Reflexões com aprendizagens inventivas: narrativas das experiências da turma 2015 do mestrado profissional da Unifesp/BS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galindo, Amanda Giron [UNIFESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/58783
Resumo: O Mestrado Profissional (MP) é uma modalidade de pós-graduação stricto sensu voltada para profissionais de diversas áreas do conhecimento que busca refletir e intervir nos processos de trabalho, assim visa aproximar o exercício profissional da pesquisa acadêmica. Percebemos que por ser uma pós-graduação recente, pouco se tem publicado sobre ela, principalmente quando tentamos encontrar elementos sobre o MP para além dos documentos legais, como registros mais sensíveis sobre a aprendizagem e sobre as experiências nesta modalidade de formação. Essa pesquisa caminha neste sentido: buscou-se, através do acompanhamento de uma turma do Mestrado Profissional da UNIFESP - campus Baixada Santista, trazer elementos para conhecer os processos de aprendizagem deste coletivo, considerando as sensações e as narrativas dos mestrandos sobre este espaço e este processo educacional. Por meio do método da cartografia, foram produzidas narrativas da pesquisadora e narrativas de si dos mestrandos, bem como foi realizada uma produção coletiva da turma no formato de um portfólio. Com esses elementos investigamos alguns processos de aprendizagem inventiva da turma de 2015 do Mestrado Profissional Ensino em Ciências da Saúde da UNIFESP campus Baixada Santista, gerando análises e questões acerca das produções em diálogo com a literatura sobre o tema.
id UFSP_e7874393f5aaa338eb5820e74e51d822
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/58783
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Reflexões com aprendizagens inventivas: narrativas das experiências da turma 2015 do mestrado profissional da Unifesp/BSCartografiaEducaçãoNarrativaPós-graduaçãoExperiênciaCartographyEducationNarrativePost-GraduationExperienceO Mestrado Profissional (MP) é uma modalidade de pós-graduação stricto sensu voltada para profissionais de diversas áreas do conhecimento que busca refletir e intervir nos processos de trabalho, assim visa aproximar o exercício profissional da pesquisa acadêmica. Percebemos que por ser uma pós-graduação recente, pouco se tem publicado sobre ela, principalmente quando tentamos encontrar elementos sobre o MP para além dos documentos legais, como registros mais sensíveis sobre a aprendizagem e sobre as experiências nesta modalidade de formação. Essa pesquisa caminha neste sentido: buscou-se, através do acompanhamento de uma turma do Mestrado Profissional da UNIFESP - campus Baixada Santista, trazer elementos para conhecer os processos de aprendizagem deste coletivo, considerando as sensações e as narrativas dos mestrandos sobre este espaço e este processo educacional. Por meio do método da cartografia, foram produzidas narrativas da pesquisadora e narrativas de si dos mestrandos, bem como foi realizada uma produção coletiva da turma no formato de um portfólio. Com esses elementos investigamos alguns processos de aprendizagem inventiva da turma de 2015 do Mestrado Profissional Ensino em Ciências da Saúde da UNIFESP campus Baixada Santista, gerando análises e questões acerca das produções em diálogo com a literatura sobre o tema.The Professional Master's (MP) is a modality of stricto sensu post-graduation aimed at professionals of several areas of knowledge that seeks to reflect and intervene in work processes, thus aims to approach the professional practice of academic research. We have noticed that since it is a recent post-graduation, little has been published about it, especially when we try to find elements about MP beyond legal documents, as more sensitive records about learning and about experiences in this type of training. This research is in line with this: it was sought, through the accompaniment of a group of the Professional Masters of UNIFESP - Baixada Santista campus, to bring elements to know the learning processes of this collective, considering the sensations and narratives of the masters about this space and this educational process. Through the cartography method, narratives of the researcher and narratives of the students were produced, as well as a collective production of the class in the form of a portfolio. With these elements we investigated some processes of inventive learning of the group of 2015 of the Professional Master's Degree in Teaching in Health Sciences of UNIFESP campus Baixada Santista, generating analyzes and questions about the productions in dialogue with the literature on the subject.