Projeto de vida para quê? percepção dos/das docentes sobre o programa Inova Educação nas escolas paulistas de tempo parcial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Augusto, Gisele Aparecida e Sousa [UNIFESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70815
Resumo: O presente trabalho analisa a implantação do Programa Inova Educação, estabelecido no ano de 2020 nas escolas paulistas de tempo parcial. O programa introduziu três novas disciplinas: Projeto de Vida, Eletivas e Tecnologia e Inovação. As indagações que norteam esse trabalho foram na direção de apreender quais interesses estão envolvidos na elaboração de projetos de vida estudantis para o Ensino Médio e quais seus desdobramentos no campo da Educação, atrelados à disciplina Projeto de Vida e suas competências socioemocionais. Tem por objetivo geral compreender o Programa Inova Educação, em especial a disciplina Projeto de Vida e como essa se desenvolveu nas escolas paulistas de tempo parcial, considerando que sua implantação se deu em um contexto de pandemia e suspenção das aulas presenciais. Para tanto, analisaram-se os documentos oficiais do governo do estado de São Paulo referentes ao programa, a perspectiva dos(as) docentes quanto a essa introdução e o material pedagógico oferecido pelo governo paulista. Compreendendo que tal programa foi desenvolvido e implantado a partir de parcerias entre o governo estadual e agentes do setor privado, estabeleceu-se um referencial teórico que ressalta o neoliberalismo como fator preponderante nas alterações de políticas estatais e no desenvolvimento de subjetividades alinhadas à essa lógica. Assumindo que esses agentes desempenham importante papel na construção, não somente de novas formas de gerenciamento e organização social, mas também de persuasão, instituiu-se o conceito gramsciano de Estado Integral, americanismo e fordismo, destacando o papel primordial da sociedade civil na preservação ou nas lutas contra o poder hegemônico. Por meio da análise de questionários e entrevistas, foi possível confirmar as dificuldades enfrentadas pelos(as) docentes no período de implantação da disciplina Projeto de Vida, marcado pelo período de pandemia e a inexistência de investimento governamental. Conquanto, uma linha de conformação e reprodução dos pressupostos do Programa Inova Educação foi observada entre aqueles(as) que são favoráveis à implantação, em contraste a percepção crítica daquelas que se posicionaram contra as propostas neoliberais. Os posicionamentos desses(as) docentes retratam o campo aberto das disputas na educação, mas principalmente, nas práticas cotidianas da escola.
id UFSP_e3fe9a756c8dbc911ee7f4cdfa81054f
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/70815
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Projeto de vida para quê? percepção dos/das docentes sobre o programa Inova Educação nas escolas paulistas de tempo parcial: Life Project for what? Teachers’ perception of the Inova Educação Program in part-time schools in São PauloProjeto de VidaPrograma Inova EducaçãoNeoliberalismoEnsino MédioO presente trabalho analisa a implantação do Programa Inova Educação, estabelecido no ano de 2020 nas escolas paulistas de tempo parcial. O programa introduziu três novas disciplinas: Projeto de Vida, Eletivas e Tecnologia e Inovação. As indagações que norteam esse trabalho foram na direção de apreender quais interesses estão envolvidos na elaboração de projetos de vida estudantis para o Ensino Médio e quais seus desdobramentos no campo da Educação, atrelados à disciplina Projeto de Vida e suas competências socioemocionais. Tem por objetivo geral compreender o Programa Inova Educação, em especial a disciplina Projeto de Vida e como essa se desenvolveu nas escolas paulistas de tempo parcial, considerando que sua implantação se deu em um contexto de pandemia e suspenção das aulas presenciais. Para tanto, analisaram-se os documentos oficiais do governo do estado de São Paulo referentes ao programa, a perspectiva dos(as) docentes quanto a essa introdução e o material pedagógico oferecido pelo governo paulista. Compreendendo que tal programa foi desenvolvido e implantado a partir de parcerias entre o governo estadual e agentes do setor privado, estabeleceu-se um referencial teórico que ressalta o neoliberalismo como fator preponderante nas alterações de políticas estatais e no desenvolvimento de subjetividades alinhadas à essa lógica. Assumindo que esses agentes desempenham importante papel na construção, não somente de novas formas de gerenciamento e organização social, mas também de persuasão, instituiu-se o conceito gramsciano de Estado Integral, americanismo e fordismo, destacando o papel primordial da sociedade civil na preservação ou nas lutas contra o poder hegemônico. Por meio da análise de questionários e entrevistas, foi possível confirmar as dificuldades enfrentadas pelos(as) docentes no período de implantação da disciplina Projeto de Vida, marcado pelo período de pandemia e a inexistência de investimento governamental. Conquanto, uma linha de conformação e reprodução dos pressupostos do Programa Inova Educação foi observada entre aqueles(as) que são favoráveis à implantação, em contraste a percepção crítica daquelas que se posicionaram contra as propostas neoliberais. Os posicionamentos desses(as) docentes retratam o campo aberto das disputas na educação, mas principalmente, nas práticas cotidianas da escola.This paper examines the implementation of the Inova Educação Program, established in 2020 in part-time schools in the state of São Paulo, Brazil. The program introduced three new subjects: Life Project, Electives, and Technology and Innovation. The inquiries that guided this work aimed to understand the interests involved in the development of student life projects for high school and their implications in the field of education, linked to the Life Project discipline and its socio-emotional competencies. Its general objective is to understand the Inova Educação Program, especially the Life Project subject and how it developed in São Paulo's part-time schools, considering that its implementation took place in a context of pandemic and suspension of face-to-face classes. To achieve this, official documents from the state government of São Paulo regarding the program, the perspective of teachers on this introduction, and the pedagogical material offered by the government were analyzed. Recognizing