Vamos brincar de roda: produções de culturas infantis nas Umbandas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11600/71985 |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo investigar as produções de culturas infantis nas Umbandas, explorando a participação das infâncias e crianças no contexto de disputa instaurado durante o século XX. Explora-se ainda, como este processo influenciou o pertencimento das infâncias na contemporaneidade e de que maneira as infâncias e crianças produzem culturas em seus territórios. Deste modo, como procedimentos metodológicos, foram utilizados a pesquisa bibliográfica e a pesquisa etnográfica. Os resultados da pesquisa indicam que existe uma relação intrínseca entre os dogmas espíritas introjetados nas práticas umbandistas durante o século XX, que resulta no deslocamento das infâncias nas Umbandas e que, este processo não se concretizou totalmente pois as filosofias bantu-diaspóricas pertencentes aos territórios das Umbandas se preservaram através das práticas culturais que se desdobraram principalmente pela linguagem e manutenção de elementos ritualísticos. |
id |
UFSP_e618ba1bd03208a58a42a05d6fd4dbe2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/71985 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Vamos brincar de roda: produções de culturas infantis nas UmbandasLet's play in a circles: Childhood productions in UmbandasInfâncias;CriançasProdução de culturasCultura BantuEducaçãoChildhoodsChildrenUmbandaCulture productionsBantu cultureEducationEsta dissertação tem como objetivo investigar as produções de culturas infantis nas Umbandas, explorando a participação das infâncias e crianças no contexto de disputa instaurado durante o século XX. Explora-se ainda, como este processo influenciou o pertencimento das infâncias na contemporaneidade e de que maneira as infâncias e crianças produzem culturas em seus territórios. Deste modo, como procedimentos metodológicos, foram utilizados a pesquisa bibliográfica e a pesquisa etnográfica. Os resultados da pesquisa indicam que existe uma relação intrínseca entre os dogmas espíritas introjetados nas práticas umbandistas durante o século XX, que resulta no deslocamento das infâncias nas Umbandas e que, este processo não se concretizou totalmente pois as filosofias bantu-diaspóricas pertencentes aos territórios das Umbandas se preservaram através das práticas culturais que se desdobraram principalmente pela linguagem e manutenção de elementos ritualísticos.This dissertation aims to investigate the productions of childhood cultures in Umbandas, exploring the participation of childhoods and children in the dispute context established during the 20th century. It also explores how this process influenced the belonging of childhoods in contemporaneity and the way childhoods and children produce cultures in such territories. Thus, both bibliographic and ethnographic research were used as methodological procedures. The results of the research indicate that there is an intrinsic relation among the spiritist dogmas introjected in Umbandist practices during the 20th century, which results in a displacement of childhoods in Umbandas and that this process was not thoroughly materialized because the Bantu-diasporic philosophies belonging to the Umbanda territories have preserved themselves through cultural practices that unfolded mainly by language and the maintenance of ritualistic elements.Universidade Federal de São PauloSouza, Ellen de Limahttp://lattes.cnpq.br/2996966307456495https://lattes.cnpq.br/2299674254320007Costa, Thais Stephanie da2024-09-24T22:25:18Z2024-09-24T22:25:18Z2024-08-15info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion115 f.application/pdfCosta, Thais Stephanie. Vamos brincar de roda: produções de culturas infantis nas Umbandas. – Dissertação (Mestrado em Educação). Orientadora: Ellen de Lima Souza - Unifesp : Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. 2024. – 114 f.https://hdl.handle.net/11600/71985porUniversidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCHinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-09-25T04:10:20Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/71985Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-09-25T04:10:20Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vamos brincar de roda: produções de culturas infantis nas Umbandas Let's play in a circles: Childhood productions in Umbandas |
title |
Vamos brincar de roda: produções de culturas infantis nas Umbandas |
spellingShingle |
Vamos brincar de roda: produções de culturas infantis nas Umbandas Costa, Thais Stephanie da Infâncias; Crianças Produção de culturas Cultura Bantu Educação Childhoods Children Umbanda Culture productions Bantu culture Education |
title_short |
Vamos brincar de roda: produções de culturas infantis nas Umbandas |
title_full |
Vamos brincar de roda: produções de culturas infantis nas Umbandas |
title_fullStr |
Vamos brincar de roda: produções de culturas infantis nas Umbandas |
title_full_unstemmed |
Vamos brincar de roda: produções de culturas infantis nas Umbandas |
title_sort |
Vamos brincar de roda: produções de culturas infantis nas Umbandas |
author |
Costa, Thais Stephanie da |
author_facet |
Costa, Thais Stephanie da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Ellen de Lima http://lattes.cnpq.br/2996966307456495 https://lattes.cnpq.br/2299674254320007 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Thais Stephanie da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Infâncias; Crianças Produção de culturas Cultura Bantu Educação Childhoods Children Umbanda Culture productions Bantu culture Education |
topic |
Infâncias; Crianças Produção de culturas Cultura Bantu Educação Childhoods Children Umbanda Culture productions Bantu culture Education |
description |
Esta dissertação tem como objetivo investigar as produções de culturas infantis nas Umbandas, explorando a participação das infâncias e crianças no contexto de disputa instaurado durante o século XX. Explora-se ainda, como este processo influenciou o pertencimento das infâncias na contemporaneidade e de que maneira as infâncias e crianças produzem culturas em seus territórios. Deste modo, como procedimentos metodológicos, foram utilizados a pesquisa bibliográfica e a pesquisa etnográfica. Os resultados da pesquisa indicam que existe uma relação intrínseca entre os dogmas espíritas introjetados nas práticas umbandistas durante o século XX, que resulta no deslocamento das infâncias nas Umbandas e que, este processo não se concretizou totalmente pois as filosofias bantu-diaspóricas pertencentes aos territórios das Umbandas se preservaram através das práticas culturais que se desdobraram principalmente pela linguagem e manutenção de elementos ritualísticos. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-09-24T22:25:18Z 2024-09-24T22:25:18Z 2024-08-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Costa, Thais Stephanie. Vamos brincar de roda: produções de culturas infantis nas Umbandas. – Dissertação (Mestrado em Educação). Orientadora: Ellen de Lima Souza - Unifesp : Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. 2024. – 114 f. https://hdl.handle.net/11600/71985 |
identifier_str_mv |
Costa, Thais Stephanie. Vamos brincar de roda: produções de culturas infantis nas Umbandas. – Dissertação (Mestrado em Educação). Orientadora: Ellen de Lima Souza - Unifesp : Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. 2024. – 114 f. |
url |
https://hdl.handle.net/11600/71985 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
115 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268455723991040 |