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Imbrizi, Jaquelina Maria [UNIFESP]Garcia, Maurício Lourenção [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/3255142080965943http://lattes.cnpq.br/8682215618761531http://lattes.cnpq.br/8062264095456753Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Galindo, Amanda Giron [UNIFESP]2020-11-17T15:09:51Z2020-11-17T15:09:51Z2017-12-04info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion151 f.application/pdfapplication/pdfGALINDO, Amanda Giron. Reflexões com aprendizagens inventivas: narrativas das experiências da turma 2015 do mestrado profissional da Unifesp/BS. 2017. 151f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2017.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/58783porISSinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-02T02:43:20Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/58783Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-02T02:43:20Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões com aprendizagens inventivas: narrativas das experiências da turma 2015 do mestrado profissional da Unifesp/BS
title Reflexões com aprendizagens inventivas: narrativas das experiências da turma 2015 do mestrado profissional da Unifesp/BS
spellingShingle Reflexões com aprendizagens inventivas: narrativas das experiências da turma 2015 do mestrado profissional da Unifesp/BS
Galindo, Amanda Giron [UNIFESP]
Cartografia
Educação
Narrativa
Pós-graduação
Experiência
Cartography
Education
Narrative
Post-Graduation
Experience
title_short Reflexões com aprendizagens inventivas: narrativas das experiências da turma 2015 do mestrado profissional da Unifesp/BS
title_full Reflexões com aprendizagens inventivas: narrativas das experiências da turma 2015 do mestrado profissional da Unifesp/BS
title_fullStr Reflexões com aprendizagens inventivas: narrativas das experiências da turma 2015 do mestrado profissional da Unifesp/BS
title_full_unstemmed Reflexões com aprendizagens inventivas: narrativas das experiências da turma 2015 do mestrado profissional da Unifesp/BS
title_sort Reflexões com aprendizagens inventivas: narrativas das experiências da turma 2015 do mestrado profissional da Unifesp/BS
author Galindo, Amanda Giron [UNIFESP]
author_facet Galindo, Amanda Giron [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Imbrizi, Jaquelina Maria [UNIFESP]
Garcia, Maurício Lourenção [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/3255142080965943
http://lattes.cnpq.br/8682215618761531
http://lattes.cnpq.br/8062264095456753
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Galindo, Amanda Giron [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Cartografia
Educação
Narrativa
Pós-graduação
Experiência
Cartography
Education
Narrative
Post-Graduation
Experience
topic Cartografia
Educação
Narrativa
Pós-graduação
Experiência
Cartography
Education
Narrative
Post-Graduation
Experience
description O Mestrado Profissional (MP) é uma modalidade de pós-graduação stricto sensu voltada para profissionais de diversas áreas do conhecimento que busca refletir e intervir nos processos de trabalho, assim visa aproximar o exercício profissional da pesquisa acadêmica. Percebemos que por ser uma pós-graduação recente, pouco se tem publicado sobre ela, principalmente quando tentamos encontrar elementos sobre o MP para além dos documentos legais, como registros mais sensíveis sobre a aprendizagem e sobre as experiências nesta modalidade de formação. Essa pesquisa caminha neste sentido: buscou-se, através do acompanhamento de uma turma do Mestrado Profissional da UNIFESP - campus Baixada Santista, trazer elementos para conhecer os processos de aprendizagem deste coletivo, considerando as sensações e as narrativas dos mestrandos sobre este espaço e este processo educacional. Por meio do método da cartografia, foram produzidas narrativas da pesquisadora e narrativas de si dos mestrandos, bem como foi realizada uma produção coletiva da turma no formato de um portfólio. Com esses elementos investigamos alguns processos de aprendizagem inventiva da turma de 2015 do Mestrado Profissional Ensino em Ciências da Saúde da UNIFESP campus Baixada Santista, gerando análises e questões acerca das produções em diálogo com a literatura sobre o tema.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-04
2020-11-17T15:09:51Z
2020-11-17T15:09:51Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GALINDO, Amanda Giron. Reflexões com aprendizagens inventivas: narrativas das experiências da turma 2015 do mestrado profissional da Unifesp/BS. 2017. 151f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2017.
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/58783
identifier_str_mv GALINDO, Amanda Giron. Reflexões com aprendizagens inventivas: narrativas das experiências da turma 2015 do mestrado profissional da Unifesp/BS. 2017. 151f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2017.
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/58783
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 151 f.
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv ISS
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268292848680960