Análise multimodal do suspense no cinema sob a perspectiva da Linguística de corpus: o caso Hitchcock

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Tiago Marcondes [UNIFESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/11600/65843
Resumo: A filmografia de Alfred Hitchcock, ainda que composta por diferentes gêneros cinematográficos, alcançou prestígio mundial pela capacidade de controle das emoções e da atenção do público, principalmente, em suas cenas de suspense. Quando essa manipulação emocional se une à expectativa e ao medo (cf. TRUFFAUT, 2004), tais cenas resultam em experiências memoráveis aos seus espectadores. Depois de dirigir uma série de filmes mudos, ao final da década de 20, o suspense de Hitchcock passa a incluir um novo elemento — o diálogo. O prestígio da obra hitchcockiana faz com que reverberações de seus métodos e técnicas possam ser encontradas no cinema de suspense até hoje. Nossa pesquisa, fundamentada nos pressupostos teóricos e metodológicos da Linguística de Corpus, busca desenvolver uma metodologia capaz de identificar possíveis mecanismos linguísticos e imagéticos na construção e no ápice do suspense, utilizando a obra de Alfred Hitchcock e seus filmes produzidos a partir da difusão do cinema falado como objeto de estudo. Para tanto, coletamos o Hitchcock Suspense Scenes corpus — HSS corpus, que reúne imagens das principais cenas de suspense de seus filmes mais premiados e aclamados pela crítica e pelo público. Sabemos, via literatura, que tal suspense é primordialmente construído pela edição das imagens, trilha e efeitos sonoros, além de, no caso dos filmes hitchcockianos, uma exploração da movimentação da câmera e dos olhares e gestos dos personagens. No entanto, dada a importância da fala no cinema e as diferentes funções dos diálogos nas narrativas cinematográficas (cf. KOZLOFF, 2000), alinharemos as metodologias propostas pela Linguística de Corpus com metodologias de análise de imagens — como as propostas por Kozloff (2000) — para verificarmos como as falas dos personagens contribuem para a construção do suspense em Hitchcock. Além disso, nossa pesquisa se beneficia de investigações anteriores sobre a linguagem dos diálogos cinematográficos, como aquelas produzidas por Veirano Pinto e Berber Sardinha (2019) e Veirano Pinto e Cortes (2018). Os resultados mostram que os elementos fílmicos que auxiliam a identificação do início e final de uma sequência de suspense são tanto verbais quanto imagéticos. Há sistematicidade no uso de enquadramentos e elementos essenciais para a narrativa nas cenas de suspense em Hitchcock, bem como nas funções comunicativas que subjazem as características lexicogramaticais pertencentes às dimensões de variação 1 (Marcas de Espontaneidade vs. Marcas de Planejamento), 3 (Posicionamento), 4 (Enfoque nas Relações Interpessoais) e 5 (Persuasão), bem como do polo negativo da Dimensão 2 (Argumentação), do cinema norte-americano (BERBER SARDINHA et al., no prelo).