that this program was developed and implemented through partnerships between the state government and private sector agents, a theoretical framework was established highlighting neoliberalism as a preponderant factor in changes to state policies and the development of subjectivities aligned with this logic. Assuming that these agents play an important role not only in the construction of new forms of management and social organization but also in persuasion, the Gramscian concept of Integral State, Americanism, and Fordism was adopted, emphasizing the crucial role of civil society in preserving or resisting hegemonic power. Through the analysis of questionnaires and interviews, it was possible to confirm the difficulties faced by teachers during the implementation of the Life Project discipline, marked by the pandemic period and the lack of government investment. However, a trend of conformity and reproduction of the assumptions of the Inova Educação Program was observed among those in favor of implementation, contrasting with the critical perception of those who opposed neoliberal proposals. The positions of these teachers reflect the open field of disputes in education, but mainly in the daily practices of the school.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloGoulart, Debora Cristinahttp://lattes.cnpq.br/6842243295765937http://lattes.cnpq.br/9535622091374200Augusto, Gisele Aparecida e Sousa [UNIFESP]2024-03-01T21:54:04Z2024-03-01T21:54:04Z2023-12-04info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion132 f.application/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70815porUniversidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCHinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-13T21:23:47Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/70815Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-13T21:23:47Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto de vida para quê? percepção dos/das docentes sobre o programa Inova Educação nas escolas paulistas de tempo parcial
: Life Project for what? Teachers’ perception of the Inova Educação Program in part-time schools in São Paulo
title Projeto de vida para quê? percepção dos/das docentes sobre o programa Inova Educação nas escolas paulistas de tempo parcial
spellingShingle Projeto de vida para quê? percepção dos/das docentes sobre o programa Inova Educação nas escolas paulistas de tempo parcial
Augusto, Gisele Aparecida e Sousa [UNIFESP]
Projeto de Vida
Programa Inova Educação
Neoliberalismo
Ensino Médio
title_short Projeto de vida para quê? percepção dos/das docentes sobre o programa Inova Educação nas escolas paulistas de tempo parcial
title_full Projeto de vida para quê? percepção dos/das docentes sobre o programa Inova Educação nas escolas paulistas de tempo parcial
title_fullStr Projeto de vida para quê? percepção dos/das docentes sobre o programa Inova Educação nas escolas paulistas de tempo parcial
title_full_unstemmed Projeto de vida para quê? percepção dos/das docentes sobre o programa Inova Educação nas escolas paulistas de tempo parcial
title_sort Projeto de vida para quê? percepção dos/das docentes sobre o programa Inova Educação nas escolas paulistas de tempo parcial
author Augusto, Gisele Aparecida e Sousa [UNIFESP]
author_facet Augusto, Gisele Aparecida e Sousa [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Goulart, Debora Cristina
http://lattes.cnpq.br/6842243295765937
http://lattes.cnpq.br/9535622091374200
dc.contributor.author.fl_str_mv Augusto, Gisele Aparecida e Sousa [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto de Vida
Programa Inova Educação
Neoliberalismo
Ensino Médio
topic Projeto de Vida
Programa Inova Educação
Neoliberalismo
Ensino Médio
description O presente trabalho analisa a implantação do Programa Inova Educação, estabelecido no ano de 2020 nas escolas paulistas de tempo parcial. O programa introduziu três novas disciplinas: Projeto de Vida, Eletivas e Tecnologia e Inovação. As indagações que norteam esse trabalho foram na direção de apreender quais interesses estão envolvidos na elaboração de projetos de vida estudantis para o Ensino Médio e quais seus desdobramentos no campo da Educação, atrelados à disciplina Projeto de Vida e suas competências socioemocionais. Tem por objetivo geral compreender o Programa Inova Educação, em especial a disciplina Projeto de Vida e como essa se desenvolveu nas escolas paulistas de tempo parcial, considerando que sua implantação se deu em um contexto de pandemia e suspenção das aulas presenciais. Para tanto, analisaram-se os documentos oficiais do governo do estado de São Paulo referentes ao programa, a perspectiva dos(as) docentes quanto a essa introdução e o material pedagógico oferecido pelo governo paulista. Compreendendo que tal programa foi desenvolvido e implantado a partir de parcerias entre o governo estadual e agentes do setor privado, estabeleceu-se um referencial teórico que ressalta o neoliberalismo como fator preponderante nas alterações de políticas estatais e no desenvolvimento de subjetividades alinhadas à essa lógica. Assumindo que esses agentes desempenham importante papel na construção, não somente de novas formas de gerenciamento e organização social, mas também de persuasão, instituiu-se o conceito gramsciano de Estado Integral, americanismo e fordismo, destacando o papel primordial da sociedade civil na preservação ou nas lutas contra o poder hegemônico. Por meio da análise de questionários e entrevistas, foi possível confirmar as dificuldades enfrentadas pelos(as) docentes no período de implantação da disciplina Projeto de Vida, marcado pelo período de pandemia e a inexistência de investimento governamental. Conquanto, uma linha de conformação e reprodução dos pressupostos do Programa Inova Educação foi observada entre aqueles(as) que são favoráveis à implantação, em contraste a percepção crítica daquelas que se posicionaram contra as propostas neoliberais. Os posicionamentos desses(as) docentes retratam o campo aberto das disputas na educação, mas principalmente, nas práticas cotidianas da escola.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-04
2024-03-01T21:54:04Z
2024-03-01T21:54:04Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70815
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70815
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 132 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268413701259264