Romances em pinturas: representações de personagens femininas literárias no Brasil (1880-1920)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/11600/66027 |
Resumo: | A pesquisa trata do estudo de representações de personagens femininas em pinturas feitas por artistas brasileiros entre 1880 e 1920, como Francesca da Rimini (1883) de Aurélio de Figueiredo e Mello, Desdêmona (1892) de Rodolpho Amoêdo, O voto de Heloísa (1880) de Pedro Américo e Virgínia (1905) de Antônio Parreiras. Buscamos reunir estas e outras figuras e elucidá-las através da observação e comparação de suas características nas obras, assim como suas descrições nos livros. Para tanto, criamos três núcleos: obras que tratam de personagens que sofreram punições morais por seus comportamentos, personagens que se suicidaram e personagens que foram lidas como mulheres sedutoras e perversas. Evidenciaremos que as pinturas inspiradas por literatura estrangeira são uma parte relevante da produção dos pintores deste período, pois revelam ambições modernas em relação aos gêneros artísticos e são temáticas frequentes. Almejamos compreender como as obras auxiliaram nas construções dessas figuras no imaginário coletivo, tendo como base os contextos históricos nas esferas nacional e internacional. |
id |
UFSP_e2d64bf6fd222503813c815a8435c571 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/66027 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Oliveira, Vitoria Amadio de [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/8975528789707114http://lattes.cnpq.br/8651231758923233Dias, Elaine Cristina [UNIFESP]2022-11-30T21:49:26Z2022-11-30T21:49:26Z2022-09-26OLIVEIRA, Vitoria Amadio de. Romances em pinturas: representações de personagens femininas literárias no Brasil (1880-1920). 2022. (Mestrado em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2022.https://repositorio.unifesp.br/11600/66027A pesquisa trata do estudo de representações de personagens femininas em pinturas feitas por artistas brasileiros entre 1880 e 1920, como Francesca da Rimini (1883) de Aurélio de Figueiredo e Mello, Desdêmona (1892) de Rodolpho Amoêdo, O voto de Heloísa (1880) de Pedro Américo e Virgínia (1905) de Antônio Parreiras. Buscamos reunir estas e outras figuras e elucidá-las através da observação e comparação de suas características nas obras, assim como suas descrições nos livros. Para tanto, criamos três núcleos: obras que tratam de personagens que sofreram punições morais por seus comportamentos, personagens que se suicidaram e personagens que foram lidas como mulheres sedutoras e perversas. Evidenciaremos que as pinturas inspiradas por literatura estrangeira são uma parte relevante da produção dos pintores deste período, pois revelam ambições modernas em relação aos gêneros artísticos e são temáticas frequentes. Almejamos compreender como as obras auxiliaram nas construções dessas figuras no imaginário coletivo, tendo como base os contextos históricos nas esferas nacional e internacional.The research refers to the study of female characters representations by Brazilian painters between 1880 and 1920, such as Francesca da Rimini (1883) by Aurélio de Figueiredo e Mello, Desdêmona (1892) by Rodolpho Amoêdo, O voto de Heloísa (1880) by Pedro Américo e Virgínia (1905) by Antônio Parreiras. We seek to elucidate these figures and others through the observation and comparison of their characteristics and their book’s descriptions. In order to provide means to do that, we created three groups of paintings: characters who suffered moral punishments for their behavior, characters who committed suicide, and characters who were considered as seductive and perverse women. We shall expose those literature-based paintings as a relevant part of the production of painters in this period because they reveal modern ambitions related to the artistic genres and besides, they are frequent themes. Our goal is to comprehend how these paintings help with the construction of these figures in the collective imagination while having as a foundation the historical international and national contexts.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)2020/13472-1368 f.porUniversidade Federal de São PauloArte brasileiraSéculo XIXLiteraturaRomances em pinturas: representações de personagens femininas literárias no Brasil (1880-1920)Novels in paintings: representations of literary female characters in Brazil (1880-1920)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)História da ArteArte, Circulações e TransferênciasORIGINALDissertacao Vitoria Amadio de Oliveira.pdfDissertacao Vitoria Amadio de Oliveira.pdfapplication/pdf14921363${dspace.ui.url}/bitstream/11600/66027/1/Dissertacao%20Vitoria%20Amadio%20de%20Oliveira.pdf5857a649c3e5141ae8cc30f6d56098f6MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85854${dspace.ui.url}/bitstream/11600/66027/2/license.txt287677159ee6cc7dba2144d8f6954f64MD52open accessTEXTDissertacao Vitoria Amadio de Oliveira.pdf.txtDissertacao Vitoria Amadio de Oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain841739${dspace.ui.url}/bitstream/11600/66027/6/Dissertacao%20Vitoria%20Amadio%20de%20Oliveira.pdf.txtfc3e3b1f7721090047dc77ea5838f448MD56open accessTHUMBNAILDissertacao Vitoria Amadio de Oliveira.pdf.jpgDissertacao Vitoria Amadio de Oliveira.