id UFSP_e32d00b99166e3b8339691c8bd317589
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/65843
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Valente, Tiago Marcondes [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/3454144902854496http://lattes.cnpq.br/6945347919104389Pinto, Marcia Veirano [UNIFESP]Guarulhos2022-11-07T18:10:38Z2022-11-07T18:10:38Z2022-08-30VALENTE, Tiago Marcondes. Análise multimodal do suspense no cinema sob a perspectiva da Linguística de corpus: o caso Hitchcock. 2022. 101 f. Dissertação (Mestrado) - UNIFESP, Guarulhos, 2022.https://repositorio.unifesp.br/11600/65843A filmografia de Alfred Hitchcock, ainda que composta por diferentes gêneros cinematográficos, alcançou prestígio mundial pela capacidade de controle das emoções e da atenção do público, principalmente, em suas cenas de suspense. Quando essa manipulação emocional se une à expectativa e ao medo (cf. TRUFFAUT, 2004), tais cenas resultam em experiências memoráveis aos seus espectadores. Depois de dirigir uma série de filmes mudos, ao final da década de 20, o suspense de Hitchcock passa a incluir um novo elemento — o diálogo. O prestígio da obra hitchcockiana faz com que reverberações de seus métodos e técnicas possam ser encontradas no cinema de suspense até hoje. Nossa pesquisa, fundamentada nos pressupostos teóricos e metodológicos da Linguística de Corpus, busca desenvolver uma metodologia capaz de identificar possíveis mecanismos linguísticos e imagéticos na construção e no ápice do suspense, utilizando a obra de Alfred Hitchcock e seus filmes produzidos a partir da difusão do cinema falado como objeto de estudo. Para tanto, coletamos o Hitchcock Suspense Scenes corpus — HSS corpus, que reúne imagens das principais cenas de suspense de seus filmes mais premiados e aclamados pela crítica e pelo público. Sabemos, via literatura, que tal suspense é primordialmente construído pela edição das imagens, trilha e efeitos sonoros, além de, no caso dos filmes hitchcockianos, uma exploração da movimentação da câmera e dos olhares e gestos dos personagens. No entanto, dada a importância da fala no cinema e as diferentes funções dos diálogos nas narrativas cinematográficas (cf. KOZLOFF, 2000), alinharemos as metodologias propostas pela Linguística de Corpus com metodologias de análise de imagens — como as propostas por Kozloff (2000) — para verificarmos como as falas dos personagens contribuem para a construção do suspense em Hitchcock. Além disso, nossa pesquisa se beneficia de investigações anteriores sobre a linguagem dos diálogos cinematográficos, como aquelas produzidas por Veirano Pinto e Berber Sardinha (2019) e Veirano Pinto e Cortes (2018). Os resultados mostram que os elementos fílmicos que auxiliam a identificação do início e final de uma sequência de suspense são tanto verbais quanto imagéticos. Há sistematicidade no uso de enquadramentos e elementos essenciais para a narrativa nas cenas de suspense em Hitchcock, bem como nas funções comunicativas que subjazem as características lexicogramaticais