidos por ela em seus escritos.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-11T19:38:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-04-11T19:38:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-02-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LOURENÇO, Vanessa Cândida. De objeto à sujeita: Zora Neale Hurston e os estudos da raça e da cultura no início do século XX. Dissertação de Mestrado – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 125f. 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/11600/67356
identifier_str_mv LOURENÇO, Vanessa Cândida. De objeto à sujeita: Zora Neale Hurston e os estudos da raça e da cultura no início do século XX. Dissertação de Mestrado – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 125f. 2023.
url https://repositorio.unifesp.br/11600/67356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 125
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv São Paulo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67356/12/DE%20OBJETO%20%c3%80%20SUJEITA%20ZORA%20NEALE%20HURSTON%20E%20OS%20ESTUDOS%20DA%20RA%c3%87A%20E%20DA%20CULTURA%20NO%20IN%c3%8dCIO%20DO%20S%c3%89CULO%20XX_VANESSA_CANDIDA_LOUREN%c3%87O.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67356/14/DE%20OBJETO%20%c3%80%20SUJEITA%20ZORA%20NEALE%20HURSTON%20E%20OS%20ESTUDOS%20DA%20RA%c3%87A%20E%20DA%20CULTURA%20NO%20IN%c3%8dCIO%20DO%20S%c3%89CULO%20XX_VANESSA_CANDIDA_LOUREN%c3%87O.pdf.jpg
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67356/1/DE%20OBJETO%20%c3%80%20SUJEITA%20ZORA%20NEALE%20HURSTON%20E%20OS%20ESTUDOS%20DA%20RA%c3%87A%20E%20DA%20CULTURA%20NO%20IN%c3%8dCIO%20DO%20S%c3%89CULO%20XX_VANESSA_CANDIDA_LOUREN%c3%87O.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67356/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 675f295d20da98f5eaf3e25fb897c600
382885c27cdd03c1adb3973c88dc9139
3a9e77d8a1597e5299a227bbd9107074
52b84a07dc93f5530488b022acba7a91
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764133362302976