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3658${dspace.ui.url}/bitstream/11600/66027/8/Dissertacao%20Vitoria%20Amadio%20de%20Oliveira.pdf.jpgac17c279d6bed68c773ae897bfe183b5MD58open access11600/660272023-05-15 09:28:13.778open accessoai:repositorio.unifesp.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T12:28:13Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Romances em pinturas: representações de personagens femininas literárias no Brasil (1880-1920) |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Novels in paintings: representations of literary female characters in Brazil (1880-1920) |
title |
Romances em pinturas: representações de personagens femininas literárias no Brasil (1880-1920) |
spellingShingle |
Romances em pinturas: representações de personagens femininas literárias no Brasil (1880-1920) Oliveira, Vitoria Amadio de [UNIFESP] Arte brasileira Século XIX Literatura |
title_short |
Romances em pinturas: representações de personagens femininas literárias no Brasil (1880-1920) |
title_full |
Romances em pinturas: representações de personagens femininas literárias no Brasil (1880-1920) |
title_fullStr |
Romances em pinturas: representações de personagens femininas literárias no Brasil (1880-1920) |
title_full_unstemmed |
Romances em pinturas: representações de personagens femininas literárias no Brasil (1880-1920) |
title_sort |
Romances em pinturas: representações de personagens femininas literárias no Brasil (1880-1920) |
author |
Oliveira, Vitoria Amadio de [UNIFESP] |
author_facet |
Oliveira, Vitoria Amadio de [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8975528789707114 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8651231758923233 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Vitoria Amadio de [UNIFESP] |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dias, Elaine Cristina [UNIFESP] |
contributor_str_mv |
Dias, Elaine Cristina [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte brasileira Século XIX Literatura |
topic |
Arte brasileira Século XIX Literatura |
description |
A pesquisa trata do estudo de representações de personagens femininas em pinturas feitas por artistas brasileiros entre 1880 e 1920, como Francesca da Rimini (1883) de Aurélio de Figueiredo e Mello, Desdêmona (1892) de Rodolpho Amoêdo, O voto de Heloísa (1880) de Pedro Américo e Virgínia (1905) de Antônio Parreiras. Buscamos reunir estas e outras figuras e elucidá-las através da observação e comparação de suas características nas obras, assim como suas descrições nos livros. Para tanto, criamos três núcleos: obras que tratam de personagens que sofreram punições morais por seus comportamentos, personagens que se suicidaram e personagens que foram lidas como mulheres sedutoras e perversas. Evidenciaremos que as pinturas inspiradas por literatura estrangeira são uma parte relevante da produção dos pintores deste período, pois revelam ambições modernas em relação aos gêneros artísticos e são temáticas frequentes. Almejamos compreender como as obras auxiliaram nas construções dessas figuras no imaginário coletivo, tendo como base os contextos históricos nas esferas nacional e internacional. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-30T21:49:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-11-30T21:49:26Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-09-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Vitoria Amadio de. Romances em pinturas: representações de personagens femininas literárias no Brasil (1880-1920). 2022. (Mestrado em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/11600/66027 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Vitoria Amadio de. Romances em pinturas: representações de personagens femininas literárias no Brasil (1880-1920). 2022. (Mestrado em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2022. |
url |
https://repositorio.unifesp.br/11600/66027 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
368 f. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/66027/1/Dissertacao%20Vitoria%20Amadio%20de%20Oliveira.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/66027/2/license.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/66027/6/Dissertacao%20Vitoria%20Amadio%20de%20Oliveira.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/66027/8/Dissertacao%20Vitoria%20Amadio%20de%20Oliveira.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5857a649c3e5141ae8cc30f6d56098f6 287677159ee6cc7dba2144d8f6954f64 fc3e3b1f7721090047dc77ea5838f448 ac17c279d6bed68c773ae897bfe183b5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764224062029824 |