pertencentes às dimensões de variação 1 (Marcas de Espontaneidade vs. Marcas de Planejamento), 3 (Posicionamento), 4 (Enfoque nas Relações Interpessoais) e 5 (Persuasão), bem como do polo negativo da Dimensão 2 (Argumentação), do cinema norte-americano (BERBER SARDINHA et al., no prelo).Alfred Hitchcock's filmography is composed of different genres but achieved worldwide prestige especially because of its masterful suspense scenes, which manage to keep the audiences at the edge of their seat and control their emotions. When this emotional manipulation is coupled with expectation and fear (cf. TRUFFAUT, 2004), such scenes result in memorable experiences for the viewers. In 1929, with the movie Blackmail, Hitchcock adds a new element to his suspense scenes — dialogue. The prestige of Hitchcock's work means that reverberations of his methods and techniques can still be found in suspense movies today. So, the objective of this study is to develop a methodology, within the corpus linguistics framework, to identify verbal and visual mechanisms in the construction and climax of suspense, using some of Hitchcock's films produced after the popularization of talkies. To this end, we collected the Hitchcock Suspense Scenes corpus, dubbed the HSS corpus, which contains classic suspense scenes from his most awarded and critically acclaimed films. Literature claims that suspense is primarily built through the editing of images, the presence of soundtrack and sound effects, plus, in the case of Hitchcockian films, an exploration of camera movement and the characters' looks and gestures. However, given the importance of speech in cinema and the different functions of dialogues in cinematic narratives (cf. KOZLOFF, 2000), we will align the methodologies proposed by corpus linguistics to study movie language (VEIRANO PINTO; BERBER SARDINHA, 2019; VEIRANO PINTO; CORTES, 2018) with those of image analysis methodologies — such as that proposed by Kozloff (2000) — to verify how the characters' lines contribute to the construction of suspense in Hitchcock. Results show that the elements that help identify the beginning and end of a suspense sequence are both verbal and visual. Also, there is a systematicity both in the use of framing and essential narrative elements in Hitchcock's suspense scenes and the communicative functions that underlie the lexicogrammatical features belonging to Dimensions 1 (Simulated spontaneity vs. Planned discourse), 3 (Expression of stance), 4 (Interpersonal focus), 5 (Expression of persuasion), and the negative pole of Dimension 2 (Argumentative discourse) of North American movies (BERBER SARDINHA et al., in press).Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)001101 f.porUniversidade Federal de São PauloLinguística de corpusSuspenseHitchcockMultimodalAnálise multimodal do suspense no cinema sob a perspectiva da Linguística de corpus: o caso HitchcockMultimodal analysis of suspense in cinema from the perspective of corpus linguistics: the Hitchcock caseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)LetrasEstudos LinguísticosLinguagem e CogniçãoORIGINALTiago_Valente_versão_pos_banca.pdfTiago_Valente_versão_pos_banca.pdfArtigo principalapplication/pdf2325604${dspace.ui.url}/bitstream/11600/65843/1/Tiago_Valente_vers%c3%a3o_pos_banca.pdff050964460da7662a396df5c581ee219MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85850${dspace.ui.url}/bitstream/11600/65843/2/license.txt17a9735a3f92a132e3801b463c6b3d94MD52open accessTEXTTiago_Valente_versão_pos_banca.pdf.txtTiago_Valente_versão_pos_banca.pdf.txtExtracted texttext/plain238570${dspace.ui.url}/bitstream/11600/65843/6/Tiago_Valente_vers%c3%a3o_pos_banca.pdf.txt4deeeefdd71278343256857b3e576402MD56open accessTHUMBNAILTiago_Valente_versão_pos_banca.pdf.jpgTiago_Valente_versão_pos_banca.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3459${dspace.ui.url}/bitstream/11600/65843/8/Tiago_Valente_vers%c3%a3o_pos_banca.pdf.jpg3ede235bcefdd767f6ea9af83153e837MD58open access11600/658432023-05-15 09:45:11.895open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/65843VEVSTU9TIEUgQ09OREnDh8OVRVMgUEFSQSBPIExJQ0VOQ0lBTUVOVE8gRE8gQVJRVUlWQU1FTlRPLCBSRVBST0RVw4fDg08gRSBESVZVTEdBw4fDg08gUMOaQkxJQ0EgREUgQ09OVEXDmkRPIE5PIFJFUE9TSVTDk1JJTyBJTlNUSVRVQ0lPTkFMIFVOSUZFU1AKCjEuIEV1LCBUaWFnbyBWYWxlbnRlICh0dmFsZW50ZUB1bmlmZXNwLmJyKSwgcmVzcG9uc8OhdmVsIHBlbG8gdHJhYmFsaG8g4oCcQW7DoWxpc2UgbXVsdGltb2RhbCBkbyBzdXNwZW5zZSBubyBjaW5lbWEgc29iIGEgcGVyc3BlY3RpdmEgZGEgTGluZ3XDrXN0aWNhIGRlIGNvcnB1czogbyBjYXNvIEhpdGNoY29ja+KAnSBlL291IHVzdcOhcmlvLWRlcG9zaXRhbnRlIG5vIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIFVOSUZFU1AsYXNzZWd1cm8gbm8gcHJlc2VudGUgYXRvIHF1ZSBzb3UgdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGF0cmltb25pYWlzIGUvb3UgZGlyZWl0b3MgY29uZXhvcyByZWZlcmVudGVzIMOgIHRvdGFsaWRhZGUgZGEgT2JyYSBvcmEgZGVwb3NpdGFkYSBlbSBmb3JtYXRvIGRpZ2l0YWwsIGJlbSBjb21vIGRlIHNldXMgY29tcG9uZW50ZXMgbWVub3JlcywgZW0gc2UgdHJhdGFuZG8gZGUgb2JyYSBjb2xldGl2YSwgY29uZm9ybWUgbyBwcmVjZWl0dWFkbyBwZWxhIExlaSA5LjYxMC85OCBlL291IExlaSA5LjYwOS85OC4gTsOjbyBzZW5kbyBlc3RlIG8gY2FzbywgYXNzZWd1cm8gdGVyIG9idGlkbyBkaXJldGFtZW50ZSBkb3MgZGV2aWRvcyB0aXR1bGFyZXMgYXV0b3JpemHDp8OjbyBwcsOpdmlhIGUgZXhwcmVzc2EgcGFyYSBvIGRlcMOzc2l0byBlIHBhcmEgYSBkaXZ1bGdhw6fDo28gZGEgT2JyYSwgYWJyYW5nZW5kbyB0b2RvcyBvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBlIGNvbmV4b3MgYWZldGFkb3MgcGVsYSBhc3NpbmF0dXJhIGRvIHByZXNlbnRlIHRlcm1vIGRlIGxpY2VuY2lhbWVudG8sIGRlIG1vZG8gYSBlZmV0aXZhbWVudGUgaXNlbnRhciBhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRlIFPDo28gUGF1bG8gKFVOSUZFU1ApIGUgc2V1cyBmdW5jaW9uw6FyaW9zIGRlIHF1YWxxdWVyIHJlc3BvbnNhYmlsaWRhZGUgcGVsbyB1c28gbsOjby1hdXRvcml6YWRvIGRvIG1hdGVyaWFsIGRlcG9zaXRhZG8sIHNlamEgZW0gdmluY3VsYcOnw6NvIGFvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIFVOSUZFU1AsIHNlamEgZW0gdmluY3VsYcOnw6NvIGEgcXVhaXNxdWVyIHNlcnZpw6dvcyBkZSBidXNjYSBlIGRlIGRpc3RyaWJ1acOnw6NvIGRlIGNvbnRlw7pkbyBxdWUgZmHDp2FtIHVzbyBkYXMgaW50ZXJmYWNlcyBlIGVzcGHDp28gZGUgYXJtYXplbmFtZW50byBwcm92aWRlbmNpYWRvcyBwZWxhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRlIFPDo28gUGF1bG8gKFVOSUZFU1ApIHBvciBtZWlvIGRlIHNldXMgc2lzdGVtYXMgaW5mb3JtYXRpemFkb3MuCgoyLiBBIGNvbmNvcmTDom5jaWEgY29tIGVzdGEgbGljZW7Dp2EgdGVtIGNvbW8gY29uc2VxdcOqbmNpYSBhIHRyYW5zZmVyw6puY2lhLCBhIHTDrXR1bG8gbsOjby1leGNsdXNpdm8gZSBuw6NvLW9uZXJvc28sIGlzZW50YSBkbyBwYWdhbWVudG8gZGUgcm95YWx0aWVzIG91IHF1YWxxdWVyIG91dHJhIGNvbnRyYXByZXN0YcOnw6NvLCBwZWN1bmnDoXJpYSBvdSBuw6NvLCDDoCBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkZSBTw6NvIFBhdWxvIChVTklGRVNQKSBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXJtYXplbmFyIGRpZ2l0YWxtZW50ZSwgZGUgcmVwcm9kdXppciBlIGRlIGRpc3RyaWJ1aXIgbmFjaW9uYWwgZSBpbnRlcm5hY2lvbmFsbWVudGUgYSBPYnJhLCBpbmNsdWluZG8tc2UgbyBzZXUgcmVzdW1vL2Fic3RyYWN0LCBwb3IgbWVpb3MgZWxldHLDtG5pY29zIGFvIHDDumJsaWNvIGVtIGdlcmFsLCBlbSByZWdpbWUgZGUgYWNlc3NvIGFiZXJ0by4KCjMuIEEgcHJlc2VudGUgbGljZW7Dp2EgdGFtYsOpbSBhYnJhbmdlLCBub3MgbWVzbW9zIHRlcm1vcyBlc3RhYmVsZWNpZG9zIG5vIGl0ZW0gMiwgc3VwcmEsIHF1YWxxdWVyIGRpcmVpdG8gZGUgY29tdW5pY2HDp8OjbyBhbyBww7pibGljbyBjYWLDrXZlbCBlbSByZWxhw6fDo28gw6AgT2JyYSBvcmEgZGVwb3NpdGFkYSwgaW5jbHVpbmRvLXNlIG9zIHVzb3MgcmVmZXJlbnRlcyDDoCByZXByZXNlbnRhw6fDo28gcMO6YmxpY2EgZS9vdSBleGVjdcOnw6NvIHDDumJsaWNhLCBiZW0gY29tbyBxdWFscXVlciBvdXRyYSBtb2RhbGlkYWRlIGRlIGNvbXVuaWNhw6fDo28gYW8gcMO6YmxpY28gcXVlIGV4aXN0YSBvdSB2ZW5oYSBhIGV4aXN0aXIsIG5vcyB0ZXJtb3MgZG8gYXJ0aWdvIDY4IGUgc2VndWludGVzIGRhIExlaSA5LjYxMC85OCwgbmEgZXh0ZW5zw6NvIHF1ZSBmb3IgYXBsaWPDoXZlbCBhb3Mgc2VydmnDp29zIHByZXN0YWRvcyBhbyBww7pibGljbyBwZWxhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRlIFPDo28gUGF1bG8gKFVOSUZFU1ApLgoKNC4gRXN0YSBsaWNlbsOnYSBhYnJhbmdlLCBhaW5kYSwgbm9zIG1lc21vcyB0ZXJtb3MgZXN0YWJlbGVjaWRvcyBubyBpdGVtIDIsIHN1cHJhLCB0b2RvcyBvcyBkaXJlaXRvcyBjb25leG9zIGRlIGFydGlzdGFzIGludMOpcnByZXRlcyBvdSBleGVjdXRhbnRlcywgcHJvZHV0b3JlcyBmb25vZ3LDoWZpY29zIG91IGVtcHJlc2FzIGRlIHJhZGlvZGlmdXPDo28gcXVlIGV2ZW50dWFsbWVudGUgc2VqYW0gYXBsaWPDoXZlaXMgZW0gcmVsYcOnw6NvIMOgIG9icmEgZGVwb3NpdGFkYSwgZW0gY29uZm9ybWlkYWRlIGNvbSBvIHJlZ2ltZSBmaXhhZG8gbm8gVMOtdHVsbyBWIGRhIExlaSA5LjYxMC85OC4KCjUuIFNlIGEgT2JyYSBkZXBvc2l0YWRhIGZvaSBvdSDDqSBvYmpldG8gZGUgZmluYW5jaWFtZW50byBwb3IgaW5zdGl0dWnDp8O1ZXMgZGUgZm9tZW50byDDoCBwZXNxdWlzYSBvdSBxdWFscXVlciBvdXRyYSBzZW1lbGhhbnRlLCB2b2PDqiBvdSBvIHRpdHVsYXIgYXNzZWd1cmEgcXVlIGN1bXByaXUgdG9kYXMgYXMgb2JyaWdhw6fDtWVzIHF1ZSBsaGUgZm9yYW0gaW1wb3N0YXMgcGVsYSBpbnN0aXR1acOnw6NvIGZpbmFuY2lhZG9yYSBlbSByYXrDo28gZG8gZmluYW5jaWFtZW50bywgZSBxdWUgbsOjbyBlc3TDoSBjb250cmFyaWFuZG8gcXVhbHF1ZXIgZGlzcG9zacOnw6NvIGNvbnRyYXR1YWwgcmVmZXJlbnRlIMOgIHB1YmxpY2HDp8OjbyBkbyBjb250ZcO6ZG8gb3JhIHN1Ym1ldGlkbyBhbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBVTklGRVNQLgogCjYuIEF1dG9yaXphIGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZGUgU8OjbyBQYXVsbyBhIGRpc3BvbmliaWxpemFyIGEgb2JyYSBubyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBVTklGRVNQIGRlIGZvcm1hIGdyYXR1aXRhLCBkZSBhY29yZG8gY29tIGEgbGljZW7Dp2EgcMO6YmxpY2EgQ3JlYXRpdmUgQ29tbW9uczogQXRyaWJ1acOnw6NvLVNlbSBEZXJpdmHDp8O1ZXMtU2VtIERlcml2YWRvcyA0LjAgSW50ZXJuYWNpb25hbCAoQ0MgQlktTkMtTkQpLCBwZXJtaXRpbmRvIHNldSBsaXZyZSBhY2Vzc28sIHVzbyBlIGNvbXBhcnRpbGhhbWVudG8sIGRlc2RlIHF1ZSBjaXRhZGEgYSBmb250ZS4gQSBvYnJhIGNvbnRpbnVhIHByb3RlZ2lkYSBwb3IgRGlyZWl0b3MgQXV0b3JhaXMgZS9vdSBwb3Igb3V0cmFzIGxlaXMgYXBsaWPDoXZlaXMuIFF1YWxxdWVyIHVzbyBkYSBvYnJhLCBxdWUgbsOjbyBvIGF1dG9yaXphZG8gc29iIGVzdGEgbGljZW7Dp2Egb3UgcGVsYSBsZWdpc2xhw6fDo28gYXV0b3JhbCwgw6kgcHJvaWJpZG8uICAKCjcuIEF0ZXN0YSBxdWUgYSBPYnJhIHN1Ym1ldGlkYSBuw6NvIGNvbnTDqW0gcXVhbHF1ZXIgaW5mb3JtYcOnw6NvIGNvbmZpZGVuY2lhbCBzdWEgb3UgZGUgdGVyY2Vpcm9zLgoKOC4gQXRlc3RhIHF1ZSBvIHRyYWJhbGhvIHN1Ym1ldGlkbyDDqSBvcmlnaW5hbCBlIGZvaSBlbGFib3JhZG8gcmVzcGVpdGFuZG8gb3MgcHJpbmPDrXBpb3MgZGEgbW9yYWwgZSBkYSDDqXRpY2EgZSBuw6NvIHZpb2xvdSBxdWFscXVlciBkaXJlaXRvIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGludGVsZWN0dWFsLCBzb2IgcGVuYSBkZSByZXNwb25kZXIgY2l2aWwsIGNyaW1pbmFsLCDDqXRpY2EgZSBwcm9maXNzaW9uYWxtZW50ZSBwb3IgbWV1cyBhdG9zOwoKOS4gQXRlc3RhIHF1ZSBhIHZlcnPDo28gZG8gdHJhYmFsaG8gcHJlc2VudGUgbm8gYXJxdWl2byBzdWJtZXRpZG8gw6kgYSB2ZXJzw6NvIGRlZmluaXRpdmEgcXVlIGluY2x1aSBhcyBhbHRlcmHDp8O1ZXMgZGVjb3JyZW50ZXMgZGEgZGVmZXNhLCBzb2xpY2l0YWRhcyBwZWxhIGJhbmNhLCBzZSBob3V2ZSBhbGd1bWEsIG91IHNvbGljaXRhZGFzIHBvciBwYXJ0ZSBkZSBvcmllbnRhw6fDo28gZG9jZW50ZSByZXNwb25zw6F2ZWw7CgoxMC4gQ29uY2VkZSDDoCBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkZSBTw6NvIFBhdWxvIChVTklGRVNQKSBvIGRpcmVpdG8gbsOjbyBleGNsdXNpdm8gZGUgcmVhbGl6YXIgcXVhaXNxdWVyIGFsdGVyYcOnw7VlcyBuYSBtw61kaWEgb3Ugbm8gZm9ybWF0byBkbyBhcnF1aXZvIHBhcmEgcHJvcMOzc2l0b3MgZGUgcHJlc2VydmHDp8OjbyBkaWdpdGFsLCBkZSBhY2Vzc2liaWxpZGFkZSBlIGRlIG1lbGhvciBpZGVudGlmaWNhw6fDo28gZG8gdHJhYmFsaG8gc3VibWV0aWRvLCBkZXNkZSBxdWUgbsOjbyBzZWphIGFsdGVyYWRvIHNldSBjb250ZcO6ZG8gaW50ZWxlY3R1YWwuCgpBbyBjb25jbHVpciBhcyBldGFwYXMgZG8gcHJvY2Vzc28gZGUgc3VibWlzc8OjbyBkZSBhcnF1aXZvcyBubyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBVTklGRVNQLCBhdGVzdG8gcXVlIGxpIGUgY29uY29yZGVpIGludGVncmFsbWVudGUgY29tIG9zIHRlcm1vcyBhY2ltYSBkZWxpbWl0YWRvcywgc2VtIGZhemVyIHF1YWxxdWVyIHJlc2VydmEgZSBub3ZhbWVudGUgY29uZmlybWFuZG8gcXVlIGN1bXBybyBvcyByZXF1aXNpdG9zIGluZGljYWRvcyBub3MgaXRlbnMgbWVuY2lvbmFkb3MgYW50ZXJpb3JtZW50ZS4KCkhhdmVuZG8gcXVhbHF1ZXIgZGlzY29yZMOibmNpYSBlbSByZWxhw6fDo28gYSBwcmVzZW50ZSBsaWNlbsOnYSBvdSBuw6NvIHNlIHZlcmlmaWNhbmRvIG8gZXhpZ2lkbyBub3MgaXRlbnMgYW50ZXJpb3Jlcywgdm9jw6ogZGV2ZSBpbnRlcnJvbXBlciBpbWVkaWF0YW1lbnRlIG8gcHJvY2Vzc28gZGUgc3VibWlzc8Ojby4gQSBjb250aW51aWRhZGUgZG8gcHJvY2Vzc28gZXF1aXZhbGUgw6AgY29uY29yZMOibmNpYSBlIMOgIGFzc2luYXR1cmEgZGVzdGUgZG9jdW1lbnRvLCBjb20gdG9kYXMgYXMgY29uc2VxdcOqbmNpYXMgbmVsZSBwcmV2aXN0YXMsIHN1amVpdGFuZG8tc2UgbyBzaWduYXTDoXJpbyBhIHNhbsOnw7VlcyBjaXZpcyBlIGNyaW1pbmFpcyBjYXNvIG7Do28gc2VqYSB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBwYXRyaW1vbmlhaXMgZS9vdSBjb25leG9zIGFwbGljw6F2ZWlzIMOgIE9icmEgZGVwb3NpdGFkYSBkdXJhbnRlIGVzdGUgcHJvY2Vzc28sIG91IGNhc28gbsOjbyB0ZW5oYSBvYnRpZG8gcHLDqXZpYSBlIGV4cHJlc3NhIGF1dG9yaXphw6fDo28gZG8gdGl0dWxhciBwYXJhIG8gZGVww7NzaXRvIGUgdG9kb3Mgb3MgdXNvcyBkYSBPYnJhIGVudm9sdmlkb3MuCgpTZSB0aXZlciBxdWFscXVlciBkw7p2aWRhIHF1YW50byBhb3MgdGVybW9zIGRlIGxpY2VuY2lhbWVudG8gZSBxdWFudG8gYW8gcHJvY2Vzc28gZGUgc3VibWlzc8OjbywgZW50cmUgZW0gY29udGF0byBjb20gYSBiaWJsaW90ZWNhIGRvIHNldSBjYW1wdXMgKGNvbnN1bHRlIGVtOiBodHRwczovL2JpYmxpb3RlY2FzLnVuaWZlc3AuYnIvYmlibGlvdGVjYXMtZGEtcmVkZSkuIAoKU8OjbyBQYXVsbywgVHVlIE5vdiAwMSAxOToxMDoyNyBCUlQgMjAyMi4KRepositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T12:45:11Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise multimodal do suspense no cinema sob a perspectiva da Linguística de corpus: o caso Hitchcock
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Multimodal analysis of suspense in cinema from the perspective of corpus linguistics: the Hitchcock case
title Análise multimodal do suspense no cinema sob a perspectiva da Linguística de corpus: o caso Hitchcock
spellingShingle Análise multimodal do suspense no cinema sob a perspectiva da Linguística de corpus: o caso Hitchcock
Valente, Tiago Marcondes [UNIFESP]
Linguística de corpus
Suspense
Hitchcock
Multimodal
title_short Análise multimodal do suspense no cinema sob a perspectiva da Linguística de corpus: o caso Hitchcock
title_full Análise multimodal do suspense no cinema sob a perspectiva da Linguística de corpus: o caso Hitchcock
title_fullStr Análise multimodal do suspense no cinema sob a perspectiva da Linguística de corpus: o caso Hitchcock
title_full_unstemmed Análise multimodal do suspense no cinema sob a perspectiva da Linguística de corpus: o caso Hitchcock
title_sort Análise multimodal do suspense no cinema sob a perspectiva da Linguística de corpus: o caso Hitchcock
author Valente, Tiago Marcondes [UNIFESP]
author_facet Valente, Tiago Marcondes [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3454144902854496
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6945347919104389
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, Tiago Marcondes [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pinto, Marcia Veirano [UNIFESP]
contributor_str_mv Pinto, Marcia Veirano [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística de corpus
Suspense
Hitchcock
Multimodal
topic Linguística de corpus
Suspense
Hitchcock
Multimodal
description A filmografia de Alfred Hitchcock, ainda que composta por diferentes gêneros cinematográficos, alcançou prestígio mundial pela capacidade de controle das emoções e da atenção do público, principalmente, em suas cenas de suspense. Quando essa manipulação emocional se une à expectativa e ao medo (cf. TRUFFAUT, 2004), tais cenas resultam em experiências memoráveis aos seus espectadores. Depois de dirigir uma série de filmes mudos, ao final da década de 20, o suspense de Hitchcock passa a incluir um novo elemento — o diálogo. O prestígio da obra hitchcockiana faz com que reverberações de seus métodos e técnicas possam ser encontradas no cinema de suspense até hoje. Nossa pesquisa, fundamentada nos pressupostos teóricos e metodológicos da Linguística de Corpus, busca desenvolver uma metodologia capaz de identificar possíveis mecanismos linguísticos e imagéticos na construção e no ápice do suspense, utilizando a obra de Alfred Hitchcock e seus filmes produzidos a partir da difusão do cinema falado como objeto de estudo. Para tanto, coletamos o Hitchcock Suspense Scenes corpus — HSS corpus, que reúne imagens das principais cenas de suspense de seus filmes mais premiados e aclamados pela crítica e pelo público. Sabemos, via literatura, que tal suspense é primordialmente construído pela edição das imagens, trilha e efeitos sonoros, além de, no caso dos filmes hitchcockianos, uma exploração da movimentação da câmera e dos olhares e gestos dos personagens. No entanto, dada a importância da fala no cinema e as diferentes funções dos diálogos nas narrativas cinematográficas (cf. KOZLOFF, 2000), alinharemos as metodologias propostas pela Linguística de Corpus com metodologias de análise de imagens — como as propostas por Kozloff (2000) — para verificarmos como as falas dos personagens contribuem para a construção do suspense em Hitchcock. Além disso, nossa pesquisa se beneficia de investigações anteriores sobre a linguagem dos diálogos cinematográficos, como aquelas produzidas por Veirano Pinto e Berber Sardinha (2019) e Veirano Pinto e Cortes (2018). Os resultados mostram que os elementos fílmicos que auxiliam a identificação do início e final de uma sequência de suspense são tanto verbais quanto imagéticos. Há sistematicidade no uso de enquadramentos e elementos essenciais para a narrativa nas cenas de suspense em Hitchcock, bem como nas funções comunicativas que subjazem as características lexicogramaticais pertencentes às dimensões de variação 1 (Marcas de Espontaneidade vs. Marcas de Planejamento), 3 (Posicionamento), 4 (Enfoque nas Relações Interpessoais) e 5 (Persuasão), bem como do polo negativo da Dimensão 2 (Argumentação), do cinema norte-americano (BERBER SARDINHA et al., no prelo).
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-07T18:10:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-07T18:10:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-08-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VALENTE, Tiago Marcondes. Análise multimodal do suspense no cinema sob a perspectiva da Linguística de corpus: o caso Hitchcock. 2022. 101 f. Dissertação (Mestrado) - UNIFESP, Guarulhos, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/11600/65843
identifier_str_mv VALENTE, Tiago Marcondes. Análise multimodal do suspense no cinema sob a perspectiva da Linguística de corpus: o caso Hitchcock. 2022. 101 f. Dissertação (Mestrado) - UNIFESP, Guarulhos, 2022.
url https://repositorio.unifesp.br/11600/65843
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 101 f.
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv Guarulhos
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/65843/1/Tiago_Valente_vers%c3%a3o_pos_banca.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/65843/2/license.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/65843/6/Tiago_Valente_vers%c3%a3o_pos_banca.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/65843/8/Tiago_Valente_vers%c3%a3o_pos_banca.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f050964460da7662a396df5c581ee219
17a9735a3f92a132e3801b463c6b3d94
4deeeefdd71278343256857b3e576402
3ede235bcefdd767f6ea9af83153e837
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764227200417792